Como timbrar as pedaleiras modernas

    Autor Mensagem
    Rodrigo_VanderSouza
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Rodrigo_VanderSouza


    Bom Pessoal eu decidi fazer este tópico para ajudar aquelas pessoas que compraram a mais cara ou a pedaleira que tem fama de ser a melhor mas quando ligaram ela não gostaram dos presets de fábrica e decidiram criar os seus próprios presets mas não conseguiram. Este tópico é só para dar uma noção de como se regula as pedaleiras até porque cada pedaleira possui as suas particularidades.

    Primeira Dica: Se vc for ler o manual de uma pedaleira vc verá com frequência a palavra "simula" , isto acontece porque os fabricantes produzem as pedaleiras para pessoas que geralmente não tem condições para comprar um amplificador valvulado, um pré-amplificador ou montar um set de pedais então por isto eles oferecem vários recursos para vc utilizar na pedaleira MAS ISTO NÃO QUER DIZER QUE VC DEVERÁ UTILIZAR TODOS ESTES RECURSOS. Como eu disse antes eles tentam simular a realidade e na realidade vc não vai utilizar 10 tipos de pré-amplificadores. Vc utilizará geralmente só um e muito dificilmente utilizará 3 tipos diferentes. Então escolha o pré-amplificador que vc gostar mais. Eu tenho uma ME-25 e quando eu vou regular o pré-amplificador ela me oferece um recurso em que eu posso regular os graves, os médios e os agudos. Para regular o drive eu utilizo um efeito de modulação tipo um Chorus porque para utilizar este tipo de efeito eu preciso do mínimo de saturação e quando eu for precisar de mais saturação eu utilizarei os simuladores de pedais de overdrive/distorção. Desta forma eu vou regular o pré-amplificador que servirá de base para eu criar os próximos presets. Logo eu postarei as próximas dicas

    Segunda Dica : Vamos supor que vc criou o primeiro banco de memória que é um chorus e agora vc vai criar o seu segundo banco de memória que é um overdrive de baixo ganho para vc tocar rock pop então o conselho que eu te dou é primeiro desligar o chorus e segundo escolher o overdrive para ter um som crunch. Neste caso vc aumenta um pouco o drive para dar uma "sujadinha" no som e então vc regula o tone. Na ME-25 que eu utilizo os valores do TONE variam de 0 a 99 então eu deixo a regulagem do TONE sempre entre 35 e 65 porque a equalização do pré-amplificador deve ser respeitada porque senão de nada terá adiantado regular os graves, médios e agudos do pré-amp e na hora de regular a equalização do pré-amp deve levar em consideração que quando vc aumenta o volume da sua caixa de som ou do seu cubo vc está saturando os transistores que vão gerar harmônicos pares e ímpares que vão reforçar os agudos. Na hora de regular o volume do overdrive eu prefiro fazer isto enquanto eu estou ensaiando porque me ajuda a ter mais noção. Na hora de vc trocar de um preset para o outro o volume dos presets não pode variar muito com exceção do preset do solo que tem que ficar um pouco mais alto pra que o solo apareça e de preferência que fique próximo do volume de quem está cantando porque o solo de certa forma está substituindo quem está cantando mas este assunto eu abordarei mais para frente.

    Terceira dica (Timbre para Rock Pesado): Ao contrário do que muitos pensam o drive não é sinônimo de peso porque às vezes vc coloca muito drive e ao invés do som ficar pesado ele fica sujo então o meu conselho é que vc não coloque o drive/distorção do simulador de distorção no último até porque vc já tem um pouco de drive do pré-amp e se vc juntar o os dois vc poderá passar dos limites e o som ficará indefinido. Na hora de regular o TONE do simulador de distorção vc deve levar em consideração a equalização do pré-amp e deve considerar se a distorção ficará boa com os Power Chords utilizados na 6 e 5 corda, na 5 e 4 corda ou na 4 e 3 corda ou na 3 e 2 corda. Aí vai depender do estilo que vc vai tocar se é Metal, HardRock, PUnk e etc. Quanto maior for o ajuste do Drive/Distorção menor será o volume do simulador de distorção porque a DISTORÇÃO influência indiretamente no volume final do banco que está sendo editado.

