Nova Marca de Pedais Handmade

Autor Mensagem
abelroes
Membro Novato
# mar/15 · Editado por: abelroes


Olá Galera!

Estou criando uma empresa que fabricará pedais Handmade para guitarra e contrabaixo elétricos.
O objetivo deste tópico é fazer uma pesquisa para entender o que os músicos e instrumentistas acham que é imprescindível para um produto de altíssima qualidade.

Ser versátil, podendo tirar vários timbres? Ou ser simples e sair da caixa pronto, já com um bom som?
Tamanho é um problema? Geralmente um pedal versátil é maior que um com menos ajustes.
É melhor que ele possua mais de um efeito numa mesma caixa, selecionáveis? Ou efeitos individuais?
Preferem efeitos digitais, analógicos ou tanto faz?

Quais funcionalidades vocês mais sentem falta em um pedal de efeitos?


Enfim, comentem o que vocês acharem, por favor. O que vier à mente.

Se possível, digam qual efeito vocês mais têm vontade de adquirir, ou que já possuem e mais usam.


Obrigado pela atenção!

ogner
Veterano
# mar/15
· votar


abelroes
o que os músicos e instrumentistas acham que é imprescindível
Nao ser mais do mesmo!!

Nao da mais pra aguantar clone de TS, Rat, FuzFace, Tremolo, e etc etc etc...

E o pior, vender como se fosse algo "novo"

#Novidade

o/

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


Nao ser mais do mesmo!! [2]

Nao da mais pra aguantar clone de TS, Rat, FuzFace, Tremolo, e etc etc etc...

Faça clones dos Peter Cornish kkkk <3
____________

Ser versátil, podendo tirar vários timbres? Ou ser simples e sair da caixa pronto, já com um bom som?

Versatilidade sempre.

Tamanho é um problema?

Não se ele valer a pena.

É melhor que ele possua mais de um efeito numa mesma caixa, selecionáveis? Ou efeitos individuais?

Depende. Um drive + boost faz falta no mercado, nada que dois pedais não resolvam. O problema é que pra algo bom precisa-se vender dois rins, então precisaria ser um combo de dois efeitos pelo preço de um.

Preferem efeitos digitais, analógicos ou tanto faz?

Pessoalmente gosto dos dois, mas não compraria um pedal digital, tenho uma pedaleira pra tal.

Se possível, digam qual efeito vocês mais têm vontade de adquirir, ou que já possuem e mais usam.

Hoje tremolo (variação de volume, não vibrato, que é variação de pitch). Reverb realmente analógico (só conheço o CI SAD512-1024 que faz isso), como o Arion SAD.

Fora isso, os referidos combos.

Nefelibata
Veterano
# mar/15
· votar


abelroes

Como disseram antes, seria legal pedais com propostas e sonoridades novas. Hoje tá cheio de gente fazendo e vendendo clones.

Claro que um pedal com sonoridade clássica é sempre bom, mas um pedal deste pode ter algum diferencial único que o torne um chamariz. Dê uma olhada nos Way Huge.

Pedal de drive com boost (2 switches) e independentes. Ou seja, opção de poder ligar o boost com o drive desligado.

Componentes de qualidade!!! Hoje em dia o mercado de handmades e clones está saturado e a maioria usa componentes baratos chineses e de qualidade questionável, que contribui para colocá-los na vala comum de pedais "mais do mesmo meia boca".

Um fuzz que não brigue com o wha;

Pedal de drive com entrada 9volts, mas que tenha conversão interna para o circuito funcionar em 18volts (vide MI Audio/MI Effects);

Esse eu compraria COM CERTEZA: Um pedal buffer com uns 10megaohm de impedância de entrada e boost limpo. O buffer ficaria ligado o tempo todo e o boost com um knob de level e o switch on of. Consulte o buffer da visual sound, um dos melhores atualmente.

Pedais bonitos;

Abraços!

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


Nefelibata

O buffer foi importante, voltei justo aqui para falar dele.

NINO_D.BOB
Membro Novato
# mar/15
· votar


Rotary speaker / leslie

erico.ascencao
Veterano
# mar/15
· votar


abelroes
Ser versátil, podendo tirar vários timbres? Ou ser simples e sair da caixa pronto, já com um bom som?

