Apelo aos handmakers, empresas e afins

Autor Mensagem
_BLACKMORE_
Veterano
# nov/11
· votar


MauricioBahia

...creio que no fundo, todos (se for gastar um tempo em suas regulagens) podem soar iguais ou quase iguais. Isso, comparando lado a lado. Se for tocar com banda aí é que as diferenças se tornam menores ainda...

me lembro do Mestre Faísca dizendo isso em uma daquelas aulas coletivas na EMT antes de existir essa explosão de marcas no mercado nacional.
Algum tempo depois um ex-professor (João Motta) me falou e provou a teoria ...

thmenezes_RJ
Veterano
# nov/11
· votar


slash_web
???

Pô, eu só posso agradeçer a Danelectro por fazer um excelente clone do Fulltone OCD (Cool Cat Drive) que eu comprei por espetaculares R$ 120,00...

Drinho
Veterano
# nov/11
· votar


MauricioBahia

eQuem realmente faz mágica é o músico e seus fiéis companheiros que são "a cozinha": guitarra e amplificador. EU vejo dessa forma.


Poucas palavras e muita sabedoria!

jpdiman
Veterano
# nov/11
· votar


marcosshrp
Pedal Hand Made no brasil não deveria passar dos 100 reais. Tem TS aqui que a gente gasta 60 reais pra monta, e o hand maker lucra quase 200%!

Eu valorizo o meu trabalho, você não? Tem um tópico no handmades em que se discutiu quanto cobrar por um pedal, vou colar aqui, créditos aos forumistas de lá, atenção principal ao segundo post.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1870.0


Drinho

Meu professor de analógica também fez uma cara de espanto quando fiz uma pergunta sobre válvulas, ele disse que o transistor já substituiu a válvula TOTALMENTE, tentei explicar pra ele um tempinho mas depois eu desisti. Pessoal que não entende é cabeça dura!

Topic:

Eu acho que não tem mais o que inventar, tudo sempre vai ser baseado nos clássicos TubeScreamer, Distortion+, Proco RAT, entre outros.

Henrique S.
Veterano
# nov/11 · Editado por: Henrique S.
· votar


slash_web

quantos pedais handmades dessa linha voce possui? (projetos originais, nao clones)

tem alguns fabricantes que se dedicam a essa area, e cobram por isso, mas nao tem tanta popularizacao quanto aqueles que vendem clones ou versoes levemente alteradas

ou seja, o problema nao é o fabricante, é o consumidor

que adianta o cara se matar pra projetar um pedal (pra ser original mesmo leva tempo, pesquisa, testes etc etc etc) se num drive é complicado imagina outros efeitos

pra ter cara na internet "ih, por esse preço, compro pedal Zvex, catalinbread, barber, fulltone"

ou seja, nao da pra exigir que brote handmakers com projetos totalmente originais por ai se o mercado nao absorve

só se o cara for puramente hobbista, ai cobra o preço que acha justo por seu trabalho e foda-se...

marcosshrp

cada um cobra o que quer por seu trabalho, por que acha que vale, o saco de peças custa 60 reais, mas o tempo estudando a eletronica, procurando os itens, projetando design, desenhando layout ja é outra coisa...

logico estou excluindo dai os handmakers fast food, que aprenderam ontem no tonepad a fazer pedais e saem vendendo no ML com PCB copiada na cara dura do handmades, GGG, tonepad, FSB, DIYSTB


Edit: caramba, escrevi demais, mas fico tanto tempo sem escrever em forum que da nisso, abs!

ogner
Veterano
# nov/11
· votar


Henrique S.
Po, sumido!!!
Da umas dicas de handmades mais originais ae!!!
Vc nao vale!!! ahuehuahuha!!!

Drinho
Veterano
# nov/11
· votar


quantos pedais handmades dessa linha voce possui? (projetos originais, nao clones)

tem alguns fabricantes que se dedicam a essa area, e cobram por isso, mas nao tem tanta popularizacao quanto aqueles que vendem clones ou versoes levemente alteradas

ou seja, o problema nao é o fabricante, é o consumidor

que adianta o cara se matar pra projetar um pedal (pra ser original mesmo leva tempo, pesquisa, testes etc etc etc) se num drive é complicado imagina outros efeitos

pra ter cara na internet "ih, por esse preço, compro pedal Zvex, catalinbread, barber, fulltone"

ou seja, nao da pra exigir que brote handmakers com projetos totalmente originais por ai se o mercado nao absorve

só se o cara for puramente hobbista, ai cobra o preço que acha justo por seu trabalho e foda-se...


