Pedal "Bluesy" - Um guia pra você comprar o seu!

Autor Mensagem
Leomju
Veterano
# nov/12 · Editado por: Leomju


ALÔ VOCÊ...
Bem, estou aqui pra compartilhar minhas buscas pelos timbres que quero, e consequentemente ajudar os amigos que estejam em dúvida.
Já vou avisando que este poste vai ser longuíssimo, mas é necessário que seja assim, pra ser de utilidade pública.

Primeiramente, gostaria de dizer que acabei de vender o meu Ibanez TS 808 (estava muito judiado), e após muito pensar, vou encomendar amanhã o meu Sparkle Drive (já testei este pedal, é muito legal e pra timbre TS é realmente o grande escolhido, após muuuita pesquisa! Nisto estou tranqüilo.

Ocorre que a algum tempo tenho uma grande vontade de comprar um pedal com timbre “Bluesy”.

Então, vou explicando de pronto:
Muita gente pensa que estes pedais, são idênticos aos TS, mas na verdade, não são da mesma categoria.
Na minha opinião, eles tem por característica, serem mais transparentes que os “Screamers” e seus descendentes, trazendo mais o timbre da guitarra ao som.
Eles afetam pouco o timbre da guitarra, por isso, diferente dos TS, não “comem” o grave, e ligados em baixos ganhos, dá pra se sentir a guita quase ao natural.
Outro fato que pude constatar quando testei três desses pedais (os que tive oportunidade: Boss BD-2, Marshall BB-2 e Giannini Axcess Blues Drive) é que eles possuem mais ganho que os TS, porém mesmo tocados a ganhos altos, eles, por serem transparentes, continuam empurrando aquele som rachadão e fervente do Blues dentro do ouvido!
Mais uma característica, e essa causa polêmica é que eles são ricos em agudos, mas não é um agudo irritante, é bem dominável... hehe.
Portanto, seria mais justo dizer que eles são ricos em acrescentar “brilho” ao som, ressaltam aquela característica de picos de agudos que trazem a “crocância” e o “estalado”do som.
Pra strato então, são uma mão na roda!!!
Por todas as características acima, esses pedais funcionam muito bem como booster: preservam o timbre, dão claridade ao som e tem ganho suficiente pra empurrar qualquer all tube.
Não é à toa que os fabricantes teimam em manter o nome “Blues” nesses pedais, eles são nessa onda, são cara de “vintage”.
Curiosamente, excetuando-se algumas marcas, e entre elas a Giannini, a maioria dos fabricantes escolheu a cor azul para estes pedais, acho que para diferenciar dos TS mesmo (nota-se que o equivalente da Giannini para o TS é o OD-102 Over Drive, o amarelinho)

Eu já to vidrado em um desses a muito tempo e após pesquisar muito, devido ao custo benefício e boa qualidade, devo comprar um BD-2 pra namorar o Sparkle.
Enfim, se você curte Blues e rock clássico, deixarei vídeos abaixo e duvido que você não se apaixone numa coisinha dessas... hehe!

BOSS BD-2 - Blues Driver: Agudos legais e muito timbre! Esse pedal é muito substimado, quando testei um não quis desgrudá-lo mais.


MARSHALL BB-2 - Blues Braker: Tem mais sustain que o Boss. Mas o timbre do Boss me agradou mais.


MI AUDIO - BLUES PRO: Legal. Tem menos ganho que os outros.


ROCKETT BLUE NOTE: Bem sutil. Vá a 00:50, quando é acionado o pedal.


VFE BLUES KING: Este é um grande pedal! Assista com atenção que este pedal tem botão com ocrte de graves.


DIGITECH SCREAMIN' BLUES: Opção boa e barata.


GIANNINI AXCESS BLUES DRIVE: Outra boa opção legal.


Bem pessoal, é isso, desculpe o tamanho do post, tem bem mais pedais, mas fiz um resumão legal pra vocês.
Espero ter ajudado quem está navegando por essas águas!

Um grande abraço!

juninholiveira
Veterano
# nov/12
· votar


wow legal, não conhecia muito esses pedais não! curti demais o timbre o boss, que isso heim! gostei mesmo, vou pesquisar mais sobre esses pedais aí.

JoaoAgs1
Veterano
# nov/12
· votar


Qual diferença desses pedais para um pedal de fuzz?

