quantos pedais de drive vcs tem no set ?

Autor Mensagem
mahnba
Membro Novato
# out/13 · Editado por: mahnba


Olá

Estou montando um set de 6 pedais, nada demais


Pesquisando tudo, começei a notar que pelo menos 60% - 70% tem no minino 8 pedais, no set.

Ate ai tudo.


Porem, fui perceber depois, que dentre esses 8 pedais, em media sao de 3 a 4 pedais de overdrive, distortion etc....


Olhem os sets que encontrei a baixo ;


1 - BOSS FBM-1 Fender '59 Bassman Legend Series
2 - BOSS AW-2 Auto Wah
3 - BOSS ODB-3 Bass Overdrive
4 - BOSS SD 1 Super Overdrive
5 - Electro-Harmonix Metal Muff with Top Boost:
6 - Meteoro Revolution Tube Drive
7 - DOD Chorus FX64 Ice Box Stereo
8 - Yu Brother by Coron Compressor

1- Cry baby 95 Q
2- Boss blues drive
3- Vox distortion booster
4- Mxr custoum comp
5- Boss ce 5
6- Pedal afinador pt 5
7-Boss ds1 japan
8- Mxr distortion + plus


EH BIG MUFF TONE WICKER
MXR Phase 90 Modify Keeley
T-REX Crunchy Frod Overdrive e Boost
BOSS NS2 Noise Supressor
NUX Chorus Core Nux
Mooer Tremolo Trelicopter
Fire Power Booster


me impressionei, com a galera usando tanto drive
isso é norma, qual motivo de usarem tantos drives assim ?

eric bluesman
Veterano
# out/13
· votar


mahnba

A questão maior é oq vc vai fazer , pq pra cada estilo vc usa um tipo de pedal diferente , eu por exemplo possuo dois drives no meu set , um ts9 e um blues driver , cada um com uma função diferente , ts9 pra um blues ou bases com menos hi gain , o blues driver pra algo mais pesado ja que o pedal tem um grave mais acentuado , juntando os dois fica rock in roll total, acho q vc tem que ver primeiro todas as caracteristicas que envolvem oq vc procura , pra nao ficar lotando o pedalboard sem necessidade !!!

amilanezi
Veterano
# out/13 · Editado por: amilanezi
· votar


Eu gosto de drives pra ca%$&#lho...mas ainda quero me desapegar...não sei quando....hehehe

No meu set de pedais tenho 95% drives...total de 9 drives + drive ampli.
Ahh...3 deles são Fuzz...e Fuzz é Fuzz...rsrsrs

Uso 1 delay e um chorus...o resto é drive pra boost, drive leve e drive high gain.
Reverb uso do ampli...
Afinador tbm né...rsrsrs

Pra tocar rock, que é meu caso....drives, delay e chorus são suficientes...

o/

JJJ
Veterano
# out/13
· votar


Tenho vários, mas, em geral, só uso um de cada vez.

eric bluesman
Veterano
# out/13
· votar


mahnba

Delay mesmo é um caso a ser estudado , pq quem curte um estilo mais U2 lado pop leva a onda com repeticoes bem aparentes e com tempos bem divididos, outros usam só pra ambiencia , por isso que tem gente que usa um analogico simples e ta resolvido, outros precisam de uma pedaleira delay pra poder montar presets com tempos diferenciados , chorus não é todo mundo que gosta , mas pra aquele som limpo cheio e bonito é a maior pedida , phaser é pra quem curte um van halen ou uns lances de swing que fica massa , wha wha tb entra nessa ideia , ixi velho é um vasto tempo de aprendizado ate vc ver oq realmente precisa no seu som !!!

eric bluesman
Veterano
# out/13
· votar


amilanezi

antigamente eu me perguntava tb pq pedais com timbragens parecidas , com o tempo vc vai vendo que um detalhe muda totalmente o pedal de over de outro over , fiquei sabendo que o David Gilmour usa 3 compressores no pedalboard dele, me pergunto o pq disso mas concerteza ele sabe bem o pq , é um mundo de muitas experiencias !!!

bezerrabru
Veterano
# out/13
· votar


Eu uso basicamente 3 drives.

GDI (Será substituido pelo TS9 quando chegar) com um low gain, quase limpo.... Este somado com um Jackhammer para chegar em timbres mais rock and roll ...

E tenho um fuzz face handmade também.

Eu uso, hoje, sempre o GDI ligado e os outros dando um algo a mais que falta nele.