Parabéns pela sensata opinião.

slash_web
Veterano
# nov/11
· votar


Handmade era para ser sinonimo de durabilidade, referencia em componentes e clone nas melhorias.É raro ver isso hoje em dia.

O pessoal deveria pelo menos se enxergar que não é pedal de boutique coisa nenhuma, nem referencia... ai eles vem e cobram R$350,00. Palhaçada...

Porem, como já disse .. o objetivo do tópico é mais para reflexão. De certa forma consigo, tambem, incentivar (se isso for possivel) um pouco mais de discernimento na expressão ''novos pedais''..... não existe novo coisa alguma e sim ''outra marca''... principalmente no que se refere aos handmades... tem horas que chega a ser engraçado.

abraços, e valeu pela discussão que estamos tendo que é de muito valor para mim!

slash_web
Veterano
# nov/11 · Editado por: slash_web
· votar


Henrique S.

eu não tenho nenhum pedal...

ou seja, nao da pra exigir que brote handmakers com projetos totalmente originais por ai se o mercado nao absorve
seráa ??

Henrique S.
Veterano
# nov/11
· votar


ogner

poise! eu leio bastante até o forum, mas tenho participado pouco, pq to meio desatualizado nas novidades

de handmakers que fazem seus projetos me vem a cabeça o Joao luiz (56inc) que agora só conta com o Tubestation, a empower (acho q a linha deles só tem 3 pedais ainda), o favorettis (era massa o clone do GT2 mas acho que agora ele tem um drive proprio e um chorus)

tem um argentino q parece ser bem interessante que é o Dedalo, acho q aqui no brasil só tem na vibe

enfim, antes que alguem diga, nao ganho M nenhuma pra indicar ninguem, nem do meio musical eu sou, e provavelmente estou esquecendo muita gente boa ai, mas estou meio off do meio entao é normal hehehhe


agora se é projetos de pedais diferentes que procura, recomendo fortemente olhar o DIY Stompboxes e Freestompboxes.org
la os projetos nao sao entregues tao mastigado quanto tonepad, a maioria dos layouts sao em placa universal (ou stripped board) que la fora é bem mais comum, sem contar que nao precisa mexer com percloreto e tal, mas da mais trabalho

a vantagem é que tem tudo q é pedal desde fuzz da colorsound até os lançamentos de boutique, e alguns projetos independentes, tipo um Simulador de diezel VH4 com Mosfet q saiu uns anos atras, animalesco o som.....

abs

Henrique S.
Veterano
# nov/11
· votar


slash_web
de durabilidade, referencia em componentes e clone nas melhorias.É raro ver isso hoje em dia.

ai eles vem e cobram R$350,00

concordo para aqueles que clonam pedais descaradamente, mas estes serao eliminados pelo proprio mercado, pois nao apresentam diferencial

agora, sobre o pedal ter qualidade, componentes de confinaça, variacoes na construcao e "melhorias" (lembrando que mudar componente pode ser otimo pra um e uma extrema M pra outro) logicamente vai implicar em preços mais altos, montar pedal de forma artesanal, sem os artificios de uma industria (placa de fibra com mascara de componentes, mascara de solda pra evitar contato entre trilhas por erro na soldagem, PCB com multilayers etc etc etc)

nao é pra peão (sem querer denegrir, longe disso) é mao de obra especializada, o cara nao precisa ter mestrado em engenharia eletrica, mas tem que saber com o que esta trabalhando, alem de atencao com o projeto, nao é algo que da pra fazer enquanto mexe no orkut/facebook/email/celular - imagina uma mão no mouse e outra no soldador hehehhe. é aquela "hora tecnica" que vai ser dedicada exclusivamente aquele projeto, e hora tecnica é cara...

enfim, antes que pareça, nao quero comprar briga nem nada, é minha opiniao, ja falei aqui que sou contra handmakers que tacam o preço la em cima só pra parecer que é melhor, (tipo um certo HM que cobrava 600 conto num clone de TS) ai o cara tem que ter bom senso

por fim, sobre o mercado, acho que se o consumidor realmente estivesse a procura de pedais com algo a mais, mesmo se propondo a pagar mais por isso, clonadores estariam extintos ja...

jpdiman
Veterano
# nov/11
· votar


Henrique S.

