Compressor - Usar ou não usar? Para que serve? De Ros e Fuhrmann.

Autor Mensagem
Marthin87
Veterano
# set/12
· votar


JJJ
Também me lasquei com um Compressor da Oliver, me fiz as mesmas perguntas quanto o pedal não rendeu o que esperava, mas acabei lidando bem com ele em bases mais violeiras. Rakhk!

Led Zé
Veterano
# set/12
· votar


JJJ
E nem uma modulaçãozinha, hein...

Com certeza deve ter alguma coisa em rack.

De Ros
Veterano
# set/12
· votar


Lelo Mig

3- COMPRESSOR Big Muff - modificado por Peter Cornish

Compressor? Não é um fuzz estilo muff?

Luiz_RibeiroSP

Bah velho, o Rat é um pedal que curto bastante!

Marthin87

O compressor da Oliver é bem bacana!

Lelo Mig
Membro
# set/12
· votar


JJJ

Nesta tour ele tinha dois pedalboards, 1 era esse, o outro com 6 pedais só coisa esquisita também e os moduladores todos em racks.

Tudo controlado por uma pedaleira do Peter Cornish.

Mas o Gilmour sempre muda os sets, ele é "louco por pedais", vive fuçando, uma espécie de MauricioBahia milionário....kkk

Vale lembrar que a maioria dos pedais dele, mesmo os de marca e de boutique, são sempre "mexidos" pelo Peter Cornish... então não serve muito de parâmetro.

Lelo Mig
Membro
# set/12
· votar


De Ros

Segundo me consta, faz tempo que li sobre o assunto, na época era esse Bigg Muff (que é um Compressor Distorcion) alterado, os drives foram "apagados" porque o Gilmour queria só a compressão do pedal. Acho que era isso, mas posso esta falando besteira...



Luiz_RibeiroSP
Veterano
# set/12
· votar


BJAofficial
auhuhauau, nem é pra funcionar assim, mas eu coloquei uma regulagem bem acentuada pra entender como o bicho funciona, dentro do compressor tem um timpot que se ajusta uma vez e não mexe mais, nos estremos de regulagem o orange funciona como boost ou desse jeito que falei. só no baixo que fica mais legalzinho.

BJAofficial
Veterano
# set/12
· votar


Luiz_RibeiroSP

hum, é interessante, pra nao dizer estranho! hahaha

to pensando em montar um set, envez da minha hd500, coisa que nao falta nem fodendo é compressor hahaha

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# set/12
· votar


BJAofficial
É assim, o orange é um amplificador e na sua entrada exite um circuito que joga o sinal pra terra, quando o sinal de saída estiver em um certo valor, o circuito de entrada atua jogando o sinal pra terra e mantendo a saída com um volume constante. esse trimpot regula qual o valor do sinal de saída para que
o circuito de entrada atue, não sei o nome disso no compressor.
Não sei se vc manja de eletrônica, mas o esquema dele é fácil de achar na net. O que eu montei saiu por 15 R$. o mais caro é a chave, o resto varia de 1,50R$ a 5 centavos.

JJJ
Veterano
# set/12
· votar


Lelo Mig
uma espécie de MauricioBahia milionário....kkk

ri bagarai! kkkkkk

De Ros
Veterano
# set/12
· votar


Lelo Mig

Esse muff ai eu nunca tinha visto!

JJJ

Eu também ri com essa, hehehehe!!!

Chines da Padaria
Veterano
# set/12
· votar


De Ros

Dúvida:

O compressor se comporta da mesma maneira com um violão???

Estou interessado em pegar um, mas minha aplicação seria mais com o violão mesmo...

De Ros
Veterano
# set/12
· votar


Chines da Padaria

Sim a utilização é parecida, mas atenção - Um compressor é uma fonte muito grande de realimentação (feedback), muito comum em violões acusticos!

Então tu vai ter que usar em doses homeopáticas ou apenas em momentos especiais!

Lelo Mig
Membro
# set/12
· votar


Chines da Padaria

Cara, eu aconselho você fazer testes, muitos testes.

