Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      "A Verdade Sobre Cabos de Guitarra" - Tradução.

      Autor Mensagem
      MauricioBahia
      Moderador
      # set/09 · Editado por: MauricioBahia


      Eu e o Google traduzimos. ;-)

      Por Craig Anderton
      http://www.harmony-central.com/articles/tips/guitar_cords/

      _________________________________________

      Se um guitarrista ouve algo que um engenheiro diz ser impossível, aposte no guitarrista. Por exemplo, alguns guitarristas podem ouvir diferenças entre cabos diferentes. Embora alguns ridicularizem essa idéia (cabo é cabo, certo?) cabos diferentes podem afetar o seu som e, em alguns casos, a diferença pode ser drástica. Além do mais, há uma razão sólida, tecnicamente válida, para que isso aconteça.

      Entretanto, um cabo que soa diferente num amp pode soar idêntico num amplificador diferente ou quando se utiliza captadores diferentes. Não é a toa que há guitarristas supersticiosos sobre o uso de um captador, cabo e amp especiais. Mas você não precisa se sujeitar a este tipo de incerteza se aprender por que essas diferenças ocorrem, e como compensá-las.


      A Trindade Cordal

      Mesmo antes de seu riff atingir seu primeiro efeito ou a entrada do amplificador, muito deste som já está bloqueado devido a três fatores:

      - Impedância de saída do captador (supomos que você está usando captadores padrão, os tipo passivo)
      - Capacitância do cabo
      - Impedância de entrada do amplificador

      Vamos começar com a capacitância do cabo, já que é um conceito bastante fácil de entender. Na verdade, a capacitância do cabo é nada mais que um segundo controle de tonalidade do seu captador. Um controle de tonalidade padrão coloca um capacitor na sua linha de sinal "quente" para baixo (ground). O capacitor é um componente, sensível a frequências, que dá passagem a freqüências altas mais prontamente do que as frequências baixas. Colocar o capacitor na linha de sinal desvia altas freqüências para baixo (ground), o que reduz os agudos. Entretanto, o capacitor bloqueia as freqüências mais baixas para que não sejam desviadas para o solo e as embaralha junto à saída (output).

      Qualquer cabo apresenta alguma capacitância, não tanto como um controle de tonalidade, mas o suficiente para ser significativo em algumas situações. No entanto, se isso tem um efeito importante ou não, depende dos dois outros fatores (a impedância de saída da guitarra e da impedância de entrada do amplificador) mencionados anteriormente.


      Impedância de Entrada do Amplificador

      Ao enviar um sinal para um amplificador, uma parte do sinal se perde ao longo do caminho, como ter um vazamento em uma tubulação que está transferindo água de um lugar para outro. Se este vazamento é pequeno ou grande vai depender da impedância de entrada do amplificador. Com captadores de guitarra, impedâncias mais baixas podem deixar a guitarra "sem força" e produz um som sem graça (curiosamente, os valvulados possuem impedância de entrada inerentemente elevada, o que poderia explicar um aspecto da popularidade duradoura dos valvulados).

      Impedância afeta não somente níveis, mas a ação de controle de tonalidade também. O capacitor em si é apenas uma peça do "quebra-cabeças controle de tonalidade", pois é influenciado pela impedância de entrada do amplificador. Quanto maior for a impedância, maior será o efeito do controle de tonalidade. É por isso que um controle de tonalidade pode parecer muito eficaz com alguns amps e em outros não. Embora um amp de alta impedância de entrada mantenha o nível elevado e forneça um controle de tonalidade suave (a desvantagem é que impedâncias altas são mais suscetíveis a captação de ruído, RF e outros tipos de interferência) ele também acentua os efeitos da capacitância do cabo. Um cabo que rouba frequências altas, quando usado em um amplificador de alta impedância de entrada, pode ter nenhum efeito sonoro com um amplificador de baixa impedância de entrada.