Mestre, o tubestation não é original não, é o pré do 5150 e o pré do rectifier montado em uma caixa.

Tanto que já vi o esquema deles, se abrir um tubestation vai ver tudo lá, os transformadores e tudo mais, tanto que o pedal não usa fonte, liga direto na tomada.

marcosshrp
Veterano
# nov/11
· votar


jpdiman
Eu valorizo o meu trabalho, você não?

A cara, você pode fazer o quiser com o seu trabalho. Você pode pintar uma cópia da monalisa..mas não vá cobrar milhões pela cópia da mona só pq vc estudou arte em roma, e passou horas visualizando as obras do Da Vinci. Vai ser sempre uma cópia, e qq cópia que tenha mais dq 50% do preço de um original, não vale a pena!

Agora um pedal importado, vai , vamos falar da boss.. Um pedal da boss que aqui no Brasil custa em média 300 reais, somando importação, taxas e lucros, compensa você comprar um clone por ae por 250? Creio que não..tem que baixar o preço mesmo!

marcosshrp
Veterano
# nov/11
· votar


Agora se um HAND MAKER vier com uma NOVIDADE que não seja BASEADO em algum OUTRO pedal ou CLONE, ai já são ooooooooooooutros 500.

Ai sim você paga pelo conhecimento do hand maker e pelo trabalho do cara..

jpdiman
Veterano
# nov/11 · Editado por: jpdiman
· votar


marcosshrp

Bem, vou exemplificar com uma simples imagem, um crybaby montado pelo BigLouis da Saint Louis que citei previamente.

BigLouis: http://i137.photobucket.com/albums/q214/big-louis/CIMG2604.jpg
Crybaby: http://www.dextermods.com/wp-content/uploads/dropinboard-crybaby.jpg


Observar somente a placa.

As palavras dele:

É um projeto de Wah que estou terminando...
Dei uma boa estudada nos projetos do Vox McCoy e do Cry Baby pra chegar em um consenso em como faria esse ai...
Optei por usar o indutor tipo Halo, esse da foto é o Whipple...
Os resistores são Vishay/Dale, militares, de precisão... pura frescura... parecem aquelas linguicinhas de frango...
hahaha
Esses capacitores vermelhos são WIMA, de alta tensão, por isso o tamanho meio exagerado... foi proposital também... pra dar um charme mojolento no visual da placa...


É um pedal baseado em outro, mas não merece descrédito, EU compraria um desse em vez do original, o problema são os handmakers que só usam componente vagabundo, como disse anteriormente, são casos e casos.

marcosshrp
Veterano
# nov/11
· votar


jpdiman
Dei uma boa estudada nos projetos do Vox McCoy e do Cry Baby

Pow man, ai vale..O problema não é o cara estudar os projetos ou ter um projeto de referência.. O problema é o cara pegar 1 projeto, mudar dois ou 3 capacitores e vender por quase o mesmo preço do original.

Vou dar um exemplo:

Eu pego o esquema de um GCB95, visito esse link, faço essas modificações, coloco em uma carcaça e vendo como:

Incrível Wah Wah marcosshpwah! True Bypass, com melhores graves e menos agudos estridentes! Baseado em um GCB95!
Valor: R$ 250,00


Ow, a pessoa que achar isso certo deve falir! Mas faz sucesso...e são 95% do ramo Hand Mades..

Ele não desenhou o projeto original, ele não fez nada com outros projetos, ele não investiu em técnologia, ele não fez naaada! O projeto original é da dunlop, assim como as stratos são da Fender e as Les Paul são da Gibson, e ainda cabe processo..

É isso que eu não acho justo..

sacaram?
[]'s

jpdiman
Veterano
# nov/11
· votar


marcosshrp

Justo não é, mas o mundo é assim. Acho que o preço das empresas superam muito o investido nas pesquisas e testes, por isso não acho tão errado copiar, até porque, se só houvesse criação, não se lançariam mais pedais, sempre vai ser baseado em outro.

