Boss Gt8, com ou sem preamp?

    Autor Mensagem
    DOLLAR
    Veterano
    # jan/10


    Olá a todos,

    antes de tudo, já usei a busca e ainda estou com muita duvida.

    Comprei um gt8 recentemente, criei os patchs aqui em casa tudo certinho em um amp Hiwatt 15W. Nesses patchs que criei, todos os efeitos eu coloquei preamp.

    muito bem, qdo fui tocar no estudio em um marshal, liguei direto no imput, resulta: ficou pessimo....extremamente abelhudo. 'intocavel'

    dai tentei ligar no 'power input' que deve ser a ligação sem passar pelo preamp. mas ainda assim ficou ruim, mas 'menos pior'.

    por ultimo liguei direto na mesa ai ficou 'ouvivel', mas as caixas da mesa eram ruins, por isso nao pude tirar o maximo da pedaleira.


    agora tenho uma duvida que nao achei a resposta na busca, pois todo mundo fala pra ligar direto na mesa eu sem passar pelo pre do amp.

    se eu tirar o preamp da pedaleira, e ligar no input do amplicador, o som ficará bom???

    dai qdo eu mudar de amp, farei aquela eq global, oque acham?

    erdnaxela
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    O problema é que trocou de ampli as regulagens tambem mudam, direto no P.A a regulagem é outra. Por isso pra onde eu vou levo meu equipamento. Ja passei esse problema quando tinha o vamp2.

    Quando tocar no ampli desliga simulação de falante pois voce estara usando falante que tem caracteristica propria. Simulação de falante direto no P.A mesmo assim os falantes tem que responder bem as frequencias da guitarra.


    Simulador é o que há para teste de paciencia e dedicação.


    Bem vindo e boa jornada. Mas tenha calma voce chega la. O conselho é que se voce timbrar legal no seu ampli leva ele microfona o ampli e seja feliz.

    DOLLAR
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    erdnaxela

    o problema eh que meu amp é ruim...e ainda tou sem grana pra comprar um legal.....

    e como preciso resolver esse problema agora...eu não quero ligar direto no PA, pois a manioria dos estudios tem caixas acusticas meia boca e fica ruim tbm.

    quero ligar direto no imput no amp, nem me importo se o timbre mudar um pouco, mas não ficando abelhudo e estridente pra mim tah otimo.

    pra ligar no imput do amp tenho que 'quase' por obrigação desligar as simulações de amp, correto?


    outra duvida, para microfonar em estudio apenas para ensaio, como é feito? vou ter que comprar um microfone especifico apenas para isso e ligar no PA?

    GuitarHome
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    DOLLAR
    Quando você disse que o timbre ficou abelhudo, você estava usando simulação de falantes ou não?

    Ramsay
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    DOLLAR, esta questão de Abelhudo, vai de cada um!!
    Por exemplo, eu adoro o som abelhudo, quanto mais, pra mim melhor!! que a GT-8 tem uma enorme quantidade de knobs e chaves seletoras que permitem que o som fique mais ou menos abelhudo e ao seu gosto!!
    Quanto a ligar a mesas de som eu não tenho e não sei te informar a respeito!!
    O fato é que eu não troco a minha GT-8 nem por GT-10, nem por Vox, nem por Digitech, sendo que na minha eu atualizei o firmware para o mais recente, mas, isso não muda o som, mas apenas acrescenta alguns sons que a original não tinha!!
    Eu sugiro que leia o manual com calma e só assim você vai ver tudo o que essa pedaleira (pra mim a melhor que existe) pode te dar!!

    erdnaxela
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Ramsay O seu timbe é mais ou menos assim

    http://www.youtube.com/watch?v=z-Yfyy5ZcOk

    ghb
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: ghb
    · votar


    DOLLAR
    Cara, a melhor coisa que eu já fiz, e indico para quem tem uma GT8, é liga-la em linha, usando apenas o power do amp (por vários motivos). Assim, como foi feita a sua colocação, apenas a EQ GLOBAL resolve muita coisa (Sempre deixo a EQ em +5 hehe). A vantagem de deixa-la com a saída pra LINE/PHONE é, como o erdnaxela disse, as simulações de falante, mic, etc, ficam ativadas. Mesmo quando eu timbro a pedaleira com fone, quando eu ligo no amp as características se mantém (dentro de suas proporções). Já liguei a GT8 em mesa Yamaha, Behringer, Wattson..... em amps Fender, Marshall, Warm Music.... Já gravei em placa on board..... em todos esses casos, SEMPRE em linha e sem arrependimento. Já testei com várias guitarras também... Meu amigo, que toca em uma banda de Axé e outra de Samba Rock, ja usou a pedaleira em linha direto na mesa das casas que ele toca, e até no Trio Elétrico Demolidor e disse que ela timbrou demais. Ele tem um amp Fender (não lembro o modelo) e, para shows "grandes", o aposentou hehe. Só quando é uma casa em que o amp "é o PA" ele leva o Fender, mas joga a pedaleira em linha (poisé, eu o covenci hehe). Em base é isso!!! Em tempo, abuse da simulação do Tube Scream hehe.

