Como você faz pra não esquecer como timbrou suas latinhas?

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# jul/11 · Editado por: MauricioBahia


Fala galera!!!

Acho que o título já diz tudo! :)

Bem, eu anoto (ou fotografo) nos ensaios pra me lembrar como timbrei de acordo com cada música do setlist, pelo menos pra ter um parâmetro pra tocar ao vivo. Além disso, anotar ajuda caso os knobs se movam por algum motivo.

Alguma outra dica?

Abs

Ticoulat
Veterano
# jul/11
· votar


se vc tiver iphone, ipad ou ipod touch, tem um aplicativo da Boss que vc coloca seu set de pedais e ajusta eles, criando vários patches, pra vc lembra depois.

Velvete
Veterano
# jul/11
· votar


MauricioBahia
Po Mauricio...são tão poucas latinhas aqui que fica fácil de lembrar...

Mas do jeito que sou meio Obssessivo Compulsivo acabo lembrando essas coisas de qualquer jeito.

Já os presents da pedaleira eu anoto num caderno caso perca!

Abraços

.omni
Veterano
# jul/11
· votar


O site desse cara tem folhas de recall de uma infinidade de equipamentos, incluindo pedais! Eu uso diariamente uma porrada de folhas daí, mas confesso que de pedais eu nunca usei, nem sei se prestam. Mas por que não, né?

Vitor Bossa
Veterano
# jul/11
· votar


MauricioBahia

Os meus vão de cor mesmo, decoro e seja o que for. Mas o que eu vejo em set de famosos é uma folhinha colada nos pedais com os knobs apontados pra onde tem que ficar. O problemas de decorar é a bebida no meio do show, ficar alto e esquecer tudo rsrs.

Abraços

Btardelli
Veterano
# jul/11 · Editado por: Btardelli
· votar


MauricioBahia
Eu costumo colocar uma fita crepe nos pedais, com a posição dos knobs nos pedais, nao fica a coisa mais bonita do mundo, mais funciona!
"Aprendi" com o Felipe Andreoli(baixista do Angra)

Del-Rei
Veterano
# jul/11
· votar


MauricioBahia
Normalmente, antes de entrar definitivamente no set, eu testo a fundo cada pedal... Se ele realmente entrar, geralmente já tenho em mente as posições dos knobs pra cada tipo de som.



Um aceno de longe!!!

MauricioBahia
Moderador
# jul/11
· votar


Ticoulat
Velvete
.omni
Vitor Bossa
Btardelli
Del-Rei

Valeu pelos depoimentos. :) O objetivo do tópico é pra trocar experiências mesmo!

Abs

MauricioBahia
Moderador
# jul/11
· votar


Ahhh... Me lembrei! hehehe Eu anoto na folha onde tem a letra de cada música pois pra algumas a timbragem/efeitos é bem diferente!

bissinhu
Veterano
# jul/11
· votar


no meu board uma vez regulado, ele fica la, nao preciso mexer

Lu_Soares
Veterano
# jul/11
· votar


Procuro criar um som meio que "padrão" , o overdrive leve, outro com mais ganho e um distortion, e delays, mods vai no liga e desliga, a mudança no meio das apresentações vai mais no volume.

Desprogramador
Veterano
# jul/11
· votar


Anoto em um bloquinho e tiro uma foto com o celular. Assim, se esquecer eu sou muito tapado...

Will Bejar
Veterano
# jul/11
· votar


MauricioBahia
Eu coloco uma marcaçãozinha com corretivo líquido (branquinho).
Acho que é possível ver no DS1 nessa foto
http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/DSC05371.jpg

marcosshrp
Veterano
# jul/11
· votar


cara, meus pedais ficam timbrados direto, quando eu toco fora ou em local aberto, o máximo que eu faço é regular o amp (e futuramente o eq), pq ai não tem jeito mesmo.

Eu já tentei fazer diversas configurações mas nada me agradou, então por isso resolvi regular apenas o amp e deixar os pedais como estavam.

[]'s

bluesmanjf
Veterano
# jul/11
· votar


Qdo eu tava com set de pedais, eu comecei anotando num papel, mas era ruim pq ia perdendo.

Dai, fiz um arquivão em Excel, que ja tem la o nome dos pedais e os parâmetros. Daí, era só ir acrescentando. Funcionava que era uma beleza! hehe

andregui7
Veterano
# jul/11
· votar


MauricioBahia
Eu to meio na pira de fazer uma regulagem a cada apresentação.