Quando se fala em pedais de efeitos, geralmente se faz a associação com guitarra. É mais comum usar pedais em guitarras. Mas é possível também usar pedais em um violão. Mas é preciso muito bom senso e atenção.

O som de um violão é infinitamente melhor do que o de uma guitarra desplugada. O violão é um instrumento "timbrado" acusticamente. Então, comprometer esse timbre original com algum efeito, bota tudo a perder, tira a beleza da sonoridade original.

Muitas coisas tem que ser consideradas.... violão eletro/acústico, eletro sólido, acústico microfonado? Vai depender se seu violão é de aço ou nylon também.

Se for um violão elétrico o uso de chorus, delays e reverbs podem ser muito interessantes se bem regulados.

O compressor "estreita" o leque entre graves e agudos, diminuindo a distância entre essas frequências. Numa guitarra esta diferença é grande, num violão de nylon, já é comprimida naturalmente.

Se for microfonado, a coisa fica mais complicada ainda... porque o microfone sempre irá captar alguma ambiência, e violões já possuem um reverb natural.

Poder usar pode, mas é preciso muita, muita atenção e cuidados.

testes, testes, testes....

krz4fx
Veterano
# set/12
· votar


De Ros
Lelo Mig

Este é um modelo bastante antigo: Deluxe Big Muff, era o Big Muff com o circuito do compressor da Electro Harmonix da época, o Soul Preacher. Não fez muito sucesso (como se o Big Muff não tivesse sustain o suficente!!!) e tiraram de linha pouco tempo depois.

abs

Chines da Padaria
Veterano
# set/12
· votar


De Ros
Lelo Mig

Muito Obrigado pelas respostas....
tendo em base o que foi explicado, axo que um equalizer p mim cabe melhor....

krz4fx
Veterano
# set/12
· votar


Luiz_RibeiroSP

Talvez voce não saiba muito sobre este pedal, mas era um plug in pequeno (era conectado diretamente na guitarra ou amp, não era pedal de chão). O mais conhecido usuário deste efeito é o Mark Knopfler, do Dire Straits, principalmente nos dois primeiros discos. O som de Sultans of Swing é todo Orange Squeezer. Achei este video de um clone da Pure Analog Effects, o Sunset Squeeze, que mostra bem o que o efeito faz:



abs

De Ros
Veterano
# set/12
· votar


krz4fx

"(como se o Big Muff não tivesse sustain o suficente!!!)"

Uuhauhauhauhauhauauha!!!

Alex guitar man
Veterano
# set/12
· votar


Violão Eletrico com captador de rastilho + Compressor = menos Piezo e mais acustico :D

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# set/12
· votar


krz4fx
Antes de montar o compressor, eu fiz uma pesquisa para conhecer melhor o equipamento.
Li em alguns sites que o Mark Knopfler usou, em outros li que ele tinha um mas não foi usado em nenhuma gravação, por isso eu não sei se esta informação é verdadeira.
Após montar eu fiz testes com a guitarra e com o osciloscópio, observei o efeito do circuito no sinal e discuti algumas coisas com professores da faculdade onde trabalho.
Depois de mexer muito com o equipamento, não me interessei em usa-lo, mas é por falta de habilidade mesmo, um dia volto a mexer nele

Achei um dos links que usei na pesquisa.
http://ds.mk-guitar.com/effects.htm

krz4fx
Veterano
# set/12
· votar


Luiz_RibeiroSP

Desculpe pelo comentário que fiz: Talvez voce não saiba muito sobre este pedal...

Voce pesquisou pra caramba e agradeço o link que passou. Eu mesmo, só usei o Orange Squeezer com uma Strato limpa, sem drive, pois estava justamente procurando o tipo de compressão do Knopfler antigo. E para este fim, o pedal é ótimo.

abs

jigo__
Veterano
# set/12
· votar


De Ros
eu faço solos com mto ganho, uso um rectifier, faço mto ligado e tapping, vc axa q esse compressor serviria pra mim, ou a compressão da valvula já é o suficiente???

ouvi uma vez um fulano falando que pra quem faz bastante tapping é importante pq ele deixa tdas as notas com o msm "volume", isso procede??

abçs

MarcosMalmsteen
Veterano
# set/12
· votar


É uma duvida que eu sempre tive, como toco metal perguntei a um amigo a alguns anos e ele disse que se eu usasse um compressor eu iria virar uma maquina de comprimir ambulante...