    -edit- Esse manual tem várias dicas pra GT8. Tem uma versão em português (eu tinha mas não tenho mais, porém se encontra na net). http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/171678/

    DOLLAR
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    ghb

    só para eu entender,

    eu devo timbrar a guitar usando as silmulações de amp da GT8 normalmente, timbrar com fone de ouvido.

    na hora que eu for tocar, deixar em phone/line e plugar o cabo no plug 'phones' da gt8 e depois ligar no power amp do amplificador ou na mesa de som, correto?

    mas e se as caixas acusticas do estudio forem ruins?

    não é melhor desligar as simulações de amp e ligar direto no impout do amp? alguem aqui faz isso?

    erdnaxela
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Bom que simulador é uma mão na roda isso é , pela praticidade (isto não quer dizer facilidade )e bons sons. Mas eu acho que o analogico ainda tem o seu charme.

    Hoje eu uso os dois mundos e estou feliz.

    Mas com certeza voce vai timbrar tua gt8 pega os conselhos de quem term ela que tu chega la.

    Deus abençoe a todos.

    Ramsay
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    erdnaxela, não!!
    O meu som abelhudo é bem superior ao do vídeo, porque a minha principal guitarra que é uma Schecter C1 Classic Flame Top, ligada num Boss Metal Zone Modded e num delay T-Rex Replica dão um som bem mais abelhudo e superior ao do vídeo!!
    Mas, na verdade eu estou mentindo!!
    A minha melhor guitarra é uma Cort X11 2005 que comprei por R$1200,00 há 5 anos atrás e botei na bridge um Seymour Duncan PATB-2
    Talvez, a madeira de fabricação da Cort X11 em 2005 tenha atingido o máximo de qualidade e maturação, que fez com que a guitarra, mesmo sem o Seymour Duncan tivesse um som colossal, e com ele então nem se fala!!
    O fato é que a guitarra tem um som parelho com as melhores Jackson Soloist!! e eu não vendo nem que a vaca tussa!!

    DOLLAR
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    estou na duvida da melhor saida:

    - nao usar as simulações de amp, e ligar direto no amplificador.

    - usar as simulações de amp e ligar em linha.

    se eu usar em linha e o amp nao tiver entrada 'power amp' e nao puder ligar na mesa? terei que usar a primeira opção, correto?

    qual dessas opções?

    ghb
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    DOLLAR

    Isso, no meu caso eu já timbro com a saída PHONE/LINE ativada, para que as simulações de caixa e mic fiquem ativas. Utilize a saída L - Mono da pedaleira se for ligar na mesa ou no return do amp( a não ser que você queira usar stéreo, aí pode-se ligar com 2 cabos _ LR _ ou na saída de fone) ou um cabo stereo. Usando o LINE/PHONE as saídas "normais" já ficam configuradas pra isso. Já usei em ensaio com PA não muito boa qualidade, e, de boa, valeu a pena usá-la em linha nesse caso. Apenas deixo a mesa FLAT, a GT8 é meu cabeçote XD.
    não é melhor desligar as simulações de amp e ligar direto no impout do amp? alguem aqui faz isso?
    No meu caso, não. E, sim, já fiz isso, mas a praticidade e a vantagem de explorar todos os recursos da pedaleira me fizeram mudar de idéia.

    ghb
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: ghb
    · votar


    Complementando.....

    se eu usar em linha e o amp nao tiver entrada 'power amp' e nao puder ligar na mesa? terei que usar a primeira opção, correto?


    Recomendo que faça um banco timbrando com as opções para ligação no input (JC-120, Stack Amp, Combo Amp, etc....) para que fique mais "facil" timbrar na ultima hora, nesses caso. Tipo, se você fez um patch que gostou em linha, copie-o para outro banco, mude o tipo de saída e "corrija" os timbres ao seu gosto.