      A última peça do quebra-cabeças

      Nosso último componente interativo de toda esta confusão é a impedância de saída da guitarra. Esta impedância é equivalente a soldar um resistor em série na guitarra que faz diminuir o volume de alguma forma. Quase todos os captadores do mercado têm uma impedância de saída relativamente elevada, enquanto captadores ativos têm baixa impedância de saída. Tal como acontece com a impedância de entrada do amp, este interage com o cabo para alterar o som. Qualquer capacitância do cabo será acentuada se a guitarra tem uma impedância de saída elevada e têm menos efeito se a impedância de saída é baixa.

      Há outra consideração: a impedância de saída da guitarra e a impedância de entrada do amplificador interagem. Geralmente, você deseja uma impedância de entrada do amp muito elevada se estiver usando captadores comuns, pois isso minimiza a perda (em particular, a perda de altas frequências). Captadores ativos com baixa impedância de saída são relativamente imunes a impedância de entrada de um amplificador.


      Conclusão

      Então, o que significa tudo isso? Aqui estão algumas orientações.

      Baixa impedância de saída da guitarra + baixa impedância de entrada do amp: a capacitância do cabo não vai fazer muita diferença e o capacitor usado com um controle de tonalidade padrão parecer não ter muito efeito. Aumentar o valor do capacitor do controle de tonalidade cortará as freqüências altas mais acentuadas. (Observação: se você substituir os captadores por captação ativa, tenha isso em mente se o controle de tonalidade não parecer estar tão eficaz como costumava ser) Conclusão: você pode usar praticamente qualquer cabo que não vai fazer muito diferença.

      Baixa impedância de saída da guitarra + alta impedância de entrada do amp: Com o controle de volume da guitarra no máximo, a saída da guitarra se conecta diretamente à entrada do amplificador, de forma que os comentários básicos acima (guitarra "X" de baixa saída com um amp "Y" de baixa entrada) se aplicam aqui. No entanto, diminuir o controle de volume isola a saída da guitarra da entrada do amplificador. Neste caso, a capacitância do cabo tem efeito, especialmente se o controle possui um resistor de valor alto (superior a 250k).

      Alta impedância de saída da guitarra + impedância de entrada baixa do amp: Simplesmente diga não. Isso mutila o volume da guitarra e frequências altas. Não é recomendado.

      Alta impedância de saída da guitarra + alta impedância de entrada amp: Este é o comum, o cenário dos anos 50/60 com uma guitarra passiva e um amplificador valvulado. Neste caso, a capacitância do cabo pode ter um efeito importante. Em particular, cabos espiralados tem uma capacitância muito maior do que os cabos padrão, e podem fazer uma enorme diferença sonora. Assim, o amp tem pouquíssima influência na guitarra que, com um cabo de qualidade, ajuda a preservar o "brilho" e o nível global.

      Levando tudo isso me conta, se você quiser um setup de guitarra mais consistente, que soa praticamente o mesmo independentemente do que cabo você usa (e também é relativamente "imune ao amplificador"), considere substituir seus captadores por ativos. Alternativamente, você pode adicionar um conversor de impedância (buffer) logo após a saída de guitarra (ou para este caso, qualquer efeito, como um compressor, distorção, etc, que tenha uma alta impedância de entrada e baixa impedância de saída). Isso irá isolar a sua guitarra de todos os efeitos negativos dos cabos de alta capacitância ou amps com baixa impedância de entrada.

      Se você está empenhado em utilizar uma guitarra do mercado e amplificador de alta impedância, ainda existem algumas coisas que você pode fazer para preservar o seu som:

      - Mantenha o cabo de guitarra o mais curto possível. Quanto maior o cabo, maior é a capacitância acumulada.
      - as especificações dos cabos incluem o valor de sua capacitância (geralmente especificado em "picofarads [pF] por pés ou metro"). Se você fizer seus próprios cabos, escolha cabos com o menor pF por pés ou metro, sem deixar de lado a durabilidade do cabo. (Paradoxalmente, cabos macho, fortes, muitas vezes têm mais capacitância, enquanto que os cabos mais leves tem menos.).
      - Evite os cabos espiralados e mantenha o controle de volume o mais alto quanto possível.
      - Não acredite nos papos de cabos de marca. Eles podem fazer a diferença; ou não. Se você não ouvir qualquer diferença com a sua configuração, guarde o seu dinheiro e vá de algo menos caro.

