Insatisfação com Timbre

Autor Mensagem
rafael_cpu
Veterano
# dez/10
· votar


Vinicci

Compartilho do mesmo entendimento. Há uma brutal diferença entre os amplis SS pequenos (15W,20W, 30W...) e os de maior potência. As vantagens não se resumem à potência e volume. Atingem a qualidade do timbre, o nível de ruídos e chiados, peso, definição etc. E como você bem disse, ninguém precisa tocar com o volume nas alturas...

Leandroviski

O problema já foi levantado: seu ampli.
Assim que puder, compre um melhor.
T+

Leandroviski
Veterano
# dez/10
· votar


Realmente o problema é o amp, já decidi, vou trocar de amp mesmo!
Acho que é a melhor coisa a fazer agora!
Quanto ao que falaram, eu nao sou tão leigo a ponto de deixar o wah ligado o tempo todo né?! auehauehaue

-

Seguinte, já dei uma pesquisada, e achei um Orange 30w com falante de 10'' ja vem com alguns efeitos como Reverb e Delay...
Por enquanto ele foi o único que encaixou no orçamento! Mas será que a diferença já vai ser muita, ou será que nem compensa por enquanto?

Konoyaro
Veterano
# dez/10
· votar


Leandroviski
a dica eh fuji de qualquer ampli com efeitos.....o unico efeito aceitavel eh reverb mas esses amplis tipo spider da line 6 q tem um monte de modulacao acaba sendo ruinzinhu

vc toca q estilo? ja penso em se livra do brutal tb? nao seu se vc curte har rock mas vc tem um dos melhores captadores pra toca hard rock e esse captador nao fica legal com pedal hi gain nao

Leandroviski
Veterano
# dez/10
· votar


Konoyaro, pra falar a verdade eu nem sei muito bem que banda toca um Hard Rock, nem sei muito como é.. auehuaheu
Eu curto tocar um Guns, Bon Jovi, Led Zeppelin.. por ai...

E sobre pedal hi gain.. o que seria hi gain?
mas de qualquer forma eu pretendo comprar mais pra frente um drive mais leve ou um overdrive, provavelmente um handmade!

paulao_jazz
Veterano
# dez/10
· votar


Leandroviski

Outra coisa, dúvida de principiante... Penso da seguinte forma, errado eu sei, mas tipo... Ja que eu não vou usar o Drive do cubo e tal usar ele tipo que só como uma caixa de som, como outro amp vai fazer muita diferença? Vai ser melhor porque ....? Ficou meio confuso mas tenta entender.. aeuhaue

Então, cara. Guitarra é um lance em que todos os componentes interferem. Todos mesmo: até o lado da palheta que vc usa pra tocar muda o som drasticamente.

Experimente ligar o seu pedal de drive no aparelho de som da sua casa e veja se sai um som legal. Não vai sair!

Amps de guitarra atuam numa faixa de frequência específica, que não é a mesma de qualquer caixa de som.

Sobre tuas dificuldades com o timbre, vou talvez ser a ÚNICA voz discordante aqui. Antes de pensar em trocar de amp, vc deveria fazer todos os testes possíveis: ligar direto no amp e conferir o som, ligar só no pedal de drive e ver o que muda no som, ligar só no wah e ver o que muda no som, comprar cabos menores e melhores e experimentá-los, etc...

Acho que o problema é da falta de true bypass dos pedais mesmo e, talvez, a qualidade dos cabos. Santo Angelo é bacana, mas rouba timbre mesmo, as linhas mais acessíveis.

Se for a falta do true bypass, o que eu acho um investimento melhor que vc sair trocando de amp (se vc não tiver grana para comprar um significativamente melhor) é levar num técnico que modifique os pedais para true bypass. Acho que tem como fazer isso e vai ser mais barato que comprar um novo amp.

Não estou defendendo o seu amp, não. Ele é ruim bagarai mesmo... :) Mas, veja: vc está começando a tocar, descobrindo o maravilhoso mundo das 6 cordas elétricas, pesquisando, se inteirando... e não tem grana sobrando pra trocar de equipamento assim (se tiver, TROQUE DE AMP! :))).

