Compressor - Usar ou não usar? Para que serve? De Ros e Fuhrmann.

Autor Mensagem
De Ros
Veterano
# set/12




Lelo Mig
Membro
# set/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Entrei correndo...assim que vi o tema.

Porque, diferente e ao contrário de muitos guitarristas, eu adoro compressores.

Eles são como Fuzz, eletronicamente simples, mas difícil de usar prá caraleo.

Usado nas situações corretas, ele empurra muito bem os drives e engorda o timbre do instrumento.

Mas... é chatinho ..heheh... Vacilou, cria um "bobolô" e mata os timbres...

Mas, nada pessoal com a Fuhrmann, o compressor/sustain que desejo, tá meio salgado...rs..R$ 1.200......é phodas!!

Parabéns pelo vídeo, como sempre... profissa!!

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# set/12
· votar


Também entrei assim que vi o tema uhueuee
Eu montei um orange squizeer, mas não uso porque não entendi onde se aplica. Apesar das explicações técnicas e analises em osciloscópio, meu ouvido não conseguiu assimilar, fora que o meu compressor esta chiando muito não tem o desempenho profissional. O fuzz é outro que não rolou comigo, não consegui tirar um som legal com ele. Pra mim só o Hendrix e o Eric Johnson que tiram som legam com um.
Mas o compressor é ligado direto? ou apenas em algumas partes de base ou solo que se liga?

Lelo Mig
Membro
# set/12
· votar


Luiz_RibeiroSP

Cara, eu uso compressor (usava, agora tô sem) de uma forma muito particular... explico. Quando estava ativo na música, tocava muito em bar..de MPB a Rock.

Em bases funkeadas, como o De Ros explica no vídeo, eu usava direto, principalmente para fazer bases em tríades nas primas, deixando a guita mais aguda, já que o compressor "aveluda" demais, então eu forçava nos agudos.

Para solos lentos, eu usava quase como um pedal de expressão... não deixando ele agir como boost de ganho (sem alterar o volume) e acionando e des acionando direto, como com um pedal de expressão, principalmente nos finais das notas, mas regulado como sustain mesmo, para segurar. Mas é foda, nesta época, para vc ter uma idéia, eu optei pelo Boss, só por causa do footswitch, que é melhor para acionar/desacionar direto.

Usar o recurso sustain como num pedal de expressão, que eu conheça, só eu...kkkk (destruí um monte...eles não "guentam"....rs). Mas treinei muito, adoro sustains... desde os tempos do sustains "movido a querosene"...kkkk

Depois parei, agora estou voltando e ando a pesquisar sustains todos os dias...O que me parece adequado, hoje em dia, é um outro...caro prá dedéu...

sebber
Veterano
# set/12
· votar


Também entrei assim que vi o tema. Agora o compressor está um pouco menos misterioso para mim.

Valeu De Ros!

zaqueu_grunge
Veterano
# set/12
· votar


De Ros
Vídeo muito legal, vi lá no Whiplash agora a pouco. Eu nunca entendi direito o propósito do compressor, mas com o vídeo dá pra ver na lata que tem situações em que ele se torna proveitoso, principalmente quando tiver alguma gravação...

4TheLoveOfGoD
Veterano
# set/12
· votar


De Ros

To ancioso pra assistir já que aqui no trampo eu não consigo acessar o youtube , porém acredito que seja um ótimo vídeo porque eu também compartilho do gosto por compressores e a título também tenho o compressor da Furhmann .

Um Abraço !

De Ros
Veterano
# set/12
· votar


Lelo Mig

Bah velho, compressor é um treco que tem de tudo quanto é preço também!
Me lembro na gravação do meu primeiro disco (em vinil!), no estudio tinha um compressor urei. Velho, impossivel desligar o bicho. Onde tu ligava ficava ou bom ou maravilhoso!

Nunca descobri o preço dele, e até acho melhor não saber!

