Quais as melhores frequencias pra um projeto de overdrive? SD-1, TS9 etc

    Autor Mensagem
    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # nov/13


    To fazendo um pedal de overdrive valvulado e queria uma ajuda da galera que usa bons pedais de overdrive, eu nao tenho muita experiencia com pedais nem toquei com muitos ent'ao preciso de ajuda.

    O meu projeto vai ser um overdrive, com saturacao assimetrica, mas em quais frequencias devo aumentar e ou quais devo atenuar?

    Sempre pesquisei e os unicos pedais q eu gostei olhando na internet pelo youtube foram os TS9 e o SD-1, seja em qualquer amplificador, esses pedais parecem ser os melhores q eu ja vi, pra tocar um som mais pesado, e ou aumentar o baixo ganho de um JCM por exemplo.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Sepulkrisiun
    Quais as melhores frequencias pra um projeto de overdrive? SD-1, TS9 etc

    Fera se vc pensa em TS ou SD aí vc terá o controle TONE onde o filtro atua como passa baixas e ao acioná-lo (girar o potenciômetro) você altera a Freqüência de corte.
    Essas frequências de corte, na maioria dos drives e distortions, vão de aproximadamente 700Hz à 14kHz.


    Agora se vc pensar em colocar outros controles vc terá melhor precisão no momento de timbrar. Vc pode fazer os pedais com os controles:
    - Tone;
    - Low + High (grave + agudo);
    - Low + Mid + High (Grave+médio+agudo);
    - Low + Mid + Mid range+ High (Grave+médio + região de médio+agudo);
    - Low + LowMid + Mid + HighMid + High (Grave+médio grave+ médio + médio agudo + agudo);
    - Equalização gráfica (não me lembro de um drive com equalização gráfica - seria novidade)

    Cara vc teria vááááááaárias opções para trabalhar.

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Fernando de almeida

    è mais ou menos isso mesmo então, acho que vou fazer dois controles passivos:

    Eu tb queria sabe os filtros com o pedal em flat por exemplo, acredito que mesmo antes do tone control tenha um filtro tipo pra nao amplificar as frequencias muitos graves, seria bom saber esse ponto de partida, por exemplo um controle passivo de Hihg pass de 100hz até 750hz e um low pass de 2khz até 14hz..

    esse potno de partida que me refiro são as frequencias que onde começa e termina a amplificação do circutio, eu cheguei a fazer uns teste aqui só que achei os graves meio que embolando e isso nao pode acontecer mesmo com o low no minimo, então agora to mais concentrado nos filtros, que posso colocar no inicio ou no fim do circuito conforme vou fazendo.

    Ismah
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Sepulkrisiun

    Cara o que mais embola na guitarra são os médios... Por convenção iniciada com o Leo Fender, se corta um pouco os médios da guitarra...

    Se vc fechar bem os médios... algo como 16dB/oitava, e daí então distorcer o sinal, vai chegar em acordes abertos nítidos...

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Ismah

    Pode ser que seja os medios graves, mas nao vejo problema nos médios pra cima, médios bem colocados ficam matadores e nao sinto médio embolando, só graves que é bem comun da galera reclama por ai, o problema é nos graves e medios bem graves, depois vou pra casa e trabalhar mais um pouco nos agudos que ainda é pouco e nos graves, ja que pela experiencia que eu tenho pra ficar bom o sinal da guitarra pra sons mais pesados o dieal seria um captador ter o sinal com bastante agudos e baixo ruido, que é caracteristicas de varios captadores e músicos que vejo por ai.

    Fiz um testes antes, a saida do meu captador da uns 2vpp, eu sempre acho isso mt pouco e nos testes, deixei a saida do pedal em mais ou menos 3.5vpp, assim já entra rasgando no amp, só tive que tirar todo grave no amp pra nao embola tudo e nao judia do falante.

    No final das contas como só tenho 1 guitarra e meu jcm, o pedal vai fica sobmedida e com um timbre q eu quero e busco faz tempo, capaz de nem colocar os pots de tonalidade.