Eu acho que vale muito mais testar possibilidades com os equipos que vc já tem. Até pq, pra vc ter uma mudança significativa de timbre com outro amp, vc vai ter que gastar bem mais que 350.

Se vc não puder comprar agora um amp com falante de 12 e na faixa dos 600-800 reais pra cima, acho melhor ficar com o Atomic.

abraços!

paulao_jazz
Veterano
# dez/10
· votar


Leandroviski

E sobre pedal hi gain.. o que seria hi gain?

Hi-gain é alto ganho. Ganho é, a grosso modo e bem simplificado, a quantidade de distorção do pedal.

mas de qualquer forma eu pretendo comprar mais pra frente um drive mais leve ou um overdrive, provavelmente um handmade!

Eu sugiro o pedal MAD DOG do Eugênio (EFX). É um clone do ProcoRAT. Eu acho mellhor que o seu Landscape e um pedal MUITO versátil, vc vai tirar ótimos timbres leves e pesados dele. Principalmente pra tocar o som que vc curte.

abraços

Leandroviski
Veterano
# dez/10
· votar


paulao_jazz, mas por ele ser um clone do ProcoRat o drive dele deve ser bem sujo né? meio pesado demais...
Porque pra tocar uma coisa mais pesada eu ja tenho o Brutal e nao vou me desfazer dele, por isso tinha pensado em um pedal com um drive mais leve...

Del-Rei
Veterano
# dez/10
· votar


Leandroviski

Cara, não li tudo.
Mas certamente já te disseram sobre esse amp Meteoro.

Já sabe o que fazer, né?



Um aceno de longe!!!

paulao_jazz
Veterano
# dez/10
· votar


Leandroviski


Leandroviski
mas por ele ser um clone do ProcoRat o drive dele deve ser bem sujo né? meio pesado demais...
Porque pra tocar uma coisa mais pesada eu ja tenho o Brutal e nao vou me desfazer dele, por isso tinha pensado em um pedal com um drive mais leve...


Se vc já tem um pedal de drive pesado bacana, que vc gosta, então leva o Oh Cee Dee da EFX, que é um overdrive nervoso, mas versátil.

Leandroviski
Veterano
# dez/10
· votar


paulao_jazz, vou dar uma olhada nele então!
E você conhece o Tube Baby? Parece que ele é legal também...

Konoyaro
Veterano
# dez/10
· votar


Leandroviski
esquece esses pedais efx ai da vida...nao q sejem ruins mas o bom mesmo eh vc pega a distorcao de um ampli valvulado e boosta ele com um ts9 ow otro drive leve q vc vai te um peso daora....muita gente aki no forum fala sobre q um ampli e uma guitarra sao importantes pro timbre e eles simplificam os captadores por exemplo com a palavra "guitarra"
se conhece o HS3 da dimarzio? esse seu captador eh a copia dele, tem um output um poco maior mas eh menos dinamico...eu prefiro o HS3 pq uma rodadinha de leve mesmo digamos q vc mova falando em numeros do 10 pro 9 a mudanca do drive se vc tive usando distorcao ja eh drastica coisa q ja nao acontece num captador de humbucker por exemplo o ibz dirmazio da ibanez q eu tenhu tb....na ibanez pra vc consegui corta o drive vc tem q gira mais da metate do botao e com captador como o HS3 uma mudanca de leve ja da o q vc precisa....eu so suspeito pra fala pq eu so fan assumido de single coil como os STK da seymour duncan e os HS da dimarzio q nao colorem muito o timbre onde o principal do som passa a se o captador e nao a distorcao q vc ta usando

Leandroviski
Veterano
# dez/10
· votar


Konoyaro, não entendi muito aonde você quis chegar em relação aos captadores... você tá sugerindo uma troca é? pelo HS3 da dimarzio? ou oque? ficou meio confuso isso ai que você disse...

