Os Novos cry baby gcb 95 estão vindo com o FASEL vermelho ?

Autor Mensagem
Henrique S.
Veterano
# dez/11
· votar


Lodi

um indutor (basicamente um componente meio chave no wah, mas alguns nem tem, e nem por isso sao ruins) da marca Fasel (acho que é italiana, agora nao posso confirmar) tem o modelo Red e Yellow

sao os modelos que alguns dizem que tem a voz mais definida e timbre mais vocalico (nao tao Woh, nem Whé) em dia sao como um bonus em wahs, sendo alguns com opção de permutar entre Red, Yellow e Halo até....

ja vi em algum lugar um comentario, dizem que o Indutor fasel, como indutor é uma bela porcaria pois produz uma pequena distorcao assimetrica (que nao aconteceria em indutores convencionais, novos) por isso soa tao bem nos WahWah, se é verdade eu nao sei, mas é interessante pensar nisso, que uma peça que é pra alguns é lixo, pra outros é luxo.....

MauricioBahia
Moderador
# dez/11
· votar


Pra efeito de curiosidade...

Esse pedal tem opção de selecionar entre os indutores vermelho e amarelo. Aqui, o cara demonstra a diferença no som entre eles:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=dpcJ8dA4GXg#t =93s

Abs

clebergf
Veterano
# dez/11
· votar


MauricioBahia

Muito interessante o vídeo, curto mais o som do clássico.

JC_Junior
Veterano
# dez/11 · Editado por: JC_Junior
· votar


jpdiman

Sem fonte é sim.


Não, não é.

E nem vou me alongar nisso por que tenho conhecimento e base pra afirmar e já até expliquei anteriormente todo o porquê.

E até há pedais que são totalmente true bypass e que não funcionam com a fonte desconectada, é o caso de alguns Digitech Hardwire, onde o chaveamento é feito por relés e eles precisam de alimentação para funcionar.

clebergf
Veterano
# dez/11
· votar


JC_Junior

Cara, tem algum site, livro ou até algum tópico aqui que você tenha conhecimento que explique essas paradas?
Acho muito interessante esse assunto e gosto de ler em fontes confiáveis para tirar alguns mitos que atrapalham demais.

Valeu!!!

JC_Junior
Veterano
# dez/11
· votar


clebergf


Cara, tem o site de um carinha (todo em inglês) onde ele explica bastante coisa. Aqui ele exlica bastante coisa em linguagem fácil de se entender.

http://stinkfoot.se/

No mais, basta ler um pouco sobre eletrônica que você consegue entender alguma coisa já.

jpdiman
Veterano
# dez/11
· votar


Com rele não seria um bypass eletronico então?

Me referi ao TRUE bypass, CHAVEANDO entrada e saída.

feelinguitar
Veterano
# jun/12
· votar


Meu Bebe Chorão chegou hoje, fui direto abrir para ver se veio com Fasel vermelho. Quando olhei, la estava! wahwahwahwahaw

Lord-g
Veterano
# jun/12
· votar


Comprei um em 2009 e veio com Fasel vermelho também !!!

Achei estranho e legal ao mesmo tempo pois era o Cry Baby mais barato que tinha na época ^^

altirock
Veterano
# jun/12
· votar


Galera é o seguinte:

Parece meio absurdo, mas os CGB95 novos tão vindo com Fasel Vermelho como o pessoal tá afirmando.
Mas o curioso é q eles ainda vendem o CGB95F com o apelo do Fasel Vermelho. (Teoricamente é o mesmo pedal, tendo como única diferença o Indutor Fasel).

Comprei um 95Q e também veio com Fasel Vermelho (abri o pedal pra matar a curiosidade, até tirei umas fotos).
O engraçado é q no encarte da Dunlop, na sessão de Wah eles colocam um puta destaque nos pedais q vem com o Fasel Vermelho de Padrão. PORÉM tanto o meu 95Q e o CGB95 estão vindo e não consta isso no manual.

Vcs sabem o motivo disso ou alguma explicação da Dunlop?

alanstu
Veterano
# jun/12
· votar


CGB95
Bom acabei de comprar o CGB95, um som expetacular, e veio com fasel vermelho.

james.gurley
Veterano
# jul/12
· votar


altirock

Está no site da Dunlop na F.A.Q do Cry Baby:

Q: Does my pedal have a Fasel conductor?
A: The following pedals have a Red Fasel inductor: GCB95, GCB95F, 535Q, 95Q, DCR2SR, BG95, SW95, DB01, and the ZW45. The MC404 has both the Yellow and Red Fasel conductors.