    Ismah
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Sepulkrisiun
    Colocaria eles pq se um dia apertar a grana, vc poderá vender ele fácil...

    Os graves embolam? Pra mim nunca aconteceu :S

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Ismah

    Essas coisas que eu faco nao vendo ate porque duvido alguem pagar o q realmente vale um projeto desses, esse pedal nem pode ser chamado de pedal pq pelo tamanho da caixa com os transformadores dentro placa da fonte e placa do circuito fico um tanque, ta mais pra um pequeno cabecote, bom so falta o trafo de saida e as valvula de power.

    Os graves eram sim o problema, e a falta dos medios, mas acho que vou ter que fazer um hibrido, e colocar um ci no inicio, o problema e que vai mais uma plaquinha de fonte simetrica e outra com o circutio com ci.

    valeu

    Ismah
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Sepulkrisiun

    Pow, mas tu dez um pré em cabeçote... se quiser trocar uma ideia to começando a fazer pedais... falta vontade e capital kk

    https://www.facebook.com/DonIsmah

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Ismah

    Eu to come;ando com os pedais tb, mas tenho bastante conhecimento de eletronica, principalmente voltada pro audio.

    Eu nao tenho facebook mas podemos trocar ideias por aqui eu inclusive sou novo aqui no forum, e depois que montei um jcm entao agora eh o momento dos pedais mesmo.

    Eu gosto de valvulado, mas nem sempre da pra ficar perfeito sem um CI, tenho material aqui pra montar qualquer pedal, to comecando com overdrive, depois quero fazer um fuzz, um phaser, compressor e por ai vai.

    Ontem mesmo eu fui atraz de uns circutios e vi uns pedais que amplifica bem os graves tb entao pensei mas deve ter uma coisa errada com os meus graves, e olhando minha caixa me deparo com o fundo inclinado, puta merda isso eh uma caixa pra grave, e ali estava meu problema dos graves.

    Agora comprei uma caixa de um amplificador staner de guitarra e vou colcoar uma frente nova pra um falante de 12 pol, pq era de 15 essa caixa, olhando assim por cima parece bem do mesmo tamanho que os combo jcm 12pol de caixa aberta q eu ja vi, mas eh so testando memso pra saber.

    Uma caixa grave destas capaz de forcar demais o falante sem precisar.

    macaco veio
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Fiz um testes antes, a saida do meu captador da uns 2vpp, eu sempre acho isso mt pouco e nos testes, deixei a saida do pedal em mais ou menos 3.5vpp,
    e ainda acha pouco!

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # nov/13 · Editado por: Sepulkrisiun
    · votar


    macaco veio

    Acabei me empolgando no pedal, e já ta quase um high gain, testei com 2vpp ficou bom mas com 3.5vpp ficou melhor ainda, será que é demais to meio por fora das saidas de pedais o amp é um jcm as vezes um jtm.

    macaco veio
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    bom, um distorcedor normal a diodos, os diodos precisam de 0,7 volts (teria que calcular pico a pico) as vezes 0,35 v (depedende da configuração), pra distorcer. Mais de 2v eu acho exagero, mas tudo bem ate pode ser no volume maximo, mas deve levar em consideração a relação sinal/ruido, não adianta nada um ganho de saida altissimo com um ruido altissimo junto. Nao importa muito o amplificador em questão, supõe se que va ligar em amplis valvulados normais que ja tem o proprio pre-ampli. Se tem uma guitarra com super captadores que ja saem com muito ganho de sinal e ja quase por si so distorcem sozinhas, voce perde na hora de bolar o pedal pois quando for ligar numa guitarra de captadores normais o pedal vai sair perdendo. Essa é minha opinião.

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # nov/13 · Editado por: Sepulkrisiun
    · votar


    macaco veio

    É verdade, acabei indo pra um lado mais obscuro da distorção, parece vicio já que curto um som de alto ganho e nunca tive em mãos um amplificador desses, claro que considero o jcm de alto ganho, mas mesmo com 2v de entrada no ampli ainda nao tem ganho suficiente pra tocar um trash metal por exemplo, tipo um metallica sem pedal.

