Melhores overdrives na mesma praia do Tubescreamer TS9

Autor Mensagem
Faca na Caveira
Veterano
# jul/10


Pessoal, bom dia.

Vejo muitos comentários pelo fórum, coisas do tipo: "Tubescreamer é bom, é clássico, mas hoje em dia tem muita coisa melhor";

Bem, eu queria uma ajuda do pessoal mais experiente: quais são esses pedais? O que vocês consideram atualmente melhor que o tubescreamer original (sem limite de preço)? Se possível, postem também um comparativo e dizer os prós e contras em relação ao ts9. Só um detalhe, não compro handmades nacionais (não é preconceito, simplesmente minha experiência com handmades não foi das melhores).

Quando cito o tubescreamer original como referência do timbre, estou falando daquela saturada leve, sem aquela característica ardida, levemente rasgado, que seja também um bom booster para valvulados.

O que já encontrei:
Voodoo Labs Sparkle Drive - Falam mal do switch, parece que é vagabundo, quebra com muita facilidade.
Xotic RC Booster - Falam que é mais transparente, mas tem menos ganho que o ts. Até pode ser uma opção, não quero muito ganho, apenas um crunchzinho bem de leve mesmo.

Desde já agradeço a quem puder me ajudar com mais sugestões! Ah, não precisa nem falar que já usei a busca :) Valeu!

FeaR-ME
Veterano
# jul/10 · Editado por: FeaR-ME
· votar


O bb preamp da xotic é foda!

Eu tenho o handmade da efx (sei q vc n curte) mas o timbre é uma delícia, mato o TS à pau (também clone) que eu tinha.

Vlw, abçs

Michel_Wylde
Veterano
# jul/10
· votar


Fulltone OCD!!!!

Iversonfr
Veterano
# jul/10
· votar


Faca na Caveira
O que vocês consideram atualmente melhor que o tubescreamer original

Só um detalhe: o tubescreamer original não é da ibanez, é da Maxon, a Ibanez apenas coloca a marca dela. Da uma lida NISSO AQUI

JC_Junior
Veterano
# jul/10
· votar


Faca na Caveira


Sem limite de preço?

Vai de Klon Centaur! =D



Sério agora....

Dá uma olhada nos pedais da Barber, o Direct Drive e alguns outros. Pelas demos que eu ouvi, os pedais são muito fodas. Tem também o Fulldrive da Fulltone. E os Maxons que o Iversonfr colocou aí em cima.

Faca na Caveira
Veterano
# jul/10
· votar


Galera, obrigado pelas respostas!

FeaR-ME
vc já comparou com um TS?

Michel_Wylde
Eu deixei o ocd em aberto, mas sabia que alguém iria sugerir ele rsrs Inclusive ele está na minha mira tb.

Testei uma vez o ocd por uns 10 minutos, foi o suficiente pra gostar muito do timbre, mas a impressão que ficou é que mesmo na posição LP o timbre é diferente do TS, não cheguei a testar lado a lado, não sei dizer ao certo, mas algo me soa diferente. Esse por enquanto é o único motivo que me deixa com um pé atrás em relação ao OCD, não sei se ele se aplica ao que eu quero.

Iversonfr
Eu já sabia que os série 808 foram os primeiros ts a serem fabricados, e que tem menos ganho que os outros. Mas que a Maxon é a criadora dos ts, pra mim é novidade... Vc já testou esses OD da Maxon?

JC_Junior
Vai de Klon Centaur! =D
Só se vc postar um review primeiro rsrsrs brincadeira! =]

Acredito que o LTD seria perfeito pra mim, se não fosse tão embaçado de importar pedais da Barber. Vou pegar no ebay, ninguém envia pro Brasil :/

O fulldrive não conheço, nunca testei. Tenho a mesma dúvida que tenho do ocd, não sei se ele tem essa característica que procuro.

Iversonfr
Veterano
# jul/10
· votar


Faca na Caveira
Vc já testou esses OD da Maxon?

Não, nunca achei um por aqui... esses tempos atrás eu tava numa GAS enorme de comprar ele no Ebay no escuro pra ver qual é a dele, e agora depois de responder esse seu tópico a GAS voltou... rsrsrs...

Tirado do site:
Ah the old Tube Screamer, there are many variations however the one constant is they have all been manufactured by Maxon. But they all say Ibanez on the front so what's the deal? Maxon has always manufactured the Tube Screamer series and Ibanez marketing them under their brand

Só tenho contato com os Ibanez, e foi essa frase aí que me deu vontade de pegar um Maxon mesmo sem ter tocado, é um risco né, mas qquer hora que der na telha eu pego pra ver qual é... abs!

