Review - Boss ME 25

Autor Mensagem
BJAofficial
Veterano
# dez/11
· votar


vitorrock

acho que descobri.. da uma olhada na mão esquerda dele pouco antes de parar o som..
ele zera o knob de volume eu acho, ou algo assim..
depois daquilo, só fica soando o delay mais alguns segundos, e acaba ..
acho que é isso.

vitorrock
Veterano
# dez/11
· votar


BJAofficial
Encontrei uns modelos da digitech:
RP 255
RP 355
O que vc acha dessas duas?
Pego uma Digitech rp 255 ou uma boss me-25?
vlw!

BJAofficial
Veterano
# dez/11
· votar


vitorrock

me-25..

vitorrock
Veterano
# dez/11
· votar


BJAofficial
Ok,vlw.
Última pergunta:
Tem como controlar o volume de cada loop que eu gravo?
Por exemplo,eu gravo o primeiro com volume baixo,depois eu gravo o segundo mais alto,ai o terceiro eu deixo o volume médio.
tem como fazer isso?
vlw!

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


vitorrock

Vou me intrometer: eu pegaria a RP355.

O maior diferencial da ME-25 é a robustez da construção, com footswitches sólidos e tudo mais. Tem um ou outro efeito diferentão, como aquele freeze, mas fora isso, a RP355 faz (muito) mais, e faz melhor.

vitorrock
Veterano
# dez/11
· votar


Bog
Então cara,más o loop da digitech é menor,e as duas digitechs tem acoustic simulator,e aquele harmonist?
É e o preço da digitech é menor,vou dar uma olhada.

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


vitorrock

Vou falar da RP355, que é a que eu conheço. Simulador acústico: tem. Harmonist: tem também. O loop pode ser menor, mas ela tem muitas outras coisas que a ME-25 não tem. Tem o modo stompbox, pedal de expressão maior e com mais abertura (mais fácil de controlar), montes de efeitos a mais, mais (e, na minha opinião, melhores) simulações de amps...

O ponto fraco das RP são os footswitches. Eu acredito que a ME-25 seja mais interessante se você vai usar a pedaleira em palco, onde você tem menos controle e sempre pode dar umas pisadas mais fortes. Para usar em casa, a RP355 faz mais e, para mim, faz melhor.

BJAofficial
Veterano
# dez/11
· votar


vitorrock

Tem como controlar o volume de cada loop que eu gravo?

depois de gravado não.. mas oq vc pode fazer, é diminuir o volume da guitarra, gravar o primeiro loop, dps aumentar o volume e gravar outro, etc.
entendeu?

Bog

testei a rp355 uma vez, mas não gostei mto.. quanto a timbre que pra mim é mais importante doq variedade de efeitos, a me25 eu achei melhor..

BJAofficial
Veterano
# dez/11
· votar


Bog

Alias, já ouvi falar várias vezes, mas nunca me lembro oq é Stompbox.. teria como me dizer? haha

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


BJAofficial

Tem que ver se estava tudo bem regulado, configurado de acordo com as saídas e tal. Para mim, as simulações de amps e reverbs da Digitech (tenho uma GNX3000 e uma RP355) são bem superiores aos da Boss (tenho um JS-8 e uma GR-55, ambas têm algoritmos em comum com a ME-25).

Stompbox é o que a gente chama de pedal. O "modo stompbox" da Digitech permite usar os footswitches para ativar/desativar efeitos, sem troca de patches. Dá para acionar independentemente distorção, modulação e delay, mais o que você colocar no pedal de expressão.

vitorrock
Veterano
# dez/11
· votar


Bog
Uma pergunta:
A digitech também tem como editar a memoría e salvar ela né?
Por exemplo:Na memória 1 tem tais efeitos,ai eu quero colocar outros e salvar,tem isso também né?
E quanto a Drum Machine,dá para dar uma brincada legal com ela?

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


vitorrock
A digitech também tem como editar a memoría e salvar ela né?

Sim, isso até as pedaleiras mais simples fazem.