    Sobre o ruido o que mais me impresiona são os capacitores isoladores do pedal (antes do resistor de 1M) de entrada, cada cap q coloco o ruido fica firente as vezes menos ou mais, e diminiu com a qualidade do mesmo, e o hissssss que é meio q comun em circuito valvulado de alto ganho, mas posso diminuir com um filtro tb, isso q uso JJ e acha uma valvuma mais "sileciosa", ainda notei um zumbidinho, mas deve ser porque é um projeto ainda e nao tá montado como deveria.

    Peguei um baixo e liguei o pedal em um amplificador SS de baixo e nao larguei mais o baixo, tirei uns timbres bem massa, fiquei tocando uns solos de lemmy e cliff burton e o ruido praticamente não existia e o ganho do pedal no max, ficou mt bom.

    Sobre a impedancia do circutio, eu nao uso seguidor catodo no final então to com uma impedancia de saida bem alta no final dos dois estagios de ganho, até posso colcoar mais uma valvula no final desse circuito pra diminuir a impedancia de saida, mas não sei se valhe a pena, porque li em algum livro um dia que seguidores de catodo nao são bons com sinais saturados,mas nao explicava porque e ainda segue um misterio pra im isso, nunca testei com saturação e principalmente por falta de espaço no chasis, quem sabe eu coloque em outro chassi de experiemntos q eu tenho que é bem maior.


    Demorei muito dias e dias ai nessa luta pra desenvolver o circuito e acertar a mão, ajustando esses detalhes agora quem sabe daqui um tempo com mais ajustes fique um pedal bem bom.

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    macaco veio

    Hj vou tentar diminuir a tensao de saida um pouco, e trabalhar mais no pedal.

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    macaco veio

    cara espero q vc possa me ajudar nessa, agora, empacou o meu alto ganho..
    hj testei e quando soquei ganho alto com volume no maximo notei um problema que nao entendi..

    Toda vez q toco um power cord e seguro, o som some e volta gradativamente, será que nao to mandando muito sinal nesse jcm? o que eu poderia mudar pra aguentar esse ganho alto..

    será que vou ter q saturar o maximo q puder no pedal e deixar a saida mais baixa tipo .8v ou 1v, é que o som q eu acho q estava me agradando tanto era o pre do jcm já no limite, mas porque q ele meio que morre nessas injetadas de sinal mais forte e depois volta normal?

    desculpe ae tanta pergunta, mas se tem alguem que pode me responder essa eh vcs, e esse mundo de high gain é novo pra mim.

    abs

    Ismah
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Sepulkrisiun

    Adicionar um resistor variável seria interessante, pois vc poderia ter um pedal hi e low gain. ou poderia até adicionar uma entrada pra um controlador.

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Ismah
    macaco veio


    Eu coloquei dois potenciometros, um de ganho e um de volume, acho que descobri tb o que aconteceu que o som ficava sumindo quando socava um sinal forte nos powerchords, era o resistor do catodo de um dos estagios, aumentei o valor e ficou bom, agora é ajuste, mas quanto mais aperta mais o jcm pede arrego, é muito ganho e o sinal mt forte pra esse projeto que nao foi porjetado pra tal, só pode, pq em determinado ponto o circuito abre as pernas.

    Como pode esses ampli de high gain aguenta tanto ganho, acredito que tenha em alguns circutios até noise gate.

    macaco veio
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Sepulkrisiun
    eu so consigo ter uma melhor ideia quando vejo o esquema dos circuitos pois geralmente analizo vendo a configuração e valores de componentes. Quando o som some e volta gradativamente parece estar havendo algum de tipo de compressao.

    Ismah
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Sepulkrisiun

    olha, poderia ter um trim pot, ou um potenciômetro mesmo, para controlar o ganho de saída.

    altirock
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    - Equalização gráfica (não me lembro de um drive com equalização gráfica - seria novidade)

    Seria fantástico um pedal de OD/Dist com essa liberdade de equalização

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quais as melhores frequencias pra um projeto de overdrive? SD-1, TS9 etc