Compressor - Usar ou não usar? Para que serve? De Ros e Fuhrmann.

Autor Mensagem
De Ros
Veterano
# set/12
· votar


JJJ

Eu tive uma experiência bem parecida, no meu inicio, hehehe!!
Mas tenho certeza que quando eu toquei descendo uma certa lenhazinha, deu para ouvir a diferença que ele faz! O importante é saber se o cara quer essa diferença ou acha que fica tão bom (ou até melhor) sem a compressão!

Aí é o velho papo de gosto pessoal.

Ah sim, e se for para ter apenas um pedal, que seja um belo de um drive!

De Ros
Veterano
# set/12
· votar


Pô, nem achei que esse tópico ia virar a página!!



koister
Veterano
# set/12
· votar


Marthin87
é kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

marcioguita
Veterano
# set/12
· votar


To esperando meu dynacomp chegar, comprei no fim de semana no ml.
"gas¨" maldita !!!!

De Ros
Veterano
# set/12
· votar


marcioguita

Tu vai curtir, é um pedal bem massa!

MauricioBahia
Moderador
# set/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


De Ros

Fui num show de uma banda de Blues local. O cara tocava blues com maestria. Aí, cheguei mais perto do fulano e olhei pro chão pra ver o que ele tanto apertava. Era o compressor. Simplesmente ele usava o compressor nos solos, na base, como booster! Sei lá... Eu pirei pq o timbre tava incrível e bastante encorpado. Por sinal, ele usava uma Strat da Tagima modificada.

Depois desse dia eu resolvi compara um pra mim! hehe

Valeu!!!!!!!!

De Ros
Veterano
# set/12
· votar


MauricioBahia

Sabendo usar, é muito legal!!

Dai alguém pergunta Mas De Ros, o compressor não tira a dinâmica da guitarra?

E eu respondo que o botãozinho de liga/desliga pode ser usado, não precisa pagar a a mais para usar, já está no preço do pedal o direito de desligar quando tu quer baixar um pouco a vibe do som, hehehehe!!

MauricioBahia
Moderador
# set/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


De Ros

hehehe. Enfim, era isso que o tal guitarrista fenomenal de Blues fazia. Penso que ele sacou como e quando usar o compressor durante as músicas. E olha que estou falando de Blues, que é algo bem viceral, vintage, sem efeito quase e tal. Cheio de "pureza". Mais uma um prova que o guitarrista sempre fará a diferença com sua criatividade e competência.

Aliás, nesse show o Bertola foi comigo. Ele também ficou "bolado" com a habilidade "compressorística" do cara! Genial!

Abs e parabéns pelo vídeo. :)

De Ros
Veterano
# set/12
· votar


MauricioBahia

Eu acredito que quando o cara está à vontade com seu equipamento, aquele é o equipamento ideal para ele.
Pode ser um equipo de mil reais ou um de 50 mil reais. Dominando o som, a música pode fluir e tá resolvido!

De Ros
Veterano
# set/12
· votar


De Ros

Já usei o tremolo da Fuhrmann com boost negativo de ganho!

Ou seja, quando ligava o tremolo, eu ficava com o som limpo (na verdade era um crunch, que pra mim é limpo, uhauhauhauha)!

De Ros
Veterano
# set/12
· votar


Ih, que legal, eu respondi para mim!!!

Que atencioso eu sou comigo, uhauhauhauhauhauh!

Abraços, vou dormir (to precisando, pelo visto...).

MauricioBahia
Moderador
# set/12
· votar


De Ros: Ih, que legal, eu respondi para mim!!!

Que atencioso eu sou comigo, uhauhauhauhauhauh!


Isso é muito Chimarrão!

:)

maze
Veterano
# set/12
· votar


MauricioBahia
Você reparou se ele estava usando o compressor no início da cadeia pra empurrar o drive ou depois dele pra aumentar o volume?

MauricioBahia
Moderador
# set/12
· votar


maze

Cara, isso tem mais de um ano, mas eu ACHO que tava no final da cadeia! Não posso afirmar isso. Talvez o Bertola se lembre com certeza.

