Para os Handmakers e entendidos: Fontes

    Autor Mensagem
    Zuricow
    Veterano
    # dez/08


    Fala galera,
    Estou a procura de uma fonte para meus pedais, estou adquirindo o que acho ser o ultimo, agora montarei uma pedalboard.

    Já ouvi muito bem falarem da fonte da Landscape, de fato estou quase comprando, mas não para agora. Estou pesquisando, os tipos que existem. Na verdade tenho pedais variados, sendo um crybaby vintage, 2 Boss antigos (aqueles made in japan) um ibanez chorus e um OD handmade de 9v.

    Já ouvi dizer que esses pedais antigos necessitam de (vao melhor com) fonte especializada, mas como não entendo do assunto, fiquei em dúvida. Inclusive, um handmaker me ofereceu fazer uma de acordo com minhas necessidades. Porém, ela não teria toda a estética de uma Landscape por exemplo, apesar de poder apresentar amperagem alta de acordo com meu pedido.

    Outra coisa que já ouvi é que existem pedais que não se recomendam ligar em fontes de amperagem muito alta, isso seria fundamental?

    Enfim, gostaria que os entendidos me dessem uma explicação sobre as diferenças entre fontes de fabricas (Landscape, voodo lab, etc), ou de handmakers sob medida. Existe fatores além dos basicos (amperagem, voltagem, potencia, etc) que determinem diferenças entre timbres de pedais?
    E sobre esses pedais que recomendam o uso de baixas amperagens? Seria isso relevante?

    Obrigado, desde ja.

    Naloxone
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    A Landscape é muito boa.

    DotCom
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Outra coisa que já ouvi é que existem pedais que não se recomendam ligar em fontes de amperagem muito alta, isso seria fundamental?

    Isto non ecziste!!

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Isto non ecziste!! [2]

    particularmente, eu se fosse você (e se o cara nao pedisse tanto) tentaria ver se ele nao consegue um acabamento legalzinho. fontes feitas a mão por pessoas que sabem o que estão fazendo (e que sabem a importancia de uma margem de segurança) nunca vao te deixar na mao.
    tenho uma na minha bancada que eu construi a uns 5 anos atras e até hoje nunca tive problema, testo tudo com ela, uma buta cavalona e só 5A

    Diino
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    nao fale amperagem, fale "corrente"

    é mais bonito

    qto a pergunta, pegue uma fonte com 1A creio que seja o suficiente, a maioria dos pedais são 9V, os valvulados são 12V e algumas pedaleiras 15V
    ai vc ve o que cai melhor pra vc.
    como vc so tem pedais pegue uma fonte 9V 1A, nao conheço essas fontes que vc citou mas a galera aqui podera opinar melhor que eu
    abç!

    Henrique S.
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Diino
    nao fale amperagem, fale "corrente"

    é mais bonito


    e é o certo também né!? aehuaehaeuehuehuahuaehuehuaee

    esses dias eu li Wattagem, fechei o topico na hora huaeuhehua



    Zuricow

    cara, a corrente estipulada pela fonte, é o que ela tem capacidade de fornecer (por exemplo, um digital delay precisa de muito mais corrente que um Fuzz Face)

    se a corrente total de todos os seus pedais (em uso) for maior que a corrente entregue pela fonte , algum pedal pode nao funcionar ou funcionar diferente (tem quem goste de fuzz com bateria gasta, a voodoo labs tem isso na fonte deles)

    enfim, uma fonte de 9V e 1 ampère estabilizada ta perfeito pra vc..

    pedais valvulados normalmente tem fonte propria, e pedaleira idem, pq algumas usam alimentaçao de entrada AC...

