Pedais Handmades vs Pedais Industriais

Autor Mensagem
RamonFrozen
Veterano
# jul/12


Boa Noite, Galera.
Achei alguns tópicos na busca sobre pedais handmades e etc..
Mas gostaria de fazer um prós e contras dos pedais handmades e dos industriais aqui, pra quem não sabe pedais handmades (como o nome já diz) são feitos a mão, como os que o Bertola passa projetos por exemplo.
Acho que com uns prós e contras da galera ae, a pessoa que procurar sobre isso pode decidir se vai fazer um ou se vai comprar um pronto.

É isso ae..
Vamos ver o que a galera tem a dizer xD

Leo Zanon
Veterano
# jul/12
· votar


RamonFrozen

Pedais Handmades possuem configurações alternativas que, em algumas vezes, simulam pedais tradicionais. O lado bom é que possuem um custo não muito elevado. Alguns Handmades possuem qualidades tão boas quanto os industriais. Existem respeitáveis empresas que trabalham com essa modalidade, como por exemplo a EFX que possuem excelência e tradição em seus produtos que eu particularmente gosto bastante. O que se deve fazer é tomar cuidado com certos tipos de Handmades no quisto qualidade, pois alguns "fabricantes" não sabem exatamente o que estão fazendo ao produzir esses protótipos. O negócio é comprar o pedal que te agrade com segurança e bom custo-benefício!

RamonFrozen
Veterano
# jul/12
· votar


Leo Zanon
Mas entre comprar um handmade e um industrial (esquecendo o custo, vamos dizer assim) qual é de melhor qualidade?? Ou varia muito?

Jandira
Veterano
# jul/12
· votar


RamonFrozen
Geralmente varia de empresa a empresa (handmade ou não). O negócio é sempre pesquisar antes todos os pontos pertinentes sobre a empresa e/ou o pedal em questão.

Del-Rei
Veterano
# jul/12
· votar


RamonFrozen
Cara, lembro de ter ligo algum tópico parecido com esse... Não sei se era exatamente o mesmo assunto.

Prós e contras dos handmades, na minha opinião:

Prós:
- Na maior parte das vezes podem ser personalizados
- Preços mais em conta
- Pós-venda (garantia, suporte, etc) geralmente é melhor

Contras:
- Revenda muito desvalorizada
- Alguns que são vendidos como clones nem sempre soam parecidos
- Na maioria das vezes não tem pronta entrega, são vendidos sob encomenda
- Geralmente não são encontrados em lojas pra testar antes de comprar.
- Deve-se ficar atento ao escolher um handmade. Tem muito Zé Ruela de fundo de quintal que vende coisas péssimas.

Um aceno de longe!!!

Leo Zanon
Veterano
# jul/12
· votar


RamonFrozen

Varia muito!
Como eu disse, o negócio é testar e comprar algo que te agrade, sempre dando observância aos quistos técnicos (custo benefício, garantia, qualidade, etc).

RamonFrozen
Veterano
# jul/12
· votar


Del-Rei
Pois é cara..
Essa é minha real dúvida xD
Por exemplo:
Pagar 300 reais em um clone que o original custa 600 reais, se o handmade for de boa qualidade, a diferença dele pro original vale esses 300 reais a mais??
Dizendo em custo x beneficio...

RamonFrozen
Veterano
# jul/12
· votar


Leo Zanon
Entendi Leo, valeu o comentário ae..

Del-Rei
Veterano
# jul/12
· votar


RamonFrozen
Pagar 300 reais em um clone que o original custa 600 reais, se o handmade for de boa qualidade, a diferença dele pro original vale esses 300 reais a mais??

O problema é que não é só a qualidade (construção, componentes, conhecimento técnico sobre o eletrônica, etc) que vai fazer o pedal clone soar idêntico ao original.

Muito handmade usa exatamente o mesmo esquema e componentes que o original, mas não soa igual. Por isso a maioria dos handmades coloca que o pedal é BASEADO em determinado pedal (tanto por questões de direitos autorais quanto por diferença sonora).