Vitor Bossa
Veterano
# nov/11
· votar


slash_web

lhe aprensento a MG Music ...

Jandira
Veterano
# nov/11
· votar


Vitor Bossa
lhes apresento a MG Music ...

Pois é, essa é uma empresa que vejo pouquíssimas pessoas comentarem pouco sobre ela no FCC...

Ela tem vários desses bons ingredientes que alguns acima citaram...

Drinho
Veterano
# nov/11 · Editado por: Drinho
· votar


Acho que o preço das empresas superam muito o investido nas pesquisas e testes, por isso não acho tão errado copiar, até porque, se só houvesse criação, não se lançariam mais pedais, sempre vai ser baseado em outro.

pode até ser que sim... mas não culpo as empresas totalmente...

até porque valores são uma palhaçada no Brasil...

Quando você encomenda seja lá o que for com exclusividade pra você, feito a mão em um bom profissional seja uma guitarra, amplificador, pedais... você tem que ter em mente que você não tá comprando um elemento comum pra satisfazer uma necessidade sua... você tá comprando uma coisa que você sonha em ter, porque ela é única, ou porque ela te agrada em alguma forma portanto você não tem que reclamar do quanto paga para um artesão afinal quem define o trabalho manual dele é ele... não existe um valor especificado em tabela como um potênciometro....

O termo handmaker é prostituido no Brasil... nos países onde o povo é menos burro é um trabalho extremamente valorizado e as guitarras da fender (que nós brasileiros consideramos jóias) são vendidas aos montes sem glamour algum.

É até engraçado me lembro da ultima vez que viajei pra fora... fui na sam ash comprar meu amplificador, pra quem não sabe é uma loja bastante grande que tem lá e tal.. e você entra e não tem muita frescura é qualquer amplificador do lado de qualquer amplificador, qualquer guitarra do lado qualquer guitarra.

Ai há uns tempos fui na Reference na teodoro sampaio.. você entra na loja as guitarras econômicas estão na parede da loja e as "grandes" guitarras japonesas e americanas estão em uma salinha separadas... (deve ser pra não se misturar com a gentalha). Dai o brasileiro verme olha pra salinha toda de vidro com luz especial e parece que viu uma linda lagoa no deserto, brilha os olhos do coitado e não sei como mas surge alguma força maior que faz ele acreditar que aquele pedaço de pau americano com captação dimarzio vale 9 mil reais de verdade. Acho que o cara pensa que as guitarras foram feitas por magos da idade média... sem zoera rapazeada eu fico doido com isso!

Lá as empresas servem para viabilizar um custo que seria muito alto se você gastasse em algum tipo de equipamento feito sob exclusividade pois elas tem condições de ter um valor competitivo... compram componentes aos milhares e muitas delas não investem em desenvolvimento e também copiam... as que investem em desenvolvimento não acredito que tenham muita dificuldade em recuperar uma vez que são gigantescas.

Tanto é que a maioria dos pedais vendidos lá das melhores marcas não custam fábulas e elas investem em desenvolvimento... com algumas poucas exceções

Aqui o coitado do handmaker... serve pra possibilitar o acesso a tal tipo de equipamento uma vez que componentes por melhores que sejam ainda não são tão caros e os preços no brasil são brincadeira... então eu acho incrível que tenham handmakers que copiam no brasil sim. E se tiver um handmaker que desenvolve é um cara de se admirar mas ao mesmo tempo o considero um baita de um cabaço... é muito raro aparecer um músico brasileiro com inteligência suficiente pra valorizar isso ao invés de falar "por esse preço eu compro um ocd da fulltone" como disse o colega acima.
Acredito que em outros lugares é razoável que critiquem um cara que clona um pedal.
Mas aqui eu acho que ninguém tem o direito de criticar o fulano que clonou o pedal tal.. muito pelo contrário deveriam enaltecer um cara desse pois se não fosse ele neguinho ia ser obrigado a ir até a teodoro sampaio e deixar quase 400 pau num mxr micro amp chinês que não deve custar nem 15 conto pra ser feito.

