Pra quem quiser aprender: O mito True Bypass - Entendam

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# dez/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Zero Zen

Cara, eu acho que vc tá certo. São 2 A/Bs. Um pedal está no caminho "A" quando ele pressiona as 2 DPDTs das A/B juntas, o outros pedal no caminho "B", quando pressionadas novamente.

Olha, pode ser que eu tenha entendido errado (acho difícil) ou o cara do vídeo se confundido.

Abs

Zero Zen
Veterano
# dez/09 · Editado por: Zero Zen
· votar


MauricioBahia

ai, ai, ai!!!

Ele explica no vídeo, olha lá em 3:40min cabra da peste: "I was using actually two true bypass loop boxes to switch between the buffer pedal and the true bypass pedal".


Faísca atrasada: Os Ai-ais eram sinais de impaciência com minhas dúvidas ? hehehe

De qualquer forma eu tinha razões para minhas ponderações. Que vídeo cheio de mistério e informações confusas.

Normalmente um AB/Box tem dois LEDs,

Nem sempre, a minha da EFX não tem nem led!


Putz! Que economia ! O Eugênio tá rico pelo tanto de pedal que vende e por estes "cost cutting procedures". heheheh

Meu AB do Hobbertt tem dois leds. De excelente luminosidade. É do tempo que ele usava a arte serigrafada numa chapa de alumínio. Agora ele mudou de estilo e manteve apenas um led.

O AB/Box do Mereti também tem dois Leds, um para cada canal.

O que eu fiz para mim também tem dois leds. Eu não ia fazer economia porca com meu único cliente !

T+

MauricioBahia
Moderador
# dez/09
· votar


Zero Zen: Faísca atrasada: Os Ai-ais eram sinais de impaciência com minhas dúvidas ? hehehe

Isso. Foi um "pito"! hehe

Era pq eu não tinha prestado atenção nos pedais, só no que o cara disse no vídeo. Só que como vc insistiu eu resolvi investigar. hehe

Abs

Zero Zen
Veterano
# dez/09
· votar


MauricioBahia

Isso. Foi um "pito"! hehe

Vou agora mesmo na Delegacia do Idoso reclamar ! Respeite os mais velhos ! hahahaha

O mais interessante de tudo isso é que o vídeo postado entra com uma tremenda autoridade, como o destruidor do mito dos pedais TBP e, depois, aparecem mais furos no vídeo, que num queijo suiço.

Que furada !

Ainda que sejam loopers de um modelo desconhecido, as imagens são muito pouco reconfortantes para a descrição apresentada.

Mais ou menos como canta a Shannon Curfman: Like a square in a circle, they don't fit in"

T+.

macaco veio
Veterano
# dez/09
· votar


nao existe mito da true bypass, ela e' o sinal puro do captador, passou por buffer ja mudou o sinal, ainda que seja imperceptivel a ouvido nu e mesmo a olho nu se for ligado em algum instrumento de medicao de pouca precisao. A perca de ganho e' devido a impedancia dos cabos, a perca de brilho por capacitancia vai perder com buffer ou sem buffer (buffer nao recupera frequencia de sinal perdida por capacitancia, ao contrario, um buffer a transistor pode e' limitar mais ainda a altissima frequencia nos hamonicos devido a ineficiencia do proprio transistor se comparado 'a valvula). Buffer e' um pre ampli de ganho zero, como nenhum circuito eletronico e' perfeito, nem sempre da ganho zero.
Dependendo do tipo de ampli (transistor ou valvula) a impedancia de entrada e' muito diferente e as percas (atenuacoes ou amplificacoes no caso de buffers) poderm dar resultados muito diferentes.
teste completamente chulo.

Filcrow
Veterano
# dez/09
· votar


macaco veio
"perca de ganho"
melhor perda neh....
[pasquale off]

macaco veio
Veterano
# dez/09
· votar


tem razao, eu sempre pronunciei errado e acabo escrevendo errado, e' que quando eu pronuncio perda soa feio paca, parece peido. Eu ate que estudei muito portugues no passado, me preocupava com a dignidade da lingua, uma especie de orgulho, mas depois de um tempo eu perdi completamente o interesse. Quando escrevo apenas me preocupo para que fique bem explicado porque o portugues da duplo sentido pra caralho, da muita dupla interpretacao, mas e' ate de certa forma interessante porque e' uma lingua que desenvolve o raciocionio, da pra jogar com as palavras, nao e' como o ingles que e' uma lingua burra, se voce joga com as palavras os cara num intende e nao da dupla interpretacao. Apenas tento acertar a gramatica dentro do que me lembro. Eu num estudo nem mais eletronica quanto mais portugues!

