O que são exatamente algorítimos - e conversão A/D D/A

Autor Mensagem
Alex guitar man
Veterano
# mar/12 · Editado por: Alex guitar man
· votar


Para que exatamente você quer um bicho desses?

Não quero...

é uma duvida que surgiu ao ver:


Teclado e sintetizadores totalmente analógicos!

http://www.musicador.com/uploads/2008/02/schwa-olga_gui.jpg

Não consigo imaginar um circuito só com éé... não sei te explicar...

O próprio circuito já define o comportamento do sistema

ai é que ta, esse sintetizador tem sons gravados em memorias, efeitos no som, mas tudo analógico, com esse esquema de "bati aki cai lá"

mjcmello
Veterano
# mar/12
· votar


Alex guitar man

O máximo que eu já fiz foi fazer um algoritmo de compressão de imagem utilizando circuitos analógicos. Explicando melhor, para fazer um algoritmo de compressão vc utiliza uma "transformada" que é feita utilizando-se multiplicações matriciais (algoritmo). Isso normalmente é feito por um software.

Como nós tínhamos a necessidade de fazer a compressão de dados antes de armazenar em memória, precisei fazer estas multiplicações utilizando transistores FETs.

De certa forma o circuito fazia a mesma coisa que o software.

mjcmello
Veterano
# mar/12
· votar


esse sintetizador tem sons gravados em memorias, efeitos no som, mas tudo analógico,

Os sintetizadores analógicos são feitos com geradores de sinais. São circuitos que chamamos de "osciladores" e que geram formas de onda senoidais, quadradas, triangulares, dente de serra, etc. Estes "sintetizadores" misturam estas ondas e geram estes sons "analogicamente".

Não existe nada gravado em memória.

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


Alex guitar man

Componentes eletrônicos podem ser programáveis. Até mesmo um pedalzinho de drive tem lá seus potenciômetros, não tem?

Este teclado não é um dispositivo de propósito geral, ele é projetado para executar uma função específica. Os circuitos dentro dele não têm um sistema operacional, de certa forma, eles já SÃO o seu próprio sistema operacional. Para mim a tua dúvida é bem confusa, porque a imensa maioria das pessoas consegue imaginar um sistema físico onde cada conjunto de componentes desempenha uma função específica - é como um motor de um carro. O que o pessoal costuma achar misterioso é o software, um negócio abstrato.

Lembrando aqui que eu sou um cara do mundo digital. Eu sei que existe o mundo analógico, mas eu só olho ele de longe. =P

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


Não existe nada gravado em memória - São circuitos que chamamos de "osciladores" e que geram formas de onda senoidais, quadradas, triangulares, dente de serra, etc.

+1

Bog
Veterano
# mar/12 · Editado por: Bog
· votar


mjcmello

O engraçado é que esses osciladores não são perfeitos, e aí o pessoal tenta implementar uma simulação digital do bendito sintetizador e todos reclamam, sem saber, das senóides e serrinhas perfeitas demais. =P

O mesmo acontece com os simuladores de amps, os caras precisam jogar uma certa dose de erros aleatórios para que a simulação melhore ao ficar mais imperfeita.

Isso me lembra também dos filtros passa-alta/baixa ideais, que só existem no mundo digital. Em processamento de imagens, essa coisa "ideal" não serve para nada, porque gera artefatos esquisitos que você só consegue evitar usando um filtro menos ideal.

Só para dar um nó no cérebro do Alex guitar man, heehhe.

2Humbucker
Veterano
# mar/12
· votar


Alex guitar man
Cara existem componentes analógicos que podem processar os sinais e transforma-los em digitais. Transistores operando como chaves fazem exatamente essa função, sendo que zeros seriam um valor de tensão igual a 0V e os "1" seriam valores de tensão iguais a 5V (num mundo ideal seria assim, na prática há variações). É dessa forma toda a eletrônica digital se baseia. Sendo assim é possível construir um circuito completamente "analógicos", ou seja sem o uso de microchips e softwares mas que processe um sinal digitalmente.

2Humbucker
Veterano
# mar/12
· votar


Bog
Quando ele ler o que eu postei ai que ele vai pirar mesmo! ahhaha

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


Lembrando aqui que eu sou um cara do mundo digital

Hehehe, realmente, é assim que você é chamado pra qualquer assunto que envolva circuitos digitais e pedaleiras ;)

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


Alex guitar man

Eu na verdade não entendo de circuitos digitais. Eu não entendo de nada que seja físico. Não sei diferenciar um resistor de um capacidor, ahahahha. Meu mundo é todo abstrato, só tem software. Quando eu trabalhava num lab de eletrônica, não podia encostar na maçaroca que o engenheiro tinha montado, porque se soltasse um fiozinho dali, eu não sabia consertar. Para mim, não existe "acender o led", só existe "setar o bit que acende o led". =P

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


Não sei diferenciar um resistor de um capacidor

Caramba, hahahaha, da uma estudada ai pow, sou muito mais o físico.