Lucas Hatfield
Veterano
# jul/11
· votar


MauricioBahia

É fácil o MINI-FUZZ nem marcação no "knob" nao tem ai vai no tanto q eu acha legal (quanto mais aberto o volume dele mais claro fica o som, eu acho) . O FAB Distortion vai no olho mesmo som mais pesado menos tone mais distortion, distorção mais brilhante mais tone meos distorção (fácil não?). O FAB Flange q complica um pouco d lembrar.

Valeu!

ogner
Veterano
# jul/11
· votar


bissinhu
no meu board uma vez regulado, ele fica la, nao preciso mexer

Tb sou desse time!! Só ligo ou desligo os pedais ( que são poucos ) dependendo do som que quero!! Meu set completo fica assim.

Fuzz > Flanger/Vibe > Dangerous Drive > TS 1 > Zenith Drive > TS 2 > Delay > amp

To sem Wha!! As vezes coloco um Booster ou um compressor no set...

Will Bejar
Veterano
# jul/11
· votar


ogner
Cara, eu acho mó legal ter vários pedais à disposição. Quando eu tinha uma Zoom 505 e a 707 eu programava uma pancada de efeitos pra tocar vários sons de bandas que eu gostava... mas aí quando comecei a tocar com banda, percebi que não usava tudo aquilo... então, pra que pedaleira??? Comprei os pedaizinhos que eu mais usava!!! Gosto mais da guitarra sem muita coisa... no final das contas, nos shows e ensaios levo só a guitarra, amp e um cabo.

Sobre o tópico, mesmo no amp, tento manter a eq. conforme uso em casa.

ogner
Veterano
# jul/11
· votar


Will Bejar
mas aí quando comecei a tocar com banda, percebi que não usava tudo aquilo...

O pessoal surta mesmo..Mas com o tempo e dependendo do estilo a ficha cai e percebe-se que menos é muito mais, e não existe nem uso pra tanta parafernalia, knobs, luizinhas e etc em musicas "de verdade", ficar brincando em casa com pedaleira ou varios pedais é divertidissimo, um milhão de barulhinhos e doideras.. mas no vamos ver, é outra coisa pro som ficar bacana.....hehe!! Mas claro, dependendo do estilo.

Eu hoje sinto falta apenas de um Delay mais loucão que me desse mais possibilidades ate mas psicodelicas mesmo...

erico.ascencao
Veterano
# jul/11
· votar


Eu sempre pensei que o conceito de um set de pedais é justamente ter pedais com configurações "fixas". Eu, pelo menos, penso assim: regulo os pedais do jeito que eu gosto e não mudo (até que a insatisfação apareça). De acordo com a música eu ligo/desligo pedais, não fico mexendo nos botões.

daniel.damin
Veterano
# jul/11 · Editado por: daniel.damin
· votar


Mauricio Bahia

Alguma dica?

Vou falar como gravo as minhas regulagens. (antes de der pedal board)

Ao invés de colar um papel na parte de cima do pedal, colei um pequeno papel com as regulagens ao lado do pedal, fica mais discreto e pode ser usado da mesma forma.

Nos pedais Boss é fácil, pois eles são relativamente altos.

Sugiro também que compre ou construa um pedal board (construí o meu e foi divertidissimo, além de muito gratificante), dessa forma nada pode encostar nos knobs, e a configuração fica sempre igual... ;)

Ficam as dicas ai brother!

Abraços,

MauricioBahia
Moderador
# jul/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


bissinhu: no meu board uma vez regulado, ele fica la, nao preciso mexer

ogner: Tb sou desse time!! Só ligo ou desligo os pedais ( que são poucos ) dependendo do som que quero!! Meu set completo fica assim

É, tudo bem, mas e quando saem do lugar sem você perceber? É por isso que muitos usam algo (tipo uma fita crepe) pra prender os knobs e evitar que se movam.

Interessante é que os pedais Hardwire vem com um tal de Stomplock™, uma tampa emborrachada pos knobs. É bacana pois os protege contra algum esbarrão do pé ou fios; e mesmo no transporte.

http://www.hardwirepedals.com/cmsimages/true-innovation-glow.png

daniel.damin: Sugiro também que compre ou construa um pedal board (construí o meu e foi divertidissimo, além de muito gratificante), dessa forma nada pode encostar nos knobs, e a configuração fica sempre igual... ;)

Você diz contruir um hard case só pro board, pois fora isso eu não me lembro de uma vez sequer da minha pedaleira manter os parâmetros! hehe E se, na hora "H" vc esbarra com o pé ou um cabo nos knobs? Se não anotar, vc lembra? Da forma que guardo, num bag, com fios etc., não tem como manter tudo imóvel. ;)

Abs

Will Bejar
Veterano
# jul/11
· votar


ogner
ficar brincando em casa com pedaleira ou varios pedais é divertidissimo, um milhão de barulhinhos e doideras.. mas no vamos ver, é outra coisa pro som ficar bacana.....hehe!! Mas claro, dependendo do estilo.
Sim... e acho que outro fator importante é tempo pra mexer, testar e encontrar aquilo que vai realmente ser útil!!! Pra compor, acho mó bacana fuçar os pedais. Tô numa banda que faz uns sons autorais, e na hora do solo, mexi meu flanger e deixei com ação bem rápida, quase como um tremolo e ficou muito louco!!!

