Filtro de linha ou fonte com aterramento (existe?) para proteger meu equipamento e reduzir os ruído

Autor Mensagem
Kaah_lol
Veterano
# ago/12


Fala galera do FCC!
Então, minha dúvida é a seguinte: Vi uns tópicos sobre redução de ruídos aqui no FCC. Muita gente fala do fio de aterramento. Tenho umas dúvidas: O fio de aterramento, mesmo com plug de 2 pinos, vai proteger meu equipamento? Reduzir ruídos? Outra: existe mesmo Fonte com Aterramento? Qual dos dois seria melhor pra mim, que tem 8 pedais de efeito e liga todos numa fonte Landscape PS8?
A fonte da Landscape é boa demais. Mas, tipo, to com ruídos absurdos quando ligo os pedais e etc. Toco nos metais da minha guitarra, nos pedais, nas partes de ferro dos cabos e o ruído baixa. Deem uma solução pra isso? E pra proteger meu set e guita? Seria bom a Fonte com aterramento (caso exista) ou filtro de linha já resolveria o meu caso?
Desde já, agradeço a todos ^^

Kaah_lol
Veterano
# ago/12
· votar


aahh, se muda alguma coisa, eu vou dizer meu set: Squier Jaguar Vintage Modified > Digitech Whammy 4 > Afinador Planet Waves > Boss NS-2 > Boss SD-1 > Boss OS-2 (não usava ele antes, mas agora vou colocar ele junto) > Boss GE-7 > Boss CH-1 > Boss DD-3
Ajudem, quem souber ^^

brunowebguitar
Veterano
# ago/12
· votar


Kaah_lol
Sua casa tem aterramento?? Se não tiver, nem adianta mudar a fonte, vai ter que conviver com os ruidos.

Kaah_lol
Veterano
# ago/12
· votar


brunowebguitar

Sim. Mas mesmo assim. Eu uso em casa e no estúdio com minha banda. Muda o estúdio mas o ruido n passa, entende?

brunowebguitar
Veterano
# ago/12
· votar


Kaah_lol
Problema da sua fonte então!! Tenta testar seu set com outras fontes pra ver se dá o ruído!!

Kaah_lol
Veterano
# ago/12
· votar


brunowebguitar

Pior que deu. Eu usei com minha Landscape e depois testei 5 pedais meus numa Onerr pra 5 pedais... Mesma coisa..

Ismah
Veterano
# ago/12
· votar


Kaah_lol

Vivente, tente usar um estabilizador, os filtros de linha não passaram nos testes do imetro (ou inmetro sei la)... o mais seguro é usar estabilizadores de PC, se quiser por a mão no bolso, recomendo um no brake de 1 ou 2hs (300 reais), além de vc operar em 110v (o que facilita com alguns importados), ainda tem corrente estável \o/

FBlues_rock
Veterano
# ago/12 · Editado por: FBlues_rock
· votar


Kaah_lol
Veja se a carga suportada pela fonte está adequada aos seus pedais. Não sei pois nunca usei um, mas imagino que o Whammy sozinho demande muita carga...
Tem outras 2 situações prováveis: precisa de uma fonte com saídas isoladas individualmente (como algumas caras da Voodoo Labs) ou aterramento (ou ambos).
No caso de aterramento, se não tiver na sua casa/prédio ou se tiver "para inglês ver", como uma barra de cobre enterrada no quintal, sugiro comprar um módulo isolador. Ele cumpre a função de aterramento, ainda que o aterramento bem feito seja melhor.

Depois que passei a utilizar módulo isolador, praticamente zerou o ruído do meu amp valvulado (hoje é menor que do SS que tinha antes).

Ismah
Errado, filtros de linha são melhores que estabilizadores para PC (mesmo os que foram aprovados pelo Inmetro), se pesquisar em fóruns e artigos de informática sérios verá que já discutiram isso à exaustão.
Entretanto, se tiver uma boa fonte após o estabilizador, pode ser boa idéia usar um ao invés do filtro, já que as fontes de fora trabalham com 120v e no Brasil a corrente mais comum é 127v (pois é, não é 110v, como imaginam) e vários estabilizadores novos transformam para 115v/120v.

brunowebguitar
Veterano
# ago/12
· votar


FBlues_rock
Na verdade, o valor da tensão não importa para os pedais. eles sempre recebem os 9v ou 18v que a fonte fornece, não importa o país onde esteja!! O problema está na fonte aguentar ou não a tensão de entrada.

