O que são exatamente algorítimos - e conversão A/D D/A

Autor Mensagem
Alex guitar man
Veterano
# fev/12


Simples e objetivo:

Alguém pode explicar sobre: o que são exatamente algorítimos?



Mais uma duvida:

Como funciona a conversão de Digital pra analógico? Sabe é meio fod@ converter 0-1 pra analógico?

Bog
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man

Alguém pode explicar sobre: o que são exatamente algorítimos?

A Wikipedia pode:

http://en.wikipedia.org/wiki/Algorithm

Como funciona a conversão de Digital pra analógico? Sabe é meio fod@ converter 0-1 pra analógico?

Sobre os 0s e 1s: você pode representar valores arbitrários com esses dígitos, da mesma forma que pode representar qualquer valor com os dígitos 0 a 9.

http://en.wikipedia.org/wiki/Binary_number

Tendo isso em mente:

http://en.wikipedia.org/wiki/Digital_to_analog

O que eu posso te adiantar como alguém da área é que esse tipo de conceito é bem abstrato e muito complicado para algumas pessoas entenderem de cara. Na época da faculdade eu era monitor de algoritmos para o estudantes de engenharia, e muita gente tinha uma dificuldade imensa de entender como funciona. Acho muito difícil alguém esclarecer MESMO isso aqui se você não tem uma base mínima. Eu já vi gente que não conseguiu assimilar nem em uma disciplina de 1 semestre...

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


Bog:

Nunca pensei que seria possível converter sinais 0-1 em analógico, mas ainda penso, a perdas não?

Quando trabalhava com inversor de frequência, por mais que ele quisesse deixar o sinal parecido com a rede original/analógico, com um osciloscópio era possível ver que o sinal era quase que vários riscos "/" unidos.

nota: a maioria dos inversores mandam ondas quadradas :S

guitartube
Veterano
# fev/12 · Editado por: guitartube
· votar


A quem interessar

A maneira mais simples de algoritmo é uma "função" matemática.

Ex:
f(x)= x se x < 0.7 e f(x)= 0.7 se x > 0.7

x é o valor do sinal de entrada, f(x) o valor de saída (sinal processado) e a função f é o algorítmo.

O algorítmo acima significa:
Para qq valor de entrada abaixo de 0.7, a saída é o próprio valor de entrada
e
Para qq valor de entrada acima de 0.7, a saída é o valor 0.7

Cada efeito possui um algoritmo, ou seja, uma função que transforma sinais de entrada (domínio da função) em sinais de saída (imagem da função).

Bog

Tá bem simplificado mas acho que o suficiente para um leigo entender.

flw!!!!!

Bog
Veterano
# fev/12 · Editado por: Bog
· votar


Alex guitar man

Nunca pensei que seria possível converter sinais 0-1 em analógico, mas ainda penso, a perdas não?

Sempre há perdas. É impossível reconstruir um sinal idêntico ao original. O ponto é que os componentes de frequência do sinal podem estar muito além da nossa percepção. Olhe para o teu monitor. Você consegue ver os pixels individuais? Talvez olhando bem de perto, consiga. A partir de uma certa distância, o fato de que os pixels são discretos (discretos = não-contínuos) não faz diferença. Você não enxerga mais eles. Um círculo na tela lhe parecerá perfeitamente redondo, não uma série de quadradinhos brilhando.

O mesmo vale para o som. Começa que o sinal não sai como um padrão de "escadinha", porque não existe conversor capaz de fazer isso no mundo real. Ele não sai nem como uma curva perfeitamente suave e nem como uma "escadinha". E a frequência é tão alta (ou seja a "largura dos degraus" é tão pequena) que você percebe o sinal como uma curva suave mesmo. É como se você olhasse uma tela de longe. Mas note que, no caso do som, NÃO TEM A VER com distância - a frequência em uma imagem é espacial, por isso uso a distância; mas a frequência em um sinal sonoro é temporal, então tem a ver com a capacidade de perceber variações no tempo. A nossa capacidade de perceber essas variações desaparece a partir de uma certa frequência (em torno de 20kHz), e um sinal puro além desta frequência é inaudível.

salton
Veterano
# fev/12 · Editado por: salton
· votar


Alex guitar man
Já adianto que o meu conhecimento sobre o assunto é de curioso, hehehe.. mas essa conversão se dá pela "pulse-code modulation" (PCM), onde cada sample assume um valor relativo à voltagem do sinal contínuo analógico, num áudio 16-bit são 2^16 possibilidades para o sinal discreto digital, e a quantidade de samples é um "tradeoff" entre qualidade e quantidade de informação processada, onde valores mais baixos refletem em menor fidelidade e degradação do áudio (aliasing)..