:)

Lelo Mig
Membro
# set/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


maze
MauricioBahia

Se lerem minha resposta, na primeira página, verão que eu cito que usava sustain desta forma...tanto é que o último que tive foi um Boss, nem tanto pela qualidade, mas pelo melhor footswitch para "bombear" como se fosse um pedal de expressão...(achei que eu era o único Mané que fazia isso)... estraguei muito compressor por isso.

No meu caso, particular, sempre como primeiro da cadeia... ele afeta muito as distorções se usado depois e, principalmente se usar com fuzz, você consegue notas longuissimas usando ele antes... bem mais do que depois. Outro problema é que ele não distingue som de ruído, então assim como ele compensa o volume do som, ele compensa e segura os ruídos juntos...o que muitas vezes torna uma chiadeira infernal. Mas como tudo em guitarra, não vou me espantar se ver um cara usando no final da cadeia com bons resultados.

De Ros
Veterano
# set/12
· votar


MauricioBahia

Chimarrão em excesso só dá mijadeira. Agora, se a erva tá estragada, a coisa pode ficar feia, uhauhauhauhauha!

Lelo Mig

Outro problema é que ele não distingue som de ruído, então assim como ele compensa o volume do som, ele compensa e segura os ruídos juntos...o que muitas vezes torna uma chiadeira infernal. Mas como tudo em guitarra, não vou me espantar se ver um cara usando no final da cadeia com bons resultados."

Concordo peremptoriamente! (palavra bonita, né?)

BJAofficial
Veterano
# set/12 · Editado por: BJAofficial
· votar


Lelo Mig

esse é o meu grande dilema aqui..
tenho um JVM e quando ligo minha hd500 pelo metodo de 4 cabos pra poder colocar o compressor antes, fica um chiado muito estranho.. entao resolvi ligar ela só no loop mesmo, e usar primeiro um compressor, dps um noise gate e dps um delay.. e algumas vezes até um pich glide pra mudar a afinaçao(é, no loop mesmo hahaha)..
acho que poderia ficar melhor se eu usasse uns pedais,.. mas com a pedaleira, no meu ponto de vista, a melhor forma é colocando tudo no loop mesmo..
e por coincidencia, vi esse video à uns tempos e notei uma coisa que nunca tinha notado antes..
é um video do tecnico do avenged explicando os equipamentos..
dá uma olhada em 2:30, tu vai ver que ele usa 2 compressores, sendo os dois no loop.. hahaha
difícil de acreditar, mas já que ta escrito nos pedais loop 6 e loop 2, nao vou contrariar tb, já que o som final é foda.. :p



Lelo Mig
Membro
# set/12
· votar


BJAofficial

Cara, outro dia li uma entrevista com o Faíska onde ele dizia mais ou menos isso:

"Depois que vi o pedal board do David Gilmour, eu desisti de achar lógica em pedais, monto como eu quero e técnico nenhum vem me falar em lógica...O do Gilmour é o "pior" pedalboard que já vi na minha vida, e o cara faz um puta som...puta timbre"

Fiquei curioso, e fui atrás do tal "pedalboard" do Gilmour..(pela data da entrevista concluí que era o dá turnê de Division Bell)

Achei...e confesso, tomei um susto!!

O Gilmour tem QUATRO compressores no pedal board (um entre cada pedal) além de um Boss Heavy Metal (que é uma das piores bostas que já ouvi na vida)....kkkk, e olha o som que o fidaputa tira!!





Das duas uma: Ou ele é um gênio, ou têm ácido que ele tomou nos anos 60 fazendo efeito até hoje....Ou as duas coisas!

BJAofficial
Veterano
# set/12
· votar


Lelo Mig

"acho" que tu postou o video errado hein, hahahaha

JJJ
Veterano
# set/12 · Editado por: JJJ
· votar


Lelo Mig
fui atrás do tal "pedalboard" do Gilmour [...] achei...e confesso, tomei um susto!!

No vídeo aparece o pedalboard? Ou você viu alguma foto em outro lugar?

Ou ele é um gênio, ou têm ácido que ele tomou nos anos 60 fazendo efeito até hoje....Ou as duas coisas!

