| Autor | Mensagem | 
| Alyson Medeiros Veterano
 | # jan/10 

quero um esquema facil de um pedal de volume...
 vlw

| 
| RomeiroI Veterano
 | # jan/10 · votar

um potenciometro,vc poem no meio a saida,uma ponta  a entrada e na outra ponta o negativo.

| 
| DotCom Veterano
 | # jan/10 · votar

um potenciometro,vc poem no meio a saida,uma ponta a entrada e na outra ponta o negativo. [2]

| 
| thegreen-eyedmonster Veterano
 | # jan/10 · votar

um potenciometro,vc poem no meio a saida,uma ponta a entrada e na outra ponta o negativo. [3]

| 
| djvini10 Veterano
 | # jan/10 · votar

Mais isso num vai apenas diminuir o volume??

| 
| DotCom Veterano
 | # jan/10 · votar

djvini10
 E quem te disse que pedal de volume faz outra coisa? hahaha

| 
| djvini10 Veterano
 | # jan/10 · Editado por: djvini10 · votar

DotCom

Mais pode ser um booster com potenciometro no pedal não???

| 
| ogaitnas Veterano
 | # jan/10 · votar

vc pode montar um booster com fet, só fazer um circuito tipo o millenium bypass e alterar o resistor que controla a saída do sinal por um potenciômetro e seu pedal de volume tb ganha a possibilidade booster, mas acho que vc pode acabar fazendo um circuito ruim que pode dar dor de cabeça...

| 
| DotCom Veterano
 | # jan/10 · votar

djvini10
 Se você montar um pedal assim, ele basicamente vai ser um pedal de volume com booster junto.

| 
| djvini10 Veterano
 | # jan/10 · votar

ammm......

| 
| ogaitnas Veterano
 | # jan/10 · votar

vc pode montar um opamp com ganho travado e com controle só no volume, tipo um ruby amp em um pedal, faz ele usar menos potência para não distorcer e usa como pedal de volume.. se bem montado o circuito, vc terá um bom pedal de volume ativo, mas para acertar bem o valor do ganho para não distorcer é meio chato...

| 
| djvini10 Veterano
 | # jan/10 · votar

ogaitnas

Mais pesquisando esquemas por aí ja achei vários de pedal de volume.

| 
| RomeiroI Veterano
 | # jan/10 · votar

djvini10
 Mais pesquisando esquemas por aí ja achei vários de pedal de volume.
 Entao monte um escolha o que melhor te agrada.Mas pedal de volume é so potenciometro mesmo,rarissimo no mercado pedal ativo.
 Se quiser toca com o pedal na metade e quando quiser aumentar o volume vc poem o pedal no maximo.se usar dois potenciometros um anula o outro e vc pode ajustar o nivel minimo de volume do pedal sem precisar deixar o pedal no meio.
 Abraço.

| 
| LeandroP Moderador
 | # jan/15 · votar

Tenho uma carcaça de pedal wah-wah com a engrenagem do potenciômetro, a cremalheira e a mola plástica. Quero fazer um pedal de volume passivo.

Também tenho um potenciômetro linear de 1 mega e pretendo utilizar no pedal.

Quero utilizar este pedal como primeiro da pedaleira, recebendo o sinal puro da guitarra, que é com humbuckers e potenciômetro de 500k.

Creio que não devo ter problemas pelo fato do potenciômetro ser deste valor.

Estou certo?

| 
| LeandroP Moderador
 | # jan/15 · votar

Please...!

| 
| Alex guitar man Veterano
 | # jan/15 · votar

Creio que nao, mas mesmo com uma pot de 1mega tera percas de agudo ao fechar o volume, a menos que for utilizar apos os pedais

| 
 | # jan/15 · votar

LeandroP

Mas tem um porem, deve se usar logarítmico, o linear vai fechar o volume apenas no final com uma area de acao do pedal muito curta.