Konoyaro
Veterano
# dez/10
· votar


Leandroviski
nao to sugerindo isso nao....vc nao vai nota diferenca nenhuma de som do STK-S4 pro HS3........, o q eu falei eh q vc precisa de um ampli valvulado e um booster e nao um pedal de distorcao, se nao vai precisa de otro drive se a distorcao do ampli for boa....pode mete o gain do ampli no maximo e quando quise um drive mais leve eh soh da uma diminuida no botao de volume de leve q se vc nao fala nada ateh os caras da sua banda vao acha q vc troco de distorcao, quem tem uma guita com captador igual o seu ow igual o meu nao precisa de mais q 1 booster no set se usa a distorcao do ampli

Leandroviski
Veterano
# dez/10 · Editado por: Leandroviski
· votar


Konoyaro

aaa só, agora entendi! Como eu já tinha tido eu vou tentar trocar de amp mesmo, ai se eu conseguir mais pra frente eu compro um booster. Valeuu mesmo ai pelas dicas.. Ajudo demais!

Jafet
Veterano
# dez/10
· votar


Leandroviski

Primeiro vc tem que conhecer o timbre do seu set, não saia correndo pra comprar um ampli e quando vc ligar seus pedais e vc não gostar do timbre vai querer trocar de ampli de novo?
Na minha opinião alguns amplificadores não funcionam legal com pedais, foram feitos pra ligar guitarra direto no ampli!! Tive um Fender que era assim!!
Antes de fazer qualquer coisa, teste seu set de pedais em outro ampli, nem que pra isso vc tenha que alugar um studio!! Vá testando até vc achar o que casa com seu equipamento... leve seus pedais pra loja e teste com os amplis de lá...
Por exemplo, meu equipamento trabalha bem nos Peavey e Laney, mas fica ruim nos Fender, Meteoro, nos Marshall não fica ruim, mas nem chega perto dos dois primeiros!! Então descubra o seu!

StratoBlues
Veterano
# dez/10
· votar


Leandroviski

Seguinte, mantenha-se estudando guitarra com o equipo que possui agora, e junte dinheiro. "Ah mas vai demorar um pouco e tal..."

Você não está na cruzada pra achar o timbre "perfeito"? Então seja perfeccionista e junte seu dinheiro. Compre algo que valha a pena, não simplesmente comprar por comprar. Estabeleça um objetivo, trace um plano de metas para juntar seu dinheiro e procure um bom amplificador, de preferência valvulado com falantes de 12'', ou um bom solidstate, também com falantes de 12''

O mais importante é que você mantenha-se estudando, e corra atrás do sonho. Alguns exemplos de bons amplis são:

Laney Lv100, Fender Frontman 65R ou Peavey Bandit 112 (no caso de amplificadores SS);

Acedo 288, Blackheart Little Giant, Orange Tiny Terror (no caso de valvulados);

Procure alguns demos desses amplis, se possível, vá em lojas e teste-os. Ache seu som, trace um objetivo e logo mais você estará com ele em casa, e estará criando um tópico: "Eu estou satisfeito com meu timbre".

Abç e espero que siga as dicas.

paulao_jazz
Veterano
# dez/10
· votar


Caras,

não sou guitarrista há muuuuuito tempo, só há algum tempo (8 anos). Mas sou músico há mais de 15 anos e um pesquisador ferrenho desses negócios de guitarra desde que comecei a tocá-la.

O que mais me fascina na guitarra é o lance da timbragem e da interação dos elementos nessa timbragem. E sou fã da tecnologia a favor da guitarra elétrica.

Dito isso, queria expor uma opiniões sobre uns MITOS que a gente ouve por aí, alguns citados aqui. Expresso que é a MINHA opinião:

1 - "Só amp valvulado é bom": amp valvulado é melhor que todos? É! Por isso custa muito mais caro! Agora, dizer que SÓ o valvulado é bom é muito reducionista e até um pouco elitista. Hoje em dia, os simuladores de amp (em hardware ou software, analógicos ou digitais) fazem miséria por pouco dinheiro.

2 - "Só amp com falante de 12 pra cima é bom": tb uma meia verdade. O falante de 12 dá mais corpo ao som, claro. Mas, há aplicações diversas pra amps de diversos tamanhos. O que não impede que, mesmo em situações de palco, eu já tenha visto um MicroCube da Roland (falante de 6) microfonado dar uma sonzeira.