Para mim, 3 drives (low, medio) e um fuzz é o suficiente, e uso Delay, Chorus e Wha também...

amilanezi
Veterano
# out/13 · Editado por: amilanezi
· votar


eric bluesman
Verdade man...
no meu caso uso somente o drive e não uso compressor...apesar de tocar bastante Pink Floyd na Banda, mas dae uso os compressores da GT-8 e não uso o set de pedais...
Mas meus pedais de drive são bem diferentes entre eles e ainda vou ver o que realmente vai ficar...
A inúmera variedade de drives que existe deixa o cara maluco...e como eu ainda estou definindo meu set, to com essa quantidade de drives...mas quero reduzir logo...tô me tratando...hehehe

o/

BrotherCrow
Membro Novato
# out/13
· votar


Cara, eu coleciono pedais. Tenho tipo uns 20 pedais aqui em casa, mas obviamente não uso todos ao mesmo tempo. Acho 8 pedais coisa demais! Meu set "normal" é:
-Wah Electro Harmonix Crying Tone
-Compressor com overdrive Visual Sound Route 66
-Big Muff Tone Wicker da Electro Harmonix
-Delay Memory Boy Deluxe da Electro Harmonix.

E só. Dependendo do que eu quero fazer coloco algum chorus (normalmente não porque já me satisfaço com a modulação do delay). Não gosto de reverb pra tocar ao vivo porque normalmente os lugares já tem reverberação natural demais. E mesmo meu overdriver é mais pra empurrar o drive do amp mesmo. Numa situação extrema, tocaria só com o wah, usando os efeitos do amp.

E tem aqueles efeitos que entram de vez em nunca, tipo octafuzz (uso um Fender Blender), algum fuzz diferentão (gosto muito do Holy Stain) e pitch shifter/ harmonizador. Mas definitivamente não uso mais de um drive... às vezes substituo o Route 66 (que é um bom clone de tubescreamer com opção de bass boost) por um Marshall Guv'nor. Até fica legal usar os dois juntos, porque dá aquele som clássico de tubescreamer empurrando Marshall, mas é raríssimo eu ter saco pra isso.

Longo demais, nem li: depende do que vc toca, mas pro meu caso acho um drive só suficiente.

mahnba
Membro Novato
# out/13 · Editado por: mahnba
· votar


bom, sim se usam diferentes pedais de modulação para diferentes tipo de musica

mas olhem por exemplo, sons mais cru, so drive

slash, angus young, sex pistols.

o slash, não usa pedal de distorção no maximo um sd 1, o anguns tbm, o sex pistols so caixa tbm


toco isso e mais um pouco, com apenas 2 pedais, que coloquei no set
tone Fulldrive 2 Mosfet e mxr zakk wylde
uso os 2 separados ou o mxr para boost, consigo ate metallica


ah não ser, que o pessoal queira tocar sons com varios tipos efeitos tbm

amilanezi
Veterano
# out/13
· votar


Claro que tudo depende do tipo de som que o cara toca....se for cover de várias bandas e quiser deixar os timbres bem parecidos, não há como fugir de vários drives.

Mas, se for pra fazer um som com músicas próprias...eu usaria o drive do ampli +um Boost (OD leve) e um high gain pra usar no canal limpo do amp, além de um Fuzz. Como modulação um chorus de leve nas guita clean e um delayzinho de leve tbm.

Na verdade a pergunta título do tópico ficaria mais completa se fosse:

Quantos pedais de drive vcs tem no set e qual o estilo de música você toca?

Por que acho que depende muito do estilo....

o/

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# out/13
· votar


amilanezi
Caraca, velho... 9 drives? kkkk

Eu tenho um pedal de overdrive e um fuzz no set e já acho coisa demais. E o meu overdrive, apesar de ser um baita de um pedal, com uma grande variedade de timbres e um range de ganho muito bom, eu uso apenas como clean boost, só pra adicionar um taquinho de drive ao canal clean do amp, que eu deixo já com uma pontinha de drive também. O resto da variedade de drives eu consigo no canal de drive do amp, regulando o ganho pelo botão de volume da guitarra.

daniel.damin
Veterano
# out/13
· votar


Eu tenho 4 drives no set, mais o do amp (que é o principal)]

Tube Baby - solos numa onda mais clean, com uma pitada de drive
Sd-1 - bases dedilhadas com uma crunchadinha beeem leva
Mooer Flex Boost - Boost de agudos/médios
Andy Plexi Sound (clone do Carl Martin Plexi Tone) - Uso quando não estou com o meu amp, aí este vira o drive principal.
Drive do Amp (Pégasus Pedrone) - Sem comentários, é de Deus e ponto!