EDIT: Acabei de ver o post acima do Bog, é mais intuitivo que o meu. Mas o vídeo é interessante :)

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


Bog:


escadinha

Expressou muito bem!


sinceramente, eu nunca consegui notar diferença de um sinal analógico pra Digital.

E outra:

Eu nunca iria conseguir distinguir 48000 pra 96000 (que é a taxa de amostragem da zoom), olha lá se eu conseguir de 44100 pra 48000.

Eu fiz vários testes, eu percebo diferença (alta) de 32000 pra 44100.

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


salton:

Realmente, é um vídeo muito interessante, fácil de entender.

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


Um vídeo interessante que vi foi esse:



Bog
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man
Eu fiz vários testes, eu percebo diferença (alta) de 32000 pra 44100.

Você percebe porque, segundo um negócio chamado "teorema de Nyquist", você precisa amostrar um sinal com no mínimo o dobro da sua frequência original para poder reconstruí-lo. Como a gente ouve até uns 20kHz, no áudio digital o "número mágico" é 40kHz. É por isso que até 40kHz você nota a diferença. Mas abaixo disso, o que se ouve não é uma onda "quadrada", e sim som "abafado", como o do telefone (que trabalha com uma frequência mais baixa). Acima, fica cada vez mais difícil notar diferença.

Esta sobra além dos 40kHz ou 44kHz tem também uma razão de ser:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/176282/p6#8095706

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


Supondo que o sinal seja totalmente digital ao sair de um equipamento de áudio, ele iria ser transformado em analógico pelo próprio falante, certo?

Quando o falante de desloca ele segue um trajeto, o falante não se teletransporta...

Mas esquece isso, é só uma ...........obs.

Bog
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man
Supondo que o sinal seja totalmente digital ao sair de um equipamento de áudio

Isso não faz muito sentido. Mesmo um sinal "digital" indo por um cabo USB é na verdade uma codificação de um sinal analógico. Não existe sinal digital físico, ele é uma entidade abstrata. Se você mandar um sinal digital por um cabo e reproduzir ele como áudio, você vai ouvir um monte de chiados. Lembra do barulho do modem fazendo conexão discada? Aquilo é um sinal "digital" - novamente, é um sinal analógico, "digital" é só a forma como o sinal é interpretado. A TV digital é a mesma coisa, o sinal da TV aberta digital é físico, analógico, onda eletromagnética. O que muda é a forma como ele é interpretado.

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


Bog:

É possível desmentir os puristas do FCC que dizem:

Prefiro um nitrous drive do que uma pedaleira digital!


Na época da faculdade eu era monitor de algoritmos para o estudantes de engenharia

Quais os cursos que você fez na vida para dominar essa area?

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


Até amanhã pessoal!

OBS:


Vocês sabiam que só vamos decorar/aprender o que vimos no dia só depois que dormimos?

Bog
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man
Quais os cursos que você fez na vida para dominar essa area?

Hhhe, depende do que é "dominar".

Eu fui monitor quando estava no 3o período da faculdade. Isso foi em 1999. =P

Depois disso, muita água rolou. Mas eu não aprendi sobre DSP na faculdade nem em pós-graduação, aprendi trabalhando em um laboratório de eletrônica, e depois por conta. Curso é importante para dar uma base, para "aprender a aprender". O resto, foi aqui:

http://www.amazon.com/Digital-Signal-Processing-Computer-Perspective/d p/0471295469

jpdiman
Veterano
# fev/12
· votar


Tirei o chapéu aqui pra vocês! AUHAUH
Espero que com o tempo eu adquira conhecimento pra poder entender esse tópico e poder debater junto com vocês! Por enquanto, tenho 16 anos e estou no 3º módulo de técnico em mecatrônica, tenho umas aulas razoáveis de eletrônica digital e analógica, mas nada excepcional.

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


jpdiman:

Eu ainda vou fazer curso de eletrônica, e me especializar em áudio....