    Quarta Dica (Timbres para Solo): Uma vez Tiago Della Vega disse na expomusic que o timbre para solo não pode ter muita distorção porque de certa forma vai evidenciar os erros que vc cometer. O grande Professor Frank Gambale disse que quando vc vai treinar exercícios para velocidade vc deverá ir aumentando aos poucos o Drive/DISTORÇÃO até chegar o momento em que som vai ficar tão saturado e sujo que só de vc passar o dedo na corda já sairá o som. Então se o tipo de distorção que vc estiver utilizando for "naturalmente" mais pesada e cheia do que a distorção que vc está utilizando para fazer os riffs pesados então diminua um pouco o DRIVE/DISTORÇÃO para que não aconteça de só de vc passar a os dedos na corda o som já saia. Se a distorção que vc estiver utilizando for mais fraca que aquela que vc estiver utilizando para fazer os riffs pesados então vc poderá deixar o DRIVE/DISTORÇÃO no mesmo valor que a DISTORÇÃO dos riffs pesados ou poderá até mesmo aumentar um pouco. As pedaleiras mais modernas tem recursos que te dão timbres ideais para solo o que nos ajuda bastante. Para regular o volume e o TONE vc poderá usar as dicas que eu citei antes.

    Rodrigo_VanderSouza
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Rodrigo_VanderSouza
    · votar


    Quinta Dica (Delay): Pra quem não sabe o delay tem um som parecido com o eco que se ouve quando vc grita em um penhasco por exemplo mas ao pé da letra o DELAY significa atraso porque quando vc toca sai o primeiro sinal e depois sai um segundo sinal atrasado e depois um terceiro dependendo da regulagem do FEEDBACK. Geralmente os Delays te oferecem três tipos de botões/knobs para regular. TIME ( que é o tempo do DELAY ), FEEDBACK ( que é a quantas vezes o eco vai ser repetido ) e o LEVEL ( que regula o volume do ECO ). O primeiro ponto que se deve levar em consideração é que o LEVEL regula a altura do DELAY e não o volume original então se vc deixar o LEVEL muito baixo o DELAY nem será percebido e se o volume do DELAY for maior do que o volume do Som original ficará estranho porque primeiro vc toca e sai uma altura de som e depois sai um eco mais alto do que o som que vc tocou. O meu conselho é que vc deixe o volume do DELAY um pouco abaixo do volume do som ORIGINAL porque desta forma vc estará reproduzindo fielmente o som de um eco. O tempo do DELAY não pode ser muito longo ( 2,8 segundos por exemplo) porque de certa forma vai "embaralhar" um pouco com o som original e se o volume do DELAY for o mesmo do som original vai dar a impressão que se tem dois guitarristas tocando a mesma coisa mas um deles está um pouco atrasado. Se o tempo do Delay for muito baixo ( 0,05 segundos ) ficará parecido com o reverb e não é esta a intenção por que o efeito de reverb já existe na maioria das pedaleiras então vc tem que saber equilibrar o tempo. Na hora de vc regular o tempo do Delay vc deve equilibrar bem. Para regular o FEEDBACK vc tem que levar em consideração o local que vc vai tocar porque tem alguns locais que dão um pequeno eco gerando uma repetição a mais em relação ao que vc tinha programado no DELAY. Eu particularmente uso três repetições pra dar a impressão que é um eco natural que está acontecendo mas isto varia de acordo com o gosto da pessoa que está tocando.

    Sexta Dica (reverb): O reverb é um efeito de ambiência que simula por exemplo como o som ficará se vc tocar em uma sala grande ou em uma sala pequena. O primeiro conselho que eu dou é que assim como no Delay no Reverb vc tem que levar em consideração o lugar que vc vai tocar porque quanto maior e mais retangular for o lugar que vc for tocar mais reverberação vc terá e isto sem contar outros fatores como por exemplo o material que é feito o piso, a quantidade de janelas e o posicionamento destas. Eu já tive vários problemas para regular o REVERB porque quando eu regulava em casa o reverb aparecia nitidamente e quando eu ia tocar em outros espaços maiores o reverb sumia e a guitarra perdia um pouco da presença em meio aos outros instrumentos, foi aí que eu ali em algum tópico aqui no fórum cifraclub que quando vc chega ao nível desejado de reverb vc deve diminuir uns 10% o reverb porque a maioria dos ambientes vão tratar de colocar os 10 % de reverb que vc tirou. Os tipos de reverb mais frequente são
    HALL : é o reverb de uma sala grande.
    ROOM : é o reverb de uma sala pequena
    PLATE : utiliza um transdutor para criar reverberações em uma grande folha de metal.
    SPRING: é o famoso reverb de mola utilizado nos amplificadores.
    MODULATION: é o reverb com uma pitada de Chorus.
    GATE: é criado utilizando o reverb e mais um noise gate