BrotherCrow
Membro Novato
# out/13
· votar


amilanezi
Poxa cara, eu acho muito legal ter um monte de drives diferentes. Em casa eu tenho esse Guv'nor, o Route 66, e um TS9. Quando vc diz 9 drives, está incluindo fuzzes e distorções na conta, né? Se for assim, eu teria 7 haha! Mas nunca usaria todos ao mesmo tempo, principalmente ao vivo. É muita complicação. Iria de pedaleira mesmo.
E depende mesmo do estilo! Eu mesmo não uso nenhuma distorção high gain tipicamente heavy metal. Fico com os drives e fuzzes. Mas se vc pega um pedal como o Guv'nor, ele tem ganho, volume e 4 controles de tom! Isso dá muita versatilidade, dá pra tocar praticamente tudo. São poucos sons "normais" que vc não consegue tirar dele. Concordo que dá pra conseguir sons melhores com pedais específicos, mas ao vivo acho que tem que rolar um equilíbrio entre timbre e praticidade.

vintagentleman
Veterano
# out/13
· votar


mahnba

Se você quiser variação timbrística, vai ter que ter mais de um drive. Cada pedal tem uma personalidade, o que já te ajuda a variar. Mas o mais importante são as combinações deles, com resultados muito interessantes.

Eu tenho um Bad Monkey, um OCD e um Sansamp GT2. A combinação entre os dois primeiros permite por exemplo, tirar uns Guns bem aproximados... Porém, para metal, não fica muito legal...

Daí que para tocar uns trens mais pesados eu uso o GT2 sozinho. Ter mais de um drive propicia versatilidade ao set e o seu som fica menos "enjoado" e repetitivo, ainda mais para quem não dispõe de várias guitarras e amplificadores.

MMI
Veterano
# out/13
· votar


JJJ

Tenho vários, mas, em geral, só uso um de cada vez.

Eu tenho alguns, mas geralmente não uso nenhum. hahahahahahaha

Prefiro usar o drive de algum amp, como o Mesa Triaxis. Poucos tem um som realmente interessante que valem a pena, como o Suhr Koko Boost e o MI Effects Blue Boy.

Grimc
Veterano
# out/13 · Editado por: Grimc
· votar


De drive no meu set eu tenho um Organic Drive da Landscape, um GDI21 da behringer (clone do Sansamp GT2, é um pedal bem legal e barato enquanto continuar funcionando) e um Brutal Distortion, também da Landscape.

Geralmente eu uso o GDI21 pra bases bem pesadas, tipo de trash e tal, não gosto do som dele pra lead, acho que falta dinâmica nele, mas cumpre muito bem o papel pra uma base trash hi gain. Já o brutal tem um som bem mais encorpado que eu gost ode usar pra solos e coisa do tipo. O Organic eu uso muito pra levar um rock mais leve, também pra dar uma esquentada no brutal, e também pra alguns solos melódicos eu gosto de usar menos distorção, então eu uso o Organic.

É um set bem humilde, porém versátil, na minha opinião.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# out/13
· votar


Puxa, esqueci de falar dos meus no post lá em cima.

Eu uso um Tom Tone Hotbox Ebollution Poit, que é baseado no Rockbox Boilling Point. Pedal super versátil, com um range de ganho ótimo. Atualmente, no entanto, está no set só como booster pro canal limpo.

O outro é um Ed's Mod Shop Ed's Fuzz, fuzz de silício baseado no Fuzz Face, eu acho. Super versátil também e com som super lindo.

De resto, o amp me serve pra tudo.

amilanezi
Veterano
# out/13
· votar


BrotherCrow
Ainda tem uma....

Pra tocar ao vivo, se for apenas um pedal (que seja versátil)...o cara vai ter que ficar regulando ele em cada música...imagina..nada prático isso...]

o/

BrotherCrow
Membro Novato
# out/13
· votar


amilanezi
Concordo plenamente! Por isso disse que, se vc precisa mesmo de um monte de drives diferentes, acho que a melhor solução ao vivo é pedaleira mesmo. Assim vc tem um preset pra cada música e tem a maior praticidade possível. Sei que uma galera vai dizer "ah, mas profissional só usa pedal, nenhum profissional usa pedaleira", mas profissional tem roadie, às vezes até tem os pedais lá no fundo com um técnico regulando entre as músicas...

Dois ou três drives ao vivo, acho viável. Mais que isso complica. Até por perda de sinal.

amilanezi
Veterano
# out/13 · Editado por: amilanezi
· votar


BrotherCrow
Exato!

Por isso que ao vivo, tocando em banda cover eu uso minha GT8...ainda uso pedal pra voz e as veses preciso pisar nos dois...