MauricioBahia
Moderador
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Faca na Caveira

Bom, o circuito do TS (clássico overdrive) é muito fácil de ser clonado. O próprio SD-1 é quase a mesma coisa em termos de circuito/componentes. Na verdade o TS para quem não sabe é um simulador de valvulado (acho que foi o primeiro) e acabou sendo usado para colorir e/ou empurrar a distorção de outros amps.

Eu ouvi falar do Visual Sound Rout 66. Se é para ter um TS diferente, eu optaria pela versatilidade. Apenas o tamanho, já que é um predal duplo, Overdrive + Compressor, não me agrada...

Abs

erico.ascencao
Veterano
# jul/10
· votar


Michel_Wylde: Fulltone OCD

Ele não tem um ganho mais alto que o TS9 (ou pelo menos uma faixa de regulagem de ganho mais ampla)?

thiagorr
Veterano
# jul/10
· votar


Faca na Caveira

cara, eu falaria de algum que ja foram falados ai, mais como disse, ja foram falados ahsuhaushs

então te falo do mxr gt od, apesar de ter um som mais moderno, ja vi um video no ytb que comparava ele com o ts9, era parecido, achei legal, e ele ainda tem uma chave interna que acentua os médios, oq deve deixa-lo mais parecido ainda. e custa 100 dolares na tonefactor, e o brad pode mandar para o brasil, ao contrario dos fulltone!!!!

valeu

maxbqi
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao


Ele não tem um ganho mais alto que o TS9 (ou pelo menos uma faixa de regulagem de ganho mais ampla)?


Sim. Vc até consegue regulá-lo para um ganho mais baixo, mas sinceramente uma coisa que tenho notado (minha opinião) é que não compensa (minha opinião para o meu equipo).


Faca na Caveira


Eu mesmo estou atras quando a grana aliviar de um overdrive mais leve e um que tem me agradado pelo que ando ouvindo é o barber LTD que vc citou. No meu caso que o set ainda está minúsculo uma possibilidade que estou vendo e te sugeria dar uma olhada é o Barber Burn Unit.

Michel_Wylde
Veterano
# jul/10 · Editado por: Michel_Wylde
· votar


erico.ascencao
maxbqi

Sim. Vc até consegue regulá-lo para um ganho mais baixo, mas sinceramente uma coisa que tenho notado (minha opinião) é que não compensa (minha opinião para o meu equipo).

Kra, eu acabei de comprar um ocd exatamente pra fazer isso.. empurrar a distorcao do meu ampli...

Fora que com um ganho no minimo deve ficar mto tesao pra tocar pink floyd(ex: shine...)

E tem a vantagem de mais versatilidade de regulagem e tb de voltagem! ^^

Faca na Caveira
Veterano
# jul/10
· votar


MauricioBahia
Gostei da sua sugestão cara! Pena que é um pedalzinho espaçoso huahuahau

maxbqi
Sim. Vc até consegue regulá-lo para um ganho mais baixo, mas sinceramente uma coisa que tenho notado (minha opinião) é que não compensa (minha opinião para o meu equipo).
Não compensa usar o ocd com pouco ganho ou usá-lo como boost? pq?

erico.ascencao
Veterano
# jul/10
· votar


maxbqi: uma coisa que tenho notado (minha opinião) é que não compensa (minha opinião para o meu equipo)

O que você quis dizer é que não vale a pena usar o OCD para boostar um valvulado porque o TS faz isto e é bem mais barato, certo?

Iversonfr
Veterano
# jul/10
· votar


Faca na Caveira
Não compensa usar o ocd com pouco ganho ou usá-lo como boost? pq?

Pra voce ver como gosto é gosto. Eu tenho um OCD também e já eu gosto de usá-lo como boost com ganho muito baixo, quase no mínimo, coisa de 9hrs. Num sou mto fã dele com ganho no talo.

ogner
Veterano
# jul/10 · Editado por: ogner
· votar


Faca na Caveira
erico.ascencao
Iversonfr
MauricioBahia

Os TubeÓgScremaaa, com as Crazy-Mods são os melhores!!!!!

Som dele aqui:

http://www.4shared.com/file/78835107/6b5b3210/Jimey2.html

Hehehe, não equiziste overdrive melhor que que 808!! Hehehe.

Michel_Wylde
Veterano
# jul/10
· votar


Iversonfr
Opa, pensei igual a vc qdo comprei meu ocd... ehehhe
\.../

Zero Zen
Veterano
# jul/10
· votar


Faca na Caveira

Vejo muitos comentários pelo fórum, coisas do tipo: "Tubescreamer é bom, é clássico, mas hoje em dia tem muita coisa melhor";

Bem, eu queria uma ajuda do pessoal mais experiente: quais são esses pedais? O que vocês consideram atualmente melhor que o tubescreamer original (sem limite de preço)?


