Para som pesado, pedais de alto ganho ou pedais de médio ganho + boost?

Autor Mensagem
esdras_63
Veterano
# fev/15
· votar


Acho que não adianta nada um Metal Zone, Metal Muff, ou um Mid Boost com Booster se seu AMP é uma merda. Não li inteiro todos os posts mas acho que você ainda não citou certinho o equipamento que já possui.

Minha dica é: primeiro ver o que já tem e testar todas as possibilidades que conseguir com o seu orçamento em uma loja usando sua guitarra e um AMP parecido (ou igual) ao seu. Assim você tem uma noção do som. Porque muita gente odeia o Metal Zone, e outros amam, justamente porque um pedal soa diferente em equipamentos diferentes.

Quanto a high gain vs mid gain com boost eu fico com a segunda opção, pois como não toco um estilo definido, prefiro de uma variedade maior de timbres. No momento utilizo drive do AMP (Marshall MA50C) que é o mais leve que tenho, ai posso usar o boost do próprio AMP que já me da um som mais pesado ou ao invés do boost do AMP, usar um Boss SD1 com ganho em 12 horas e volume razoável pra somar com o drive do AMP. Assim possuo dois drives (AMP e sd1) e dois boost (AMP e sd1 como boost) e se eu ficar nervoso eu ligo todos os drives e boost juntos, mas não é muito minha praia hahahaha.

Até hoje os timbres que mais me agradaram, tanto pra mid gain quanto pra high gain (que é o que você quer) é AMP valvulado saturado + booster (ts9 e sd1 são os que mais gosto)

Rafael A.
Veterano
# fev/15 · Editado por: Rafael A.
· votar


Acho que a vantagem de utilizar 2 pedais é a versatilidade na pedaleira/pedalboard. Pode-se utilizar o overdrive low gain, o distortion, ou os dois combinados para máximo ganho. Só com as pisadas nos dois, mais o controle de volume da guitarra, dá para variar bastante o som, sem precisar abaixar pra regular.

Mas tem que ter paciência para achar a regulagem e ver se os dois pedais escolhidos vão combinar, pq as vezes, dependendo da combinação vai aumentar o ruido e não vai atingir o ganho desejado.

Esse 78 Badass, pelo que já ouvi na net é bem legal mesmo, e tem uma pegada bem Marshall. Pode ser que boostando ele vc atinja seus objetivos.

Mas se vc se espelhar no som do Metallica que tem mais cara de Mesa Boogie, talvez vc não fique tão satisfeito, mas mesmo assim, ganho não vai faltar.

Como o colega disse acima, pra hi gain, existem pedais "especializados" muito bons, mas são caros. Estava vendo, por exemplo, reviews daquele Okko Dominator. O pedal é o bicho, dá pra soar mais leve, e também dá pra ter uma pegada hi gain bem moderna. Outro que achei bem legal e versátil foi o Suhr Riot

O Tubestation é caro, mas é muito bom também. Eu tinha como objetivo ter um timbre nessa pegada Mesa do Metallica e comprei um há um tempo atrás. Valeu cada centavo, pois fiquei muito satisfeito. Mas realmente o drive, mesmo no modo overdrive mais leve, ainda tem cara de Mesa. Aí, se vc tiver vontade de ficar nessa praia mais Marshall,pode se frustrar um pouco, na minha opinião.

Se o Metal Zone já te atende no hi gain, eu manteria ele, e comprava esse MXR 78 que parece bem legal, e tentava ver como ele soaria com um drive mais leve boostando. Na pior das hipóteses, os tres pedais terão serventia no seu pedalboard .

Veja neste video o cara demonstrando alguns pedais clássicos, e mais pro final ele combina alguns deles:

https://www.youtube.com/watch?v=nQLZYa7dWG4


(Edit)

Suhr Riot: https://www.youtube.com/watch?v=UnHm6v797rA

Okko Dominator: https://www.youtube.com/watch?v=vo6NY6bgx00

crdiegorota
Membro Novato
# fev/15
· votar


erico.ascencao
Procura algum drive leve pra usar como boost. Geralmente se usa o controle de ganho baixo e o controle de volume a gosto para controlar o nível de "boostagem".
To ligado , mas um overdrive q eu posso deixar ele praticamente clean ou quase como um distortion acrescenta muita versatilidade ao pedalboard. Só q como eu disse né, esse overdrive é bem caro provavelmente SE eu resolver usar 2 pedais vou buscar algo na linha do TS. Até pq como geralmente usaria uma eq scooped, na hora dos solos seria legal ter um TS acrscentando médios.

