Fazendo upgrade de firmware na Boss GT-8

Autor Mensagem
Rachmaninoff
Veterano
# nov/06


Acabei de fazer o upgrade de firmware na minha GT-8. Ela veio de fábrica com a versão 1.02, e eu a atualizei para a versão 1.03 (a mais recente). Ela está funcionando perfeitamente e eu não perdi nenhum patch. Para saber qual a versão do seu firmware, ligue a GT-8 mantendo pressionados os botões DELAY e DELAY TAP.

Para fazer o upgrade, você deve baixar o pacote direto do site da Roland. Neste pacote, existem 16 arquivos MIDI, um programa e uns arquivos PDF com as instruções. Leia as instruções e as siga à risca. Existem relatos de americanos tapados que foderam com a pedaleira (tiveram que mandar pra Roland) porque não seguiram as instruções.

O upgrade é bem demorado, leva cerca de 20 minutos, período no qual é possível ver no display da pedaleira as informações que chegam. Após terminado, aparece algo do tipo "Upgrade finished, checksum = 3BEA". Esse é o valor correto do checksum. Em um dos PDFs há um valor de checksum errado (3D6D), que se refere, na verdade, ao upgrade 1.02 (é, rolou um Ctrl+C Ctrl+V na hora de fazer o documento lá na Roland).

Só façam o upgrade se tiverem confiança na interface MIDI e no cabo. A princípio, só há transferência de dados no sentido PC -> pedaleira, e não o contrário, tendo em vista que o programa só mostra a porta de saída. Isso quer dizer que você pode usar um daqueles cabos MIDI que vão na porta joystick, que só conseguem transferir do PC para a pedaleira (e não o contrário). Isso, em teoria; use um cabo desses por sua conta e risco.

Dúvidas?

powerguitar10
Veterano
# nov/06
· votar


Rachmaninoff


Vc comprou cabo midi cara? Se comprou, qual foi?

_JCM_
Veterano
# nov/06
· votar


Rachmaninoff

apesar de naum ter a GT-8, admiro mto seu trabalho sempre contribuindo para o FCC... parabens mais uma vez!

abraço..

Unknown
Veterano
# nov/06
· votar


Ainda bem que a minha já veio 1.03 :)

RuFLeS
Veterano
# nov/06
· votar


Rachmaninoff
pra que realmente isso serve?

Rachmaninoff
Veterano
# nov/06
· votar


maykow_torres
Vc comprou cabo midi cara? Se comprou, qual foi?

Cara, o cabo é um Edirol UM-1EX, que nunca nem vi aqui no Brasil.
Os gringos do GT Central tavam querendo fazer uma cotinha pra me dar um.
Aí um gringo lá comprou e mandou pra mim.
Depois eu te conto, a história é longa...


_JCM_
abraço..

Valeu, velho.


RuFLeS
pra que realmente isso serve?

Por que alguém atualizaria o computador do Windows 98 para o Windows XP?

Bend
Veterano
# nov/06
· votar


Rachmaninoff


Por que alguém atualizaria o computador do Windows 98 para o Windows XP?


Eu acho que eles quis perguntar algo como se ha alguma melhoria ou acrescimo no numero de efeitos/distorções.... Enfim quais vantagens o Upgrade te trouxe.

Rachmaninoff
Veterano
# nov/06
· votar


Bend
Enfim quais vantagens o Upgrade te trouxe.

Ah OK...
Um dos arquivos do pacote tem a lista de melhorias.
Os pontos mais importantes são:

- do 1.01 pro 1.02 houve melhoria de TIMBRE;
- no 1.03 houve uma correção num dos delays.

Fora outras correções de bugs e tal.