Kaah_lol
Pode testar um bom filtro de linha, ou um estabilizador também, mas um de boa qualidade, e não esses de 50 reais que você compra em lojinhas de informatica!!

FBlues_rock
Veterano
# ago/12
· votar


brunowebguitar
Escrevi pedal no lugar de fonte, corrigi lá, valeu.

Filtro de linha ou estabilizador de boa qualidade sem módulo isolador não ajudarão no problema relatado (ruídos por falta de aterramento), já o módulo isolador irá melhorar bastante, se for mesmo por esse motivo.

brunowebguitar
Veterano
# ago/12
· votar


FBlues_rock
Sim, com certeza um módulo isolador pode resolver o problema dos ruídos. Mas uma fonte de boa qualidade também é indicada. Não que a Landscape não seja boa, mas garanto que uma Voodoo Labs é muito melhor ( e consequentemente muito mais cara!!).

FBlues_rock
Veterano
# ago/12 · Editado por: FBlues_rock
· votar


brunowebguitar
Mas uma fonte
No meu 1º post no tópico falei melhor sobre, só ler..

Mas substituindo o "filtro de linha ou estabilizador" com "mas uma fonte..." já passou a sugerir algo pertinente (dependendo do problema), é isso aí.


Sugestões dadas, encerro a participação. :)

brunowebguitar
Veterano
# ago/12
· votar


FBlues_rock
Sim cara, li seu post, concordo plenamente!!! Muitas vezes uma fonte barata estraga todo o sinal dos pedais! Fornecimento de energia é uma das coisas mais importantes quando você utiliza equipamentos de audio, mas a maioria ignora completamente isso!!

Ismah
Veterano
# ago/12
· votar


estabilizador "pucha energia", estabilizando mais a "luz"
o filtro de linha, apenas adiciona um ou mais fuzíveis que queimam caso exceda um valor superior ao suportado

Tom.Morello
Veterano
# ago/12
· votar


FBlues_rock

Cara, o módulo isolador transforma a tensão de 220 em 115 sempre?
Tem como anular essa função?

Kaah_lol
Veterano
# ago/12
· votar


brunowebguitar
FBlues_rock
Ismah

Uma Vodoo Labs é meio cara. Mas se o filtro de linha não adianta com minha fonte, a solução seria eu vender a Landscape e comprar uma fonte melhor? O ruim é que essas fontes com cada saída isolada pra cada pedal é caro demais. Vi uma Supa-Charger na Made In Brazil por 470 reais. Ahh, esqueci de avisar que o meu Whammy, eu ligo com a fonte especial dele. Ligo separado. Tipo, ligo meus pedais tudo na Landscape, menos o Whammy. Então, basicamente, seriam 7 pedais. Eu tinha visto num tópico (o tópico é de 6 anos atrás) que um cara comprou duas fontes Landscape, colocou no filtro de linha e ficou beleza. Diz ele que ficou sem ruído nenhum. Minha casa foi feita a um ano (no máximo). Os plugs de casa são tudo para 3 pinos. Aterramento não falta kk (mas pode ter uma possibilidade de não ter fio terra. Mesmo com os plug para 3 pinos, podem não ter colocado fio terra neles. Verei isso amanhã).
No estúdio também dá esse problema (pelo menos a ultima vez deu). Tava procurando uma solução barata pra isso, pq to economizando pra investir numa guita nova. Então... Menos gastos, melhor kk
Pensei que o filtro de linha poderia resolver, se não resolvesse, pelo menos poderia amenizar... E não ficaria levando e trazendo o estabilizador do estúdio pra casa e etc (já basta o peso da minha guita e pedais, quando não levo violão também, ou minha outra guita com singles).. Se a melhor solução fosse um no break que ta 300 conto, eu venderia minha landscape e compraria uma outra fonte (se resolvesse bastante o problema)
abraços!

alfacorrea
Veterano
# ago/12
· votar


Deixa eu falar algumas besteiras pra vc. Peço ajuda de quem sabe mais que eu para corrigir e complementar.

1) Não adianta nada ter uma fonte "aterrada" se a instalação elétrica da sua casa não for "aterrada". Já ouvi dizer que um "aterramento" decente se faz com uma barra de cobre de uma determinada altura enterrada no solo, com uma certa profundidade e envolvida em um produto químico para aumentar o contato. Um aterramento decente não é algo simples.