      E lembre-se que se não soa muito bem, não vá logo apontando para o amp: Há muita coisa acontecendo antes mesmo de seu sinal "bater" no jack de entrada. E se um guitarrista jurar que uma cabo soa diferente do outro, que poderia muito bem ser o caso, no entanto, agora você sabe por que disso e o que fazer sobre isso.

      _____________________________________________

      Agora, perguntas:

      1) Quando o cara menciona colocar frequencias para "ground", no texto original, ele está se referindo ao "terra" ou colocar para baixo mesmo?

      2) O que diabos é capacitância afinal???
      Eu acho que entendi mas não sei se entendi corretamente!!!

      3) O que diabos é impedância afinal???
      Eu acho que entendi mas não sei se entendi corretamente!!! (2)

      Se alguma alma caridosa puder explicar os itens 2 e 3 numa linguagem para leigos eu agradeço! :-)

      Abs

      ps. se alguém achar alguma inconsistência no texto, já que traduzi, por favor me avise!

      Gasparzim
      Veterano
      # set/09 · Editado por: Gasparzim
      · votar


      ótimo tópico

      Valew Maurício!


      edit: ps: As suas perguntas são minhas dúvidas tb...

      MauricioBahia
      Moderador
      # set/09
      · votar


      Gasparzim

      Só falta eu entender o texto plenamente!!!! heheh

      Vlw!

      Konrad
      Veterano
      # set/09
      · votar


      1) Quando o cara menciona colocar frequencias para "ground", no texto original, ele está se referindo ao "terra" ou colocar para baixo mesmo?

      Eu arriscaria terra. =)

      Konrad
      Veterano
      # set/09 · Editado por: Konrad
      · votar


      MauricioBahia

      Mais um ítem de neurose, hein? hahahhaha

      (brincadeira....)

      P.S: Brincadeira mesmo, pois eu juro que aquela tampa que fica na parte de trás das Stratos interfere no timbre. E nem sou neurótico.

      MauricioBahia
      Moderador
      # set/09 · Editado por: MauricioBahia
      · votar


      brunoliam: P.S: Brincadeira mesmo, pois eu juro que aquela tampa que fica na parte de trás das Stratos interfere no timbre. E nem sou neurótico.

      Não é neurose não! Isso é fato pois já li a respeito em vários sites. Vc não está louco, ainda... hehe

      Vc acha então que eu devo alterar a tradução para "terra"? Aliás, já te alugando, se vc achar algo estranho ali, me avisa.

      Abs

      Konrad
      Veterano
      # set/09 · Editado por: Konrad
      · votar


      MauricioBahia
      Não é neurose não! Isso é fato, já lí sobre isso em vários sites. Vc não está louco, ainda... hehe

      Vc acha então que eu devo alterar a tradução para "terra"? Aliás, já te alugando, se vc achar algo estranho ali, me avisa.

      Abs


      Sério? Putz.... não acredito. Até evitava falar sobre isso... ehheheh

      Quanto ao texto, está bem traduzido, rapá, para variar, né?

      Minow
      Veterano
      # set/09
      · votar


      É óbvio que cabo muda o som.

      Até cabo de AC modifica o som, imagina um por onde o som passa.

      MauricioBahia
      Moderador
      # set/09
      · votar


      brunoliam

      :-) Ok! E a questão do "terra" quando no original está "ground", logo no texto ao lado do plug de guitarra.

      Abs

      Konrad
      Veterano
      # set/09
      · votar


      MauricioBahia
      brunoliam

      :-) Ok! E a questão do "terra" quando no original está "ground", logo no texto ao lado do plug de guitarra.

      Abs


      Tenho quase certeza que é terra mesmo. (99,99%).

      Só não eé 100% pois meus conhecimentos do assunto se limita a trocar potenciómetros e capacitor de uma Strato. Daqui a pouco chega um cobra aqui e dá o 0,01 ou me detona. =)

      Konrad
      Veterano
      # set/09 · Editado por: Konrad
      · votar


      Edit: Leave it alone....

      MauricioBahia
      Moderador
      # set/09 · Editado por: MauricioBahia
      · votar


      Minow: É óbvio que cabo muda o som.
      Até cabo de AC modifica o som, imagina um por onde o som passa.