Luiz_RibeiroSP

Fuzz é tri complicado, ele reage diferente em cada guitarra e em cada amp. Como minha guitarras tem captadores de ganho alto, infelizmente não posso explorar muito esses sons de fuzz!

sebber

Opa, fico feliz em ter ajudado!!!

zaqueu_grunge

Numa gravação, te dou 100% de certeza que em algum momento tua guitarra vai passar por algum tipo de compressão, queira ou não queira, hehehehe!!!

4TheLoveOfGoD

Então acho que tu vai curtir mesmo, hehehehe!!! Abraço!!!

Lelo Mig
Membro
# set/12
· votar


De Ros

Se for um Urei LA3A... que parece um daqueles amplificadores Gradiente antigos, preto com um VU grandão no meio...custa 2 mil dólares USADO...kkkkk

juninholiveira
Veterano
# set/12
· votar


Lelo Mig

compro duas gibsons 'normais' com isso, e acho que vai ser mais útil pra mim .-.

mas sobre o tópico, tb gosto de compressor, não uso muito, por isso não me aprofundei em conhecer um pra tirar bom timbre, aí acabo não usando muito msm.

De Ros
Veterano
# set/12
· votar


Lelo Mig

Pela descrição, é ele sim! Achei que era até mais caro, inclusive...

juninholiveira

Dependendo do que tu vai tocar, ele pode ser extremamente útil. E, em outros casos, pode ser um pedal desnecessário.

Fernando de almeida
Veterano
# set/12
· votar


De Ros
no estudio tinha um compressor urei. Velho, impossivel desligar o bicho. Onde tu ligava ficava ou bom ou maravilhoso!
Nunca descobri o preço dele, e até acho melhor não saber!


Opa, esse é caro ...

No ebay um Compressor Urei usado custa entre 1300 e 2000 DÓLARES !!!!

De Ros
Veterano
# set/12
· votar


Fernando de almeida

Pois é, o Lelo Mig passou essa informação!

Mas é o tipico equipamento de estudio, seria uma super dificuldade usar isso ao vivo. Para as minhas condições, naturalmente.
.

De Ros
Veterano
# set/12
· votar


Fernando de almeida

Pois é, o Lelo Mig passou essa informação!

Mas é o tipico equipamento de estudio, seria uma super dificuldade usar isso ao vivo. Para as minhas condições, naturalmente.
.

Lelo Mig
Membro
# set/12
· votar


De Ros

Sim, não é equipo de palco, em cima do ampli, nem pensar.... vira mesinha prá cinzeiro e lata de cerveja de roadie.

Led Zé
Veterano
# set/12
· votar


Eu acho compressor fundamental para cleans, para equilibrar o som .Evita daquele bordão sair tremendo a parede e daquela palhetada suave que não aperecer no som. Para bases funkeadas, acho quase impossível fazer sem. E se o solo tiver muito hammer ons e pull offs e não tiver muitar distorção , é fundamental , pra mim, também. Mas um compressor igual ao CS3 da Boss, tem que saber regular, senão ele caga seu timbre.

alfacorrea
Veterano
# set/12
· votar


Tô mandando um alô para poder filtrar este tópico quando chegar em casa e poder ver o vídeo. Aqui no trabalho é bloqueado.

Abraço.

BJAofficial
Veterano
# set/12
· votar


Hoje em dia nao vivo mais sem compressor.. acho muito importante principalmente em solos, como já disse o nosso amigo De Ros, "fica mais fácil de tocar".. hahaha

De Ros
Veterano
# set/12
· votar


Lelo Mig

Uhauhauhauhuahauh!!!

Led Zé

Usar com moderação é sempre um sábio conselho, hehehehe!

alfacorrea

Boa!!

pOkiz
Veterano
# set/12 · Editado por: pOkiz
· votar


Vou tentar explicar aqui como funciona o básico do compressor.

Um compressor tem normalmente 5 knobs, THRESHOLD, ATTACK, RELEASE, RATIO e GAIN

Primeiramente, iremos falar em decibéis. Todo mundo sabe que para um som de qualidade, não devemos passar de 0db, se exagerarmos além desse número, o som irá ficar saturado cheio de clicks etc.