Bem... As coisas que são passíveis de melhora no Tube Screamer são o by pass, a falta de graves, médios em excesso e pouco ganho.

Alguns fabricantes corrigiram estes problemas alterando o próprio pedal com outros componentes, como é o caso do Robert Keeley. São excelentes.

Outros fizeram suas próprias versões. As mais próximas que conheço da sonoridade da linha TS são, o Toadworks Texas Flood, o Fuchs Cream e os Barbers Small Fry e LTD.

Qualquer um deles é fantástico. Questão de detalhes (voice) e gosto pessoal. O mais flexível é o Barber Small Fry, o Toadworks é de ganho mais parecido com o TS-808 (low gain), o Fuchs Cream é extremamente cremoso, delicioso e o Barber LTD é aquele que é mais aberto. O LTD da versão SR (Special Recipe) é o que possui menos médios entre todos os Barbers.

Mas tem outros pedais interessantes, como o Cusack Screamer, Barber DD e tantos outros. É o caso de pesquisar bastante.

T+.

maxbqi
Veterano
# jul/10
· votar


Michel_Wylde

E tem a vantagem de mais versatilidade de regulagem e tb de voltagem! ^^

Fato.

Faca na Caveira
erico.ascencao


Deixe eu me explicar melhor. O OCD pelo que venho testando (tenho ele apenas a 1 mes então estou descobrindo as possibilidades) é um pedal bem versátil e pode ser usado tanto como boost como drive, e funciona muito bem para ambos os casos (minha opinião). Eu como moro em ap e não tenho banda a um bom tempo tenho preferido usá-lo como drive porque curto muuuiiiito o drive dele, mas é uma questão pessoal. Não estou falando que é melhor para isto. Para mim ele tem funcionado bem para as duas coisas. Eu que gosto muito do drive dele e estou querendo usar outro pedal como boost.

Abs

SteveRayMorse
Veterano
# jul/10
· votar


ogner

Muito show brother hehe!! Que pedal é esse? Timbre lindo!!

ogner
Veterano
# jul/10 · Editado por: ogner
· votar


SteveRayMorse

Um dos TS que montei....Ja foram 5, hehehe....Tenho um com Mod de graves que é sensacional....Meu xodo, mas montei ele sem Led, e com medo de mudar algo no timbre mantive ele sem led pra não mexer no circuito...Doidera, hehehe....

EDIT:
Só pra constar eu não vendo não sou fabricante, monto pra mim...
O maximo que eu fiz foi dar de presente pra amigos.

erico.ascencao
Veterano
# jul/10
· votar


maxbqi
Perguntei sobre o OCD pois ele é um dos meus alvos para o projeto "latinhas de drive". Ele faria a função de "overdrive Marshallzístico" no meu set, junto com um "overdrive leve TSzístico" (provavelmente um TS ou um BB Preamep da EFX) e uma distorção "EVHzística" (ainda não sei qual). Dependendo da distorção que eu escolher eu pegaria uma segunda distorção menos aberta do que a "EVHzística".

Iversonfr
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao
Ele faria a função de "overdrive Marshallzístico"

Aí já é Catalinbread DLS na cabeça!

edalko
Veterano
# jul/10
· votar


Faca na Caveira
"Tubescreamer é bom, é clássico, mas hoje em dia tem muita coisa melhor";
Bem, eu queria uma ajuda do pessoal mais experiente: quais são esses pedais?



Todos que usam chip "xxx4558"


Zero Zen
Outros fizeram suas próprias versões. As mais próximas que conheço da sonoridade da linha TS são, o Toadworks Texas Flood, o Fuchs Cream e os Barbers Small Fry e LTD.

Qualquer um deles é fantástico. Questão de detalhes (voice) e gosto pessoal. O mais flexível é o Barber Small Fry, o Toadworks é de ganho mais parecido com o TS-808 (low gain), o Fuchs Cream é extremamente cremoso, delicioso e o Barber LTD é aquele que é mais aberto. O LTD da versão SR (Special Recipe) é o que possui menos médios entre todos os Barbers.

Mas tem outros pedais interessantes, como o Cusack Screamer, Barber DD e tantos outros. É o caso de pesquisar bastante.


Disse tudo... Fuchs Cream é "O" cara!

maxbqi
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencaoerico.ascencao
Ele faria a função de "overdrive Marshallzístico"


Eu pessoalmente tb não o usaria para isto. Apesar de falarem que ele é um marshall-in-box creio que tenha melhores.

Faca na Caveira
Veterano
# jul/10
· votar


Zero Zen
Sensacional o Texas Flood! Mó tesão o timbre!
Quando eu chegar em casa vou ouvir ele com mais atenção.
Já o Fuchs, tem um timbre filé também, mas achei que é um drive mais aberto, parece mais com meu plexitone do que com um ts.