Prometherion
Veterano
# dez/09
· votar


sem querer discutir sobre se é ou não mito, sempre fico com pé atrás quando é uma empresa querendo vender um pedal e fazendo essas experiências controladas...

MauricioBahia
Moderador
# dez/09
· votar


Prometherion: sem querer discutir sobre se é ou não mito, sempre fico com pé atrás quando é uma empresa querendo vender um pedal e fazendo essas experiências controladas...

Pois é. Eu acho que isso queima o filme apesar dos americanos adorarem esse tipo de marketing.

O que leio e conclui, é que não há um fórmula exata do que deve ser feito. Simplesmente "seguir o ouvido". Eu prefiro ir para o lado do "tudo true bypass" e depois, se precisar acrescento um pedal bufferizado ou mesmo um pedal de buffer. Se lá... Meu set true bypass tá com um som muito bom e pra mim tá bom. hehe

Acho que é simples assim.

Abs

THRASH3R
Veterano
# dez/09 · Editado por: THRASH3R
· votar


Desculpe resgatar o topico, porem, isso é algo que considero muito importante. Inclusive, acho que deveriamos ter um topico fixo sobre o assunto.

Pelo que entendi, pesquisando em sites e afins, e vendo discuções desse forum, um som "ideal" de pedais, seria da seguinte forma:

guitarra - buffer - pedais - buffer - ampli

no meio dessas conecções, cabos de qualidade com o menor tamanho possivel. nos pedais, oq faz o som perder volume e brilho é a alternancia de impedancia, ou seja, tanto a impedancia de entrada quanto de saida dos pedais deveria ser modificada tambem pra um valor acima de 1khs(eu acho que é esse o valor, corrigir caso esteja errrado). Depois de tudo isso, vc teria um som proximo do ideal no seu set de pedais.

Alguem discorda disso ou tem alguma outra observação a ser colocado?

MauricioBahia
Moderador
# dez/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


THRASH3R

guitarra - buffer - pedais - buffer - ampli

Alguem discorda disso ou tem alguma outra observação a ser colocado?

Sim, observo que suas colocações são válidas para em set somente de pedais True Bypass.

Abs

Zero Zen
Veterano
# dez/09
· votar


THRASH3R

Não é bem assim ! Não há som ou set ideal. Cada um tem suas preferências e/ou necessidades.

A verdade é que captadores passivos tem alta impedância. Eles não combinam com cabos muito longos, pois em virtude da capacitância, os cabos longos ou de má qualidade retiram parte do brilho do instrumento.

Por outro lado, os Buffers reduzem a impedância do sinal, permitindo que viagem por longos cabos sem perda de agudos, mas... na verdade, os próprios buffers já alteraram o sinal. Se o buffer for de boa qualidade, a modificação é pequena, mas se for ruim, a diferença é bem perceptivel.

Em linhas gerais, em pedalboards pequenos, com cabos curtos, os pedais True By Pass são a melhor solução.

No caso de pedaleiras gigantescas, o uso de um pedal de buffer no início da cadeia pode resultar num timbre mais próximo do original. Um eq. como o BOSS GE-7 pode ser uma ótima solução, pois é um Buffer full time, com a possibilidade de corrigir freqüências que tenham sido alteradas.

O melhor é testar.

T+.

MauricioBahia
Moderador
# dez/09
· votar


Zero Zen

Fala ZZ Top! hehe

Falou e disse!

Abs

THRASH3R
Veterano
# dez/09
· votar


Não é bem assim ! Não há som ou set ideal. Cada um tem suas preferências e/ou necessidades.

Não disse que esse eh um set ideal nesse sentido, apenas disse que esse seria o ideal no caso de ser o que daria menos perda de sinal e mais fidelidade do timbre da guitarra.