Eu hoje sinto falta apenas de um Delay mais loucão que me desse mais possibilidades ate mas psicodelicas mesmo...
GAAAAAAAAAAAAASSSS!!! hehehehe

erico.ascencao
Eu sempre pensei que o conceito de um set de pedais é justamente ter pedais com configurações "fixas". Eu, pelo menos, penso assim: regulo os pedais do jeito que eu gosto e não mudo
Sei lá...rs... mas se eu fosse tocar algo diferente do que uso com esses pedais, montaria outro.

Doggy
Veterano
# jul/11 · Editado por: Doggy
· votar


Tem dias que amo meu timbre, tem dias que eu acho uma m****, rs...

Então esse lance de deixar regulado não funciona pra mim, a única coisa que eu realmente não mexo é no EQ, que eu tenho em foto a configuração dele.

Abç

MauricioBahia
Moderador
# jul/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Doggy: Tem dias que amo meu timbre, tem dias que eu acho uma m****, rs...

Talvez seja por isso: Timbre, percepção auditiva e Curva de Fletcher & Munson. Um caso de estudo e debate!

que eu tenho em foto a configuração dele.

Bacana esse EQ!

Abs

Doggy
Veterano
# jul/11 · Editado por: Doggy
· votar


MauricioBahia
Eu gosto muito dele, dá pra ver pelo tanto de gain e volume, que eu tb uso como booster, rs... Uma das coisas mais legais é que ele tem duas saídas, uma pena eu não ter dois amps pra usar esse recurso...

Talvez seja por isso: Timbre, percepção auditiva e Curva de Fletcher & Munson. Um caso de estudo e debate!

Isso é aquela coisa do posicionamento do ouvinte em relação à fonte do som, não? Se for, realmente: um dos motivos é esse, alguns dias toco em pé, longe do amp, e outros sentado, com meu ouvido bem acima do falante.

Mas entre outros, são aqueles detralhezinhos mínimos que encomodam: "Esse chiadinho aqui tá enjoando, vou tentar tirar!" e o clássico: "Tá com muito ganho!" 15 minutos depois: "Tá com pouco ganho!" rs...

Sem falar que o ouvido "acostuma" a ouvir tal som, por isso que quando vou timbrar, toco no máximo uns 10 minutos, e depois paro por uns 5.


Abç!


EDIT: Aliás, parece bacana o vídeo, vou assistí-lo!

daniel.damin
Veterano
# jul/11
· votar


Mauricio Bahia

Você diz contruir um hard case só pro board, pois fora isso eu não me lembro de uma vez sequer da minha pedaleira manter os parâmetros! hehe E se, na hora "H" vc esbarra com o pé ou um cabo nos knobs? Se não anotar, vc lembra?

Tem razão, usei a expressão errada, é isso mesmo HARD CASE, todos de madeira, forrado com courvin e com as ferragens para dar acabamento, fica lindo e prático.

Eu gastei uns R$120,00 pra fazer o meu, e desde então nunca mais tive problemas com regulagem dos pedais.

Duds McCready
Veterano
# jul/11
· votar


Para pedais, como tenho poucos, sei de cabeça a configuração, exceto do meu DL4, que na empolgação de conseguir uma configuração legal, deixei de anotar e hj estão gravados, mas não sei como configurar novamente e tenho que ir na "tentativa e erro"... acerto, no caso.. hehe

Em uma apresentação que fizemos em Campo Grande/MS, pedi para um amigo gravar no Iphone um vídeo com configurações do Amp. Funcionou uma beleza, 2 minutos todos os amps estavam definidos.

Curti a idéia da Fita Crepe colada nos pedais... E já vi em outros pedalboards esse esquema tbém. Acho até que vou adotá-lo, caso venha a ter mais pedais...

Abraços!

ogner
Veterano
# jul/11
· votar


MauricioBahia
mas e quando saem do lugar sem você perceber?

Ae ferrou!! hehehehe!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como você faz pra não esquecer como timbrou suas latinhas?