THRESHOLD: Esse é o medidor, ou seja, " a partir de que ponto o compressor começa funcionar?". Um exemplo clássico, setamos nosso Threshold em -20db... a música em uma parte está bem suave com um violão básico e voz, tudo acerca de -35db, de repente entra a banda inteira e acontece um aumento de volume, consequentemente de db's, e então passa-se a tocar a música por volta de -15db. Opa... -15db, nosso Threshold estava setado em -20db, então o compressor começou agir nesse momento em que passou esse ponto.

ATTACK: Após ultrapassar o valor que colocamos no Threshold, depois de quanto segundos eu começo essa compressão? É isso que o ATTACK faz... você escolhe um valor em milisegundos. Isso serve pra você dar uma dinâmica para a música, por exemplo, você quer comprimir a caixa da sua bateria; então coloca o attack em 10ms, issovai te ajudar a não perder aquele PUNCH da baquetada, aquele *PAH* que faz no momento do atrito da baqueta com a pele, nesses 10ms você vai conseguir pegar isso e logo após haverá a compressão desejada.

RATIO: Esse valor, é uma razão matemática. Qdo se ouve "matemática" você pensa "agora fudeo tudo, não vou entender mais nada"; mas não é nenhum bixo de 7 cabeças. Vamos exemplificar que o valor que queremos para o ratio seja de 2:1, então a partir do momento que ultrapassou o valor do threshold nosso compressor vai dividir os db's que passaram por 2 e pegar 1 parte. Lembra que colocamos -20bd de threshold nesse exemplo né? Vamos ao exemplo do RATIO: passou 10db's do valor que colocamos no no shreshold, então 10/2 = 5, se não existisse o compressor, nosso som estaria em -10 db (-20db do que foi setado no compressor + 10db do volume que passou), com a compressão chegamos a -15db (-20 do threshold + 5db que passou após a compressão). E se colocarmos 5:1... se continuou passando 10db, 10/5 = 2db; então nosso som iria para -18dbs (-20 do threshold + 2db que passou após a compressão)

RELEASE: Após ultrapassar o valor do threshold e começar a compressão, quanto tempo ficará comprimindo? Esse é o RELEASE.

GAIN: quantos db's vou aumentar do meu som que não está sendo comprimido? Exemplo: a parte mais baixa da música esta em -40db, meu gain foi setado para "+15db", ou seja, a música irá tocar agora em -25db. Lembre-se que nosso Threshold está a -20db e o RATIO a 5:1. Então o valor mínimo que a música será tocada é -25db, se ela passar do -20 o compressor é ativado, e como o RATIO é 5/1, suponha que passe um volume estrondoso de 25db (RATIO: 25db/5 = 5db) o compressor será ativado e nossa música irá para -15db.

Então concluimos que a dinâmica da nossa música foi muito afetada, pois irá tocar entre -25db e -15db, temos apenas 10db de dinâmica. Por isso em qualquer mixagem ou para qualquer guitarrista que queira usar compressor tem que saber oquê está fazendo, pois se não souber mexer pode acabar com a dinâmica de uma música. Se você faz isso em uma música de Heavy metal? Beleza... pode passar; mais e num Jazz, que a dinâmica é obrigatória? Você acaba com a música da banda.

Marthin87
Veterano
# set/12
· votar


Lelo Mig
Tanto é que tem Fuzz com compressor atuante, né? Fuzz e compressor tem que timbrar no caso a caso.

koister
Veterano
# set/12
· votar


mais um ótimo vídeo !!!!!!!!!!!!!!!
Compressores são legais,mas tem que saber usar !!!

Detalhe :Seu timbre " clean " é quase AC/DC kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

De Ros
Veterano
# set/12
· votar


pOkiz

É isso aí!

koister

Brigadão!!