desculpa a ortografia,  estou usando o celular

| 
| LeandroP Moderador
 | # jan/15 · votar

Alex guitar man

Então seria interessante utilizar o logarítmico com qualquer resistência, tipo 20k por exemplo? No caso, pra preservar as características tonais da minha guitarra, quanto menor a resistência, melhor, certo?!

| 
| Ismah Veterano
 | # jan/15 · votar

LeandroP

Cara, não ficou claro, mas se quer usar ele antes do input da pedaleira pra não perder agudos, pode usar sem problemas - mas pode perder graves (não sei até que ponto). Perdas no sinal vão haver sempre.
 Se usar ele pra controlar parâmetros, aí a coisa muda de figura. Um Wah precisa ser log, ou fica muito "wooooã ã ã ã ã ã aah"

Alex guitar man

Tá fumando o que? Não tem nada a ver.

| 
| Ismah Veterano
 | # jan/15 · votar

LeandroP

Pra facilitar a vida, descubra a Z dos teus caps e vamos calcular a freq (F) dos cortes RC. Se constar a indutância (LR) dá pra calcular até os LR.

| 
| LeandroP Moderador
 | # jan/15 · votar

Ismah

Vou tentar explicar a aplicação deste pedal.

Eu consigo controlar as dinâmicas através do potenciômetro de volume. Toco com  Strato e Les Paul. Pra boost, se for extremamente necessário, utilizo um pedal pra esta aplicação.

Ocorre que eu gosto muito de utilizar "fade in" e consigo tranquilamente com a Strato. No entanto, com a Les Paul, eu tenho encontrado dificuldade em função da distância dos potenciômetros.

Queria utilizar este pedal, na maior parte das vezes (senão exclusivamente) com a Les Paul.

Tenho com esta carcaça de pedal wah-wah uma chave DPDT, uma cremalheira e a engrenagem que envolve a haste do potenciômetro. Ou seja, tenho basicamente tudo pra fazer este pedal e resolver meu problema.

Inicialmente, pensei que o potenciômetro de 1 mega seria o ideal, mas pensando melhor, isso aumentaria ainda mais a resistência e implicaria na perda considerável de agudos, e eu não quero isso.

Me confunde muito, pro que eu quero, escolher entre logarítmico e linear, em função da aplicação que descrevi. Prefiro até chamar o pedal de "fade in dinâmico" do que pedal de volume passivo rsrsrs.

O que você faria?

Valeu pela força!

| 
| Ismah Veterano
 | # jan/15 · votar

LeandroP
 isso aumentaria ainda mais a resistência e implicaria na perda considerável de agudos

Não. Vc tem um filtro CR (formado pela capacitância do cabo, com a resistência do pot), que é um HPF (corta graves), e no pot de volume da guitarra tem um RC, que forma um LPF (corta agudos).

Pra ter esse fade, o Linear (B) vai te dar um resultado melhor, pois vai começar a subir o volume lentamente desde o começo do curso. Enquanto o Log (A) vai te dar um "dente/degrau" no som, no começo do curso, e vai estar a 100% antes do fim do curso.

O que você faria?

Dependendo da aplicação, pegaria algo na vibe do Boss Slow Gear. Mas como tens tudo a mão, mete o pot no esquema e seja feliz. :)

| 
| LeandroP Moderador
 | # jan/15 · votar

Ismah

Tenho 2 pots lineares. Um de 1 mega e outro de 220k.

Qual desses seria a opção melhor? Se tiver outro valor em mente, eu posso pesquisar numas lojas de eletrônica.

| 
| Ismah Veterano
 | # fev/15 · Editado por: Ismah · votar

LeandroP

Como tudo no áudio: teste. Serão apenas 9 soldas, na pior hipótese, pra descobrir qual vc prefere.

Um tópico útil pra teu caso é esse.

| 
| LeandroP Moderador
 | # fev/15 · votar

Valeu, Ismah! Me ajudou bastante mesmo. Vou derreter um pouco de estanho por aqui. Depois volto com o resultado ;)

| 
 | # fev/15 · votar

Ismah

Tem sim ismah, tem que ser logarítmico nao linear! Pode pesquisar!

|