Acho que ambas as coisas mesmo... Mas o cara não é mole... Tava tirando os 2 solos de "On an Island" do último solo dele (quem não conhece, ouça pelamordeDeus!!! Tem no Youtube (ao vivo) com Crosby/Nash dando uma canja nos Backings e Phil Manzanera na guitarra, além do saudoso Rick Wright nos teclados e uma banda de primeira linha - IMPERDÍVEL!!!) e o solo do cara nem é complicado, mas é simplesmente fenomenal, coisa pensada e bem pensada, não um monte de bululú sem nexo.

EDIT: Taí o cara e a banda...



BJAofficial
Veterano
# set/12
· votar


JJJ

ele falou em entrevista, deve ter postado com o link errado. (:

Lelo Mig
Membro
# set/12
· votar


BJAofficial

Prá quem não acredita...

Pior que é um Sustain de cada marca...kkk...1 Boss, 1Ibanez, 1 MXR e 1 Peter Cornish.

null

OK, eles não estão ligados entre cada pedal, é uma outro tipo de ligação, mas é doido do mesmo jeito.

E não é o Boss Heavy Metal..é o Metalizer..que é pior ainda...kkkk

JJJ
Veterano
# set/12 · Editado por: JJJ
· votar


Lelo Mig

Vamos lá:

Compressor Sustainer Boss
ProCo Rat
Big Muff (nunca vi com esse layout...)
Equalizer Boss
Dyna Comp MXR
Ibanez (TS?)
Metalizer Boss
Tube Driver (marca?)

É... bem esquisitinho... rs

BJAofficial
Veterano
# set/12
· votar


JJJ
Lelo Mig

pelo que eu entendi sao só 2 compressores, e nao 4, estou certo?

realmente bem estranhozinho o set, mas tenho a impressao de que ele nao usa mta coisa ao mesmo tempo, deve ser mais pra ter uma variedade maior de timbres..

Lelo Mig
Membro
# set/12
· votar


JJJ
BJAofficial

"só 2 compressores"

Não...

1- COMPRESSOR sustain Boss
2- ProCo Rat
3- COMPRESSOR Big Muff - modificado por Peter Cornish
4 - Equalizer Boss (só pro ProCo)
5- COMPRESSOR - Dyna Comp MXR
6- COMPRESSOR - Ibanez CP 9
7- Merdalizer..ooops Metalizer Boss
8- Tube Drive - Chandler

BJAofficial
Veterano
# set/12
· votar


Lelo Mig

ata, haha
achei que big muff era drive.
e como o amigo disse que era ibanez ts achei que era od..
(:

enfim, bizarro hahaha
eu sou viciado em compressao tb, mas nao é pra tanto ! hahaha

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# set/12
· votar


Nossa! ele usa o RAT! o bicho é o distortion mais sujo que já vi.
Esse tópico me inspirou a mexer no meu orange squizeer, eu particularmente gosto de ligar-lo depois da distorção, mas chia muito. vou testar com o noise suppressor e ver como fica. Mas pra mim compressor só aumentava o volume, um dia percebi que quando dava umas palhetadas fortes na guitarra, o volumem diminuía, e conforme as cordas perderam energia, o volume aumentava. mas ficou uma coisa tão discrepante, que o som sumia com porrada e aumentava perceptivelmente com a vibração fraca. agora preciso fazer isso ficar musical.

BJAofficial
Veterano
# set/12
· votar


Luiz_RibeiroSP

que o som sumia com porrada e aumentava perceptivelmente com a vibração fraca.

nao é pra funcionar bem assim nao ! hahaha
pode fazer isso soar legal até, nao to dizendo que é errado.. mas nao é bem esse o proposito...
nao conheço o orange squeezer, mas uma busca me mostrou que tem só um knob, meio estranho..
o bom nesse teu caso seria diminuir o ataque, mas acho que nao vai ser possivel..

JJJ
Veterano
# set/12 · Editado por: JJJ
· votar


Lelo Mig

Tem Big Muff Compressor? Só conheço o fuzz.
E o Ibanez eu não consegui ver direito na foto. Chutei que era o TS.

E nem uma modulaçãozinha, hein...

MauricioBahia
Moderador
# set/12
· votar


Pra quem não conhece, aqui tem tudo sobre o Gilmour:

http://www.gilmourish.com

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Compressor - Usar ou não usar? Para que serve? De Ros e Fuhrmann.