    Ramsay
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Rodrigo_VanderSouza

    1) Fazer todos os updates de firmware sugeridos no site do fabricante.
    2) Ler todo o manual avançado, mesmo que em inglês.
    3) As pedaleiras vem de fábrica meio cruas e com presets aleatórios. Então, vc tem que relistar, colocando os seus presets favoritos lado a lado, sendo que no caso das POD HD esses presets podem ser modificados e as modificações salvas a seu gosto.
    4) Criar os seus próprios sets de efeitos e amps que são salvos em bancos destinados aos usuários.
    Só assim se pode desfrutar de tudo o que uma pedaleira moderna e de ponta pode oferecer.

    Rodrigo_VanderSouza
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Rodrigo_VanderSouza
    · votar


    Ramsay Valeu pelos Conselhos

    Anderson_Matos
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Legal o tópico!

    Rodrigo_VanderSouza
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Rodrigo_VanderSouza
    · votar


    valeu pelo elogio Anderson_Matos

    MauricioBahia
    Moderador
    # mai/11
    · votar


    Fiz um tópico parecido:

    Como você timbra sua MultiFx?

    Abs

    Ramsay
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Ramsay
    · votar


    Rodrigo_VanderSouza

    Preset é o que já vem de fábrica na pedaleira.
    O que vc cria de novo é um Set de pedais e/ou amps.
    Nas POD HD é diferente. Vc cria um set de pedais e pode escolher um ou dois amps iguais ou diferentes que funcionam em paralelo e pode colocar pedais antes ou depois desse(s) amp(s).
    Quando põe pedais de distorção antes dos amp(s) o som fica mais aberto e estridente, mas, se põe depois, o som é mais fechado e comprimido.
    Eu acho que estamos falando de coisas bem diferentes, porque a ME-25 não tem nada a ver com as POD HD.
    E as dicas que vc está passando se referem especificamente a Boss ME-25.
    Então, me desculpe, mas o título do seu tópico está errado e deveria ser "Como timbrar pedaleiras tipo Boss ME-25, porque as suas dicas só servem para quem tem as pedaleiras da Boss tipo ME, concorda??

    Rodrigo_VanderSouza
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Ramsay
    A diferença entre pedaleiras do tipo ME e do tipo POD é que nas POD, GTs vc pode escolher por ex se quer colocar o WAH WAH antes ou depois da distorção e estes diferentes posicionamentos vão fazer diferença no som final. Geralmente o posicionamento utilizado nos set de pedais é o seguinte:
    AFINADOR - PEDAL DE VOLUME - WHAMMY (OITAVA) - WAH - COMPRESSOR - PITCH - BOOST - OVERDRIVE - DISTORTION - FUZZ - EQUALIZADOR - CHORUS - FLANGER - PHASE - DELAY - REVERB
    Eu fiz este tópico para que as pessoas tivessem uma noção de como regular as suas pedaleiras e não para que as pessoas tirassem todas às suas dúvidas até porque cada pedaleira tem as suas particularidades. Eu menciono a ME-25 porque eu tenho uma e tenho também uma zoom 505 II mas esta não vai entrar neste tópico por ser um pouco antiga. Se vc souber alguma informação sobre diferentes tipos de cadeias de efeitos, sobre como regular o LINE SELECTOR da GT-10 vc pode postar as suas idéias aqui neste fórum mesmo. Valeu

    Calime
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Rodrigo_VanderSouza
    A diferença entre pedaleiras do tipo ME e do tipo POD é que nas POD, GTs vc pode escolher por ex se quer colocar o WAH WAH antes ou depois da distorção e estes diferentes posicionamentos vão fazer diferença no som final.