A diferença entre o classic e o standart não é mais no Fasel, e sim na chave que aciona o pedal, pois não é trube by pass. A chave do GCB95 adiciona uma impedância que pode afetar o timbre do pedal. Tanto que a diferença do preço padrão entre os dois pedais nos EUA é pequena, cerca de 30 dólares: enquanto o GCB95 é vendido por 69 dólares, o GCB95F sai por 99.

É bom sempre dar uma olhada no pedal antes de pedir para algum luthier fazer uma mod dessas, pois pode ser que o seu pedal já tenha o Fasel. Compare também o preço de um classic com um standard, pois se a diferença sor pequena, pode ser que seja melhor comprar o classic, pois tem muito luthier por aí cobrando o olho da cara pra fazer um serviço ridículo de simples que a troca de uma chave que aciona o pedal e fazer uma leve modificação no circuito.

Abraços!

Lodi
Veterano
# jul/12
· votar


Henrique S.

Valeu!

rafamoraes
Veterano
# jul/12
· votar


O meu é o GCB-95, mas nao tem o Fasel... Na placa tem a data 05-15-2003, comprei ele em 2009, deve ter sido antes de a Dunlop ter passado a incluir o Fasel nos wahs.

Alguém tem um link para a mod do Fasel??? Eu até curto o timbre original dele, mas às vezes irrita um pouco o excesso de agudos.

Abraço

feelinguitar
Veterano
# ago/12
· votar


rafamoraes
Eu até curto o timbre original dele, mas às vezes irrita um pouco o excesso de agudos.
na verdade o GCB95 mesmo com Red Fasel tambem tem o agudo um pouco estridente e alguns timbres... mas pra isso basta controlar a abertura.

JJJ
Veterano
# mar/13
· votar


Ressuscitando...

Comprei um GCB95 e veio com o FASEL realmente.

Agora, sobre a diferença entre spdt e dpdt... tem uma coisa me encafifando aqui...

Se, quando desligado o spdt, a saída do circuito está ABERTA, teoricamente não deveria passar corrente no circuito, não afetando em nada o sinal.

Ok, estamos no mundo real... e no mundo real há perdas de corrente e tal. Mas será que essas perdas são realmente audíveis para seres humanos???

GuitarHome
Veterano
# mar/13
· votar


JJJ
Cara que estranho, da uma olhada no site oficial da Dunlop:

http://www.jimdunlop.com/product/gcb95f-cry-baby-classic

Se vocês for em "FAQ's", lá diz a diferença entre os modelos, e cita o indutor Fasel no Classic mas não no GCB-95, mesma coisa se clicar em cada modelo separado, e ler sobre. Agora fiquei encucado para saber a diferença entre eles.

elciosouza
Veterano
# mar/13
· votar


é o true bypass a diferença. o GCB95F já vem com a chave 3pdt...e o GCB comum não possui...ele possui split bypass, que permite passar o som sem nenhum tipo de alimentação. mas tô vendo com uma galera sobre isso e em breve poderei postar mais informações.

guizimm
Veterano
# mar/13
· votar


JJJ
o vídeo que eu tinha falado está na primeira página, acho que eu tinha visto quando eu usei a busca
mas se a diferença é tão mínima, de onde vem toda a diferença sonora que eu vejo nos reviews do youtube?

JJJ
Veterano
# mar/13 · Editado por: JJJ
· votar


GuitarHome
Pois é... mas quanto a isso não há mais dúvida... tem Fasel no GCB-95 (pelo menos no meu e no de vários aqui desse tópico).

elciosouza
Esse post aqui explica a bagaça toda.

guizimm
Mas tem tanta diferença assim mesmo? O som no youtube não é tão confiável assim (a menos que sejam os 2 no mesmo vídeo, pra comparar direito). Ainda assim, a comparação pode estar sendo feita com o "velho" GCB95, sem o Fasel...

guizimm
Veterano
# mar/13
· votar


vê ae:


JJJ
Veterano
# mar/13 · Editado por: JJJ
· votar


guizimm

Nesse vídeo (achei o som bem ruim no geral), mas o classic me pareceu muito fechado, enquanto o outro grita demais. Realmente, deu pra sentir a diferença, mas não gostei de nenhum! kkkkkk

