Roland anuncia firmware 2.0 para GT-100, e mais outras coisas

    Autor Mensagem
    Bog
    Veterano
    # mar/14


    Nos últimos anos, não tenho mais acompanhado os lançamentos de equipamentos com muito entusiasmo - não tenho muito tempo, não moro mais num lugar onde tudo é barato, e já tenho equipamento o suficiente para me divertir por umas 2 vidas. Mas o último anúncio da Roland me animou bastante, porque temos:

    1. Uma atualização no firmware da GT-100. É a primeira vez que eu vejo a Roland lançando uma atualização que realmente acrescenta funcionalidades (as anteriores só corrigem problemas ou mudam detalhes aqui ou ali).

    Vão adicionar 2 simulações de amps, alguns efeitos usando aquele processamento independente em faixas de frequência, e uma coisa inédita em pedaleiras normais: conversão de guitarra para MIDI sem captação específica para isso (monofônica, mas...).

    Estou curioso para ver como ficou.

    2. Uma coisa que parece basicamente uma GT-100 de mesa, na mesma linha do "Pod feijão".

    3. Um novo processador para usar com a captação hexafônica. Parece juntar a parte de simulação de instrumentos da GR-55 com efeitos atualizados da GT-100 (a GR-55 tinha como base a GT-10), adicionando umas simulações de sintetizador e deixando a parte dos instrumentos PCM para ser processada no PC.

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    Bog
    Me interessei mas não entendi muito bem o lance. : P
    Tem mais detalhes?

    Delson
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Bog
    Mas é só no mês que vem, segundo a Roland, no seu perfil no Facebook.
    Eu também não entendi muito bem essa história de MIDI. Não seria necessária uma mudança de hardware para fazer isso?

    Vão lançar a GT-001, que é a GT-100 "de mesa", e que já vem com a versão 2.0 do firmware. E, junto com ela, a GP-10, que, creio eu, seja a "evolução da GR-55.

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Tem mais detalhes?

    A Roland só disse isso mesmo. Aqui tem um site com alguns timbres que, segundo eles, foram feitos já com a versão 2.0.

    Agora é esperar até o mês que vem, que é quando a atualização estará disponível...

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    Delson
    Valeu aí.

    Agora é esperar até o mês que vem, que é quando a atualização estará disponível...
    Mal posso esperar... Tô curioso com o lance.

    Ismah
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Creio que o MIDI seja baseado no afinador...

    Bog
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Thiago Livgren que toca mais ou menos

    Eu também não entendi muito bem essa história de MIDI. Não seria necessária uma mudança de hardware para fazer isso?

    Não. Captadores como o GK-3 servem para já dar para a pedaleira um sinal otimizado para a conversão para MIDI, padronizado e já separado por corda (o que permite processar cada corda independentemente).

    A conversão pode ser feita sobre o sinal original da guitarra, mas com menos qualidade (dada a grande variação entre guitarras), além de tornar o processamento polifônico bem complicado - por isso que mesmo com a mudança, o MIDI ainda vai ser monofônico. No caso, o que a GT-100 vai fazer é interpretar a nota que você está tocando, converter para MIDI e enviar esta informação para o PC pela USB, onde você poderá usar um software para synths.

    Bog
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: Bog
    · votar


    Ismah
    Creio que o MIDI seja baseado no afinador...

    O algoritmo para interpretação da nota é mesmo "parente" do que é usado no afinador, assim como em efeitos do tipo harmonizer e whammy.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Roland anuncia firmware 2.0 para GT-100, e mais outras coisas