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# nov/12
· votar


JoaoAgs1

O Fuzz é um tipo de efeito de ganho bem "louco". Ele dá a impressão que o som sai meio "rachado", é bem diferente dos overdrives.

Saca...



Leomju
Veterano
# nov/12
· votar


juninholiveira
Pois é...
Reza a lenda que esse tipo de som vem dos primeiros amps usados pelos blueseiros, que tinham falantes pequenos e resultavam num timbre mais aberto. Mas não há precisão nenhuma nesta informação!

JoaoAgs1
João, o Fuzz é um efeito que ao ouvir, nos dá a impressão de que o falante do amp está furado!
Hendrix usava muito, e muito bem!

inExperienced
Veterano
# nov/12
· votar


Leomju
Eu tenho um BD 2, amo ele, to uns AC DC, Guns.
JoaoAgs1
Qual diferença desses pedais para um pedal de fuzz?

Fuzz tem um som rasgado, é um pouco mais difícil de doma lo do que um overdrive. Comprei um fuzz tem uns 15 dias e to curtindo demais, saca só o review que fiz.

MMI
Veterano
# nov/12
· votar


Leomju

Fala Leo!

Apesar de estar quase sem usar, meu pedal quando vou para essa praia TS é o Fulltone Fulldrive 2 Anniversary Mosfet, o vermelho. O atual, azul, é praticamente igual, tem um pouquinho a mais de agudos, o vermelho é um pouco mais grave, mas é bem discreta a diferença. Eu recomendo pela versatilidade dele e pelo modo Mosfet (uso quase que só o Mosfet e Vintage).

Dois vídeos para sua consideração, o primeiro tem um igual ao meu, mas o segundo acho que é um pouco mais fiel. Eu recomendo esse pedal, me agrada.





Del-Rei
Veterano
# nov/12 · Editado por: Del-Rei
· votar


Gente!!!

Caraca.... Eu, apesar de sofrer de GAS intensa com pedais de drive, devo ser muito ogro mesmo, porque eu percebo quase ZERO diferença de timbre em relação a esses pedais todos, hehehe.

O que eu realmente percebo é a diferença de ganho, claro, e a equalização. Só.

Quanto ao timbre particular de cada drive em si, pra mim, passa batido, hehe... Qualquer pedal na onda de Blues ou TS, pra mim soa muito parecido......

Considerando o som, o principal pra mim quando vou comprar um pedal de drive é a sensibilidade da equalização.

O.o

Um aceno de longe!!!

MMI
Veterano
# nov/12
· votar


Del-Rei

O que eu realmente percebo é a diferença de ganho, claro, e a equalização. Só.

Mas tá aí a diferença mesmo! Depois disso tem uns detalhes pequenos.

ogner
Veterano
# nov/12 · Editado por: ogner
· votar


Del-Rei
A clipagem/granulação velho!

TS é uma praia, BluesBreaker é outra. Apesar dos circuitos serem bem parecidos. A clipagem/granulação do drive é diferente.

Olha esse post meu antigo onde falo dos 2 e faço uma analogia bacana, hehehe, ate com figuras no final!! hehehe!!

EDIT:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/228663/#6647008

o/

JoaoAgs1
Veterano
# nov/12
· votar


GuitarristaDoNickEstranho
Leomju
inExperienced

Entendi. Parece que o sinal fica extremamente sobrecarregado.

Mas o que é aquilo, pedal do McDonald's?

ogner
Veterano
# nov/12
· votar


JoaoAgs1
São pedais de uma marca brasileira.

http://www.mgmusic.net/default.asp

Ja tive o pedal (m)OMO deles, hehehe!!

o/

Leomju
Veterano
# nov/12
· votar


inExperienced
Realmente o Blues Driver, na minha opinião é o melhor drive da Boss, pra mim, superou o OD-3.
Me surpreendi quando testei esse pedal por ser altamente domável e versátil, e essa ardência dele é muito legal.
Quem tem um amp transistor, ganha na Mega Sena com esse pedal. É legal pacas!

MMI
Cara, já testei o Full Drive, pra mim é melhor que o OCD, pro som que tiro, é um pedal monstruoso.
Vou comprar o Sparkle, porque é um sonho antigo e me dei muito bem com o Blend, dá pra por a relação drive/equalizer onde se quer com ele... é demais... com esse pedal, os graves vem sem ficarem abafados...
Mas dá vontade de comprar um Full Drive também, os preços são parecidos!
Ai, ai... se pudesse comprava logo os dois!

ogner
A clipagem/granulação velho!
TS é uma praia, BluesBreaker é outra.