      Pelo comentário já vi que leu todo o post... hiihihih

      Abs ;-)

      Minow
      Veterano
      # set/09
      · votar


      MauricioBahia
      Eu li sim, só estou reforçando. ;)

      MauricioBahia
      Moderador
      # set/09 · Editado por: MauricioBahia
      · votar


      Minow

      Na verdade, vc resumiu espetacularmente o texto! hehe

      Abs

      fill.zanchez
      Veterano
      # set/09
      · votar


      MauricioBahia
      Vlw pelo texto cara! É mais uma ótima contrubuição ao fórum de guitarra... Mas na boa? Eu não tenho muita paciência pra ficar verificando sinal, capacitancia, impedancia, bla, bla, bla... Então compro um cabo de qualidade e espero que ele seja bom! =/

      Obs: têm uns erros de concordância (digitação) e uns internetiques aí no texto pra você corrigir ainda. ;)

      MauricioBahia
      Moderador
      # set/09
      · votar


      fill.zanchez: Obs: têm uns erros de concordância (digitação) e uns internetiques aí no texto pra você corrigir ainda. ;)

      Ihhhh... Vou revisar aqui!

      Eu acho legar saber essa coisa de "impedância" pq tem certas coisas que simplesmente não casam!!!

      Vlw.

      Konrad
      Veterano
      # set/09 · Editado por: Konrad
      · votar


      MauricioBahia

      Já que é para ser chato:

      sensível à frequências
      impedância de da entrada
      têm
      pelos de
      o amp tem pouquíssimo
      Paradoxalmente, forte, cabos macho muitas vezes têm mais capacitância, enquanto que os cabos mais leves tem menos.).
      Não acredito

      Alguém já comprou aqui: (cabos, digo)?

      http://store.guitarfetish.com/gfsguca.html

      Buddy_guitar
      Veterano
      # set/09
      · votar


      MauricioBahia
      O cabo nada mais é do que um condutor no qual passa determinada corrente (eletrons em movimento). Em termos simples, a Capacitância é a capacidade do condutor reter eletrons, ou seja, parte da corrente fica armazenada no condutor na forma de potencial elétrico, e a outra parte atravessa o condutor.
      O conceito de Impedância é similar ao da Resistência, ou seja, é a resistência de um determinado circuito à passagem da corrente.

      Tentei simplificar ao máximo. Espero ter ajudado.

      Abraço

      MauricioBahia
      Moderador
      # set/09
      · votar


      brunoliam: Alguém já comprou aqui: (cabos, digo)?

      Comprei na semanna pasada. ainda não chegou!

      Vlw!


      Buddy_guitar

      Ok, entendo. E esse casamento de impedâncias descrito em
      "Conclusões"? Mais especificamente aqui:

      Alta impedância de saída da guitarra + impedância de entrada baixa do amp: Simplesmente diga não. Isso mutila o volume da guitarra e frequências altas. Não é recomendado.

      Vlw!!!!

      Ian Anderson
      Veterano
      # set/09
      · votar


      MauricioBahia

      A impedância de entrada , é o valor igual à diferença de potencial alternado aplicado na entrada de um circuito ou dispositivo eletro-eletrônico, dividida pela corrente alternada resultante.

      ------------------------------

      A impedância de saída é medida entre os terminais de saída de um determinado dispositivo elétrico, ou eletrônico numa frequência determinada. Para haver a máxima transferência de potência, as impedâncias do sistema devem ser associadas à impedância de saída.

      Caso algumas dessas impedâncias não case, haverá perdas que poderão inclusive a vir danificar um dos dispositivos do sistema irradiante. Geralmente o elemento mais danificado é o estágio de saída ou de potência do equipamento transmissor, e o menos prejudicado num caso de descasamento é a antena.