2) Pode não ser culpa só do famoso "aterramento". Verifique todos os componentes da sua cadeia de sinal. Pelo menos verifique: fonte, cabinho e pedais. Pode ter algum vilão escondido por aí.

3) Verifique o consumo de todos os seus pedais. Faça a soma da corrente de todos eles. Normalmente o consumo ou corrente é medido em miliampéres, ou mA. Faça a soma de todos e veja quanto dá. Acho que seus pedais tem um consumo alto para a fonte que vc está usando. A fonte PS8 fornece "apenas" 500mA.

4) Só o seu pedal Whammy "puxa" entre 200mA e 300mA. O NS-2 "chupa" mais 20mA. O DD-3 "chupa" mais 55mA, o GE-7 mais 10mA e o SD-1 mais 12mA. Verifique que vc deve estar usando sua fonte PB8 "no limite" e isso pode ser fonte de ruídos.

5) Eu uso uma fonte da Visual Sound que se chama "1Spot". Se vc olhar pra ela vc acha que não serve, pois é pequena, leve e fraca. Ela é realmente pequena e leve, mas é absurdamente boa e custa "apenas" uns R$160,00. Ela aguenta 1.700mA de corrente (o que é muito) e é muito boa. Sugiro levar sua pedaleira em uma loja e testar.

Abraço.

davidevh
Veterano
# ago/12
· votar


eu uso um filtro de linha BOM que comprei por indicação do clube do hardware

é um modelo F8 01087
da Clone que realmente tem proteções e filtra a corrente elétrica tb!

gege_correa
Veterano
# ago/12
· votar


davidevh
eu uso um filtro de linha BOM que comprei por indicação do clube do hardware

é um modelo F8 01087
da Clone que realmente tem proteções e filtra a corrente elétrica tb!


E teve alguma melhora em relação a ruidos?

Curly
Veterano
# ago/12
· votar


http://www.apc.com/products/family/index.cfm?id=449

The Red Special
Veterano
# ago/12
· votar


http://www.apc.com/products/family/index.cfm?id=449


Ia citar exatamente esse. É o único que realmente funciona. Ele cria internamente o mesmo efeito que um aterramento faria. Eu já li sobre o funcionamento dele, mas não lembro exatamente agora.

FBlues_rock
Veterano
# ago/12 · Editado por: FBlues_rock
· votar


The Red Special
Chama-se "módulo isolador", é o que eu falei, mas nesse caso vem com estabilizador junto. O funcionamento é mesmo interessante.
O equipamento que o Curly citou é exatamente o que uso, resolveu o problema de ruído que eu tinha com o amp.

Há também o da SMS: http://www.sms.com.br/produtos/Estabilizador-SMS/Modulo-Isolador-Progr essive-III-500VA

Ambas marcas são boas. Tinha achado uma 3ª, mas nos fóruns do assunto falam mal da marca, então evitei.

Kaah_lol
No-break também não vai resolver. Se mesmo assim quiser pegar, escolha um senoidal, senão ainda pode danificar sua fonte.

Kaah_lol
Veterano
# ago/12 · Editado por: Kaah_lol
· votar


alfacorrea

Nunca achei uma dessas por aqui onde moro... Vou procurar!

Curly
The Red Special
FBlues_rock

quanto custa um desses módulos isoladores?

Galera, eu quero algo que proteja e baixe o ruído. De repente no estúdio onde ensaio, pode não ter aterramento. Daí o que eu faço? Tipo, aqui em casa tem.. Dá ruído e só para quando eu boto a mão nas partes de metal da minha guita e meus pedais. Meu pai falou que, se no estúdio não tem aterramento e se a gente ensaiar num dia de chuva, se um raio bater o chão, vai pra rede elétrica. Indo pra rede elétrica, vai correr pelos meus pedais e fonte uma carga gigante de energia, estragando eles. Fora que há ruído quando ensaio. O Whammy eu ligo separado, com a fonte dele mesmo. Tipo, em casa, eu não me preocupo taaaanto com o ruído (só quando vou gravar algo). O problema e preocupação é no estúdio mesmo. Tem alguma solução para, além de proteger meus pedais, reduzir o ruído no estúdio?