    Engano. a diferença vai bem alem disso, pq na POD HD vc pode colocar qualquer coisa em qualquer ordem, antes ou dps do amplificador.

    Rodrigo_VanderSouza
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Rodrigo_VanderSouza
    · votar


    RamSay
    Os meus conselhos servem para toda pedaleira que simule pré-amplificadores e que possa usar estas simulações junto com simulações de pedais.

    Rodrigo_VanderSouza
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Calime
    Citei o posicionamento do WAH-wah como um exemplo mas existem outras diferenças também como algumas pedaleiras que te oferecem recursos para regular as frequências baixas, médias e altas. Tem pedaleiras que tem pequenas válvulas como por exemplo a G9 da zoom. Como disse antes, eu não sei tudo sobre as pedaleiras modernas então me ajudem. Eu estou fazendo este tópico para pedaleiras que te dão a opção de vc colocar um simulador de pré-amp junto com os simuladores de pedais, então todas as pedaleiras que oferecerem este recurso poderão entrar neste tópico. Quanto mais informação tiver este tópico mais útil ele será para todos que lerem. Valeu

    Calime
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Rodrigo_VanderSouza
    Ok amigo, vejo que de fato está tentando ajudar. Mto legal o seu intuito e o tópico tbm, parabens. Só postei anteriormente para corrigir algo que vc se equivocou. Mas msm assim, parabens pelo tópico.

    LipeGuitarrero
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Concordo que o tópico deveria se chamar "Como timbrar a Boss ME25"

    Mais o intuito do tópico é bem legal.

    Rodrigo_VanderSouza
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Rodrigo_VanderSouza
    · votar


    LipeGuitarrero
    Eu posso até mudar o título do tópico se vcs quiserem mas eu só acho que "Como Timbrar a ME - 25" vai insinuar que os meus conselhos só servem para este tipo de pedaleira, mas se tiver uma outra idéia de título me fale.

    Rodrigo_VanderSouza
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    E ae galera só queria dizer que eu gosto de ouvir opniões de todos os tipos com exceção das críticas destruidoras de pessoas que são invejosas. Mas até agora não apareceu nenhuma opnião deste tipo neste tópico. Continuem dando as suas idéias ai. Os conselhos serão sempre bem-vindos.

    Rodrigo_VanderSouza
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Calime
    valeu pelo elogio amigo

    Rodrigo_VanderSouza
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Rodrigo_VanderSouza
    · votar


    Pessoal o que vcs acham de eu colocar este título: " Noções de como timbrar pedaleiras com SIMULAMPS".

    Btardelli
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    cara, faiz em um post só....nem que vc va editando o 1º
    abç

    Rodrigo_VanderSouza
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Btardelli
    Ficou bom assim ? abç

    Btardelli
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Rodrigo_VanderSouza
    Melhorou!!
    Fkou mais organizado...
    Abç

    Rodrigo_VanderSouza
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Rodrigo_VanderSouza
    · votar


    Continuando com as Dicas

    Sétima Dica ( Compressor ): O Compressor aumenta o Sustain (Quanto tempo que o som dura) e o Attack ( som inicial que sai ). Uma vez eu estava utilizando o som de um overdrive e aumentei o drive no último e o som mesmo assim ficou meio fraco mas daí eu utilizei o compressor e o som deu a impressão que ficou mais pesado, então o conselho que eu dou pra vcs é que utilizem o compressor para dar mais peso para o som.

    Oitava dica ( Wah Wah ): O Wah Wah pode ser utilizado tanto para fazer as bases com som limpo para músicas do tipo Reggae e pode ser utilizado também para fazer solos se vc estiver utilizando junto com uma distorção. Particularmente eu não gosto de usar Wah Wah junto com Delay, Chorus, Flanger, Overdrives de baixo ganho e a maioria dos guitarristas que eu escuto por aí também não utilizam. Para utilizar junto com a distorção, eu aconselho que vcs tentem ter uma distorção que se aproxime do som de um Amplificador valvulado. Eu por exemplo uso um overdrive com muito ganho e um compressor pra dar deixar o som um pouco mais pesado para fazer os solos. Eu gosto mais de um Wah Wah agudo (estilo cry baby) do que um wah wah grave (estilo Vox Drive), mas isto depende do gosto de cada um.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como timbrar as pedaleiras modernas