Se vai valer à pena (custo-benefício), aí é com o comprador. Depende da necessidade de cada um e do quanto está disposto a pagar.
Eu não gosto de comprar clones porque pode não soar parecido e eu não vou conseguir revender por um preço justo.
Prefiro encomendar pedais em que eu possa customizar o som, sem ser cópia exata de determinados pedais.

Um aceno de longe!!!

RamonFrozen
Veterano
# jul/12
· votar


Del-Rei
Entendi rapaz..
Obrigado

elyts
Veterano
# jul/12
· votar


Quanto ao quesito qualidade nos handmades, é simples, é so comprar um "handmade de boutique" , tipo EFX.

ogner
Veterano
# jul/12
· votar


elyts

EFX não é um handmade de boutique. Ta longe até. E nem é essa a proposta do Eugenio.

jpdiman
Veterano
# jul/12
· votar


Realmente, temos outros handmakers de boutique aqui no Brasil. Eu particularmente gosto bastante, produzo alguns pedais pra uso próprio e também já comprei handmade (DMT). Por ser de boutique o preço não deve ser levado em comparação aos industriais, um exemplo: Os vox HW (hand-wired, feito a mão, ponto a ponto) custam muito mais que os industrializados. E é uma dica pra quem está pensando em começar a construir pedais, se for pela economia, nem comece. Muitas vezes se gasta mais do que gastaria em algo pronto, mas não tem prazer maior de quando alguém perguntar "Que pedal maneiro é esse?" e você responder "Fui eu que fiz." heheh

Usando componentes de qualidade e tendo conhecimento, não é difícil ter um melhor que o original.

krz4fx
Veterano
# jul/12
· votar


Quando é possível, prefiro comprar os originais. Primeiro porque sei exatamente como vão soar (não existem surpresas e os clones, principalmente, raramente se igualam aos originais) e depois porque são muito mais comerciais (se quiser vender é muito mais fácil).

F.A.F.
Veterano
# jul/12
· votar


HANDMADE: baixa qualidade, mesmo eles insistindo que soam melhores que os industriais não chegam nem perto, sempre tem um problema.

BOUTIQUE: Ai sim, estamos falando me pedais já realmente aprovados como keeley, mad professor, xotic etc, mas tem um custo alto pela qualidade.

INDUSTRIALIZADOS: Aprovados por vários músicos profissionais na estrada realmente e não no quarto como na maioria, e tbm por nossos ouvidos em shows e etc. ESTOU FALANDO DE BOSS, IBANEZ, MXR.

Conclusão: prefiro os industrializados, soam como deveriam soar, posso confiar neles pela qualidade, custo bom e tem buffer qua minimiza a perda de sinal ao longo da cadeia. ( sou um antitruebypass ).

Abraço!

F.A.F.
Veterano
# jul/12
· votar


Só para complementar,
Tenho um BB preamp e um boss sd-1, gosto mais do sd-1 no meio do bolo musical e em gravações.

Josa_neto
Veterano
# jul/12
· votar


HANDMADE: baixa qualidade, mesmo eles insistindo que soam melhores que os industriais não chegam nem perto, sempre tem um problema.

BOUTIQUE: Ai sim, estamos falando me pedais já realmente aprovados como keeley, mad professor, xotic etc, mas tem um custo alto pela qualidade.

INDUSTRIALIZADOS: Aprovados por vários músicos profissionais na estrada realmente e não no quarto como na maioria, e tbm por nossos ouvidos em shows e etc. ESTOU FALANDO DE BOSS, IBANEZ, MXR.

Conclusão: prefiro os industrializados, soam como deveriam soar, posso confiar neles pela qualidade, custo bom e tem buffer qua minimiza a perda de sinal ao longo da cadeia. ( sou um antitruebypass ).