E quanto a Drum Machine,dá para dar uma brincada legal com ela?

Eu pessoalmente não uso essa função, não por ser ruim, mas porque eu brinco de outro jeito mesmo.

vitorrock
Veterano
# dez/11
· votar


Bog
Cara,sinceramente,vc tá me convencendo a comprar uma digitech,além de ser mais barata,tem mais efeitos,tem usb,ela vem com cubase,já vem com fonte.
Vc tem essa pedaleira?
As simulações de amps e pedais famosos como:
JCM 800,Mesa boogie,Tube screamer,ds-1,mt-2 são boas?
E o acoustic simulator é melhor que o da me-25?

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


vitorrock

Eu tenho a RP355. Da ME-25 eu falo mais com base em outros produtos da Boss que eu tenho: um JS-8 e uma GR-55. Ambos têm algoritmos em comum com a ME-25. Mas a robustez da ME-25 é visivelmente superior à da RP355. Nenhuma das duas é simplesmente "a melhor", cada uma tem seus pontos fortes.

Eu gosto das simulações de amps da Digitech. Na verdade, são as minhas prediletas entre todos os fabricantes "acessíveis" de multi-efeitos digitais (Boss, Vox, Line 6, Digitech, Zoom e tal). Mas simulação de amp é um negócio meio manhoso para configurar. NENHUMA pedaleira vai transformar um Meteoro com falante de 8" em um Dual Rectifier. E se você usa amp de guitarra, existe sempre o conflito de colorações - o amp impõe suas características sonoras a todo e qualquer sinal que entra nele. Para mim, simulação de amps funciona muito melhor em setups FRFR (use a busca se não souber do que se trata) ou no mínimo pulando o pré do amp.

Quanto ao simulador de violão, os da Digitech até enganam melhor que os da Zoom ou Vox, mas para mim *nenhum* presta. =P

vitorrock
Veterano
# dez/11
· votar


Bog
Putz cara vc decifrou me amp,é um meteoro com falante de 8'.
kkkk
Pretendo trocar ele pelo fender frontman 65r.
Más será que vai ficar ruim os efeitos da pedaleira no meu meteoro?

BJAofficial
Veterano
# dez/11
· votar


vitorrock

acho que vai um pouco..
talvez vendendo ele nem que seja por 100 reais, e juntando com o da pedaleira, que da uns 700 consegue mto amp bom..
digo o mesmo para o frontman.. com o dinheiro do amp + o da pedaleira tu compra um baita amp..

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


vitorrock

A questão não é que os efeitos ficam ruins neste amp. São duas coisas diferentes:

1. Quanto às simulações de amps, elas são montadas sempre em cima da idéia de uma reprodução fiel. Amps de guitarra não são hi-fi, nem os melhores. Muito pelo contrário, cada amp tem uma característica marcante: um Fender Twin Reverb soa completamente diferente de um JCM800, mesmo no canal limpo.

A pedaleira não tem como contornar a coloração do teu amp. O amp SEMPRE impõe suas características sonoras a qualquer sinal que entra. Aí vem a questão: digamos que o teu amp tem uma coloração "vermelha", e que você quer simular um amp "azul". Se você pegar um simulador de "azul" e jogar no teu amp "vermelho", o resultado não vai ser "azul", vai ser "roxo", que não era o que você estava procurando. Para tentar deixar o som "azul", você pode precisar futricar bastante nas configurações da pedaleira e na equalização, e mesmo assim nunca conseguir chegar exatamente lá.

As pedaleiras normalmente têm umas curvas fixas de equalização que tentam compensar a coloração de certos tipos de amp, mas nunca fica exatamente igual a como seria se você tivesse usado um setup FRFR.

Isso tudo quer dizer que existe sempre uma possibilidade de uma simulação X não ficar boa, sem que isso seja culpa da pedaleira nem da qualidade do amp. Mesmo o melhor amp do mundo pode ficar ruim se você jogar nele uma simulação e as colorações não "casarem".