crdiegorota
Membro Novato
# fev/15 · Editado por: crdiegorota
· votar


esdras_63
Não li inteiro todos os posts mas acho que você ainda não citou certinho o equipamento que já possui.
Meu amp é um Meteoro GS 160. Tenho uma ibanez RG com captação original e uma LTD M300 q vem com EMG 81 ponte e braço. Mas cara o foco deste tópico não está no meu equip, é mais pro pessoal dizer o q prefere e pq, sacou?

Até hoje os timbres que mais me agradaram, tanto pra mid gain quanto pra high gain (que é o que você quer) é AMP valvulado saturado + booster (ts9 e sd1 são os que mais gosto)
Isso é certo mas é mto caro tbm.

crdiegorota
Membro Novato
# fev/15 · Editado por: crdiegorota
· votar


Rafael A.
Acho que a vantagem de utilizar 2 pedais é a versatilidade na pedaleira/pedalboard. Pode-se utilizar o overdrive low gain, o distortion, ou os dois combinados para máximo ganho. Só com as pisadas nos dois, mais o controle de volume da guitarra, dá para variar bastante o som, sem precisar abaixar pra regular.
Tenho pensado nisso tbm. Além da possibilidade melhorar meu timbre né.

Esse 78 Badass, pelo que já ouvi na net é bem legal mesmo, e tem uma pegada bem Marshall. Pode ser que boostando ele vc atinja seus objetivos.
Mas se vc se espelhar no som do Metallica que tem mais cara de Mesa Boogie, talvez vc não fique tão satisfeito, mas mesmo assim, ganho não vai faltar.

Cara gosto mto de Metallica (Mesa Boogie) e de Black Label (Marshall) se eu chegar perto de qualquer um dos dois já vou ficar mto feliz.

Aí, se vc tiver vontade de ficar nessa praia mais Marshall,pode se frustrar um pouco, na minha opinião.
O cara se frustrar pq tem um timbre de Mesa chega a ser uma ingratidão. kkkkk Mas eu entendi o q vc quis dizer.
Na pior das hipóteses, os tres pedais terão serventia no seu pedalboard.
Já pensei nisso tbm.

daimon blackfire
Membro Novato
# fev/15
· votar


Gostei do timbre desse suhr riot.

crdiegorota
Membro Novato
# fev/15
· votar


Rafael A.
Muito legal o vídeo comparativo, mas o amp dele tava no canal clean? Alguns pedais ali me pareceram q tinham mto ganho pra serem só eles.
Os resultados q eu mais gostei foi o DS1 boostado pelo TS e o Distortion+.

Rafael A.
Veterano
# fev/15
· votar


crdiegorota
Muito legal o vídeo comparativo, mas o amp dele tava no canal clean? Alguns pedais ali me pareceram q tinham mto ganho pra serem só eles.


Então, nesse vídeo que ele demonstra vários pedais, o ampli está no canal clean mesmo. É um meteoro transistorizado. Num outro vídeo ele explica que esse ampli é bem neutro e casa bem com pedais.

Em alguns outros videos dele, ele usa o canal limpo de um valvulado handmade, aí poderia até ter uma saturação de válvula contribuindo, mas nesse caso o drive só vem dos pedais mesmo. Num outro vídeo ele fala que nessa guitarra ele colocou um dimarzio evolution na ponte. Como é um cap de saida alta, isso deve estar contribuindo também.

crdiegorota
Membro Novato
# fev/15
· votar


Definitivamente assim q eu tiver dinheiro vou comprar esse MXR 78, o timbre dele é demais! Com o timbre q ele tem até um pedal de volume empurrando já deve ficar bom.

tomarock
Veterano
# fev/15
· votar


Não tive a oportunidade de testar muitas distorções de latas ao longo da minha história.... apenas de pedaleiras, algumas boas outras ruins. Mas distorção hi-gain que me agradava, sempre era algo na linha desses simuladores tipo samamp, ou gdi21, utilizando o Mesa Boogie como referência.
Hoje tenho um lifesound horizon. Todas as distorções minhas vem deste amp... se quero um som crunchado, trabalho com o volume. Não uso ganho muito alto... de 15% a 20% dele, mas que já dá uma bela porrada na onda hardrock, sem perder dinâmica. Estou com ele há uns 6 anos, e é sempre um tzão ouvir sua distorção. Não me vejo enjoando dele... talvez comprando algumas latas para alternar de vez enquando. E agora com minha PRS torero com caps ativos... o som tá bem bala.
Sugiro testar algum simulador desses amps... quem sabe você consegue algo.