Matou a pau velhinho... a clipagem creio que seja a chave dos "Bluesy".
É muito legal usar o Blues Driver, mesmo com o ganho baixo, e sentir que ele tá funcionando o tempo todo no extremo... essa é a sensação que dá!

JoaoAgs1
Pedal do Mac... hahaha
Então o pessoal da MG é muito criativo e descontraído!

Valeu a todos!

Leomju
Veterano
# nov/12
· votar


Ogner
Viua lista ae?
Consulta o e-bay e pede um logo!
Hehe!

Marthin87
Veterano
# nov/12
· votar


Eu ainda na dúvida entre os screamers e OCDs da vida. Percebi que quanto menos drive mais evidente fica a pegada com overdrives low gain.

henriquelhrf2
Veterano
# nov/12
· votar


Tenho um Bad Monkey (similar ao Tube Screamer) e um BB-II e acho-os muito diferentes. Comparar pedais se baseando em vídeos de pessoas diferentes e entao decidir comprar o pedal "x" é mto arriscado. O ideal é ver os pedais num mesmo vídeo e num amp nao mto diferente do seu. Diversas vezes vi um mesmo pedal soar totalmente diferente em vídeos diferentes.

Ainda há a questão da interação entre o pedal e o amplificador. Meu BB-II soa legal no meu Frontman 25r, mas no AC4 não, entao uso quase sempre o Bad Monkey. É bom ter cuidado pra nao comprar um pedal achando que vai soar no seu amp do mesmo jeito que soou num video do Youtube.

Comparativos com essa qualidade de som dão uma idéia bem exata da diferença real entre um pedal e outro:



MMI
Veterano
# nov/12
· votar


Leomju

Se está decidido, então está ótimo. O Sparkle é bacana também.
Na verdade, o Fulltone saiu do armário recentemente, andei mexendo um pouco nele depois de mais de 1 ano praticamente sem mexer nos pedais. Saiu recentemente por conta da strato, que estou tentando uma reconciliação, a gente se estranha, mas começo a me entender um pouco com ela. rs

Meu board está desmontado, tudo guardado, uso alguma coisa, como delay e reverb de vez em quando. Preciso montar de novo e brincar com ele. Nem lembro como se toca com o chorus, Rotosphere, wah... como era isso? kkkk

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# nov/12
· votar


JoaoAgs1

A galera da MG faz umas artes bem loucas nos pedais. O delay deles tem a imagem do Gaguinho dos looney tunes com uma guitarra, e o nome é "That's Echo Folks", parecido com o que passa nos desenhos.

Eu curti pra caramba o som do Lexotone nos samples e vídeos. Parece um pedal bem interessante, mas eu não compraria porque seria um pedal praticamente sem uso nas coisas que toco, mas que eu acho bem legal, eu acho sim.

Leomju
Veterano
# nov/12
· votar


henriquelhrf2
É bom ter cuidado pra nao comprar um pedal achando que vai soar no seu amp do mesmo jeito que soou num video do Youtube.
Exato. Eu mesmo, poderia comprar qualquer outro da lista que coloquei, mas do que testei, me agradei do BD-2 e sei que vai dar certo.
A lista de vídeos é mais pra galera conhecer os pedais existentes nessa onda. Não dá pra comprar um pedal se baseando em youtube... é jogar dinheiro fora!

MMI
Eu sabia que a strato uma hora ia fazer seu coração... hahaha
Eu te disse... sói não vai me meter humbuckers nela e trair o movimento... hahaha...
Valeu amigão!!!

Del-Rei
Veterano
# nov/12
· votar


ogner
A clipagem/granulação velho!

Pois é... Essa questão eu até percebo, mas geralmente os pedais na onda do TS não tem muito essa característica (pelo menos os que eu testei, não).

Lembro que tive um amp (Pedrone) que era baseado no Marshall JCM800, e nesse amp o drive era nitidamente "esfarelado".

Um pedal que eu curto muito que tem esse timbre granulado é o Heartbreaker, do Ed Mod Shop. Mas no geral, não curto essa característica.

Um aceno de longe!!!

MMI
Veterano
# nov/12
· votar


Leomju

Eu sabia que a strato uma hora ia fazer seu coração... hahaha
Eu te disse... sói não vai me meter humbuckers nela e trair o movimento... hahaha...