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


O curso que vou fazer/pretendo:

http://www.sp.senai.br/jau/WebForms/DetalhesCurso.aspx?secao_id=16&p1= 34845

Bog
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man

Vou te dizer: eu me arrependo até hoje de ter sido um bundão e ter feito ensino médio normal quando poderia ter pelo menos tentado entrar no CEFET. É muito surreal ter trabalhado em um laboratório de eletrônica sem saber fazer sequer uma solda. O.o

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


Bog

É, eu não pretendo ficar parado, vou fazer esse curso,após isso não sei o que fazer...

Bog
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man
após isso não sei o que fazer...

Er... trabalhar? =P

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


Bog

Cair nas mão de qualquer empresa por ai é zica....

Bog
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man

Zica é não ter trabalho nem dinheiro, haha. Pô, mas então você não tem 29 anos como diz o teu cadastro.

macaco veio
Veterano
# fev/12
· votar


a conversão AD DA não tem segredo, tem explicação pra todo lado na internet, o segredo é o que fazer com esse novo sinal de codigo eletronico depois de convertido de forma que ao se disconverter novamente ele saia com as modificações que se queira tipo distorção, phaser, etc. Essa parte nem a universidade ensina, pelo menos no Brasil pois não ha interesse na area. Estão mais interessados em conseguir produzir o milho ou a soja eletronica.

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


bog

Haha, isso foi um erro na data de nascimento, mas não tenho 29 não, chuta minha idade!

macaco veio

Essa parte nem a universidade ensina, pelo menos no Brasil pois não ha interesse na area

Esse é um dos problemas do brasil. O pessoal estuda la fora, e acaba trabalhando la, e quem volta trabalha na meteoro...

Alex guitar man
Veterano
# fev/12 · Editado por: Alex guitar man
· votar


edit - topico errado :S

guitartube
Veterano
# fev/12
· votar


macaco veio
Essa parte nem a universidade ensina, pelo menos no Brasil pois não ha interesse na area.

Atualmente em alguns cursos de engenharia nas boas universidades federais e algumas exceções particulares, existem boas disciplinas de processamento de sinais e este tipo de aplicação é questão de foco profissional.

flw!!!!!!

Bog
Veterano
# fev/12
· votar


guitartube
macaco veio

Pois é, eu estava justamente pensando que qualquer livro de processamento de sinais tem as ferramentas básicas para o sujeito começar a trabalhar. Agora, obviamente que ninguém vai aprender na faculdade a fazer a próxima revolução na modelagem digital de amplificadores. Tem coisas que só se aprende com a experiência, o papel da universidade é dar só a base fundamental. Isso vale para qualquer profissão, e para qualquer lugar do mundo.

macaco veio
Veterano
# fev/12
· votar


Isso vale para qualquer profissão, e para qualquer lugar do mundo.
Sera? cara, que eu saiba tem uma coisa que se chama pos-graduação. Claro que não vai achar lugar nenhum no Brasil que pudesse ir mais alem em determindado ramo especifico da eletronica, não há interesse algum no Brasil. Não acha nem os livros tecnicos traduzidos, por exemplo, se fizer um curso de correspondencia de radio e tv do Instituto universal se aprende melhor nessa area do que em uma universidade. Talvez em odontologia ou medicina ou alguma area relativa a agricultura, mas não em eletronica. Acho que o papel da universidade em países mais desenvolvidos vai mais alem. No Brasil a bunda é que é mais importante.

Bog
Veterano
# fev/12 · Editado por: Bog
· votar


macaco veio
Sera? cara, que eu saiba tem uma coisa que se chama pos-graduação.

Mesmo em pós-graduação. Latu sensu não tem como entrar em profundidade em nenhum assunto. Strictu sensu tem um foco completamente diferente, porque é voltado a pesquisa acadêmica. E mesmo num doutorado, a "substância" vem mais da pesquisa, que é um trabalho feito por cada um (ou seja, é experiência), e não um "curso". Eu estudei e trabalhei no exterior, e tive contato com professores e estudantes (de mestrado e doutorado) de muitos países. É assim em qualquer lugar do mundo.

Não acha nem os livros tecnicos traduzidos

É verdade. Para o bem ou para o mal, o idioma universal de facto é o inglês. O material disponível em português realmente é mais escasso, mas isso não tem a ver com "bunda", acredito que é simplesmente uma questão econômica. Mas isso também acontece em tudo que é área. Tem zilhões de livros de medicina só disponíveis em inglês.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que são exatamente algorítimos - e conversão A/D D/A