Filtro de linha ou fonte com aterramento (existe?) para proteger meu equipamento e reduzir os ruído

Autor Mensagem
Kaah_lol
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig

mas esses filtros "terras eletrônicos" ajudam no quesito "proteger meu equipamento"?

Deco_ufrj
Veterano
# ago/12 · Editado por: Deco_ufrj
· votar


Ismah
o filtro de linha, apenas adiciona um ou mais fuzíveis que queimam caso exceda um valor superior ao suportado

nanani nanão... filtro de linha tem um capacitor que corta os ruidos "eletronicos" vindo da rede, que ja ajuda a reduzir os "ruidos sonoros" gerados pelos amplificadores... n~´ao é só um fusível, senão não seria "filtro de linha"...

alfacorrea
Eu uso uma fonte da Visual Sound que se chama "1Spot". Se vc olhar pra ela vc acha que não serve, pois é pequena, leve e fraca. Ela é realmente pequena e leve, mas é absurdamente boa e custa "apenas" uns R$160,00. Ela aguenta 1.700mA de corrente (o que é muito) e é muito boa. Sugiro levar sua pedaleira em uma loja e testar.

essa 1 spot não é nada mais nada menos do que uma fonte chaveada... nos EUA é barata, aqui é caríssima... existem outras fontes chaveadas de 9v no mercado que fazem a mesma coisa e custa de 20 a 50 reais... eu usa uma com 10 saidas e não tenho problema algum, a minha é de 2A....
pra quem quiser uma "1 spot" sem pagar os R$160 pode comrpar essa por exemplo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-434020891-fonte-de-alimentaco-c haveada-9v-3a-chaveada-9v-3a-_JM

é de 3a...

Kaah_lol
Veterano
# ago/12
· votar


Deco_ufrj

"filtro de linha tem um capacitor que corta os ruidos "eletronicos" vindo da rede, que ja ajuda a reduzir os "ruidos sonoros" gerados pelos amplificadores"

Então um bom filtro de linha iria reduzir (ou eliminar) os ruídos?
se é verdade e se não for incômodo, pode me dar o nome de algum? (caso se lembre kk)
Abraços!

Calime
Veterano
# ago/12
· votar


Kaah_lol

mas esses filtros "terras eletrônicos" ajudam no quesito "proteger meu equipamento"?

Proteção só rola qdo se tem um filtro que se utilize varistor em sua fabricação. Infelizmente nesse campo o Brasil está MUITO defasado em relação ao resto do mundo. Os filtros aqui são extensões da mesma tomada, sem nenhum elemento protetor.

Pode-se proteger de duas formas: utilizando um filtro de linha de verdade ou um No-break, que fornece alimentação "limpa" e estabilizada.

Lelo Mig
Membro
# ago/12
· votar


Kaah_lol

Faça o teste que eu falei, passo à passo, antes de comprar um filtro de linha.

Se após detectar seu problema, quiser/precisar mesmo de um filtro de linha para garantir, opte por um de qualidade, têm um monte no mercado que não passa de "extensões disfarçadas", nem circuíto interno possuem, muito cuidado.

Este é um exemplo de filtro que atende as especificações:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-244581439-filtro-linha-profissi onal-upsai-fht1200-fht-1200-110-ou-220v-_JM

Kaah_lol
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig

Existe a possibilidade de um certo problema no amp?

Deco_ufrj
Veterano
# ago/12
· votar


Kaah_lol
veja bem, o filtro de linha reduz o ruido da rede eletrica, que pode passar pro amplificador e pedais, e gerar algum ruido no som... mas isso é só um fator... Guitarra sem blindagem, captadores singles e de baixa qualidade, cabos de qualidade duvidosa, pedais hi gain, tudo isso também gera ruido que o filtro de linha não vai eliminar... verifica isso tudo antes...

Lelo Mig
Membro
# ago/12
· votar


Kaah_lol

Cara, larga a mão de ser ansioso...kkkk

Faz os testes, amanhã, passo à passo....se não ficaremos só no chute!

kkkkkkkk

Kaah_lol
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig

kkk foi só pra ver se o amp pode ser um problema. Pq, tipo, testaria a guita, os pedais, etc e daria ruído mesmo assim, não é?

Lelo Mig
Membro
# ago/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Kaah_lol

Se der ruído só com a guita e o ampli, teremos um ponto de partida. Aí te explico o que fazer.

Kaah_lol
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig

Certo. Amanhã (hoje) farei o teste e vou te dizer o que aconteceu.

Valeu pela ajuda!

gege_correa
Veterano
# ago/12
· votar


Deco_ufrj
pra quem quiser uma "1 spot" sem pagar os R$160 pode comrpar essa por exemplo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-434020891-fonte-de-alimentaco-c haveada-9v-3a-chaveada-9v-3a-_JM


Só que essa ai é "centro positivo", geralmente o "padrão BOSS" e afins é centro negativo, só um detalhe pra se observar. Abraço!

altirock
Veterano
# ago/12
· votar


Um Módulo Isolador APC Microsol de 300w, aguenta ligar um Amp allTube (Laney LC30II) e o set de pedais alimentados por uma 1spot?