Abc

crdiegorota
Membro Novato
# fev/15
· votar


Eu tive um GDI 21 q entrou num rolo aí q eu fiz mas eu nunca cheguei a usar ele, testei e tal mas não me aprofundei mto. Todo mundo fala mto bem desse simulador pena q quando eu fui começar usar ele não funcionou mais.

amilanezi
Veterano
# fev/15
· votar


Na minha opinião, prefiro usar dois estágios de ganho a usar um único high gain.

As combinações que uso:

OD+OD
OD+DIST
OD+FUZZ
DIST+FUZZ
(Sempre usando o primeiro drive da cadeia setado como clean boost, ou seja, um tequinho de drive perto das 9 horas, volume em cerca de 3-4 horas e tone a gosto).

Somando isso tudo, daria um setup com 4 pedais, que no meu entendimento e para o meu gosto poderiam ser:

klon centaur (ou SD-1), Klon centaur na versão clone né...hehe
OCD
DS-1
Big Muff ou um outro fuzz mais cremoso...

Acredito que com esses 4 seria possível atingir vários níveis de ganho, desde um blues chorado até um high gain from hell.
Melhor ainda se tiver um bom valvulado com um drive que substitua algum deles, daí o set já reduz pra 3 pedais.

Além da versatilidade de se conseguir vários níveis de ganho, usando 2 estágios de ganho, você pode usar também os 2 estágios de equalização o que aumenta ainda mais a gama de timbres que se pode conseguir.

Pedal High Gain, como o metalzone (eu tenho ele mas está fora do set), junto com um equalizador ligado após ele, podem chegar ao high gain fácil, mas como ele é difícil de timbrar a galera vive "torando o pau".

o/

Calime
Veterano
# fev/15
· votar


crdiegorota

Gostaria que postasse musicas (suas, ou de outros, pode ser youtube mesmo) que contenham distorções que vc curta, para que eu possa emitir opinião sobre. Já toquei sons pesados, e atualmente voltei a tocar, tenho um pouco de experiência prática e vivência nesse "segmento".

Calime
Veterano
# fev/15
· votar


Muito verdade o que ocrdiegorota disse;

Acho que não adianta nada um Metal Zone, Metal Muff, ou um Mid Boost com Booster se seu AMP é uma merda.

Poste seu equipo atual.

Calime
Veterano
# fev/15
· votar


tomarock

Hoje tenho um lifesound horizon.
E agora com minha PRS torero com caps ativos... o som tá bem bala.

Equipo irado esse seu hein, parabéns...é de dar inveja, kkkkkk....

Fiquei curioso, toca que tipo de som? Tem banda?

crdiegorota
Membro Novato
# fev/15 · Editado por: crdiegorota
· votar


Calime

Então cara, aqui vou postar 2 vídeos de musicas que gosto mto do timbre.

https://www.youtube.com/watch?v=O_4OfD-wmGs

https://www.youtube.com/watch?v=OFO3yufVCN0

Mas assim, eu não ligo pra q o som fique idêntico ao dos caras, até pq seria mto difícil se eu não tiver disposto a gastar mto $$.

Quero saber se com uma distortion e um Overdrive boostando eu chego num som nessa vibe ai. Mais especificamente o MXR Custom 78 Badass pq gostei mto do timbre dele, meio na onda Marshall. Só q faltaria um pouco mais de saturação ao meu ver. Será q com o MXR mais um Overdrive se chega lá? Tive pensando em um Tubescreamer clone ou se eu tiver paciência pra juntar grana o Overdrive do Zakk da MXR tbm.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Para som pesado, pedais de alto ganho ou pedais de médio ganho + boost?