A propósito, deixa ver se eu entendi uma coisa:
No OCD, com a chave em LP deixa ele mais tubescreamer, pouca saturação e menos rasgado; Já com a chave em HP deixa ele mais marshall, aberto e rasgadão. Estou certo?

Zero Zen
Veterano
# jul/10 · Editado por: Zero Zen
· votar


edalko

Faca na Caveira
"Tubescreamer é bom, é clássico, mas hoje em dia tem muita coisa melhor";
Bem, eu queria uma ajuda do pessoal mais experiente: quais são esses pedais?

Todos que usam chip "xxx4558"


Nem sempre... O Pigtronix Polysaturator possui 04 JRC4558 (é isso mesmo!) em seu coração e não soa nada parecido com um TS, mas talvez como quatro deles, juntos. heheh

Faca na Caveira

Sensacional o Texas Flood! Mó tesão o timbre!
Quando eu chegar em casa vou ouvir ele com mais atenção.
Já o Fuchs, tem um timbre filé também, mas achei que é um drive mais aberto, parece mais com meu plexitone do que com um ts.


Acho o Texas Flood mais aberto, pois tem menos médios que o Fuchs Cream, logo, é mais articulado. Já o Fuchs Plush Cream é completamente médio, cremoso, sem muito brilho.

A propósito, deixa ver se eu entendi uma coisa:
No OCD, com a chave em LP deixa ele mais tubescreamer, pouca saturação e menos rasgado; Já com a chave em HP deixa ele mais marshall, aberto e rasgadão. Estou certo?


O OCD é um excelente pedal, mas me soa completamente diferente dos TS. Tem graves e agudos proeminentes enquanto os TS tem muitas freqüências médias. A chave Low Peak e High Peak tem a ver com a compressão. Quanto mais comprimido o som, maior a impressão de um som gordo, cheio, aveludado e com pontas aparadas. Mas ainda assim, não acho que o OCD soe parecido com um TS like. De qualquer forma o OCD é um "must" em qualquer board, pelas sua característica transparência e graves exuberantes e focados.

T+.

erico.ascencao
Veterano
# jul/10
· votar


Iversonfr
maxbqi
Zero Zen
Ainda tenho que aprender muito sobre as latinhas...

macaco veio
Veterano
# jul/10
· votar


eu usei uma porrada de pedal nos anos 70, alguns apenas vi em revistas mas tinha essa febre por pedais que muitos tem agora, tive alguns dos anos 60 na mao que nunca mais vi (se eu soubesse que poderiam se tornar vintage nao teria desfeito ou teria tentado comprar os que nao tive) mas nunca ouvi falar ou vi um Maxon anos 70. sera' que existiam mesmo ou e' pura jogada de marketing? Ja tive esse verdinho Ibanes em 1976 foi quando conheci tubescreamer, incrivel, na epoca eu achei ele uma bosta, eu tinha um bigmuff 1974 e um fuzz lafaitte radio 1969 (um pedal do caraleo), acho que foi por isso. troquei ele num flanger um ano depois porque flanger era a novidade da epoca.

Zero Zen
Veterano
# jul/10 · Editado por: Zero Zen
· votar


macaco veio

As vezes é melhor nem olhar para trás. Alguns equipamentos que possui e comprei na época (anos 80) valem um bom dinheiro hoje. MXR D+ Block Logo, MXR Analog Delay, TS-9 da época, MXR Overdrive Commander, diversos Boss japoneses...

Todos foram vendidos. (Ai que tristeza vintage !)

A verdade é que os gostos musicais mudaram mais do que os pedais. Para mim os modelos Reissue soam tão bem quanto os originais, os Boss Made In Taiwan, as vezes, são até melhores que os da época.

A eletrônica evoluiu muito, especialmente no que se refere aos pedais. Outro detalhe é que na época já era uma glória a gente conseguir um Big Muff, um Poly Chorus, um MXR D+ ou Flanger, e mesmo um Boss de qualquer modelo. Meus ouvidos não ficavam procurando se o pedal comia sinal, timbre ou freqüências. Se a capacitância dos cabos vagabas estava engolindo meu timbre. Era o conforto da ignorância! Eu não conhecia todos os detalhes, ou pelo menos estes.

Como o acesso aos equipos bons era difícil, a possibilidade de compará-los era remota, principalmente em bases técnicas, como por exemplo, usar um pedal de duplo loop para comparar pedais sem que o by pass de um afete o outro. Ou usar um A/B para comparar dois amps.

Hoje é bem mais fácil comparar pedais "cientificamente" !

E analisar os antigos que soam bem, descobrir o porquê disso e depois produzir um exemplar melhorado, graças a maior precisão dos componentes atuais.

T+.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Melhores overdrives na mesma praia do Tubescreamer TS9