2. Outro ponto tem a ver com distorções. Uma coisa que muita gente não sabe é que falantes de guitarra cortam frequências agudas. Isso é importante quando se usa distorção porque qualquer distorção tem uma dose generosa de agudos - é aquilo que chamam de "abelhudo" por aqui. Certos falantes cortam menos agudos. Falantes pequenos em geral são assim. Os falantes dos amps Fender também às vezes são assim, para deixar o som mais brilhante.

O problema aí é que muitas vezes a distorção soa abelhuda em certos amps sem que isso seja culpa da distorção, e sim do amp, ou mais especficamente do falante. Tudo vai depender da arquitetura do amp. Alguns amps com falantes pequenos resolvem este problema com filtros que cortam os agudos antes de o sinal chegar no falante. Mas isso não é regra geral.

Enfim, se as coisas não soarem exatamente como você queria, cuidado para não se precipitar e botar a culpa na pedaleira. Muitas vezes, o problema está no amp. Aliás, quase sempre...

vitorrock
Veterano
# dez/11
· votar


BJAofficial
Eu concordo com vc,más é que ainda eu não sou "aquele guitarrista".
Preciso investir mais em aprender mais primeiro.
E eu queria uma pedaleira com vários efeitos,em vez de ficar comprando vários pedais.
Más é certeza que eu vou vender meu meteoro,agora que amp eu compro?
Esses valvulados são caros para caramba,por exemplo,aquele blackstar head de 1w,ja é 199 dólares.
E o gabinete é 199 $ e tem 80w.
Bog
Ih,más e agora,vc disse que normalmente o fender não corta os agudos,nem com um falante de 12' resolveria?

Bog

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


vitorrock

Esse negócio do Frontman você pode acompanhar em vários tópicos que já fizeram por aqui... Tem um monte de gente que consegue o resultado que quer com Frontman, mas outros reclamam que o som fica muito estridente e agudo. A diferença normalmente está em um de dois pontos: ou os "contentes" tocam sons com menos peso (i.e. qualquer coisa menos metalzão), ou sabem usar muito bem um equalizador.

Agora, com uma pedaleira como a ME-25 ou uma RP355, você nem precisa de amp de guitarra. Sempre existe a opção FRFR. Eu na verdade nunca uso simuladores de amp no input dos meus amps.

vitorrock
Veterano
# dez/11 · Editado por: vitorrock
· votar


Bog
Ligar a pedaleira na entrada return resolve?
E o que eu más toco é metallica,no máximo thrash metal,estilo megadeth e metallica,nada de death,nem black.
O que eu faço agora?
Compro um frontman ou fico com meu meteoro por mais tempo?
Edit:E quanto ao resto dos efeitos,já que não vou usar tanto simulações de amp,qual é melhor:
Rp 355
Ou Me-25?

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


vitorrock

Ligar a pedaleira na entrada return resolve?

Resolve parte da questão da coloração. Mas não muda as características de resposta do falante, que continua lá do mesmo jeito. Se o falante tem uma resposta forte nos agudos, vai continuar tendo.

O que eu faço agora?

Você tem várias opções:

1. Arrumar um amp com uma "voz" mais próxima do som que você busca, deixando a pedaleira em segundo plano. Quase sempre, esta solução é a mais simples e eficaz. E a mais cara, também. =P

2. Pegar o Frontman e ir se preparando para aprender a usar muito bem o equalizador - tanto do amp quanto da pedaleira.

3. Partir para um setup FRFR. Não tente isso se não tiver muita paciência para regular a pedaleira.

Edit:E quanto ao resto dos efeitos,já que não vou usar tanto simulações de amp,qual é melhor:

Eu não saberia dizer. Gosto dos efeitos tanto da Roland quanto da Digitech. O único efeito que eu diria que realmente pesa muito para um dos lados é o reverb: os da Digitech estão entre os melhores que eu já ouvi em qualquer multi-efeitos, especialmente quando você quer uma ambiência natural (tipo "som de sala").

Uma sugestão: baixe os manuais e leia. Muitas vezes, você mata várias dúvidas só comparando coisas como modos de operação e efeitos implementados.