Com a pedaleira...Numa pisada ligo drive, compressor, desligo chorus e o que eu precisar...

o/

JJJ
Veterano
# out/13
· votar


MMI
Eu tenho alguns, mas geralmente não uso nenhum. hahahahahahaha

Frequentemente não uso nada também.

amilanezi
Veterano
# out/13 · Editado por: amilanezi
· votar


Quem não usa nenhum drive toca o que?

Lambada...ou arrocha...

¬¬

hehehe

o/

FBlues_rock
Veterano
# out/13
· votar


MMI
Já que curte o BB da MI, já testou o Blue Note da Rockett? O meu chutou meu Klon com vontade do set, mu drive preferido.

BrotherCrow
Tenho set com 13 pedais e nenhuma perda perceptível. Isso pq um único pedal de buffer ruim (ex: maioria dos Boss que testei) eu percebo diferença no timbre; ainda assim, essa diferença é imperceptível para o público se tiver tocando ao vivo.


mahnba
Considero dois bons drives (sendo um baixo ganho p/ empurrar o amp) suficientes; se precisar de muitos drives diferentes por repertório muito eclético sugiro pedaleira.

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# out/13
· votar


Po, eu não tenho pedais separados, só uma pedaleira, mas se eu fosse comprar pedais de Dist & Drive, provavelmente eu ia comprar esses:

Boss OD-1 (ou 3, ou Super Drive, sei lá)
Boss BD-2
Marshall Jack Hammer
Boss MT-2
Boss FZ-5 (não me critiquem, eu gosto desse pedal)

E mais algum de Fuzz que eu não sei ainda.

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# out/13
· votar


amilanezi
ainda uso pedal pra voz
E que que esse pedal faz?

amilanezi
Veterano
# out/13 · Editado por: amilanezi
· votar


Thiago Livgren que toca mais ou menos
Uso o BOSS VE-20.

Ele faz dobra de voz, oitava acima, abaixo, terça, quinta, quarta, sexta (acima e abaixo) como backin tá ligado?

Além de ter reverb e delay e alguns outros efeitos...é uma mão na roda pra quem é vocalista e toca em banda onde os cara são vadio e não fazem backin...hehehe

Tem pitch correct tbm, que corrige a afinação, mas não uso...pq se o mic for bom e captar o som da guita por exemplo ele acaba tentando corrigir o pitch da guitarra e tudo que ele captar...dae fódi tudo..

o/

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# out/13 · Editado por: Thiago Livgren que toca mais ou menos
· votar


amilanezi
Ele faz dobra de voz, oitava acima, abaixo, terça, quinta, quarta, sexta (acima e abaixo) como backin tá ligado?
Além de ter reverb e delay e alguns outros efeitos...

Eu tinha visto um desse num papel de propaganda que veio na minha GT-100, achei que fosse outro pedal. kk
Com certeza deve ser um pedal bem útil, mas 1 oitava acima não ficaria parecendo o Tico e Teco fazendo backing?

é uma mão na roda pra quem é vocalista e toca em banda onde os cara são vadio e não fazem backin...hehehe
huahauhauhauahuah
Se algum dia eu for vocalista eu vou forçar os caras a pelo menos gritar alguma coisa no refrão, tipo aqueles refrões dos Scorpions (Rock You Like A Hurricane é um bom exemplo) hehe

Tem pitch correct tbm, que corrige a afinação
Se for igual um auto-tune, eu não curti muito esse efeito, deixa a voz robótica. Se for assim prefiro ir na raça.

amilanezi
Veterano
# out/13
· votar


mas 1 oitava acima não ficaria parecendo o Tico e Teco fazendo backing?
Pois então...fica legal man...se puderes dar uma vasculhada no youtube tu vai ver que fica legal.

Se algum dia eu for vocalista eu vou forçar os caras a pelo menos gritar alguma coisa no refrão, tipo aqueles refrões dos Scorpions (Rock You Like A Hurricane é um bom exemplo) hehe
Eu forço...mas não adianta, então o pedal ajuda bastante...

Se for igual um auto-tune, eu não curti muito esse efeito, deixa a voz robótica. Se for assim prefiro ir na raça.
Cara não vou dizer que fica super natural, mas não fica robótico não...claro que se tu tentar cantar alguma música no TOM de ré maior e mandar ele ajustar a afinação pra mi maior vai ficar artificial, mas pra correções sutis ele funciona bem legal sim...mas como eu falei...se o mic captar outra coisa junto com a voz ele vai tentar corrigir também...

o/

JJJ
Veterano
# out/13
· votar


amilanezi
Quem não usa nenhum drive toca o que?
Lambada...ou arrocha...

Rock and Roll.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a quantos pedais de drive vcs tem no set ?