3 - "Amp pequeno da Meteoro, Onner, Condor, Peavey, etc, é uma merda, troque de amp": meia verdade também! Tive um Nitrous Drive dos antigos e o bichinho quebrava um galho sensacional. Claro que ele tem limitações, mas compensar essas limitações com um bom ouvido, criatividade e outros bons equipos é massa! ÓBVIO que o Nitrous, custando 250 pilas, não pode e nem deve render o mesmo que um amp maior que custa o triplo. Mas eu sabia disso quando o comprei e nunca exigi dele mais do que ele pode me dar.

Conclusão: a INTERAÇÃO EQUILIBRADA dos elementos que formam o som da guitarra é o que determina se um som é bacana ou não. E, claro, o nível de exigência do guitarrista!

Leandroviski, se o seu nível de exigência auditiva aumentou, então, junte dinheiro. Mas, se ainda não testou todas as possibilidades com o seu equipo, eu ainda insisto em tentar, mesmo com o Atomic Drive.

Quanto ao Tube Baby, vi um video no Iuiutubiu e achei ducaráleo! É a junção de um Tubescreamer, um Sparkle Drive e um BB Preamp. Excelente idéia do Eugenio, o resultado ficou animal!

Leandroviski
Veterano
# dez/10
· votar


Dando uma atualizada...
Andei analisando amps e resolvi que vou trocar de amp só mais pra frente e por enquanto vou explorar o máximo do meu atomic...

Aproveitei e como já tenho um drive relativamente bom para mim, comprei um Analog Delay da Axcess e um Boss Blues Driver BD-2 que usarei como overdrive e também como booster, se alguém tiver algum interesse em ver algum review de algum desses dois pedais pode falar ai que eu vejo o que eu posso fazer!

valeuu.

Binohendrix
Veterano
# dez/10
· votar


Não concordo muito com essa parada de valvulado não...Acho isso uma hype desnecessária. Valvulado tem a vantagem de ter a distorção melhor mas ao mesmo tempo muito específica, ou seja, cada valvulado tem o seu timbre característico de distorção/overdrive. Não é a toa que músicos profissionais ( num falando de neguinho que toca em buteco não) usam mais de um amp nos shows quando é um guitarrista uqe faz muitos tipos de som, vide Frusciante, The Edge, etc.. Como a maioria da galera aqui não compõe as próprias músicas e só faz cover, e a maioria dentro do quarto, pra quê torrar grana num amp desses? Ainda mais essa molecada que nem terminou o colegial. Acho bobagem. Deveriam gastar em aulas e não equipo porque cansei de ver neguinho tosco, de pegada horrível, fazer gravação todo empolgado com seus valvulados e tirarem um som ridídiculo. Tá cheio aqui no fórum.

informal
Veterano
# dez/10
· votar


Leandroviski
Se vc n ta satisfeito com seu timbre não será um novo pedal que irá salvá-lo: palavra de escoteiro.Leandroviski

paulao_jazz
Veterano
# dez/10
· votar


Leandroviski

Boss Blues Driver BD-2 que usarei como overdrive e também como booster

Tá curtindo ele nessa função?

Leandroviski
Veterano
# dez/10
· votar


paulao_jazz

se eu to curtindo como overdrive ou como booster?
De qualquer forma, para mim ele atua bem nos dois modos!
Tem um drive bem legal e se colocado o gain no máximo ele tem um ganho que chega a ser praticamente uma distorção e se colocado no "0" o som fica quase totalmente limpo, dai é só zerar o gain e aumentar o level, pronto, um ótimo booster!

Hendrixiano
Veterano
# dez/10
· votar


Leandroviski

Explore o que vc já tem. Penso que isso é o melhor a se fazer agora.

Mas com o q vc gastou em pedais + atomic poderia ter comprado um amp legal. (lv 100, p. ex.).

Abraço!

MauricioBahia
Moderador
# dez/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


paulao_jazz: Mas, há aplicações diversas pra amps de diversos tamanhos.