    Diino
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Wattagem

    IUASHEIuhasiUHASIUhaseiuHASOEIUhaseuiHIOUEHiauhIASUEHIUASHEIuhasiUHASI UhaseiuHASOEIUhaseuiHIOUEHiauhIASUEH

    caraaalho, ai eu nem faria questao de ajudar.
    :S

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/08 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Verifica se o pedal recebe AC ou DC. O meu ARGOS, por exemplo, pode ser ligado tanto AC com DC (está no manual), mas quando ligo junto com outros em DC chia pra cacete. Então tive que ligá-lo separado em AC. Utilizo fontes Landscape também.
    O teste do chiado, caso tenha interesse na "saga"...
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/198726/
    Abs

    Henrique S.
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Diino

    sim, foi o que eu fiz HUSAEHUASEHUEASHUAESHUESA

    e o cara ainda quis demonstrar que entendia, pq usou os 2 "tt" eahuhuaehuasehuase

    Zuricow
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Bom galera, notações a parte: ddp (V), intensidade de corrente (i), Potência (W), Resistência (ohm)... XD também sei (eu acho).

    Meus pedais são todos, do tipo padrão 9V, mas tenho dúvidas ainda quanto a diferença entre fontes projetadas, para pedais padrão boss japan, por exemplo, ou das demais. É realmente necessário esses cuidados, ou eu perco em alguma coisa usar por exemplo a fonte Landscape.
    Vale a pena um gasto maior?

    Outra duvida ainda é se usar fontes de alta corrente me impossibilitará de usar esses pedais que recomendam baixos valores.

    edalko
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: edalko
    · votar


    Henrique S.
    Diino


    Links do FCC

    Dicionário: wattagem wattagem

    esses dias eu li Wattagem, fechei o topico na hora huaeuhehua
    caraaalho, ai eu nem faria questao de ajudar.
    e o cara ainda quis demonstrar que entendia, pq usou os 2 "tt" eahuhuaehuasehuase

    Bem... isso se estivesse errado, né???

    DotCom
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Zuricow
    A Landscape é muito boa, não dá ruídos.

    Não tem problema nenhum a fonte ser muito potente. O problema é que ela é mais cara, maior e mais pesada.

    André Arraiano
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    landscape for the win

    Zuricow
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Galera, e apalavra final????

    Por favor, opinem! Quero saber, Landscape, ou fonte adaptada?
    Valeu!

    Henrique S.
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    edalko

    Portugues Luso!?

    bom, a tal reforma ortográfica serve pra neologismos bizarros tambem? aehuaehuuea

    Henrique S.
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Zuricow

    Landscape e ja elvis

    DotCom
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Zuricow
    Landscape e ja elvis [2]

    Tem outras fontes boas (e até mais baratas) no mercado, mas a Landscape é garantida.
    Essas outras de que falo eu só confio depois de testar.

    edalko
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Henrique S.

    que existe, 'ecziste'!!!
    uhahuauhahuauhauhahu

    Essa tal reforma, deveria se chamar "deforma", baita idiotice... como se fosse necessário integrar o Brasil com 4 ou 5 paisinhos de merda, estragando toda nossa linguagem cultural...

    Ainda insistem em achar que o nosso português é igual ao dos portugueses.... foda...

    megadeth2612
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Zuricow

    Cara, para esse teu wah vintage o melhor seria usa-lo com bateria sem ser alcalina. A mesma coisa para os fuzzes e demais drives.

    Só pra você saber, chegou semana passada meu MG Lextone (fuzz) mod com 4 germaniuns, liguei na fonte.. e putz, nem estava com rúido, mas o som estava uma merda. Liguei na bateria de carbono e o som mudou COMPLETAMENTE, ficou com muito mais graves, mais organico...

    Os demais pedais, tipo chorus, delay etc você pode ligar na fonte.

    E essa história de que fuzz precisa de menos corrente que o delay, chorus vai depender muito do pedal. Eu tenho um DD-20, tenho uma fonte PSA de 200mA só para ele, conforme o manual da Boss especifica. Já alguns pedais, como o Lexotone, o MG me informou que precisaria de em torno de 300mA. O Monovibe, consome 500mA, mais do que o meu DD-20 que todo mundo fala que precisa de uma fonte só para ele. Ou seja, não tem receita de bolo não.