P.S. - Sobre o clean - É bem por aí, hehehehe!!!

alfacorrea
Veterano
# set/12
· votar


De Ros,

Muito bom o timbre. Muito bom o pedal e muito bem feito o vídeo.

Destaque para o texto e para a dica de que o compressor deixa os solos rápidos mais fáceis de tocar. Seja de propósito ou sem querer, vc mandou muito bem, pois aguçou a G.A.S. da galera.

Quanto ao compressor da Fuhrman, acho que é um pedal bem interessante.

Como vc mesmo fala no começo do video, algumas funções já vem presetadas de fábrica e já vem prontas. Como muitos compressores, fica somente a função sustain e o level para ser ajustado pelo usuário.

Pelo meu ponto de vista, um pedal de compressor está no mercado para brigar com o Boss CS-3 e com o MXR Dyna Comp. Estes seriam os alvos primários de todos os pedais de compressão.

Os pedais mais complexos, selecionados e caros já ficariam em uma faixa de preço e público onde a concorrência é mais apurada e o público alvo já é mais determinado nas suas escolhas. Quem procura um Barber ou um Keeley já está mais determinado mesmo.

Os compressores de estúdio, já ficam em outro patamar, inalcansável para a maioria dos "mortais". São sonhos de consumo e na maioria das vezes são grandes e pouco portáteis.

Para a briga dos pequenos notáveis, acho que a Fuhrman está entrando com equipamentos de qualidade.

Marthin87
Veterano
# set/12
· votar


koister
O De Ros É o autêntico Punch Box da Furhmann!RAH!

De Ros
Veterano
# set/12
· votar


alfacorrea

Bah velho, teu texto, como dizemos aqui no sul, foi "tiro dado, bugio deitado".
Abraço!!!

Marthin87

Uhauhuahauhauhauhauhauha!!!

Viciado em Guarana
Veterano
# set/12
· votar


De Ros
Ótimo vídeo! Muito bom mesmo.
O legal é que você ensinou legal o que eu acredito ser a aplicação básica de um pedal desses.

Bacana demais! Trilegal!

maze
Veterano
# set/12
· votar


Pra quem gosta, achei muito legal esse compressor.
Basicamente um Dynacomp melhorado, sem os ruídos excessivos da versão original.

De Ros
Veterano
# set/12
· votar


Viciado em Guarana

Valeu amigo, foi bem esse o meu objetivo!!

maze

Acho que é bem por aí!

JJJ
Veterano
# set/12 · Editado por: JJJ
· votar


Definitivamente, o compressor é um pedal para quem realmente sabe o que quer... não é para iniciantes, no meu ponto de vista. O próprio De Ros em alguns momentos no vídeo fala algumas vezes "não sei se deu pra perceber bem" ou algo assim. E, realmente, na maioria das vezes, o compressor é um pedal muito sutil, cuja alteração sonora nem de longe chega aos pés da variação que um drive ou pedal de modulação produzem.

Lembro de quando estava engatinhando na guitarra e queria que as notas durassem mais tempo (sustain). Aí vi que a Giannini tinha um pedal chamado "Compressor Sustainer" (estou falando de muuuuuitos anos atrás, não da linha da Giannini de hoje). Aí eu, todo mané, nem olhei pro termo "Compressor", só olhei o "Sustain". Na minha ignorância de então, comprei o bicho sem sequer testar!!! Cheguei em casa todo animado, liguei a guitarra (na época, uma Finch Telecaster) e nheco-nheco pra lá, chá-com-pão pra cá, plic-ploc acolá... cadê a porra do sustain??? Simplesmente não entendi o pedal, só achei que ele aumentava um pouco o volume, mais nada... Fiquei muito puto e acabei trocando...

Bom... hoje eu sei qual a utilidade de um compressor e, sim, é muito interessante em certas situações. Mas, confesso que se tivesse que optar por um pedal só no set, dificilmente seria um compressor... rs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Compressor - Usar ou não usar? Para que serve? De Ros e Fuhrmann.