Acho bom ter pedais em cada uma destas categorias: uns com uma identidade própria e outros mais versáteis.

Tamanho é um problema? Geralmente um pedal versátil é maior que um com menos ajustes.

Focar no tamanho para pedais com identidade própria, como falei anteriormente. Para os mais versáteis, aí o tamanho deixa de ser um fator crítico.

É melhor que ele possua mais de um efeito numa mesma caixa, selecionáveis? Ou efeitos individuais?

Eu acho útil alguns pedais de overdrive e distorção que tenham um boost adicional. Porém, na minha opinião, se for incluir um boost num pedal, que ele tenha um potenciômetro para regular o ganho.

Preferem efeitos digitais, analógicos ou tanto faz?

Analógicos.

Quais funcionalidades vocês mais sentem falta em um pedal de efeitos?

O que eu mais sinto falta não é funcionalidade e sim uma boa construção: carcaça metálica resistente, potenciômetros firmes, jacks firmes, soldas bem feitas, etc.

BaseGuitar
Veterano
# mar/15
· votar


Ser versátil, podendo tirar vários timbres? Ou ser simples e sair da caixa pronto, já com um bom som?
R: Aí depende do pedal a ser montado e vendido. sou a favor de um "meio termo" entre os dois. Por exemplo: tem vários pedais "Marshall-In-A-Box" por aí que tem um som legal, mas ao mesmo tempo não considero eles tão versáteis, porque o tone stack deles é limitado - tem apenas um controle de Tone. E se eu quiser dosar os graves, médios e agudos em separado?
Tamanho é um problema? Geralmente um pedal versátil é maior que um com menos ajustes.
R:Concordo, mas EU pelo menos prefiro um pedal um pouco maior que me possibilite uma gama maior de ajustes e timbres do que um menor que só tenha, por exemplo, Volume, Tone e Gain.
É melhor que ele possua mais de um efeito numa mesma caixa, selecionáveis? Ou efeitos individuais?
R:Por mim os dois estão valendo, mas com algum critério, por exemplo: distorção/overdrive/fuzz, sempre acompanhado de um boost, limpo ou sujo. Se for modulação, sempre vir com alguma outra junto, estilo chorus + reverb, delay + reverb, etc.
Preferem efeitos digitais, analógicos ou tanto faz?
Por mim, distorções e boosters sempre analógicos, e efeitos de acordo com a disponibilidade ou exigência do cliente podem ser analógicos ou digitais. Pra efeitos/modulações EU prefiro digital.
Quais funcionalidades vocês mais sentem falta em um pedal de efeitos?
R:Tonestack completo (Treble, mid, bass, gain) no caso de distorções/fuzz/overdrives, e mods disponíveis para o modelo em questão, estilo Robert Keeley/Pete Cornish.

MauricioBahia
Moderador
# mar/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Eu focaria na principalmente na durabilidade. Depois, visual e preço baixo.

Meio complicado responder as perguntas pois são centenas de variáveis, mas o que dói mesmo é no bolso. Quanto aos timbres, o pedal é só o elo menos importante, no meu entender. Soa diferente em cada equipo. O visual bonito (outro fator intangível), atrai.

"Garantia e pós venda"! São tão desacreditados aqui no Brasil que quase esqueci deles...

Boa sorte.

Filippo14
Veterano
# mar/15
· votar


Timbres clássicos sempre fazem sucesso, ms acho interessante como já disseram sempre ter algo a mais, ser uma releitura do som anterior com uma chavinha diferente, sei la, visual nesse sentido conta demais.

Quanto ao tamanho para mim nunca foi problema, mas não tem necessidade de ser um trambolho com circuito pequeno (EHX Big Muff).

Qualidade de componentes acima de qualquer coisa, pedal meia boca que dura pouco não dá.

Gosto de pedais versáteis, mas acho muito interessante os Marshall-in-a-box, são bem necessários também. Tendo ambas as opções, tanto plug and play como cheio de botôes vão fazer sucesso.


