Doctor Drive, como turbiná-lo?

    Autor Mensagem
    2112
    Veterano
    # set/05


    Ae pessoal!

    Tenho um Dr.Drive, gosto bastante da distorção dele. Porém to precisando de mais versatilidade pra tocar com a minha banda. No classic rock o Dr.drive segura legal, mas no hard-rock falta um pouco de ganho. Seria legal ter delay e reverb no som limpo....Enfim...Ao invés de comprar um monte de pedais, pensei em usar a distornção dele numa pedaleira tipo Digitech RP, ou POD XT, ou Boss.....
    O outro guitarra da banda tem uma RP-1, e apesar de eu não gostar do timbre dela, tem bem mais presença que o meu.
    Alguém já fez um teste desses? Sabem o que fica legal? Qual pedaleira recomendam?

    Randy78
    Veterano
    # set/05
    · votar


    liga um equalizador no DR Drive e ele fica perfeito mesmo, e olha que sou fã de GT-2, Tri-Metal, Metalzone...

    nFall
    Veterano
    # set/05
    · votar


    2112
    Presença por causa do som artificial imagino ;P. Zuera. Tipo, qual amp voce tem? Um POD XT ta custando 1500reais? Com isso voce pode comprar uns 3 pedalzinhos e ainda sobra grana.

    king_arthur
    Veterano
    # set/05
    · votar


    2112
    cara eu uso um SD-1 Super Overdrive da Boss pra dar um boost no meu dr drive.. dá um ganhozinho a mais e o som fica bem mais agressivo, dependendo da regulagem..

    leve em consideracao essa possibilidade de comprar um overdrive pra dar boost na distorcao do doctor.. fica muito bom mesmo.. os melhores que ouço falar pra esse fim são o SD-1, que eu tenho, o blues driver, da boss tambem, e claro o tubescreamer da ibanez..

    2112
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Eu to usando o ampli do estúdio por enquanto que é um Peavey transistorizado, não lembro o modelo...
    Eu fiz um teste, liguei um compressor CS-3 da Boss no doctor drive, o negócio começou a pegar rádio hahahaha
    Apesar disso eu gosto de pedal ao invés de pedaleira, mas to pensando na praticidade de programar os presets e tal. Esse preço da XT Live não é nada atrativo, mas tem umas pedaleiras mais antigas com um preço acessível. Dá pra achar RP-1 por uns R$600,00.
    Mas tenho medo dela estragar o som do doctor drive!

    nFall
    Veterano
    # set/05
    · votar


    2112
    Cara, pra voce pensar em nao estragar o som a resolução do AD/DA da pedalira tem que ser no minimo 24bits, mesmo assim tem perigo de aparecer aquele som artificial. Nunca coloquei um pedaleira em serie com um pedal valvulado. Pode ser que de pra ligar a pedaleira no loop do amp.

    YYuRii
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Se for pegar alguma pedaleira pegue uma que tenha Loop para distorção, se não nem vale a pena. A digitech RP1 sei que tem loop, a Boss me-8 tbm tem, as series GT da boss tem tbm.

    affcl
    Veterano
    # set/05
    · votar


    a solução é um compressor, eu partucularmente gosto dos pedais da boss e do dyna comp da mxr ( q é meio carinho), o dyna comp com certeza vai preservar o som vintage q vc quer.

    2112
    Veterano
    # set/05
    · votar


    YYuRii
    Eu andei pesquisando e realmente a POD XT não tem Loop de efeito. Vou ter a oportunidade de fazer o teste numa RP-1 semana quem. Daí posto o resultado aqui.
    Mas acho que o que o nFall disse tem tudo a ver. Provavelmente o som vai ficar mais artificial...

    affcl
    Mas se eu ligar somente um compressor não vai ficar aquela chiadeira toda? Eu tenho o CS-3 da boss, mas tive esse problema de chiado. Com o MXR é diferente?
    Eu tenho uma jackson soloist com saymor JB no braço e um dimarzio evolution na ponte.

