[video] Pedais ou Pedaleira? - Dicas

Autor Mensagem
Btardelli
Veterano
# jun/11 · Editado por: Btardelli
· votar


MauricioBahia
Até onde sei, o processamento é único, independente da qtd. de efeitos simultâneos
Sempre pensei que fosse isso, acho que o que ele quiz dizer foi que quanto mais efeitos na MultiFx ele coloca mais "alterado" fica o som, como ele mesmo disse, se um cara que não entenda muito de programação vai colocar um compressor que tem trocentos parametros ele vai acabar deixando em flat ou vai "chutar" uma regulagem, fazendo com que não soe bem, ai ele adiciona um noise gate com mais trocentos parametros, que dinovo não sabe nem para que serve e mais uma vez não soua bem.
Ai ele vem aqui no FCC e fala que a MultiFx não presta, ou que Digital é um lixo, etc.
abç

Bog
Veterano
# jun/11 · Editado por: Bog
· votar


MauricioBahia
Até onde sei, o processamento é único, independente da qtd. de efeitos simultâneos. (me corrijam se eu estiver errado)

Eu não sei bem o que as pessoas entendem por "mais processado", mas cada efeito usado implica em algum tipo adicional de processamento. Algumas operações são feitas uma vez só - em especial, a conversão de analógico para digital e depois a conversão de digital para analógico novamente. Mas tomando como exemplo mega-simples um controle de volume e um corte de agudos, o primeiro implica na multiplicação de cada sample por uma constante, e o segundo implica no uso de um filtro passa-baixa. Se você usar só um ou só outro, faz menos continhas sobre os samples, então tem menos processamento.

A rigor, "processamento de sinal" significa pegar um sinal de entrada, aplicar transformações, e produzir um novo sinal de saída. Quanto mais efeitos, mais transformações, e mais diferente do sinal original você vai ficando.

Mas eu não sei se entendi direito o que o pessoal entende por "mais processado", porque isso vale também para pedais analógicos! Um compressor sozinho tem menos processamento de sinal (processamento de sinal não é exclusividade do mundo digital) do que um compressor seguido de um overdrive e de um reverb. Uma diferença é que no domínio digital, processamento adicional NÃO significa sinal mais deteriorado, a não ser que você tenha um processador muito fuleiro e faça muitos arredondamentos nas continhas. Normalmente, você já perde tudo o que tem para perder no começo e no final da cadeia, na conversão AD e DA, independente do que é feito no meio. Já nos analógicos, quanto mais pedais você coloca (e cabos entre eles), mais o sinal se deteriora. Por isso que eu fico meio com coceira quando vejo alguém dizendo coisas como "vou comprar 10 pedais Behringer, porque analógico é melhor que digital" (isso quando não tem 2 ou 3 pedaizinhos digitais no meio dos 10, porque muita gente acha que todo pedalzinho é analógico).

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bog: e o segundo implica no uso de um filtro passa-baixa. Se você usar só um ou só outro, faz menos continhas sobre os samples, então tem menos processamento.

Processamento de dados, certo? Mas todo o processamento de sinal é feito de uma só vez. A famosa conversão A/D/A, certo?

Me ensina aí tio!

Abs

ps. aliás, no meu post eu disse: Não sei se eu interpretei mal a palavra "processamento" o que ele menciona. Só pra deixar claro! :)

Bog
Veterano
# jun/11 · Editado por: Bog
· votar


MauricioBahia
Processamento de dados, certo? Mas todo o processamento de sinal é feito de uma só vez. A famosa conversão A/D/A, certo?

Processamento digital de sinal (DSP) também é processamento de sinal. ;)

MauricioBahia
Moderador
# jun/11
· votar


Bog

Vixi... Deixa pra lá! Muita coisa pra eu pensar. hehe

Valeu!

MauricioBahia
Moderador
# ago/11
· votar


Enriquecendo, mais um pouco sobre equipo:



Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a [video] Pedais ou Pedaleira? - Dicas