Falaram de "clonar" os Cornish. Realmente isso não tem tanto no mercado, da mesma forma que clones de Klon (isso mais no Brasil), clone de Dumble, Leslie. Focaria em criar pedais que sejam uma releitura, com alguma chavinha ou peculiaridade neles, que puxem par ao lado de pedais famosos e pouco acessíveis principalmente no Brasil. Outra ideia seria tentar replicar o som de um TC 2290, um rack muito foda que poderia ter na forma de pedal nacional.

Existe aquele Reverb de mola famoso da Fender que é interessante tambem, Echoplex é outro pedal legal, tem varias opções, mas sempre lembrar de fazer o pedal com qualidade de componentes, ter alguma coisa diferente e interessante, visual bonito, pois atraia a clientela.

Outra coisa, criar pedais diferentes pode ser um mercado interessante tambem, vale a pena correr atrás disso tambem

Iversonfr
Veterano
# mar/15 · Editado por: Iversonfr
· votar


abelroes

Concordo com o BaseGuitar. Pedais com mais controles são muito legais. Esse negócio de um único botão de tone é muito limitado. Veja pedais como Paul Cochrane Timmy, Xotic BB Preamp Mb, Barber Trifecta, todos esses tem diferencial de ter mais controles, nem que seja pra usar os mini knobs como do BB ou do Fulltone 69 por exemplo. O trifecta é bacana que dá pra mudar entre os modos (Pi triangle, supa e tone bender). Tem até pushpull pra EQ. A ideia do buffer também é demais. Drive com booster também é demais. Só teve ideia boa nesse tópico até agora pelo que li.

Também acho legal a ideia da AnalogMan, lá você pode escolher o tipo do transistor, se vai ter LED ou não, entrada de fonte ou só bateria, é extremamente customizável. O transistor por exemplo vai de um sem custo adicional até um que encarece U$125 só ele, atinge muito mais mercado. Dar opções de montagem acho essencial hoje, pois muitas pessoas que querem handmade geralmente vão atrás justamente por quererem coisas fora do convencional e/ou com qualidade top. Pedal handmade clone com tudo xing ling é o que mais tem no mercado, mais do mesmo não vira.

Não sei se é possível fazer, mas eu me interessaria por exemplo no PentaSwitch do Pedrone se fosse MUITO menor na profundidade. O Penta é excelente mas ocupa um espaço muito grande na minha opinião. Isso é outro detalhe, padrão ideal de tamanho de pedal na minha opinião são as latinhas da MXR. Se for aumentar pra um Way Huge, o mínimo que tem que ter são dois botões como o drive com boost.

Gasparzim
Veterano
# abr/15
· votar


Legal,

Na minha opinião já tá na hora de termos um pedal multifx nacional, como o mooer mod factory ou o nux mod core/ force, só com modulações

abs

rafael_cpu
Veterano
# abr/15
· votar


abelroes

Penso que em primeiro lugar você deve escolher o nicho. Pretende atingir o consumidor mais exigente, aquele com mais poder aquisitivo, ou quem sabe o iniciante? Porque as expectativas de um e de outro podem ser um tanto distintas (importância da relação custo/benefício, qualidade de componentes internos e externos, estética e ergonomia, prazo de garantia contratual, etc.).

Partindo daí, e na esteira do que bem disse o MauricioBahia, faço um adendo:
# Timbre de qualidade! Tem que soar realmente muito bem.
# Prazo de garantia de no mínimo 1 ano (o ideal seria pelo menos 2 anos).

T+

krixzy
Veterano
# abr/15
· votar


abelroes

Se o objetivo for pedais de qualidade, por favor, use componentes confiáveis, faça pedais duráveis, não há nada mais brochante que comprar um pedal com bom som, mas em pouco tempo começa a aparecer problemas de mal contato, ou com tinta e acabamento vagabundo, se você construir pedais duráveis e bem feitos como os BOSS e Digitech, já será um destaque no mercado nacional, pois a grande maioria aqui a qualidade fica só na descrição do produto.

E se sair por um preço final pra consumidor próximo a um importado renomado como os que citei acima, ou tu coloca um som muito superior no pedal, ou tu não ganha a concorrência, porque a galera não vai pagar R$ 300,00 num pedal nacional podendo pagar R$ 400,00 num importado renomado que tem um bom valor de revenda caso não goste do pedal.