    DOLLAR
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    ghb

    por exemplo, se eu timbrar usando todos os recursos da pedaleira, preamp, simuladores de amp e tudo mais e o som ficar legal.

    ai se eu for em algun lugar em que nao poderei usar a mesa de som, e o amp tiver apenas o input, não poderei ligar em linha, certo?

    o que terei que fazer, apenas mudar o output da pedaleira?

    ou mudar o output e desligar o preamp da pedaleira em todos os efeitos?

    DOLLAR
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    outra coisa,

    esse amp Hiwatt 15W é emprestado, meu amp msm eh uma meteoro nitrous drive 15W, como ele não tem power amp, terei que deixar o preamp da pedaleira ddesligada, correto?

    ghb
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    DOLLAR

    Você terá que mudar o output da pedaleira, quando você fizer isso, desativará as simulações de falantes, mics... porém as simulações de preamp, drives, efeitos se manterão. Como te falei, por garantia nesses casos, timbre a pedaleira no seu amp com o output, por exempo, em stack amp. A maioria dos locais tem mesa de som, então, apenas em poucos casos a falta dela acontece. Timbrando em um amp, quando ligar em outro amp, além das saídas, a EQ GLOBAL resolve bastante coisa. E fica a dica que deixar as EQ GLOBAL em +5 (dica essa que retirei do manual que passei o link). Já timbre com a EQ em +5. Outra dica, use o CONTROL PEDAL pra deixar a pedaleira em modo MANUAL, aí você não precisa ficar mudando de banco, em apenas um patch você consegue muuuita coisa.

    ghb
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    esse amp Hiwatt 15W é emprestado, meu amp msm eh uma meteoro nitrous drive 15W, como ele não tem power amp, terei que deixar o preamp da pedaleira ddesligada, correto?

    O preamp pode e deve ficar ligado hehe, pois nele que estão as simulações dos amps (Fender, Marshal, Soldano, etc....). Pode timbrar à vontade. Você só perde as simulações de caixa (4x12 1x8 etc) e mic position e modelo (condensado SM etc). Mesmo que você "mexa" nas posição de mic e tipo de caixa, essas mudanças não farão efeito no resultado final quando não está selecionada a saída em linha.

    DOLLAR
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    ghb

    desculpe as duvidas bobas, mas eh que sou novo nesse mundo de pedaleiras 'top'.

    mas se eu configurar um preamp na peldaleira e usar no input do amp, tbm não passara pelo preamp do amplificador?? dai não terei esse zumbido que tive???

    brilliance gt-8 em portugues, alguem tem ??

    ghb
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    DOLLAR

    se eu configurar um preamp na peldaleira e usar no input do amp, tbm não passara pelo preamp do amplificador?? dai não terei esse zumbido que tive???


    Sim, passará pelo pré do amp também. Cara, deixa FLAT no amp - bass, middle, treble, volume - (no nitrous é como se fosse as 12:00 né?) , use a pedaleira com o volume dela - o potenciometro de volume perto da saída - em 3:00, então pelo volume do amp regule à sua maneira (para timbrar). Quando eu peguei a pedaleira, fazia isso, ligava direto no input do meu amp. Para controlar o volume, prefira usar o volume da própria GT8 ao invés do volume do amp (use o volume do amp se necessário). Você se refere a zumbidos ou som abelhudo? Você tem uma Viva Gold, certo? Então já conhece até onde o "ruido" dela vai. Quanto ao som abelhudo, por experiência própria, resolve sim - teste os tipos de saída da pedaleira - mas os meus resultados sonoros sempre foram melhores e mais faceis de chegar com a GT em linha, pois assim utilizo só os parametros dela, tanto que já cogitei comprar uma amp FULL RANGE - só power - pra usar em conjunto com ela. Em base, SEMPRE PENSE EM FLAT haha!! Não abuse muito do High Gain, lembre-se que você também de simulações de pedais!!! Abuse dos pedais e amps para dar um boost no seu som pra aí sim ficar High Gain. Desative o Noise Reductor geral da pedaleira, ou, se necessário, use-o pouco. Noise Reductor mata o timbre (mainha opnião), só o Malmsteen timbra bem com o noise no talo KKKKKKKKKK!!!
    Os meus comentários são baseados na experiência própria e no manual Brilliance (que procurei por aqui e não encontrei). Mais dúvidas, só postar!!!