Mas o mais importante: o vídeo foi enviado em 2009. Provavelmente o cara já tinha o pedal GCB-95 há algum tempo, que já devia ter sido fabricado há mais tempo ainda. Portanto, sem o FASEL...

brothergt2
Veterano
# ago/13 · Editado por: brothergt2
· votar


GuitarHome
elciosouza
JJJ

Então galera, tô com essa dúvida desde que comprei meu ultimo cry baby gcb95, que: veio com o "red fasel", passa o sinal normalmente sem alimentação, porém noto uma perda muito grande de volume e principalmente de agudos quando o pedal está desligado, já quando utilizo o pedal os agudos são insurpotáveis, estridentes demais!!

Com relação aos agudos sei que tem a alternativa de regular no pot. É a saída mais barata pois não há necessidade de trocar, instalar nenhum outro capacitor nem nada, só regular a abertura do pot mesmo.

Já a questão dá perda de sinal não sei se seria necessária a mod p/ TPB. Tenho a impressão que o pedal não é TBP, mas o fato de passar o sinal sem alimentação me deixou intrigado. Afinal este modelo é ou não TBP???

Alguem que tenha o GCB95 desses mais novos com red fasel pode dar uma luz?

Valeu!!

MetalJames
Membro
# ago/13
· votar


brothergt2
Eu tenho um amigo, com red fasel e afim. Eu queria que o cry fosse mais agudo quando ativado kk, isso vai de gosto, sobre a perda de agudos é normal mas eu nem noto muito nas dists. só no clean, mas eu aciono um compressor que ao meu ouvir da agudos legais, só é regular nos outros pedais pow. Sobre ele ser TBP, não é não, quando adiquiri também pensei isto, mas não. Isso que acontece é o tal do ''by pass passivo'' que não precisa de energia pra passar o sinal quando o pedal está DESATIVADO, isso acotece com os wah's Vox também.
Abraço

brothergt2
Veterano
# ago/13
· votar


MetalJames

Queria que soasse mais agudo?? será que estamos falando do mesmo pedal? hehe O meu é estupidamente agudo!!! chega a ser ardido...

Vc diz que não nota a perda de agudos na dist., só no som clean, mas a verdade é que essa perda é no seu som geral, a diferença é que na distorção vc compensa. Eu particularmente preciso de um clean equilibrado, legal pra tocar, com grave, presença e brilho, pois utilizo muito só o som clean do meu amp no meu repertório, e o cry baby deixa o clean um pouco opaco, meio sem vida, me encomoda, pois quando tiro o wah da cadeia o timbre fica perfeito.

Não vai ter jeito, vou ter que morrer nessa mod p/ TBP... hehe

Valeu pelas informações!!

MetalJames
Membro
# ago/13
· votar


brothergt2
Kkk, eu acho o cry muito pouco agudo, comprei no escuro, queria mais agudos nos solos, eu piso no pedal até o fim e meio que peço mais agudo pro pedal kk, mas isso eu resolvo mudando a chave dos capts. da guita. Acho que ideal pra mim seria mesmo um Morley, mas não cabe no meu set kk.

Sobre o timbre meio opaco, também sinto isso. Meu chorus era tão brilhante, depois que peguei o wah ele ''se fechou'' mas eu tenho um equalizador no fim da cadeia pra isso hehe. Mas pra mim, não acho necessário a mod não, acho caro ahuahua, se eu fizer, eu ponho um led pra ajudar quando o pedal tiver ativado, isso me incomoda e me deixa encucado. Outro dia minha dist. tava chiando quando eu zerava o pot da guitarra, depois de muito fuçar, mexer e desorganizar o set, vi que o wah tava ligado e com o agudo no talo kkk.
Qualquer coisa, tamu junto!

JJJ
Veterano
# ago/13
· votar


brothergt2

Cara, esse lance do agudo, eu acho que isso tem muito a ver com a guitarra e o ampli usados.

