Doctor Drive - Problema no conector DC, dicas de como consertar.

    Autor Mensagem
    francisco2004
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: francisco2004


    Pessoal,

    Tenho um pedal Meteoro Dr. Drive ("inspirado" no Mesa V-Twin) desde 2005 e logo depois da compra ele já começou a ter mau contato no jack da fonte de alimentação. Com o tempo, vi que o jack era vagabundo mesmo, deformava facilmente com o uso e eu usava uma chave de fenda para fazer voltar ao normal e dar contato novamente. Só que eu não quero mais fazer isso, pois acabo não podendo usar o pedal no palco por causa dessa instabilidade.

    Então, como eu sei que aqui no fórum de pedais costuma(va) ter muitos técnicos em eletrônica, pergunto:

    1- Se eu mesmo trocar o jack do pedal, não vou tomar um choque por causa daquelas valvulinhas de pré? Sei que válvula de power dá nocaute se o cara encostar no lugar errado, mas não sei se devo me preocupar com as valvulinhas do Dr. Drive.

    2- Devo me preocupar com a polaridade na hora de instalar o jack ou posso soldar os fios aleatoriamente no polo interno ou externo?

    3- Posso comprar uma fonte 12V mais moderna que atenda às mesmas especificações? Aquela fonte original do Dr. Drive é pesada, grande e o plugue está no padrão antigo. Gostaria de comprar algo menor, mais leve e já no padrão novo.

    Grato pela ajuda!

    LeandroP
    Moderador
    # jan/15
    · votar


    francisco2004

    Creio que não terá problema com descarga elétrica. Talvez um cuidado maior por conta da eletricidade estática.

    Com relação à polaridade, deve-se tomar muito cuidado. A fonte de alimentação é externa, certo?! Então o pedal recebe a energia por corrente contínua, e não mais por corrente alternada (esta quem recebe é a fonte).

    É bom que seja uma fonte com a amperagem suficiente pra alimentar o pedal. Se ela for exclusiva do pedal, utilize uma fonte com no mínimo 50% a mais de amperagem, pra que ela não aqueça e interfira na qualidade do som. Tenha cuidado porque já utilizei fontes modernas, superleves, com folga pra alimentar vários pedais, e só tive dor de cabeça com ruído. Se o pedal é bom, não poupe na fonte e nos cabos.

    É o que eu acho. Opinião de leigo.

    Guitar_L
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: Guitar_L
    · votar


    francisco2004
    Cara, suas dúvidas estão bem básicas. Eu se fosse você entraria em contato com um técnico para fazer essa manutenção. Mas caso você deseje continuar, vamos lá:
    1 - Depois de desligar o pedal, aguarde 5min pra abrir, não custa nada. Pode ter sobrado alguma carga nos capacitores (mesmo se acontecer, a descarga é muito baixa para você sentir algo). Mas como você mesmo disse, o perigo está nas válvulas de power e nos trafos, inexistentes nesse pedal.
    2 - A polaridade é importantíssima. Se você inverter os fios, existem grandes chances de você queimar o circuito inteiro ou algum componente.
    Abraços

    francisco2004
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: francisco2004
    · votar


    Guitar_L
    Cara, suas dúvidas estão bem básicas. Eu se fosse você entraria em contato com um técnico para fazer essa manutenção.

    Pois é, cara... não sei nada de eletrônica, só o básico do ensino médio E ainda tendo que googlear algumas equações. Mas coisinhas simples, tipo soldar um cabo ou um fio que se soltou em um pedal, isso até já fiz. A minha grande façanha foi trocar o led azul que tinha queimado de um overdrive da Hobbertt por um verde de um teclado velho de computador. Esse mesmo pedal já está com problema na chave de bypass, que é meio fraquinha também. Será a minha próxima "aventura" depois do Dr. Drive.

    Só acho que pagar 100, 150 reais para um cara trocar um jack não vale a pena.

    LeandroP
    Com relação à polaridade, deve-se tomar muito cuidado. A fonte de alimentação é externa, certo?! Então o pedal recebe a energia por corrente contínua, e não mais por corrente alternada (esta quem recebe é a fonte).


    É, imaginei... é bom eu prestar atenção na hora de remover o jack antigo.