Qualquer um que tem a vida baseada em software fica louco ao escutar isso:

Existe hardware sem software, mas não software sem hardware

2Humbucker
Veterano
# mar/12
· votar


Bog
Resistor
http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/02/resistor-eletroni ca.jpg

Capacitor
http://www.burgoseletronica.net/capacitorfoto.jpg

Transistor
http://1.bp.blogspot.com/_iNol8DHkuGc/TIpYa309gNI/AAAAAAAAAJs/KV-ymZah e38/s1600/NPN.gif

Diodo
http://img.hisupplier.com/var/userImages/old/diode/diode$8194828.jpg

2Humbucker
Veterano
# mar/12
· votar


Bog
Mas você tem noção da função de cada um?

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


Alex guitar man
Qualquer um que tem a vida baseada em software fica louco ao escutar isso:
Existe hardware sem software, mas não software sem hardware


Grande coisa. Existem plantas sem humanidade, mas não existe humanidade sem plantas. Nem por isso fazer plantas é melhor que fazer gente, hahahahah.

2Humbucker

Eu não mexo com isso. Meu trabalho é totalmente no software mesmo.

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


Grande coisa. Existem plantas sem humanidade, mas não existe humanidade sem plantas. Nem por isso fazer plantas é melhor que fazer gente, hahahahah.

VOCÊ VENCEU DESTA VEZ!!!!!!!!!!!

mjcmello
Veterano
# mar/12
· votar


Bog
Isso me lembra também dos filtros passa-alta/baixa ideais, que só existem no mundo digital.

Os filtros digitais também não são perfeitos... Têm as mesmas limitações dos filtros analógicos. Talvez vc esteja pensando em algo do tipo "é só eu cortar os sinais de uma determinada frequência. Não é bem assim.

mjcmello
Veterano
# mar/12
· votar


Bog
O engraçado é que esses osciladores não são perfeitos, e aí o pessoal tenta implementar uma simulação digital do bendito sintetizador e todos reclamam, sem saber, das senóides e serrinhas perfeitas demais. =P

Me lembrei que quando eu estava fazendo mestrado, um dos meus professores estava trabalhando com filtros digitais para tirar ruído de discos antigos. Entramos numa discussão filosófica de que o que seria melhor, ou mais perfeito: tirar aquela chiadeira toda e perder algumas coisas que estavam registradas junto? Ou deixar a chiadeira e deixar o restante intacto?

Analógico é melhor que digital? Tostines está sempre frequinho porque vende mais? rsrsrsrs

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


Bog e 2Humbucker

Tão tirando uma com minha cara? Hahaha, realmente o 2 post deram um nó! Do 2humbucker eu não sei, mas levo vantagem do bog em eletrônica! Eai bog, onde esta seu Bog (deus) Agora??

mjcmello
Veterano
# mar/12
· votar


Mais tarde entro aqui de novo. Preciso me apressar pra voltar pro Rio e o aeroporto aqui de SP está um caos...

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


mjcmello

Boa viagem! e não entre no avião caso tenha o numero 180 em algum lugar, blz?

Bog
Veterano
# mar/12 · Editado por: Bog
· votar


mjcmello
Talvez vc esteja pensando em algo do tipo "é só eu cortar os sinais de uma determinada frequência. Não é bem assim.

Eu sei que não. Só estou dizendo que um filtro passa-baixa ideal (aquele que simplesmente ceifa tudo o que está acima da frequência de corte) não produz resultados ideais. É interessante como essa "perfeição" na verdade não produz resultados perfeitos no fim das contas.

Um filtro ideal desses é sim possível digitalmente, mas não faz sentido a não ser como instrumento didático. No mundo físico, nem existe um troço desses.

Eu trabalho com processamento de imagens, uma espécie de filho do processamento digital de sinais. ;)

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


Alex guitar man
levo vantagem do bog em eletrônica! Eai bog, onde esta seu Bog (deus) Agora??

Está no meu nome. =P

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


kkk

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


Está no meu nome. =P

ainda é um mistério...

mjcmello
Veterano
# mar/12
· votar


Alex guitar man
Boa viagem! e não entre no avião caso tenha o numero 180 em algum lugar, blz?

Por que? rsrsrs

mjcmello
Veterano
# mar/12
· votar


Bog
Eu trabalho com processamento de imagens, uma espécie de filho do processamento digital de sinais. ;)

Maneiro, minha dissertação de mestrado foi sobre compressão de imagens no plano focal. O plano focal é aquele onde a imagem é projetada pela lente nos sensores ccd. A idéia era justamente fazer a compressão de dados antes de armazenar em memória. Pra isso projetamos um chip que fizesse os cálculos matriciais. Como multiplicação matricial se resume a somas e multiplicações, é fácil implementar isso com FETs, uma vez que as somas são implementadas com somas de correntes e as multiplicações através das tensões nos gates (desde que vc polarize os fets na região linear).

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


mjcmello

Para mim, dizer que é fácil implementar isso com FETs, uma vez que as somas são implementadas com somas de correntes e as multiplicações através das tensões nos gates (desde que vc polarize os fets na região linear) soa tão misterioso quanto "usamos vudu", ahahahahahah.

mjcmello
Veterano
# mar/12
· votar


Bog
É que tava rolando um papo aí de eletrônica. Esqueci que vc só mexe com software... rsrs

2Humbucker
Veterano
# mar/12
· votar


mjcmello
Pior que eu entendi o que vc quis dizer, XD

mjcmello
Veterano
# mar/12
· votar


2Humbucker
Você tava conversando com o Bog sobre eletrônica e aí eu acabei mandando essa. rsrs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que são exatamente algorítimos - e conversão A/D D/A