Ai sempre fiquei na duvida e sempre acabei gastando o $$ com outras coisas ao invez do compressor...

BJAofficial
Veterano
# set/12
· votar


jigo__
MarcosMalmsteen

cara, é como o de ros falou gente, o compressor deixa mais fácil de tocar..
ainda mais no metal, que tu nao tem como ter taaaanto controle sobre a intensidade da nota, pela velocidade.. eu toco metal também, e nao fico sem compressor..
nao esperem resultado no timbre de voces, com o compressor, o resultado vem digamos na "tecnica"..
se nao querem gastar sem saber o que é, liguem a guitarra em um VST, com um ampli parecido ao de voces, como um rectfier no caso do jigo__ e toquem algo com e sem o compressor.. principalmente tapping e ligados, voces vao ver que vai sair muito mais fácilmente.. lembrando, o foco nao é alterar o timbre em si, só o volume e consequentemente o ganho..

MarcosMalmsteen
Veterano
# set/12
· votar


BJAofficial

Então cara é ai que está a minha duvida!!!... pq eu já uso um ganho bem no talo com o Sansamp gt2, uso boost (no momento com o EQ da boss), nao ia ser saturação demais no mau caso? eu uso bastante two hands, nao vejo mta dificildade, mas se com o compressor ficar mais facil ainda... ai um uma coisa a se pensar pq nosso batera se empolga nos shows e acelera muuito, se eu palhetar td ai eu fico sem os tendoes... hauahuah ai abuso nos tappings..

De Ros
Veterano
# set/12
· votar


jigo__

Velho, acho que esse estilo de amp comprime bastante eliminando o uso de um pedal. Mas vai que tu descobre que era isso que tu queria a vida toda! ou seja, não é muito comum, mas tu só vai ter certeza testando!

BJAofficial
Veterano
# set/12
· votar


MarcosMalmsteen

entao cara, o fato do baterista acelerar nao é normal em, manda ele se controlar, nao é bom pegar essa mania..
mas enfim, quanto à guitarra.. tu pode muito bem diminuir o ganho da gt2 um pouco se tu acha que vai saturar demais.. mas acho que nao vai ficar demais nao, até pq o solo precisa de um ganho a mais.. o melhor jeito é sempre testar e achar a melhor forma de regular.. se regular direitinho o compressor com o EQ, acho que fica bem legal sim...
mas pra nao se arrepender, procura testar antes de comprar, pra ti entender bem o trabalho do compressor, qualquer pedaleira hoje em dia tem compressor, consegue uma emprestada e analiza como funciona (:
abraço

jigo__
Veterano
# set/12
· votar


De Ros
esses amp's comprimem msm, a vdd é q tenho q testar tb pq td é complicado qdo se trabalha com mto ganho, tipo a eq. e coisas do tipo... tanto q não vejo uso pro meu antigo ts-9dx, era um puta pedal mas "sumia" no som do amp!!

MarcosMalmsteen
kra tenta testar, vou fazer isso, ai a gente posta o resultado pra galera do metal!!!! hehe

abçs

De Ros
Veterano
# set/12
· votar


jigo__

Com muito ganho, tudo vira gerador de ruido, não adianta, hehehehe!!!

De Ros
Veterano
# set/12
· votar


jigo__

Com muito ganho, tudo vira gerador de ruido, não adianta, hehehehe!!!

MarcosMalmsteen
Veterano
# set/12
· votar


De Ros
jigo__

Então, uma vez peguei um compressor emprestado... mas era um pedal veio, todo fudido q virou uma maquina de chiado! hauhauhau
Meu amigo que me emprestou nao era lá mto cuidadoso com os equipos dele...

Mas se eu descolar um legal emprestado pra testar... vamos ver no que dá!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Compressor - Usar ou não usar? Para que serve? De Ros e Fuhrmann.