    Se ela for exclusiva do pedal, utilize uma fonte com no mínimo 50% a mais de amperagem, pra que ela não aqueça e interfira na qualidade do som. Tenha cuidado porque já utilizei fontes modernas, superleves, com folga pra alimentar vários pedais, e só tive dor de cabeça com ruído.

    Também já tive com um teclado Casio que eu tinha. Depois comprei uma fonte Hayonik, maior e mais pesada, dentro das especificações e o ruído foi embora. Eu queria algo tipo as fontes PSA da Boss de 9V, só que de 12V... pequena, pesadinha e boa.

    francisco2004
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Aqui tem uma foto onde dá para ver o soquete do cabo da fonte de alimentação.
    Dr. Drive

    E aqui tem um blog falando do Tube Drive da Meteoro que parece ter o mesmo problema do jack do Dr. Drive.
    Revolution Tube Drive
    O interessante é que ele fala em 12V-1A, AC. Quer dizer que a fonte de alimentação externa entrega 12V em corrente alternada para o pedal?

    Ele critica o jack original em que o plugue fica "sambando" no soquete. Também fala que a borracha usada para isolar o jack do chassi de metal não é algo muito seguro. O jack novo que ele colocou parece mais robusto.

    Ismah
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    francisco2004
    Quer dizer que a fonte de alimentação externa entrega 12V em corrente alternada para o pedal?

    Não mencionei isso antes, pois o RTD não é o DrDrive. Mas sim, na foto acima está claro isso.

    Ele critica o jack original em que o plugue fica "sambando" no soquete. Também fala que a borracha usada para isolar o jack do chassi de metal não é algo muito seguro.

    Curioso, tenho o RTD e não tive esse problema.

    francisco2004
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Não mencionei isso antes, pois o RTD não é o DrDrive. Mas sim, na foto acima está claro isso.


    Se for 12V/1A AC, a polarização continua sendo importante? Ou seja, nesse caso posso soldar os fios no jack sem me preocupar com polaridade?

    Ismah
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    francisco2004

    Sempre é importante. Salvo se for com dois fases, que não é o caso, ao menos a priori.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/15
    · votar


    francisco2004

    Por ser AC, tenho quase certeza que não tem problema inverter a polaridade (porque como o nome diz, a corrente é alternada, certo?!). Dentro do pedal deve haver um transformador. Só achei alta a amperagem, mas por se tratar de um pedal valvulado, pode ser que realmente necessite e por isso as fontes são mais pesadas do que as comuns.

    francisco2004
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Comprei um jack muito parecido com o original, mas parece que fica mais firme no plugue. Vou soldar hoje à noite e depois falo das minhas impressões. Também encontrei o jack de plástico mencionado no artigo
    Revolution Tube Drive
    Porém, eu teria de alargar o furo no chassi, então preferi o modelo "original" mesmo.

    francisco2004
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Resolvido... troquei o jack e não era o jack... era o plugue da fonte mesmo... fiz uma gambiarra soldando um plugue de adaptador A/C de laptop velho no cabo da fonte. Ficou feio para caramba e o ponto da solda entre os dois cabos fica mais frágil. Quando encontrar um plugue decente vou re-soldar o cabo.

    Ismah
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    francisco2004

    Po meu... por nem 2 reais vc corre o risco de queimar o pedal/fonte....

    francisco2004
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Ismah
    Po meu... por nem 2 reais vc corre o risco de queimar o pedal/fonte....

    Por quê? Soldei um cabo no outro, isolei os polos com fita isolante, não vejo como pode dar problema... o pior que pode acontecer é o ponto de solda em um dos polos se romper ao pisar em cima. O pedal vai desligar e pronto. Mas vou fazer um trabalho mais caprichado depois. Só queria resolver logo o problema e só tinha comprado o jack.

    O plugue/cabo de laptop que usei é parecido com este:
    http://www.iaminthestore.com/media/catalog/product/cache/1/image/dca5d beb0da86656ca8438b075f39329/A/C/AC_Adapter_LX-5V1A_Barrel_Plug_Wall_Ch argerCES12531.jpg

    Ismah
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    francisco2004

    Cara, uma gambiarra sempre pode dar errado. Se vc toca ao vivo ainda mais chance de dar caca...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Doctor Drive - Problema no conector DC, dicas de como consertar.