Olha, a strato de fato está se aproximando de me agradar. Hoje vou desmontar a bichinha e vai ganhar um capacitor novo, vamos ver no que dá.

Uma coisa eu te garanto... Por mais que não faça minha cabeça, humbuckers não entram nela nem por decreto. Ela já teve até EMG DG-20, mas humbuckers não, não cometo esse sacrilégio.

fla3d
Veterano
# nov/12
· votar


Muito legal o tópico, vou contribuir com a minha experiência com uma variação nacional do TS808 da GF pedals: Overdrive 808 Boosted, tem esse video bem legal do toca dos efeitos que da pra ter uma idéia de como ele é:


Eu tenho um e gosto bastante, tem um som bem limpo que não mata o timbre da guitarra e fica muito bom também como boost para um fuzz. Ele não é cópia do TS808 original por usar clipagem assimétrica, com a vantagem de ter o boost que deixa ele mais nervoso, além ter ótima construção e preço bom, custou R$200 a vista.

Iago_guitar2
Veterano
# nov/12
· votar


adoro o screaming blues da digitech.

krz4fx
Veterano
# nov/12
· votar


Leomju

BD-2 e o SD-1, são, pra mim, os pedais mais subvalorizados da Boss; adoro.

Com o Sparkle, não consigo me acertar com o blend; na mistura de sinal dry e wet eu só coloco no sinal totalmente modificado pelo pedal e nada do sinal bypassando o circuito.

abs

flavio guitar
Veterano
# nov/12
· votar


Leomju
Cara, paguei um pau para o timbre do Rockett Blue Note ...

Timbrão perfeito para BLUES, até coça a mão. hehehe

SteveRayMorse
Veterano
# nov/12
· votar


Leomju

Esse Sparkle Drive é o da Voodoo Lab certo? Se ta pegando o padrão ou o MOD?

E acho muito fera esse pedal.

Leomju
Veterano
# nov/12
· votar


MMI
Modificações? Opa... então já tá empolgado, não tem jeito... mais um strateiro pra família!

fla3d
Acho legal esse acabamento dos GF... é corroído em baixo relevo os escritos né?

Iago_guitar2
Pedal bom e barato, de fato!

krz4fx
BD-2 e o SD-1, são, pra mim, os pedais mais subvalorizados da Boss; adoro.
São os meus dois preferidos também!

flavio guitar
Cara, esse pedal é muito bom mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Pena que o bichinho gira em torno de R$ 750,00, é muito num drive né?

SteveRayMorse
Isso o Voodoo Lab mesmo, vou pegar o comum mesmo, é demais esse pedal, é um TS808 com blend... muito bom!



Valeu galera do bemmmmm!

MMI
Veterano
# nov/12
· votar


Leomju

então já tá empolgado, não tem jeito... mais um strateiro pra família!

menos, menos... kkkkk

A mod é para chegar um passo mais próximo do que me seria agradável. Para mim é uma guitarra que começo a aceitar, gostar ainda nem tanto. Hoje mesmo fui tocar numa strato de verdade, se não for a melhor que já toquei, está entre as 2 ou 3 melhores. Para não desvirtuar seu tópico, a reflexão sobre o assunto eu fiz aqui.

Abç

Marthin87
Veterano
# fev/13 · Editado por: Marthin87
· votar


Leomju
Sabe um que se encaixa nessas caracteristicas? BO100. Um parceiro para o Blues Drive na opção de baixo custo.
Ganhei um (tinha acabado de comprar um SD1) e tirei da embalagem já testando com o Boss. Apesar da construção inferior e o buffer comer mais do sinal no bypass, esse Behringer tem um timbre bonito.

Leomju
Veterano
# fev/13
· votar


MMI
Para mim é uma guitarra que começo a aceitar, gostar ainda nem tanto
Está expulso do clube dos strateiros (se é que já foi um)... traiu o movimento! Hehe...

Marthin87
Sabe um que se encaixa nessas caracteristicas? BO100. Um parceiro para o Blues Drive na opção de baixo custo.
Esses dias testei um pedal de drive da Behringer na onda do SD-1...
Achei bem honesto, desmistifiquei o preconceito com esses pedais rapidinho!
Valeu, bem lembrado, será que não temos um vídeo legal dele no youtube???

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pedal "Bluesy" - Um guia pra você comprar o seu!