      ---------------------------------------------

      Pelo que entendi isso tem haver com a quantidade de saída do captador

      e com a capacidade do amp "filtrar" frequencias na entrada (já que o soh não eh recomendado um cap. de alta frequencia com um amp de baixa frequencia) provavelmente disfigurando o som (deve ser o que acxontece quando tento gravar algo no pc, quando coloco um pedal ou amp no pc)

      Ian Anderson
      Veterano
      # set/09
      · votar


      Tirei essa conclusão agora, então não sei se estou totalmente certo, mas acho que faz sentido

      MauricioBahia
      Moderador
      # set/09
      · votar


      Ian Anderson

      Essas explicações técnicas, eu já andei lendo por aí... Mas eu não consigo "captar" ainda. Então, eu queria uma linguagem bem "povão" pra que eu e todos que são leigos possamos entender. ;-)

      Abs e vlw!

      Rodrigues
      Veterano
      # set/09 · Editado por: Rodrigues
      · votar


      Gosto de saber como posso melhorar o som, mas quando o assunto parte pra calculos demais, eu chego a conclusão de fazer o seguinte, teste o que vc tem em mãos, se o som agradar, os calculos e o resto que se fodam......

      Ian Anderson
      Veterano
      # set/09
      · votar


      MauricioBahia
      Isso não serve

      Pelo que entendi isso tem haver com a quantidade de saída do captador

      e com a capacidade do amp "filtrar" frequencias na entrada (já que o soh não eh recomendado um cap. de alta frequencia com um amp de baixa frequencia) provavelmente disfigurando o som (deve ser o que acxontece quando tento gravar algo no pc, quando coloco um pedal ou amp no pc)

      -----------------

      Qualquer coisa: O Bertola tah me ouvindo.

      MauricioBahia
      Moderador
      # set/09
      · votar


      Rodrigues: Gosto de saber como posso melhorar o som, mas quando o assunto parte pra calculos demais, eu chego a conclusão de fazer o seguinte, teste o que vc tem em mãos, se o som agradar, os calculos e o resto que se fodam......


      É isso que faço hoje em dia! Mas eu gosto de entender como as coisas funcionam.

      Abs

      _Dio
      Veterano
      # set/09 · Editado por: _Dio
      · votar


      o texto do tópico é realmente muito legal, afinal, cabo muda sim e bastante o timbre.



      mas eu tava pensando, será que se eu raspar o cabelo com máquina 0 o timbre vai ficar mais agressivo do que se eu cortar com tesoura apenas?

      edit, em tempo: FCC, o novo reduto de Eric Johnson's do Brasil

      Ian Anderson
      Veterano
      # set/09
      · votar


      mas eu tava pensando, será que se eu raspar o cabelo com máquina 0 o timbre vai ficar mais agressivo do que se eu cortar com tesoura apenas?

      ahushaushaushaushaushaushasa

      ogner
      Veterano
      # set/09
      · votar


      DiogoCarvalho
      mas eu tava pensando, será que se eu raspar o cabelo com máquina 0 o timbre vai ficar mais agressivo do que se eu cortar com tesoura apenas?

      Mudaria sem duvida sua forma de agir alterando sua personalidade logo sua pegada ficaria diferente tb.
      Concluindo:

      Raspa a cabeça influi no timbre sim.

      _Dio
      Veterano
      # set/09 · Editado por: _Dio
      · votar


      ogner
      boa, boa hahuahuaHUAuhaHU

      mas em relação ao tópico, eu fiquei encasquetado com uma coisa:

      comprei mais um santo ângelo esses dias atrás, paguei 36 dinheiros. Cheguei em casa e desrosqueei os plugs pra ver como estavam as soldas. O que me surpreendeu foi o seguinte: O cabo é extremamente protegido (blindado, banhado a liga de metais, revestimento de tecido, borracha, mimimi), mas o ponto de solda que liga a fiação ao plug é muito mirradinha, só é protegida pela capinha de plástico, que perde-se facilmente.


      a questão é: se o cabo é todo cheio de coisa pra proteger e melhorar o som, porque não fizeram uma proteção pra solda do plug?

      Slave of hell
      Veterano
      # set/09
      · votar


      CORÓIIIII eu tenho que entender isso tdo sendo somente um guitarreiro?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a "A Verdade Sobre Cabos de Guitarra" - Tradução.

      304.196 tópicos 7.869.271 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2018 Studio Sol Comunicação Digital