esquema de pedal de volume

    Autor Mensagem
    Alyson Medeiros
    Veterano
    # jan/10


    quero um esquema facil de um pedal de volume...
    vlw

    RomeiroI
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    um potenciometro,vc poem no meio a saida,uma ponta a entrada e na outra ponta o negativo.

    DotCom
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    um potenciometro,vc poem no meio a saida,uma ponta a entrada e na outra ponta o negativo. [2]

    thegreen-eyedmonster
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    um potenciometro,vc poem no meio a saida,uma ponta a entrada e na outra ponta o negativo. [3]

    djvini10
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Mais isso num vai apenas diminuir o volume??

    DotCom
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    djvini10
    E quem te disse que pedal de volume faz outra coisa? hahaha

    djvini10
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: djvini10
    · votar


    DotCom

    Mais pode ser um booster com potenciometro no pedal não???

    ogaitnas
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    vc pode montar um booster com fet, só fazer um circuito tipo o millenium bypass e alterar o resistor que controla a saída do sinal por um potenciômetro e seu pedal de volume tb ganha a possibilidade booster, mas acho que vc pode acabar fazendo um circuito ruim que pode dar dor de cabeça...

    DotCom
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    djvini10
    Se você montar um pedal assim, ele basicamente vai ser um pedal de volume com booster junto.

    djvini10
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    ammm......

    ogaitnas
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    vc pode montar um opamp com ganho travado e com controle só no volume, tipo um ruby amp em um pedal, faz ele usar menos potência para não distorcer e usa como pedal de volume.. se bem montado o circuito, vc terá um bom pedal de volume ativo, mas para acertar bem o valor do ganho para não distorcer é meio chato...

    djvini10
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    ogaitnas

    Mais pesquisando esquemas por aí ja achei vários de pedal de volume.

    RomeiroI
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    djvini10
    Mais pesquisando esquemas por aí ja achei vários de pedal de volume.
    Entao monte um escolha o que melhor te agrada.Mas pedal de volume é so potenciometro mesmo,rarissimo no mercado pedal ativo.
    Se quiser toca com o pedal na metade e quando quiser aumentar o volume vc poem o pedal no maximo.se usar dois potenciometros um anula o outro e vc pode ajustar o nivel minimo de volume do pedal sem precisar deixar o pedal no meio.
    Abraço.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/15
    · votar


    Tenho uma carcaça de pedal wah-wah com a engrenagem do potenciômetro, a cremalheira e a mola plástica. Quero fazer um pedal de volume passivo.

    Também tenho um potenciômetro linear de 1 mega e pretendo utilizar no pedal.

    Quero utilizar este pedal como primeiro da pedaleira, recebendo o sinal puro da guitarra, que é com humbuckers e potenciômetro de 500k.

    Creio que não devo ter problemas pelo fato do potenciômetro ser deste valor.

    Estou certo?

    LeandroP
    Moderador
    # jan/15
    · votar


    Please...!

    Alex guitar man
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Creio que nao, mas mesmo com uma pot de 1mega tera percas de agudo ao fechar o volume, a menos que for utilizar apos os pedais

    Alex guitar man
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    LeandroP

    Mas tem um porem, deve se usar logarítmico, o linear vai fechar o volume apenas no final com uma area de acao do pedal muito curta.

    desculpa a ortografia, estou usando o celular

    LeandroP
    Moderador
    # jan/15
    · votar


    Alex guitar man

    Então seria interessante utilizar o logarítmico com qualquer resistência, tipo 20k por exemplo? No caso, pra preservar as características tonais da minha guitarra, quanto menor a resistência, melhor, certo?!

    Ismah
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    LeandroP

    Cara, não ficou claro, mas se quer usar ele antes do input da pedaleira pra não perder agudos, pode usar sem problemas - mas pode perder graves (não sei até que ponto). Perdas no sinal vão haver sempre.
    Se usar ele pra controlar parâmetros, aí a coisa muda de figura. Um Wah precisa ser log, ou fica muito "wooooã ã ã ã ã ã aah"

    Alex guitar man

    Tá fumando o que? Não tem nada a ver.

    Ismah
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    LeandroP

    Pra facilitar a vida, descubra a Z dos teus caps e vamos calcular a freq (F) dos cortes RC. Se constar a indutância (LR) dá pra calcular até os LR.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/15
    · votar


    Ismah

    Vou tentar explicar a aplicação deste pedal.

    Eu consigo controlar as dinâmicas através do potenciômetro de volume. Toco com Strato e Les Paul. Pra boost, se for extremamente necessário, utilizo um pedal pra esta aplicação.

    Ocorre que eu gosto muito de utilizar "fade in" e consigo tranquilamente com a Strato. No entanto, com a Les Paul, eu tenho encontrado dificuldade em função da distância dos potenciômetros.

    Queria utilizar este pedal, na maior parte das vezes (senão exclusivamente) com a Les Paul.

    Tenho com esta carcaça de pedal wah-wah uma chave DPDT, uma cremalheira e a engrenagem que envolve a haste do potenciômetro. Ou seja, tenho basicamente tudo pra fazer este pedal e resolver meu problema.

    Inicialmente, pensei que o potenciômetro de 1 mega seria o ideal, mas pensando melhor, isso aumentaria ainda mais a resistência e implicaria na perda considerável de agudos, e eu não quero isso.

    Me confunde muito, pro que eu quero, escolher entre logarítmico e linear, em função da aplicação que descrevi. Prefiro até chamar o pedal de "fade in dinâmico" do que pedal de volume passivo rsrsrs.

    O que você faria?

    Valeu pela força!

    Ismah
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    LeandroP
    isso aumentaria ainda mais a resistência e implicaria na perda considerável de agudos

    Não. Vc tem um filtro CR (formado pela capacitância do cabo, com a resistência do pot), que é um HPF (corta graves), e no pot de volume da guitarra tem um RC, que forma um LPF (corta agudos).

    Pra ter esse fade, o Linear (B) vai te dar um resultado melhor, pois vai começar a subir o volume lentamente desde o começo do curso. Enquanto o Log (A) vai te dar um "dente/degrau" no som, no começo do curso, e vai estar a 100% antes do fim do curso.

    O que você faria?

    Dependendo da aplicação, pegaria algo na vibe do Boss Slow Gear. Mas como tens tudo a mão, mete o pot no esquema e seja feliz. :)

    LeandroP
    Moderador
    # jan/15
    · votar


    Ismah

    Tenho 2 pots lineares. Um de 1 mega e outro de 220k.

    Qual desses seria a opção melhor? Se tiver outro valor em mente, eu posso pesquisar numas lojas de eletrônica.

    Ismah
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: Ismah
    · votar


    LeandroP

    Como tudo no áudio: teste. Serão apenas 9 soldas, na pior hipótese, pra descobrir qual vc prefere.

    Um tópico útil pra teu caso é esse.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/15
    · votar


    Valeu, Ismah! Me ajudou bastante mesmo. Vou derreter um pouco de estanho por aqui. Depois volto com o resultado ;)

    Alex guitar man
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Ismah

    Tem sim ismah, tem que ser logarítmico nao linear! Pode pesquisar!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a esquema de pedal de volume