Amigo, não me leve a mal, mais discordo do seu comentário, pedais de BOUTIQUE são HANDMADES, a diferença é o valor que damos, tanto que os de Boutique que você citou não são Brasileiros, no tocante a componentes e construção, posso afirmar que existem pedais "handmades" que são feitos com placa de fibra de vidro, pots alpha, e componentes de altíssima qualidade, posso citar aqui os pedais DMT, e Big Effects, mais como o Brasileiro valoriza o que é de fora, era de se esperar. No tocante a AMPS o Brasil está bem representado, podemos afirmar pelo próprio fórum, e só a título de informação, existem pedais LATA DE SARDINHA que soam MELHORES do que alguns Boss da vida.

F.A.F.
Veterano
# jul/12
· votar


Na teoria sim, mas na pratica isso funciona?
concordo que tem handmade bom, eu mesmo tenho um compressor da hobbertt que é fantastico mas de resto não tive boas experiencias.

como te falei na teoria é bonito mas na pratica nem tudo condiz!
QUERO VER ESTE LATA DE SARDINHA GRAVADO? hahahaaah

Del-Rei
Veterano
# jul/12
· votar


Josa_neto
Amigo, não me leve a mal, mais discordo do seu comentário, pedais de BOUTIQUE são HANDMADES

Eu também acho isso, e na verdade, são.

Mas o F.A.F. também não disse que eram industrializados. Ele colocou como uma classificação à parte, pra diferenciar dos handmades comuns.
E realmente são diferenciados, por isso o nome 'chique'.

Acho que existem muitos pedais que soam parecidos, e no bolo sonoro da banda ao vivo dificilmente alguém distinguiria um pedal de 300 dólares de um de 50. Lado a lado até vai.

Mas acho que a questão principal é a construção e durabilidade do pedal.
Isso, pra mim, faz diferença na hora de comprar pedais, principalmente handmade (seja de boutique ou não).

Um aceno de longe!!!

Josa_neto
Veterano
# jul/12
· votar


Na teoria sim, mas na pratica isso funciona?

Sim, porque aprendi a fazer também, fiz um Crunch Box em uma patola que vendi por 50 Dilmas, com componentes fracos que soa MUITO melhor que o original, inclusive com mais ganho e menos áspero, isso num cubo GROOVIN, enfim, é questão de conhecer de perto...
como te falei na teoria é bonito mas na pratica nem tudo condiz!
Nunca ouvi alguém falando mal, seja da sardinha (pelo preço que se paga), dos EFX, ou os T. Miranda, inclusive dos meus.
Del-Rei

Mas acho que a questão principal é a construção e durabilidade do pedal.

Tem que levar em consideração o custoxbenefício do produto também, durabilidade e robustez não define um pedal, estamos dividindo o assunto em duas partes, som e componentes, nos dois os handmades estão a frente (pelo preço que se paga) pois são clones, e como tal, os componentes tem a mesma "qualidade" quando falo dos industrializados, (que também existe de péssima qualidade e que custam bem mais CARO que um handmade "ruim").

Abç.

F.A.F.
Veterano
# jul/12
· votar


Cara, vou dar um exemplo bem pratico... um cara dono de estudio de uma cidade vizinha ´´ TATU´´ tem um EFX OCD e ele ficou impressionado com o timbre do meu sd-1, não vi vantagem nenhuma neste clone, o sd-1 soou bem melhor no meu ampl ORANGE ROCKERVERB MKIl, e no dele tbm.

Sei la cara, esses pedais comuns não são tudo aquilo não!
alem de tudo nenhum deles tem buffer e isso ja é um ponto negativo para mim.
MINHA OPINIÃO SOMENTE.

Abraço!

Josa_neto
Veterano
# jul/12
· votar


F.A.F.
MINHA OPINIÃO SOMENTE

Ok mano :)

alem de tudo nenhum deles tem buffer

Eles são true bypass, não precisam de buffer, quem precisa são os comedores de sinal, justamente para que o sinal seja como o do true bypass.

F.A.F.
Veterano
# jul/12
· votar


true bypass altera sinal buffer preserva o sinal.
vc pode ter pedais true bypass mas o primeiro e o ultimo da cadeia tem que ter buffer se vc quiser preservar o tom do seu instrumento.

mas o mito continua: true bypass é maravilhoso amem!