Tamanho do pedal acho que o ideal é o tamanho médio, esse negocio de mini pedais e aqueles pedais monstros de grande (horríveis) não me agradam, um não tem tanto apoio pra pisar e outro acumula todo espaço num palco, que muitas vezes mal cabe o guitarrista e o resto da banda.

Versatilidade é sempre bem vindo, mas nada adianta ser versátil se não tiver um timbre realmente bom.

Velvete
Veterano
# abr/15
· votar


Muito bom o tópico! Excelentes opiniões dos broderes aqui. Mas... Será que falta tudo isso no mercado nacional por ignorância dos empresários? Ou seria má vontade?

Aposto dois centavos que fazer tudo isso que desejamos ou sairá caro demais pra gente ou pras empresas.

Culpa da crise internacional, né Dilminha?

JJJ
Veterano
# abr/15
· votar


Ultimamente só tenho interesse em pedais "estranhos".

Overdrive, distorção, phaser, chorus?... pffffffffffff!!! Já deu, não aguento mais.

Eu quero efeitos psicodélicos, simulação de outros instrumentos, quero pedais que me surpreendam. Meus interesses mais recentes foram os simuladores de órgão da EHX, o Trio e o Mosaic da Digitech. Só coisa diferente.

Como bem disse o ogner: "nao ser mais do mesmo!! "

É difícil inventar coisas assim? É, eu sei. Mas o cara pediu opiniões... Essa é a minha...

ogner
Veterano
# abr/15
· votar


Velvete
Na verdade tb, quando aparecem esses pedais de qualidade superior aqui, todo mundo mete o pau dizendo qque sao caros.l Tipo os Deep Trip, Plan9, MgMusic de 450, 500, 600 reais...

Oq eu acho sacanagem e um clone de TS, OCD, Rat com componente xingling etc custar 250,00, 300,00 isso e foda!

Lelo Mig
Membro
# abr/15
· votar


Não querendo bancar o chato e divergir dos amigos acima, mas já sendo e divergindo...

A ideia não é desmotiva-lo, amigo, mas o mercado, como um todo, nos oferece milhares de opções entre coisas sensacionais, porcarias, caríssimas e baratas.

Acho pouco provável alguém lançar novidades com boa qualidade e preço acessível, ou seja, os 3 fatores que poderíamos resumir no que a galera deseja: Inovação, Qualidade e preço justo.

Velvete
Veterano
# abr/15
· votar


Og,
Minha wishlist:
Fuzz cheio de botões(controle de bias, equalizador com grave, médio e agudo, ganho que vai do crunch ao supersujo)
Overdrive com controle de médios beeeem atuantes
Um simulador de leslie bonitão
Reverb anos 50 / 60 style e com função shimmer
Algo que englobasse phaser, tremolo, vibrato e vibe ao mesmo tempo. Sendo o som muito louco e bem bonitão tambem.
Wah wah que não tenha frescura com fuzz

He he he acho que já tem brasileiro fazendo isso por ai

ogner
Veterano
# abr/15 · Editado por: ogner
· votar


Velvete
Otima lista...

So nao preciso do fuzz com tonestack ( se bem que aquele do Edmods shop) sempre me deixa com GAS...ahuehaue!!

http://i.ytimg.com/vi/zA2lUr8_Lf0/maxresdefault.jpg

krixzy
Veterano
# abr/15
· votar


JJJ
Um pedal que rode vst's, e que vc possa inserir os vsts que quiser, seria bem interessante, como o mod quadra, que não vingou aqui, acredito eu que a mancada do mod quadra foi rodar outro tipo de arquivo e não o vst.

JJJ
Veterano
# abr/15
· votar


krixzy

Não é exatamente novo, né? Seria interessante pela quantidade absurda de possibilidades, mas, particularmente, acho que não me interessaria muito.

tomarock
Veterano
# abr/15 · Editado por: tomarock
· votar


abelroes
Cara.. quer uma dica.. algo que eu compraria de olhos vendados ?
Faça uma pedaleira analógica de modulação e ... com controle de Tap.