DioH
Veterano
# nov/06
· votar


Eu acabei de comprar a GT-8, como faço para cer a versão do firmware?

lbergamim
Veterano
# nov/06
· votar


DioH
leia o primeiro post desse tópico...

tiago0101
Veterano
# nov/06
· votar


Rachmaninoff
cara vc tem msn?
tenho uma gt8 tb e queria compartilhar umas idéias com vc ae..
se tiver add: t i a g o 0 1 0 1 arromba hotmail pontu co m
(tudo junto - antispam)

powerguitar10
Veterano
# nov/06
· votar


Rachmaninoff
Cara, o cabo é um Edirol UM-1EX, que nunca nem vi aqui no Brasil.
Os gringos do GT Central tavam querendo fazer uma cotinha pra me dar um.
Aí um gringo lá comprou e mandou pra mim.
Depois eu te conto, a história é longa...



Puta merda uhauauhauhau

Entra no msn e me explica isso depois...muito foda!

Mais esse cabo rola por quanto la? Pareçe ser legal...nunca nem tinha visto ele...será que não rola de comprar ele?

laemcasa
Veterano
# nov/06
· votar


Rachmaninoff

Boa velho, excelente tópico!

Isso quer dizer que você pode usar um daqueles cabos MIDI que vão na porta joystick, que só conseguem transferir do PC para a pedaleira (e não o contrário).

Só pra constar, caso haja dúvidas neste ponto. Eu tenho 1 Soundblaster audigy e uso a interface de joystick q veio nela, consigo tanto enviar como receber dados. E fiz essa atualização uns 6 semanas atrás mais ou menos, usando esta interface ESTANDO CIENTE DOS RISCOS E TENDO CERTEZA ABSOLUTA DE Q A TRANFERÊNCIA PC-GT E GT-PC ESTAVAM PERFEITAS. E realmentew aconteceu o q tu falou, ela demorou bem uns 20 min pra atualizar, deu o checksum certo e não perdi nenhum patche no processo! Ou sejá, há possibilidades de sucesso utilizando-se porta de joystick, porém deve ser feita POR SUA CONTA E RISCO!!!

s gringos do GT Central tavam querendo fazer uma cotinha pra me dar um.
Aí um gringo lá comprou e mandou pra mim.


Pois é, pois é, é outro papo lá fora né?? As vezes eu fico puto aqui neste fórum pq tenho uma imagem MUITO diferente do q um fórum público deve oferecer, mas é isso ae, "caminhando e cantando e seguindo a canção....". Parabéns cara, pelo trabalho e comprometimento q vc tem na comunidade esse é o mínimo de retorno q vc merece ter. Abraço.

Praxis
Veterano
# nov/06
· votar


Gostei do topico, infelizmente ja vendi minha pedaleira, nem sei qual era o firmware dela, alias uma excelente pedaleira, mas estou partindo para as VALVULAS! TO DOIDO TO DOIDO TO DOIDO!

jerry horton
Veterano
# nov/06
· votar


Bah mas que merda... comecei a ler o post e pensei q a minha estava atualizata, porém comprei ela quando fui pros EUA em jul/05... Ou seja, aconteceu o q eu nao queria: a versao do firmware da minha pedaleira é o 1.01 ... E agora fico pensando, esse maldito cabo usb eh caro pra kct, nao vou poder comprá-lo... Será que vale a pena atualizar?! Até pq eu me cago de medo de dá algum problema nela... Eu tenho uma porta midi (joystick) q eh on board, soh tive que comprar o "espelho" pra ela depois... Já atualizei firmware de modem, de dvd-rw, e o caralho a 4, mas da minha GT-8 eu REALMENTE me cago de medo...

e aí...
vale a pena?!

DRAKKAR
Veterano
# nov/06
· votar


Pra quem comprar uma gt-8 nova hoje já vem com a última versão? Ou tem que atualizar?

Rachmaninoff
Veterano
# nov/06
· votar


jerry horton
e aí... vale a pena?!

Se sua versão é a 1.01, vale a pena sim.
Se a comunicação MIDI funciona direitinho, leia as instruções que dá certo.


DRAKKAR
Pra quem comprar uma gt-8 nova hoje já vem com a última versão?