    2112
    Veterano
    # set/05
    · votar


    To pensando seriamente num tubescreamer ou num Boss DS-1 pra dar boost no Dr.Drive.
    Qual a diferença entre os dois? O que sria melhor? Alguém sabe?

    nFall
    Veterano
    # set/05
    · votar


    2112
    Tube Screamer ( com JRC4558 ) é um classico. Acho que o Big Joe Manfra usa 2 TS em serie, um pra distorcer e outro pra boost. Entre o TS e o DS-1 eu pegaria o TS, mas a questão é que eu nao sei o som X que voce ta querendo ter. A melhor coisa é testar os 2.

    Tiruk
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Tube Screamer ( com JRC4558D
    o meu tem hauhuahuahau

    lalalal consegui varios jrc huahuha e ainda é D

    paulao_jazz
    Veterano
    # set/05
    · votar


    2112

    rapaz, tem uma chavinha escondida embaixo, no chassi do DrDrive, que vc regula a quantidade de ganho... Não sei como é, mas li sobre isso. O manual deve dizer.

    francisco2004
    Veterano
    # set/05 · Editado por: francisco2004
    · votar


    A chave só regula o ganho do clean (e talvez do canal blues junto). É bom para equilibrar o volume do clean com o volume do bypass (quando comprei meu dr drive o volume do clean ficava bem mais baixo que o bypass).

    Girando a chave para a direita (levemente para sentir o ponto máximo dela), consegue-se deixar o clean com um crunch perfeito para blues, estilo tubescreamer, mas com mais fidelidade por causa das válvulas. O problema é que quanto mais crunch você põe, o clean fica mais alto e desequilibrado em relação ao canal blues.

    Sugestão: ajuste o clean apenas para equilibrar com o bypass, sem explorar o lado crunch dele. Se os seus caps tiverem saída alta, provavelmente já vão dar crunch. Se não, use um booster "limpo" (só volume, sem drive) para regular o ganho do clean.

    Para boost nos solos, aconselho um equalizer em conjunto com o canal blues do Dr. Drive.

    ------------------------------------

    Acho que a "presença" a que o 2112 se refere é apenas um reverb ou delay que o outro guita da banda tem na sua digitech. Não vai ter ganho que resolva esse problema de ambiência. Para produzir aquele efeito em que a guitarra se "sobressai" sobre os outros instrumentos, gosto de usar um delay com atraso bem baixo e um número de repetições suficientemente alto que produza um som "reverb-like". Reverb digital normalmente parece muito artificial... prefiro resolver a parada com um delay.

    Ainda acho que com o Dr. Drive se resolvem todos os problemas de ganho para rock'n'roll produzido até o final dos anos 80/início dos 90, com raras exceções, como Metallica. Para Van Halen, por exemplo, consegue-se timbres bem parecidos usando o canal blues em ganho moderado e um chorus/phaser/flanger depois (dependendo da música). Para Guns, uma guitarra com humbuckers e o canal solo são perfeitos para praticamente todos os solos de guitarra da banda que me vêm à cabeça.

    Se o problema é ganho para new metal e coisas do tipo, aí já acho que o Dr. Drive tá em outra praia... rende mais um Tri Metal ou algo parecido. Ainda assim, um equalizador antes do input é fundamental quando não se tem um ampli top.

    Randy78
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Se o problema é ganho para new metal e coisas do tipo, aí já acho que o Dr. Drive tá em outra praia... rende mais um Tri Metal ou algo parecido. Ainda assim, um equalizador antes do input é fundamental quando não se tem um ampli top.

    eu tenho o dr. drive e o tri-metal, como disse, quando vc liga um equalizador depois do DR. Drive ele fica muito bom, da pra tocar um metal numa boa, só que o tri-metal é o bixo pra metal, porém mesmo assim eu prefiro o Dr.Drive o tri-metal é muito bom, mas chega a ser meio exagerado rsrsrsrs e mesmo assim com quase nada de ruídos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Doctor Drive, como turbiná-lo?