    Moral: dependendo da marca/modelo, tem pedais que consomem muito e outros pouco, independente de ser fuzz, delay, chorus, vibe, phaser. Mas, na minha opinião, vale a pena usar bateria de carbono (nao deve ser alcalina) nos wahs (principalmente se for vintage), drives e fuzzes! Abçs

    Zuricow
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    megadeth2612
    Pois eh cara, até por enquanto uso bateria no meu Wah, mas num gosto muito da idéia não, principalmente pela ameaça da infeliz vazar e acabar com o pedal...

    Por isso tava querendo achar uma fonte...

    Aliás, os meus pedais boss Vintage vão melhor com a fonte da boss ACA, segundo o fabricante... Um é o OD-1 outro o DM-2 (está a caminho), será que pedindo ao handmaker para fazer uma fonte para todos os pedais (menos o wah como o megadeth2612 indicou) ele levaria em consideração essa diferença?

    Pessoal me perdoem as duvidas mas minha cabeça está muito embaralhada. Achava que os únicos fatores que contavam eram a Voltagem (9V), o valor da Corrente (1A ou +), a polaridade, e o fato de ser estabilizada ou não.
    Mas visto que existem diferenças no modo de montagem dessas fontes, podem existir outros fatores. Determinantes no timbre.

    Obrigado.

    Zuricow
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    nada????

    Bertola, ajuda aew!

    Zuricow
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    up

    DotCom
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Cara, os parâmetros necessários para a construção de uma boa fonte são justamente esses mesmo:

    Tensão correta
    Capacidade de fornecer corrente
    Polaridade
    Estabilização.

    Os seus pedais boss vintage são alimentados em mais de 9V, pois a fonte deles não era estabilizada.
    Mas, se você tiver pedais boss novos, você pode conectar todos na mesma fonte estabilizada, que esse problema de alimentação dos vintage é resolvido. (procure no bossarea.com que eles tem a explicação porque isso acontece)

    Zuricow
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    DotCom

    Entendo, mas se os parâmetros são os mesmos, por que existem diferenças timbrísticas entre os mesmos pedais,mas ligados em fontes diferentes de 9V ou bateria?

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/08 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Zuricow
    Não é a toa que a Danelectro vende baterias pra pedais como slogan "A energia dos vintage"
    http://www.amazon.com/Danelectro-9V-Battery-2-Pack/dp/B000EENA2W
    Lá é baratinho né... Aqui uma bateria d 9V Duracell é mais de 10 pratas!!!

    Abs

    DotCom
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Zuricow
    Quais pedais, especificamente?

    Geralmente os fuzzes de germânio é que são muito sensiveis a tudo, não gostam de compartilhar fonte, é uma viadagem.
    Se forem PNP então...

    No mais, nunca vi diferença em TIMBRE de pedal nenhum, na mudança de fonte. No máximo, aumento de ruídos, quando colocava uma fonte de pior qualidade.

    Zuricow
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    DotCom

    É rapaz, num eh uma coisa monstruosa, eu mesmo num noto, a nao ser por exemplo no OD-1 que eu prefiro com bateria, senao realmente fica sem força, esquisito o timbre, no caso uso uma Hayonic estabilizada padrao boss, pra nao gastar bateria.

    Mas é o que o pessoal por ai diz, a fonte faz diferença. Caso contrario, por que o pessoal procura fontes melhores?
    É exatamente minha dúvida: devo procurar uma fonte cara ou uma feita sob encomenda, ou continuar com essa fonte Ruinyonic?

    DotCom
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Zuricow
    Procura por fontes melhores não por causa de timbre, e sim por questões técnicas.

    Você ganha 2.000 por show, vai querer que seu equipamento pare de funcionar porque sua fonte queimou?
    Então você vai comprar uma fonte mais potente, pra ela não trabalhar forçada.

    Fonte de má qualidade ou operando no limite da sua capacidade traz ruídos, o que você também não deseja.

    E se você tem seus 6.000 reais em pedais, não é nada demais pensar em um case de 500 para protegê-los, e uma fonte de 400 pra alimentá-los, sem risco de picos de energia.

    Diino
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Zuricow

    que vc quer saber rapaz?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Para os Handmakers e entendidos: Fontes