Zero Zen
Veterano
# dez/09
· votar


THRASH3R

Não creio ! Se você for usar dois, três ou quatro pedais, é melhor usar uns que sejam TBP e dispensar os buffers, pois estes, possivelmente, vão alterar mais o timbre do que trazer quaisquer benefícios.

T+.

shoyoninja
Veterano
# dez/09
· votar


Algumas observações apenas:

- Buffer não é um pré-amp com ganho nulo, é um amplificador com ganho unitário.

- Um buffer construído com um mínimo de cuidado, usando um op-amp comum vai produzir um sinal de saída com um THD muito, mas muito baixo em relação ao sinal de entrada, e o ganho vai ser muito próximo da unidade. Medir esse THD já é uma tarefa difícil, OUVIR é impossível.

- O uso do buffer pode levar SIM a alterações diversas de timbre, não por distorções causadas pelo próprio, mas sim pela diferença entre o acoplamento do sinal entre os caps E um pedal e o buffer E esse mesmo pedal. Os captadores da guitarra, como quaisquer outros transdutores magnéticos/indutivos NÃO têm impedância linear com a frequência, portanto diferenças na impedância de entrada entre diversos pedais levam a diferenças na transferência do sinal em função da frequência e esses pedais são construídos para trabalhar dessa forma. A introdução de um buffer vai eliminar isso, a baixa impedância de saída e a linearidade vão transferir o sinal perfeitamente para o pedal. É o mesmo conceito do fator de amortecimento em amplificadores de potência.

- Perdas devido a capacitância serão eliminadas, mas somente as que ocorrem após o buffer.

- A resistência elétrica dos cabos não tem qualquer importância, não fiz as contas, mas desconfio que seriam necessários alguns bons quilômetros de cabeamento para que a queda de tensão nos cabos chegue a 1% do sinal no caso de guitarras, claro. E essa queda seria linear, portanto não haveria alteração de timbre.

- Dizer que válvulas são mais eficientes que transistores ou vice-versa não faz muito sentido. No caso específico de um buffer, o transistor seria mais eficiente pois é mais linear.

MauricioBahia
Moderador
# dez/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


shoyoninja

Tô tentando entender seu texto. Leio é fogo! THD seria isso, certo?

http://en.wikipedia.org/wiki/Total_harmonic_distortion

Pergunta: penso que os buffers de fabricantes distintos podem ser diferentes. Caso meu pensamento esteja correto, poderia existir alguma incompatibilidades entre estes diferentes buffers? Caso afirmativo, um set TBP usando buffers identicos na entrada e na saída seria uma forma de setup recomendado, descartando a influência dos cabos?

Abs

shoyoninja
Veterano
# dez/09
· votar


MauricioBahia
Olha cara, vão existir diferenças na topologia do circuito e tudo mais, mas não há como fugir muito. Não vejo como construir buffers incompatíveis, se descartada a possibilidade de um erro grotesco no projeto.

Um buffer é bem direto ao ponto: ganho unitário, impedância de entrada X, impedância de saída Y e fim de conversa.

THD é uma medida de distorção, em termos simples: o quanto o sinal de saída está "diferente" do sinal de entrada.

Esse assunto (buffers) é bem legal e serve de base para muitas outras coisas, um artigo muito legal e mais light é esse aqui:

http://sound.westhost.com/dwopa.htm

macaco veio
Veterano
# dez/09
· votar


Buffer e' um pre ampli de ganho zero, como nenhum circuito eletronico e' perfeito, nem sempre da ganho zero.
apenas para nao entenderem "de ganho zero" como sendo "com ganho nulo" Zero aqui e' 0 db onde decibel e' a medida usada para ganho.

THRASH3R
Veterano
# dez/09
· votar


um set TBP usando buffers identicos na entrada e na saída seria uma forma de setup recomendado, descartando a influência dos cabos?
Desculpe se vc ja respondeu essa pergunta, mais nao consegui compreender a resposta caso ja tenha respondido.

2 buffers iguais na entrada e saida é uma boa?

ou mesmo assim, seria recomendado a alteração de impedancia de todos os pedais do set?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pra quem quiser aprender: O mito True Bypass - Entendam