Sou contra o handmaker que vende uma ilusão de um pedal incrivelmente diferente mas que na verdade não passa de uma cópia além de cobrar um valor absurdo por essa ilusão.

Agora sou totalmente a favor do handmaker que faz um serviço bem feito e fala: olha esse pedal aqui é clone do pedal x... o preço dele é tal e ele vende a um valor consciente levando em consideração o trabalho e o investimento que ele teve mas tirando o valor da perfumaria e do desenvolvimento.

jpdiman
Veterano
# nov/11
· votar


Assino em baixo, Drinho.

Jandira
Veterano
# nov/11
· votar


Drinho
Agora sou totalmente a favor do handmaker que faz um serviço bem feito e fala: olha esse pedal aqui é clone do pedal x... o preço dele é tal e ele vende a um valor consciente levando em consideração o trabalho e o investimento que ele teve mas tirando o valor da perfumaria e do desenvolvimento.
Esta situação aqui no Brasil, na maioria das vezes, chega a ser surreal, infelizmente...

slash_web
Veterano
# nov/11 · Editado por: slash_web
· votar


Vitor Bossa
Jandira


Então sobre a Mg music, eu cheguei até a criar um topico hoje de manha ou ontem a noite, mas foi fechado pq acho que tinha na busca =X.

MauricioBahia
Moderador
# nov/11
· votar


slash_web

Bota na busca "MG Music". Tem coisa hein...

Abs

guitartube
Veterano
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

nov/11

Quanta balela.....

Pow, este caras tinham que ter vergonha na cara em dizer que são handmakers!!!!!

O site Handmades é uma vergonha de atraso tecnológico, um bando de zé arruelas esperando um projeto pra copiar.

Os foruns, redes sociais, blogs,.... que tratam da área tecnologica na música são toscos. Se resumem em juntar dinheiro pra comprar um Vst e dividir, copiar um pedal famoso, comprar um produto importado, construir um controlador com sucata e gambiarra, disseminar vídeos para ensinar a regular, gerar mitos de digital, válvula,.... Coisa bem atrasada e ralé mesmo... depois quer reclamar do atraso....


flw!!!!!

Drinho
Veterano
# nov/11
· votar


guitartube

eu conheço poucos profissionais sérios nesse ramo ....

guitartube
Veterano
# nov/11 · Editado por: guitartube
· votar


Os caras vem falar de pedal construído a mão??????

Pô, que mão é essa? Que magia é essa pow? que tecnologia é essa?
Tecnologia engana trouxa.
O cara mete o ferro de solda no componente, fode as tolerâncias e depois vem dizer que é melhor que industrializado?
Nego gosta de ser enganado, os políticos sabem disso e deitam e rolam.

Acorda gente!!!!!! Reclamar não adianta e botar a culpa nos caras também não resolve.

flw!!!!!

Drinho
Veterano
# nov/11
· votar


cara ... eu concordo com sua indignação ao falar de profissionais de quinta categoria.

agora segundo um conhecido meu engenheiro elétrico... um protótipo bem feito a mão não é inferior a uma placa feita em máquina...

não há necessidade de um cara que faz poucos pedais por mês terceirizar a fabricação de placas...

guitartube
Veterano
# nov/11
· votar


Drinho
eu conheço poucos profissionais sérios nesse ramo ....

Devem existir sim. Mas acredito que eles não fiquem fazendo estas promessas e mentiras. Plantando a dúvida para colher grana.

flw!!!!!

guitartube
Veterano
# nov/11 · Editado por: guitartube
· votar


Drinho
agora segundo um conhecido meu engenheiro elétrico... um protótipo bem feito a mão não é inferior a uma placa feita em máquina...

Amigão, isso é a mais pura mentira. Pode falar pra ele que eu chamei ele de mentiroso e que ele não sabe nada de eletrônica e nunca trabalhou numa indústria.
Eu não preciso contar mentira para querer me projetar pq eu não preciso disso. Nem vivo de pedais ou outro gear.

Meu comentário é para esclarecer segundo a minha experiência e vivência de anos na indústria eletrônica, empresas de desenvolvimento, atuando como consultor, free lancer, universidade,....


flw!!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Apelo aos handmakers, empresas e afins