Efeitos da cadeia: chorus, flanger, phaser, tremolo.

Vide um Triefx por exemplo. O que me matou nesse pedal é que tudo era bom, porém distorção com delay e modulação. Eu queria usar as modulações no loop, mas tinha a distorção ali me encrencando.

Outra dica.. um simulador de piano a preço acessível... não sei se isso seria possível. E a última... um reverb de mola o menor possível!!

Boa sorte!

Ismah
Veterano
# abr/15
· votar


um reverb de mola o menor possível!!

Fique ciente de que o tanque de reverb menor acarreta num feedback menor, e se estiver certo, mais agudo. Ou seja fisicamente é difícil... Tem que ser analógico? BBD na veia!

simulador de piano a preço acessível

Ué...

tomarock
Veterano
# abr/15
· votar


Ismah
Bem... o menor possível, que não comprometa o som \o/\o/, e seja um preço bom!
Ué ? Tem algum pedalzinho mais em conta desse efeito ? Se tiver estou por fora. Os que vi estavam a preços horrendos...não tenho coragem de pagar tal quantia em uma caixinha :~(

Ismah
Veterano
# abr/15
· votar


tomarock

Mas nem tinha visto desses '-'
Só coisas na praia da Roland GR55 que trabalha com MIDI.

ogner
Veterano
# abr/15
· votar


Faz um desse!! Barato, hehehe

ELECTRO-HARMONIX B9 ORGAN MACHINE: http://youtu.be/98u-MDTKAWU

LeandroP
Moderador
# abr/15
· votar


ogner

Ótima pedida!

BaseGuitar
Veterano
# abr/15
· votar


Seria uma excelente pedida, mas tem que ver os CI que vai no pedal, se for coisa proprietária ae lascou-se. Se não, tem que ver uma alternativa, tipo igual fizeram com o BBE Sonic Maximizer, conseguiram clonar depois de descobrirem uma alternativa aos CIs usados pela BBE.

macaco veio
Veterano
# abr/15
· votar


Esse eu compraria COM CERTEZA: Um pedal buffer com uns 10megaohm de impedância de entrada e boost limpo
Com 10 megaohms de impedancia de entrada seu pedal estaria apto a captar facilmente estacoes de radio, captaria o ruido do som do cabo da guitarra se arrastando pelo chao ao se movimentar. Mas voce pode dizer que viu uma propaganda em algum lugar que o bom e ter uma alta impedancia na entrada, ok, como regra geral ate 10K ohms e' baixa impedancia, de 10k a 100k e' media, e acima de 100k ja e' alta, em pedais geralmente estao e e' suficiente entre 500k a 1 mega. Mas voce viu que alguem fez uma propaganda que o dele a impedancia e' melhor que todas porque e' 10 mega, ok e' possivel mas tem la na entrada um pequeno capacitor matando todos os agudo pro terra pra evitar todos os problemas que falei acima.
Hoje tremolo (variação de volume, não vibrato, que é variação de pitch). Reverb realmente analógico (só conheço o CI SAD512-1024 que faz isso), como o Arion SAD. O tremolo e' o efeito mais facil de se fazer, se consegue com dois transistores, ja o vibrato se consegue com dois ampli operacional ou com BBD. Reverber com BBDs fica uma Mer**, acredite eu ja montei um com 8 BBDs desse ai SAD512 seguindo o livrinho da Reticon (fabricante desse CI) BBDs so serao usados pra flanger e chorus (chorus por enquanto), estes CI serao cada vez mais dificeis de achar, praticamente agora so existem dois fabricantes no mundo, um deles foi comprado pelo dono da Beringer pedais. Com apenas dois ruidosos integrados digitais PT2399 se consegue fazer um reverb melhor do que todos os BBDs juntos. Alguns pedais serao impossiveis para Handmades fazerem porque a engenharia eletronica e tecnologia empregada esta muito na frente do que se ve de circuitos na internet, o que eles podem fazer e' apenas melhorar o que ja existe em vez de simplesmente clonar. exemplo o Big Muff, o circuto e' qualquer coisa de ruim e mal desenhado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nova Marca de Pedais Handmade