Provavelmente.
A do Unknown já veio, como ele falou aí.

jerry horton
Veterano
# nov/06
· votar


O problema é esse cabo de merda... Primeiro q nao to achando nem o cabo que tem entrada Gameport aki na minha cidade! Nao sei onde procurar, já fui em informática, em loja de instrumentos/audio (mil sons por ex) e até em eletronicas, e nada... é fueda... hehe E o USB custa o olho da cara... Bom, vou ver de repente se eu não consigo emprestado, se eu souber de alguem claro...
Ah, tem alguam diferença na configuracao para USB e para Gameport??

jerry horton
Veterano
# nov/06
· votar


Tá e o programa pra mandar os mids pra GT-8?! é a kele que vem no zip lá que tu faz o download no site da roland?!

Unknown
Veterano
# nov/06
· votar


jerry horton
O que tem no site da roland, creio eu que seja só pro GT-PRO... Porém, tem vários freewares que fazem o serviço...

O próprio Rachmaninoff criou um.. ;)

jerry horton
Veterano
# nov/06
· votar


Beeeeeiiii... q cagaço q eu fiquei hj hein... Que cagaço de mandar minha gt-8 pro espaço... Mas deu tudo certo, consegui atualizar ela... eu consegui a interface midi com um cara dono de uma loja de assistencia de audio... Ele me cobro 20 pila pra fica com o cabo até amanha... Roubo né, mas eu só queria atualizar msm, nao preciso pra fica brincando com os patches...
Queria agradecer só a galera aih q postou e q orientou td mundo... Fizeram um ótimo trabalho...

Abraços

jerry horton
Veterano
# nov/06
· votar


Ahhhh... e não sei se eu fiquei 'bitolado' ao que tu me disse sobre a melhora da timbragem, mas achei que o som ficou melhor mesmo ... heheheheh

filipedelbel
Veterano
# nov/06
· votar


Como estou no trabalho não tenho como ver a versão da minha.. mas tenho uma dúvida em relação a whammy e pitch shifter.. será que melhora tb? Digo em relação a aceitar mais de 1 nota ao mesmo tempo, se não me engano o Rachmaninoff fez umas gravações com a dele e aceitava, já a minha embola tudo o.O

Rachmaninoff
Veterano
# nov/06
· votar


jerry horton
Se teu firmware era o 1.01, a melhoria de som existiu de fato.

filipedelbel
Só pra constar, quando eu fiz aquelas gravações de pitch e whammy minha pedaleira ainda estava com o firmware 1.02. Acho que a questão é muito mais de macete.

filipedelbel
Veterano
# dez/06
· votar


Rachmaninoff
Massa
Eu to com ela faz mais de 1 ano.. já fiz vários testes nas regulagens.. não sei se tem a ver, mas qual captação vc ta usando?

DioH
Veterano
# dez/06
· votar


Eu comprei o cabo midi x joystick, a luzinha vermelha do cabo acende mas nao to conseguindo fazer nada... :/

Tem que entrar em bulk load (na gt-8) deixar no waiting..., e mandar o patch do programa, certo?

To usando o GT-manager. Alguem pode me dizer a configuracao?

O que eu estou fazendo de errado?

DioH
Veterano
# dez/06
· votar


alguem pode me adicionar?

Nao consigo usar o maldito cabo midixjoystick ¬¬

Alguem tem ele?

Rachmaninoff
Veterano
# dez/06 · Editado por: Rachmaninoff
· votar


filipedelbel
qual captação vc ta usando?

Set completo de DiMarzio Evolution.
Mas o que isso tem a ver?


DioH
Nunca usei o GT Manager, dizem que ele tem uns bugs.
Tente um desses outros editores.
Não precisa deixar em Bulk Load, deixe a GT-8 em modo normal.

Fox_scc
Veterano
# mar/09
· votar


Sei que o topico é antigo, mas como verifico a versão do firmware da minha GT-6?

Fox_scc
Veterano
# mar/09
· votar


Consegui ver o firmaware e me supreendi, pois tô com a versão 1.04, que não sabia que existia...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fazendo upgrade de firmware na Boss GT-8