E uma pergunta: você pretende usar esta pedaleira em palco ou apenas em casa? Porque se o objetivo é usar em palco, a ME-25 é mais robusta, especialmente os footswitches, que na Digitech parecem de brinquedo.

vitorrock
Veterano
# dez/11
· votar


Bog
1. Arrumar um amp com uma "voz" mais próxima do som que você busca, deixando a pedaleira em segundo plano. Quase sempre, esta solução é a mais simples e eficaz. E a mais cara, também. =P
O que eu toco principalmente é rock e metal,más eu também toco sons tipo legião e outros do brasil.
A solução seria um valvulado?
2. Pegar o Frontman e ir se preparando para aprender a usar muito bem o equalizador - tanto do amp quanto da pedaleira.
É uma boa idéia,é um pouco complicado,más eu acho que consigo.
3. Partir para um setup FRFR. Não tente isso se não tiver muita paciência para regular a pedaleira.

Essa também é uma idéia,más eu acho que um amp,é muito necessário para mim.E uma pergunta: você pretende usar esta pedaleira em palco ou apenas em casa? Porque se o objetivo é usar em palco, a ME-25 é mais robusta, especialmente os footswitches, que na Digitech parecem de brinquedo.

Pretendo tocar mais em ensaio,e em casa,no palco só as vezes.
vlw pelas dicas,abç

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


vitorrock
A solução seria um valvulado?

Não necessariamente um valvulado, mas um amp com voz mais "rock e metal". Existem transistorados que servem para isso, e nem todo valvulado serve. É óbvio que um BOM valvulado é o jeito mais direto de conseguir "aquele" som, mas até isso tem lá seus contras (o mais óbvio é o preço, ehhe).

Agora, eu não teria muitas dicas de modelos e preços porque passei muito tempo morando no Japão, e metal não é exatamente a minha praia. Então o que eu comprei achando bom e barato muito provavelmente não lhe parecerá tão bom, muito menos barato. =P

vitorrock
Veterano
# dez/11
· votar


Bog
Qual marca é mais voltada para o rock,metal?

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


vitorrock

Como eu disse, metal não é a minha praia. Não tenho experiência com os transistorados das marcas que o pessoal usa, como Randall, Peavey e Crate, nem com marcas brasileiras (Meteroro, Borne, Landscape, etc.). Os amps da Blackstar sempre me chamaram a atenção, mas acho que eles fogem da tua faixa de preço.

Uma coisa que não sei se já te perguntaram, mas: a tua necessidade de usar pedaleira tem a ver com efeitos (modulação, delay, reverb) ou tem mais a ver com as características fundamentais do som e com drive/distorção? Porque se for o segundo caso, normalmente vale mais a pena você pegar um amp melhor do que gastar com a pedaleira.

vitorrock
Veterano
# dez/11 · Editado por: vitorrock
· votar


Bog
Minha nessecidade é com efeitos,pois distorção eu tenho um pedal aki o mt-2.
Edit:
Olhei os manuais,e a digitech tem bem mais efeitos,más eu não achei nada de acoustic simulator no manual,só achei pickup simulator,single coil,e humbucker.
Ela tem esse simulator ou não?

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


vitorrock

Tem. Duas. Estão junto com as simulações de amps.

vitorrock
Veterano
# dez/11 · Editado por: vitorrock
· votar


Bog
Ah,então é uma simulação de um amp de violão ou é uma simulação de violão?
Qual é sua guitarra?
E seu amp?

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


vitorrock

São simulações de violão mesmo. Elas muito provavelmente estão no meio das simulações de amps por uma questão de engenharia (não vou entrar em detalhes, mas eu acho que sei o porquê, hehe).

Eu tenho algumas guitarras.
E alguns amps.
E algumas pedaleiras.

O.O

vitorrock
Veterano
# dez/11
· votar


Bog
Com as suas dicas cheguei a conclusão:
Vou pegar a digitech RP 355, e um fender frontman 65r.
vlw pelas dicas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review - Boss ME 25