F.A.F.
Veterano
# jul/12
· votar


Abaixo segue uma pergunta sobre o tema e algumas palavras de nada menos que PETE CORNISH, um renomado engenheiro inglês, técnico de músicos como DAVID GILMOUR, BRIAN MAY, ROBERT FRIPP, STEVE HACKET, ALAN HOLDSWORTH, ANDY SUMMERS, GARY MOORE, MARK KNOPFLER, JIMMY PAGE, ERIC CLAPTON, PAUL MCCARTNEY, JOHN MCLAUGHLIN, STING, BOB ROCK, PETE TOWNSHEND, JOHN PAUL JONES, JEFF BECK, CARLOS SANTANA e etc... quer saber? Na verdade ele é um cara que não entende porcaria nenhuma de equipamentos eletrônicos, fuçando num monte de cacarecos de gente que fez absolutamente coisa alguma pela musica neste e em mais alguns outros tantos universos, paralelos ou bifurcantes que existem por ai... só neguinho com timbre horrível... é verdade... quem entende “meeeeeesmo” são os músicos ultra top´s “ostracísiticos” que insiste em afirmar que só o TBP presta!

Ei Pete, você usa True Bypass?

Olha... aí está uma palestra a respeito:

A função "verdadeiro bypass" ou TBP, que é promovida e enaltecida por muitas pessoas e músicos, pode criar problemas terríveis com um sistema que usa muitos pedais. Tomemos por exemplo uma guitarra ligada por um cabo de 15 pés a dez pedais, todos interligados por cabo de 2 pés e, em seguida, indo para o amplificador por mais um cabo 30 pés. Se todos os pedais forem "true bypass", e estiverem desligados, então o comprimento total do cabo somando as interligações será de 63 pés. Isso causará uma enorme perda do nível de sinal particularmente se a guitarra for do tipo vintage com baixa saída e alta impedância. Quando o volume e os agudos do amplificador são aumentados para compensar as perdas, o ruído inerente aumenta juntamente com o ganho e os agudos e geralmente é, na minha experiência, demasiadamente ruim para um trabalho sério. Se você ligar um dos pedais irá aumentar a impedância de entrada (e geralmente, baixa impedância de saída) isso irá bufferizar todos os cabos de saída dos pedais aumentando o nível de sinal, devido à remoção de algumas das cargas (ou seja: cai para 17 pés de cabos ao invéz dos 63 pés de antes). Os agudos aumentando conseqüentemente o timbre e volume não serão mais os mesmos. Se esse pedal for um chorus ou delay, ou dispositivos que são geralmente unidade de ganho, então o seu nível global de sinal e timbre vai variar cada vez que um efeito é acrescentado... isto definitivamente não é uma boa idéia.

Alguns pedais têm uma impedância de entrada que está longe de ser alta em termos reais, a impedância de entrada da grande maioria dos amplificadores é de 1 Megohm (um milhão de ohms) e em minha experiência, há poucos pedais de efeitos que tenham a mesma impedância. A carga de saída da guitarra é de menos de 1 Megohm... isso irá reduzir o volume e a alta freqüência que contem o sinal do captador dando origem a queixas de que "este pedal perde timbre / volume".. etc. Tenho visto muitos efeitos que possuem uma impedância de entrada de menos de 100 kilohms (isto é apenas um décimo da impedância de entrada de um amplificador) toda essa desordem nas impedâncias causam graves prejuízos no sinal e principalmente na cadeia efeitos.