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# ago/12 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


Kaah_lol
Para eliminiar ruido eu recomendo o BOSS NS-2 ou se você puder gastar 700R$, um destes


A fonte não elimina 100% do ruido, pois a guitarra funciona como antena, captando varias interferências. Por isso apenas a fonte não resolve este problema, por melhor que seja.
Acho que a fonte que você tem é suficiente,para alimentar seus equipamentos, por isso talvez seja melhor pegar um pedalzinho desses.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# ago/12
· votar


Kaah_lol
este vídeo vai te ajudar também.


Kaah_lol
Veterano
# ago/12
· votar


Luiz_RibeiroSP

pois é cara. Eu tenho o NS-2. Meu set, eu organizei como a Boss informa, com relação a configuração e organização dos pedais no set.
Se não me engano, eu falei mais lá em cima, que eu uso o NS-2 pra reduzir ruídos. Mas o problema é que tem muito ruído. Se eu acabo tirando muito o ruido, acabo perdendo ganho também. Tipo, queria algo que, além de proteger meu equipamento, caso o estúdio onde ensaio não tenha aterramento, e que, essa mesma coisa que eu precisaria, eliminasse ou reduzisse o ruido.... Tipo, não só pra minha casa, mas pro estúdio onde ensaio também (algo que eu possa carregar comigo, com meu equipo).
Abraços!

Lelo Mig
Membro
# ago/12
· votar


Kaah_lol

Vamos desmistificar alguns conceitos errôneos, a grande maioria deles, gerados pela própria indústria, para enganar e faturar.

1- Não EXISTE aterramento eletrônico.

- O único aterramento eficaz é o físico, de uma (ou várias dependendo do local/área a cobrir) barra de cobre enfiada na terra.

- Isoladores, não são "aterramento", são apenas uma "gambi", útil onde aterramento não é possível. Mas nada mais é do que um circuíto protegido à base de disjuntores, que caem, não deixando a corrente queimar os componentes ou dar choque no usuário.

- Ruídos, podem ser pela falta de aterramento, mas essa não é a única causa. Os próprios transformadores de algumas fontes geram ruídos.

- Má blindagem do instrumento, de fontes, cabos, pedais e etc, tudo isso contribui para o aumento de ruído.

Como identificar a origem de meu ruído então?

a) Plugue guitarra no ampli, 1 só cabo, da melhor qualidade que tiver e avalie o nível de ruído.

b) Vá colocando 1 pedal de cada vez e tentando identificar como o nível de ruído vai se comportando.

c) Teste o set com outra fonte, use filtro de linha, estabilizador, no break, qualquer ou tudo que tiver em mãos e avaliando se o nível de ruído diminui ou não.

Só checando um a um, criando um parâmetro comparativo, você conseguirá identificar a origem ou quem amplifica seu ruído.

Ficar trocando coisas aleatórias e no chutão, não permitirá que você identifique o possível causador.

Obs Final: Se for fonte, um conselho:

Procure um técnico em eletrônica de sua confiança e pergunte à ele quanto ele cobra para te fazer uma fonte "calibrada" e sem ruídos.

A melhor fonte que já tive, foi feita por um técnico em eletrônica e JURO, batia de longe qualquer fonte importada caríssima.

E custou metade do preço!

Calime
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig

Belo post. De fato acredito sim que a fonte, blindagem e cabos podem ser fonte de ruídos, alem é claro do famoso "terra". Mas kra, se vc puder testar um dia, vai admirar. O Microsol G3 possui sim algum tipo de recurso que "simula" um terra. Na verdade DESCONFIO que é um trafo de relação 1 pr a1, com a intenção de barrar possíveis espúrios, tal qual um filtro. Qdo testei não pude abrir pra sanar minha curiosidade.

Kaah_lol
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig

pô, melhor resposta, com certeza. Vou fazer o que vc disse amanhã (pois agora é muito tarde, os vizinhos vão perturbar) e te darei uma resposta amanhã sobre o problema.
Abraços!

Lelo Mig
Membro
# ago/12
· votar


Calime

Entendo o que você diz, e sei que funciona.

Só quis deixar claro, como informação, que "filtro de ruídos" é uma coisa e aterramento de verdade outra, apenas para não haver confusão.

Alguns "terras eletrônicos" possuem um circuíto de filtragem, parecido com o que fazem os noise gates. Isso funciona em muitos casos, só quis deixar claro que "Não é TERRA"... são filtros de frequências.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Filtro de linha ou fonte com aterramento (existe?) para proteger meu equipamento e reduzir os ruído