Perfeito. Há todo um contexto que eu acho fundamental. Levar uma caixa 4x12'' ou um amp "caro" pra vc tocar num lugar pequeno pode se tornar um problema! Não dá pra avaliar o objeto sozinho. Isso vale pra tanta coisa...

Conclusão: a INTERAÇÃO EQUILIBRADA dos elementos que formam o som da guitarra é o que determina se um som é bacana ou não. E, claro, o nível de exigência do guitarrista!

Esse "bacana ou não" é muito relativo. Penso que isso trás à tona, o "diferente". Eu gosto de pensar que, em se tratando de sonoridades, não há como classificar o "bacana ou não" de maneira objetiva pois dependendo do contexto musical tudo pode mudar. Enfim, experimentar pode surpreender e não foi à toa que a distorção, que todos amamos, é tão desejada. Na verdade ela não deveria nem existir se não fosse por algum "aventureiro maluco".

Belo posto por sinal. Chega de mitos! ehehe

Abs

Jinkxs
Veterano
# dez/10
· votar


Leandroviski

Muita gente defende que o timbre é mais influenciado pela "mão" do guitarrista do que pelos equipos.

Eu acho isso um pouco de exagero, mas a pegada influencia muito... Põe um valvulado top nas mão de um guitarrista iniciante que soará feio pra burro.

Não quero dizer com isso que o amigo toca mal.... (longe disso), apenas o faço para reforçar as palavras de alguns colegas que sabem como as coisas são aqui no FCC.

Explore seu equipo e as sonoridades que ele ofereçe. Não entre de cabeça na GAS desenfreada (doença que se alastra sem controle no FCC). Se você ler o que escrevem aqui e levar como verdade absoluta você só ficará satisfeito quanto tiver uma Gibson LP 59 Goldtop ou uma Fender Custom Shop espetada num JCM-800 ou um Plexi Marshall, ou um Mesa Rectifier.

Não caia nessa.

Guitar_L
Veterano
# dez/10
· votar


Leandroviski
Me desculpe a franqueza, mas: troca essa porcaria de amp primeiro. Com um amp desse, nem se você tivesse uma Fender USA e um set de pedais de boutique o timbre seria bom.
Abraços

Rafael A.
Veterano
# dez/10
· votar


Leandroviski

Cara, o seu ampli é bem limitado sim, mas tem outra coisa: não é impressão sua não, o pedal de wah come um pouco do sinal da guitarra sim... existe mods para esse vox, pra transformá-lo em true by pass.

Lógico, não vai ser isso que vai salvar o timbre, mas como vc disse que sentiu diferença com e sem o pedal. Eu também sinto diferença quando coloco o meu Cry Baby 535q entre a guita e o ampli.

JetDean
Veterano
# dez/10
· votar


Leandroviski
uiehueiheuiheuihe vejo que não adiantou nada este tópico, pra que perguntar se você já tem uma idéia fixa na cabeça? TODOS disseram que este amp não faz nome a nenhum pedal que você ligar.
Você mesmo poderia tirar esta conclusão, se você vendesse seu VOX ou sei la juntasse mais um tempo e mantivesse o que tem, conseguiria um AMP ao menos decente. Isso é afobação, já tive isso de querer milhões de pedais, e ter meu meteoro... Mas sorte que vendi umas coisas peguei meu valvulado 20w e agora não tenho o que reclamar, estou sem delay sem muitos pedais que eu tinha. Digo que no meteoro com todos os pedais não faço o som que faço sem nenhum pedal ligado no amp agora.

beu
Veterano
# dez/10
· votar


LondrinaBittar

notou q ele postou sua insatisfação no forum de pedais...

JetDean
Veterano
# dez/10
· votar


beu
E dai? A fonte do problema dele é o amp, ele achava que eram os pedais dele, mas não e já foi dito. O fato do pedal ser ou nao true bypass não deveria causar tamanha insatisfação. E MESMO se ele quisesse insistir nos pedais, deveria troca-los ou fazer algum MOD (Vox tem) para true bypass não colocar MAIS pedais...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Insatisfação com Timbre