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    DOLLAR
    se eu tirar o preamp da pedaleira, e ligar no input do amplicador, o som ficará bom??? dai qdo eu mudar de amp, farei aquela eq global, oque acham?
    Não necessariamente. O problema é que você timbrou a pedaleira usando os pré-amps dela e ligando-a no input do amplifcador (ou seja, usando o pré-amp do amplificador também). Se você usar a pedaleira do mesmo jeito só que em outro amplificador vai dar merda (como aconteceu com o Marshall), pois o pré-amp do Marshall vai colorir seu timbre de maneira diferente do pré-amp do seu amplificador. enfim, cada ligação vai dar diferença no timbre.

    Se você tirar o pré-amp dos seus patches e passar a ligar a pedaleira direto no power do amplificador (ou seja, ligar no return do loop de efeitos do amplificador), o som tende a variar menos de amplificadorpra amplificador. Mas se seu amplificador não tiver loop de efeitos, fudeu. Ah, e se for adotar esta ligação direto no return, lembre-se de retimbrar os patches - final, não é só tirar os pré-amps dos patches e pronto.

    DOLLAR
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    ghb

    valeu cara, vc tirou muitas duvidas.

    bom agora vou fazer isso que vc falou, configurar os patches em linha aqui em casa, no fone de ouvido ou direto no aparelho de som na entrada de mic.

    no estudio da um jeito de ligar na mesa de som, ou ligar no power input do amp, se ele nao tiver, ligar no input e deixar em flat (12 h).

    vamos ver no que vai dar,
    depois posto os resultados.

    sim, tenho uma viva gold 2, e essa semana vou trocar os cap. dela.

    valeu

    DOLLAR
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    vc falou de amp FULL RANGE - só power

    é um amplificador comun sem preamp, certo?

    vale a pena comprar um desses? recomenda algum?

    DOLLAR
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    tipo uma caixa como essa:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-126597298-caixa-amplificada-ati va-770a-100w-rms-active-8-microfone-_JM

    conseguiria um som bacana usando o preamp da gt8?

    ghb
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: ghb
    · votar


    DOLLAR

    Olha esse tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/211863/


    tipo uma caixa como essa:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-126597298-caixa-amplificada-ati va-770a-100w-rms-active-8-microfone-_JM
    conseguiria um som bacana usando o preamp da gt8?


    Isso, só testando. Já liguei a pedaleira em caixas assim e gostei (não me lembro da marca da caixa). Poisé, meu amp só fica em casa hehe. Dependendo do valor, compensa comprar um amp com entrada normal e tambem send/retur ou linha, assim você pode timbrar tanto na opção LINE/PHONE, quanto, por exemplo COMBO AMP (que é o que eu faço).

    Meu amp é um Warm Music GTV208. Ligo a pedaleira no return dele. Tipo esses http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-127830179-amplificador-warm-mus ic-208-gtv-pre-valvulado-60w-rms-_JM

    DOLLAR
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    será que aquelas caixas multi-uso fica bom? soh pra tocar em casa.


    qual a melhor opção: amp com entrada normal e send/return OU amp FULL RANGE ???

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    DOLLAR
    será que aquelas caixas multi-uso fica bom? soh pra tocar em casa.
    Não, não fica bom. Meu cunhado já usou a dele numa multiuso, e o timbre não ficava a mesma coisa.

    qual a melhor opção: amp com entrada normal e send/return OU amp FULL RANGE ???
    A melhor opção é um amplificador com loop (ou seja, com send/return), e ligar a pedaleira no return. Até dá pra usar um amplificador full range (neste caso aconselharia uma caixa ativa de qualidade, destas de R$1000), mas você precisa saber lidar com este tipo de conexão para conseguir um bom timbre. Se você tivesse uma pedaleira da Line6 eu diria que as duas opções estariam pau a pau - isto para o seu caso.

    Jafet
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    DOLLAR

    Vc já timbrou sua GT-8 ? ainda precisa de ajuda?

    eu tenho uma GT-8 a quase 3 anos e tenho ela toda timbrada, nada de zumbido, já fiz vários guitarristas que torcem o nariz pras pedaleiras ficarem na vontade de comprar uma!!

    posso ligar em linha, no return ou no input, só preciso mudar um pouco a equalização e o tipo de saída, fica 10

    lembrando que meu estilo é Heavy Metal, se o seu for esse eu posso te ajudar

    jafet.amoedo@gmail.com

    hugoguitarra
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    estou pensando em comprar um BEHRINGER V-AMP3
    tenho um mustang 1 da para ligar a guitarra ao preamp depois do preamp liga no amplificador ?

    guitarra> V_AMP3> amplificador

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Boss Gt8, com ou sem preamp?