Exemplo1: captador da ponte Telecaster -> CryBaby -> Laney CUB8
Vai doer de tanto agudo! kkkkk

Exemplo2: captador do braço Les Paul -> CryBaby -> Fender Bassman
Talvez você peça mais agudo, como o colega MetalJames...

brothergt2
Veterano
# ago/13
· votar


MetalJames

Cara, na verdade pelo que eu entendi, vc não quer mais agudos, e sim um wah mais (vocal) acentuado, mais pronunciado digamos assim, um lance mais "woh". Vc está certo, os Morley casam melhor com distorção, pro que vc ta querendo te indico o modelo laranja que o juninho afram usa, signature do George Lynch se não me engano. No meu caso nesse momento um vox cairia melhor, cheguei a ter os dois ao mesmo tempo, tive dois v847 e estou no meu terceiro cry baby, então vou ver se consigo deixar ele legal pra segurar a onda, regulando o pot e com a mod tbp acho que já vai melhorar bastante. Valeu!

MetalJames
Membro
# ago/13 · Editado por: MetalJames
· votar


JJJ
Eu também acho isso, eu uso mais wah pra solar em músicas mais progs, quando eu faço a base da música eu toco nos capts. da ponte e do meio juntos, na posição 2 da chave da minha Strato, quando eu vou solar com o wah eu tenho que mudar a chave para a 1 só da ponte, porque assim eu acho ideal, se eu usar na posição 2 na minha opinião fica grave, fazendo o wah nem aparecer direito, eu gosto de wah agudo na distorção, mesmo tendo que fazer isso eu tou satisfeito com meu cry mas ainda acho ele pouco agudo por não aparecer bem na distorção (exeto na chave no 1), meio que mascara, faço a mesma coisa quando uso ele no clean. Meu amp é um Predator 65 da Landscape, falante de 10'', minha dist. é Boss DS-1 + SD-1 + pedal Equalizador Landscape (como boost), pra solos, uso um pedal que simula um Vox AC-30 (é uma G2).

brothergt2
Eu acho que são agudos, eu piso todo no pedal e sinto falta de mais agudos kk, e quando ponho a chave da guitarra no agudo fico mais confortável com o timbre. Eu não gosto de woh, eu evito isso kk. Na boa, acho que um wah GCB95 não perde nada pra aquele que tem um pot de regulagem externo, se você souber mexer na guitarra, equalizar e tal, você já consegue uma versátilidade legal. Cara, esse Morley laranja, é meu sonho de consumo kk, eu não gostava de wah, aí fui num Work do Afram e desejei um wah, comecei a notar wah em tudo e me atraí pelo wah do Kiko Loureiro, que é um Morley (se não me engano é também o laranja). Aí comprei um cry porque ele é mais barato e se assemelha mais (em ter agudos e de ser ''violento'' que nem os Morley's) aos Morley's que os Vox's (Vox que tende a ser mais médio, eu vi um e não axei muito agudo, mas depende do equipo total). Cara, eu abri meu cry rapidinho, só fui tirar os pés de borracha, não achei esse pot que regula o timbre do pedal, pelo que sei, ele só tem nos Vox's, tem certeza que tem nos Dunlop's? Se sim, onde ele fica? Quero por mais agudos ahuahua.
Abraço

brothergt2
Veterano
# ago/13
· votar


JJJ

Entendo perfeitamente o que vc quis dizer mano, mas não é o meu caso. Sei diferenciar os diversos tipos de equipos e suas caracteristicas. Uso um head valvulado de 50w c/ 6l6 no power na linha do bassman + caixa 2x12 (fechada) e guitarra Gibson LP ainda sim o Gcb95 soa bastante agudo, vou ter que regular a abertura no pot, não vai ter jeito.

MetalJames

A não ser que vc tenha comprado o seu zero na loja, se for usado provavelmente o antigo dono ja regulou o pedal pra diminuir os agudos, mesmo pq é uma regulagem bem simples de fazer, eu mesmo já fiz num outro Gcb95 que tive antes desse. Basta abrir o pedal desparafusando os pés de borracha, depois vc vai ter que desparafusar uma peça plastica que funciona como um calço, na parte de cima do pedal tem uma peça de plastico com dentes que pegam no pot fazendo ele abrir e fechar grave/agudo, é aí que vc vai regular pro pot abrir até o final ou bem menos que isso cortando um pouco os agudos estridentes. Não sei se deu pra entender, mas qualquer coisa tem um mulhão de tutoriais aqui sobre cry baby, com certeza vc acha fácil.

Valeu!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Os Novos cry baby gcb 95 estão vindo com o FASEL vermelho ?