Com essas entradas no novo padrão eu teria q usar adaptadores para ligar a tomada do Amp e a 1 Spot, eu perderia alguma funcionalidade devido ao uso de tais adaptadores?

Quantos vcs pagaram nesse equipamento?

Deco_ufrj
Veterano
# ago/12
· votar


Só que essa ai é "centro positivo", geralmente o "padrão BOSS" e afins é centro negativo, só um detalhe pra se observar. Abraço!

sim, está certo... mas é só inverter o fio. De qq maneira, com uma fonte de 3A, da pra ligar uns 30 pedais numa fonte, na hora que o cara fizer o fio com as 30 conexões, ele corrige a polaridade... hehehe

Kaah_lol
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig

Então cara... testei hoje o meu equipo. Toquei minha guita limpa só com o cabo ligado direto no amp. toquei e alcancei um volume legal, mas tinha um ruído pequeno quando eu soltava das partes de metal. Troquei o cabo e o ruído foi o mesmo. Sem aumentar nem diminuir. Quando toquei nas partes de metal do cabo também (plug), foi a mesma coisa.
Pensei que se eu colocasse um pedal de distorção/overdrive ali, aumentaria o ruído, pois a saturação que esses pedais dão ao som, normalmente, aumentam o ruído. Então parei por aí. Dá pra ter uma conclusão por aí? Estou pensando que seja falta de blindagem da guita. O que vc acha?
Abraços!

Lelo Mig
Membro
# ago/12
· votar


Kaah_lol

Um ruído pequeno é normal. A guitarra joga o terra para as ferragens, consequentemente as cordas, para que você seja o "terra" quanto toca.

Se o ruído for alto, acima do normal um aterramento/bilndagem pode amenizar, mas repito, um ruído pequeno sempre têm.

Têm ruído com as mãos nas cordas?

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# ago/12
· votar


Kaah_lol
Parece problema de aterramento da guitarra. Manda fazer uma revisão na parte elétrica.

Mas não sei se guitarra é ligada ao aterramento ou ao GND do circuito do amp. pelo que aprendi o aterramento impede que o usuário leve choque. se alguém souber explicar agradeço.

Kaah_lol
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig
Luiz_RibeiroSP

Então... Foi um ruído baixo e normal. Mas quando liguei a guita com as distorções e overdrives, ficou algo mais alto e audível. Achei normal, consequência da saturação que esses pedais fazem e já li em alguns tópicos que é normal isso. Mas, em todo caso, minha distorção é o OS-2 da Boss e o Overdrive é SD-1 da Boss. O Whammy nem faz ruído, aquilo é uma beleza. O afinador da Planet Waves não deu nada também. True Bypass, uma beleza. O NS-2 não daria ruído, obviamente. Só não testei ainda o Chorus, Delay e Equalizer. Amanhã eu não vou poder ver, pq vou dar um tempo pra minha garota, pois mulheres também precisam de atenção kkkk
Mas no domingo terei o dia livre pra dormir pra caramba e testar os pedais que faltam, além de ir testando um e acrescentando + 1, +1 e assim vai...
To com milhões de dúvidas agora, mas vou tirá-las com os pedais e fontes e amp e etc.
Valeu pela atenção e ajuda mais uma vez, Lelo Mig e todos que estão ajudando ae
Abraços!

Lelo Mig
Membro
# ago/12
· votar


Luiz_RibeiroSP

"pelo que aprendi o aterramento impede que o usuário leve choque"

A função primordial de um aterramento é justamente esta, evitar choques elétricos e queima do circuíto em sobre cargas ou curtos. Mas não é só essa. Então o aterramento é aproveitado para outras funções. Ele nada mais é do que "jogar a carga para fora do circuíto", é um "escape". Então aproveita-se este escape para se jogar qualquer sinal/frequência e etc indesejáveis. Por isso usamos este mesmo escape para diminuir o nível de ruídos.

Sistema de aterramento de uma guitarra não serve só para eliminar o ruído inerente das estruturas. Ele também é usado para "desviar/atenuar" o sinal do captador (pot de volume) ou frequências que são filtradas dele (pot de tonalidade + capacitor). Em linguagem técnica, capacitor (ou condensador) é uma estrutura que armazena energia num campo elétrico.

O GND nada mais é que GrouND... ou seja TERRA. Contudo, em qualquer aparelho eletro/eletrônico o GND é a "válvula de escape" ou sejam se ela não for ligada em nada (no caso aterramento da tomada) não têm função.