No sistema que concebi, no início dos anos 70, alimento a guitarra com uma carga fixa de impedância que é idêntica à entrada do amplificador, então distribuo o sinal por um buffer de baixa impedância para os diferentes efeitos e amplificadores. Isso dá ao sinal um constante nível e preserva as características tonais, não alterando a qualidade dos efeitos ou do sinal quando forem acionados. A prova de que isso funciona está nas gravações e shows de nossos clientes: Roxy Music, The Police, Queen, Pink Floyd; Bryan Adams, Lou Reed, Dire Straits, Paul McCartney, Sting, Jimmy Page, Judas Priest, Black Sabbath... etc

Então, a resposta à sua pergunta é: não uso "true bypass", eu não utilizo esse sistema em meus Efeitos / Racks, pois pode degradar seriamente o seu timbre. Todos os meus atuais pedais de efeito (excluindo Vintage Series) são derivados do que nossos grandes sistemas possuem, como principal atributo, um extremamente inteligente pré-amplificador que tem as mesmas características que a entrada de um amplificador valvulado (1 Megohm/20pF), um filtro altamente eficiente para eliminar a possibilidade de ruptura e interferência de sinais de rádio, com saída de baixa impedância de forma que qualquer pedal ou cabo não vai impor uma carga sobre o sinal da guitarra. Este pré-amplificador está presente em todos os nossos sistemas e sempre tem grande aprovação, não só do guitarrista (músico), mas também do técnico de gravação ou operador de PA que fica extremamente satisfeito em poder trabalhar com um nível constante de sinal e um excelente timbre na sua mixagem..... e assim por diante.... por diante... por diante....

Preciso escrever algo mais sobre pedais bufferizados ou TBP? Será que o buffer do seu pedal boss é tão ruim assim?? você ou a pessoa que mexe em seu equipamento realmente sabe o que está falando ou fazendo?

............... sem comentários ............

F.A.F.
Veterano
# jul/12
· votar


para quem não sabe quem é pete cornish:

http://www.petecornish.co.uk/index2.html

Josa_neto
Veterano
# jul/12
· votar


F.A.F.

Excelente explicação, porém devo salientar que true bypass NÃO existe perda de sinal significante ou quase nehuma, as chaves DPDT e 3PDT agem como uma "extensão" do cabo, ou seja mesmo com o pedal DESLIGADO o sinal não perde força, pois o mesmo NÃO passa pelo CIRCUITO, o que pode acontecer é capacitância parasita, porém em quantidades irrisórias, os pedais "bufferizados" (Boss, Behringer, Nux, Ibanez) possuem esse sistema pelo fato de sua "chave" não permitir que o sinal passe "diretamente" o mesmo passaria pelo circuito (isso explica o fato destes pedais não funcionarem sem a fonte, agora dizer que true bypass degrada o som...

Josa_neto
Veterano
# jul/12
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/160698/

Vale a pena ler.

Led Zé
Veterano
# jul/12
· votar


Josa_neto
Velho, podem falar o que quiser. Mas estes TBP que existem por aí, não só fazem o sinal perder força como perde um pouco do "corpo". O som fica masi magro após uma cadeia TBP. Depois de muito testar, um bom buffer na cadeia melhora muito o problema. Por isso EU dou preferência aos Boss. É claro que a Boss lança muita coisa ruim mas existem muita coisa foda também. É saber procurar os bons pedais Boss. O legal é que os bacanas são , em sua maioria, os antigos que são fáceis de encontrar usados no ML.

Del-Rei
Veterano
# jul/12 · Editado por: Del-Rei
· votar


Josa_neto
Tem que levar em consideração o custoxbenefício

Exatamente.... Bom, mas aí, é opinião pessoal de cada um.
Não existe regra, o que define custo-benefício é a vontade/necessidade de ter determinado equipamento e o poder econômico do comprador.

Acho que o que está complicando o nosso (meu e seu) entendimento é que você está comparando pedais ''originais vs clones'' enquanto eu estou comparando "industrializados vs handmades", que é o assunto do tópico.

Aí, o papo muda. Já tem um tópico aqui sobre originais e clones.

Eu não curto clones. Curto handmades (boutiques ou não) pelo fato de haver possibilidades de customização, não por soar como um TS e ser mais barato que o original.

Um aceno de longe!!!

F.A.F.
Veterano
# jul/12
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/287723/


review de buffer

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pedais Handmades vs Pedais Industriais