É fácil entender. Imagine que você compre uma banheira de hidro massagem. Nela vem um ponto para ser ligado na rede de água e outro de escoamento para ser ligada na rede de esgoto (vazão). Em elétrica é igual, a diferença é que o "cano" (fio de força) é por onde entra a energia (fase/fase ou fase/neutro) e o terceiro fio (terra) é o escoamento (quando necessário).

Finalizando Aterramento é uma coisa e Blindagem é outra. Ambas são caminhos (geralmente eficazes) para reduzir o nível de ruído.

Kaah_lol
Veterano
# ago/12
· votar


No fim, acabei passando o fim de semana com a namorada... Consegui um tempo pra dar uma testadinha nos pedais só agora pouco, umas 22hrs. Mas lá vai:
Lelo Mig

Cara, uma coisa que achei bem "louca" é o seguinte: meu OS-2 tava num estado horrível de estética. Lixei ele e passei outra tinta por cima. Ficou muito bom, apesar da pintura não ter ficado bem feita. Mas, quando eu testei alguns pedais meus e colocava a mão neles (principalmente no OS-2), o ruído baixava. Os drives e distorções aumentam o ruído, certamente. Mas quando tocava em partes de metal, tanto na guita, como cabos e pedais, o ruído baixava. Imaginei que fosse algo na rede elétrica.. Se for assim, só levando tudo pra testar onde meu pai trabalha mesmo. Ou esperar o estúdio no sábado, pra ver se vai ser a mesma coisa. Como sempre foi a mesma coisa, fiquei na dúvida do que fosse. Parei pra testar o OS-2 sozinho d novo, sem nada. Troquei a fonte, cabos e não mudou. Amanhã vou testar mesmo e digo, detalhadamente, o que houve.
Abraços!

Tom.Morello
Veterano
# ago/12
· votar


Não to acompanhando a conversa, hehe...mas comprei esse filtro aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-429218810-regua-de-energia-e-fi ltro-de-linha-digital-com-proteco-dj-1-_JM

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# ago/12 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


chique

Kaah_lol
Veterano
# ago/12
· votar


Tom.Morello
Serviu bem esse filtro, cara? Retirou os ruídos e ta protegendo seu equipo? Proteção é tudo kk
Abraços!

Ismah
Veterano
# ago/12
· votar


Leo Mig

Vc colocou o que eu quis dizer da melhor forma , Grande abraço...

Kaah_lol

Realmente passei pelo seu problema sábado... Me apresentei e acredite (ou não) lâmpadas fluorecentes que interferiram no meu sinal... Aí o geito é trocar de lugar ou apagar a luz....

PARA TODOS

Minha gente o Roberto Torao, eu considero o mago dos pedais, o cara realmente INVESTE neles... vejam o canal dele no youtube (Toraliens) e sua página no facebook (Facebook do Toraliens). O cara é gente fina conversa com todo mundo, e te ajuda no que for preciso em relação a pedais!!! (Não esperem que ele vá presenteá-los com um case cheio deles né ¬¬)

Kaah_lol
Veterano
# ago/12
· votar


Ismah

Lâmpada fluorescente... A última coisa que pensaria que interferisse no som, nossa...

Vi uns vídeos do cara no youtube. Ele entende muito dos pedais...

Ismah
Veterano
# ago/12
· votar


Kaah_lol

TUDO que cont~em eletricidade imite uma certa quantidade de "magnetismo", e pode interferir no seu sinal... até uma tomada compartilhada (abajur com lâmpada eletrônica) com seu AMP ou fonte(s) de pedais...

steel_guitar
Veterano
# ago/12
· votar


Kaah_lol
Tbm nao estou acompanhando muito de perto a conversa....
Mas o arycarlos_ufop abriu um tópico essa semana, que fala a respeito de fontes e afins... e pode vir a somar neste aqui tbm!!
Talvez possa ajudar a compreensão como um todo... Segue:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/292810/

Ah, no mais... como já foi dito ae em cima...
Pequenos (eu disse "PEQUENOS", ok?) ruidos sempre existem!
Nós, guitarristas, "devemos aprender a conviver com eles"....! rs!
;)

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# ago/12
· votar


É muito difícil achar um bom filtro de linha a venda. Por isso decidi montar um seguindo este roteiro.

http://www.phrep.com.br/filtro_de_linha.pdf

Kaah_lol
Veterano
# ago/12
· votar


Luiz_RibeiroSP

montar um sairia bem mais em conta... seria uma boa mesmo..

steel_guitar

vou seguir o tópico ^^ toda a ajuda é bem vinda..

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


Bom vejo que hoje, procuro o que já repudiei: filtros de linha.

Pergunto a vcs se compensa, isto é, trás mudanças colocar um desses:

- Oneal OAC 801D
- Pentacustica PM-1.1 (Ao que parece é o top e nacional, mas o preço é salgado)
- Samson Ps9
- Furmann ???

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Filtro de linha ou fonte com aterramento (existe?) para proteger meu equipamento e reduzir os ruído