Tem como converter um pedal bypass em true-bypass?

    Autor Mensagem
    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # jun/12


    Bom, não sou entendido da área de eletrônica nem sei usar uma solda. Então lá vai uma pergunta que pode ser idiota:
    Tem como eu pegar um pedal bypass, tipo um Behringer ou esses handmade, e transformar em true-bypass? Tipo sei lá, trocar a chave original por uma 3pdt ou então desabilitar o led.

    Sou totalmente leigo nesses assuntos, me desculpem se estou falando merda.

    tpgslash
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    alguns como o tube screamer e acho que uns boss da , mas não sei se todos dão para fazer sso, me parece que o mauricio bahia tem um tube screamer com esse mod

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/12
    · votar


    Normalmente os "by pass" têm dois polos de ligação e os "true by pass" nove polos de ligação.

    Não sou técnico em eletrônica, mas acho não haveria motivo para isso, num pedal que não possua todas as "portas" para utilizar a chave, que normalmente seriam:

    - In/Send/Return e Out.

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Por exemplo:

    Eu tenho um Disto+ handmade aqui na lata de sardinha. A chave dele é pdt com 2 polos. Tem 2 potenciometros (disto e vol), luzinha vermelha. In e out, entrada 9v com o centro positivo.
    No entanto, ele é bypass verdadeiro, porque mesmo sem fonte o sinal passa. Estou correto nessa afirmação?

    Também tenho 2 da Behringer, um oitavador e um vibrato. O esquema de ambos já um pouquinho mais complicado. A chave é pdt de 2 polos também. E eles não são true-bypass, porque sem alimentação o sinal não passa. Queria saber se eu trocar a chave por uma 3pdt ou pegar o sinal que vai pro led e jogar direto na saída o torna true? Ou se estou falando merda?



    Estou querendo começar um curso de eletrônica no próximo semestre e me especializar nisso de mexer com pedais e talvez amps também. Também tenho um amigo que manja muito (ele fez um Fuzz Face com a marmita da mãe dele) e juntos podemos pegar alguns circuitos na net a fora e montar nossos próprios pedais.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Renan Gonçalves Flores

    http://efxpedais.com/loja/noticias/mods-modifique-seu-pedal/

    tpgslash

    Eu já comprei o meu assim. Ele é todo modificado e eu nem sei quais são pois comprei usado pelo Ebay! hehe

    Flw!

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/12
    · votar


    Renan Gonçalves Flores

    True by Pass, o nome já é controverso…..seria mais ou menos “bypass de verdade” ou “verdadeiro bypass”. Ora, se um "by pass" não cumpre o que promete "false", ele não deveria se chamar "by pass" concorda? Acontece que muitos "by pass" não cumprem.

    Bypass é um recurso através do qual, uma vez desligada a chave on/off (ou switch), o sinal elétrico (que ao final será convertido em som) não passaria (bypass) no circuito (passaria direto Jack > Jack, como se estivesse sem pedal). Portanto, no caso de uma guitarra, o pedal não poderia influir em nada no som original da mesma (timbre) se desligado. Pedais que não sejam true-bypass, mesmo desligados, influenciam no timbre, por isso a indústria desenvolveu a tecnologia bypass.

    Quanto as ligações, você não tá falando merda, mas não é bem assim, os circuitos e ligações variam, pegue por exemplo um booster MXR.

    Ele tem 4 Jacks...In/Out/Send e Receive....neste caso você usa 4 pernas do switch só para os jacks, mais uma comun a todos os Jacks, 5, e mais uma para o Led, 6. Duas clipadas = Total de 8 Pernas do switch.

    Cada pedal, tem um tipo de ligação, com clipagens, cruzamentos e etc diferentes.

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    MauricioBahia
    Ah, eu já vi isso. Eu até disse para esse meu amigo mandar o Wah Vox dele pra responder melhor aos graves. Também tenho vontade de mandar meu Big Muff Pi pra colocar jack P4 e outros ajustes. Mas aí são pedais caros que valem a pena.
    Isso aí que eu tinha perguntado era pra fuçar em pedais vagabundos mesmo ou em handmades.

    Esses pedais da EFX são muito bons, mas caros, quase o preço de um conceituado.

    gabiru034
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Renan Gonçalves Flores, sim, em geral é possível implementar o sistema de true bypass num pedal que não tem, como os Behringer ou os Boss. Para tanto, seriam necessárias algumas mudanças no circuito - como a eliminação do buffer que faz o bypass eletrônico do pedal, por exemplo -, e teria que ver se há espaço na carcaça do pedal para o footswitch.

    Mas vale a pena?

    Honestamente, acho que varia de caso a caso. Mas vale a pergunta: por que empresas que fazem pedais que vendem muito optam pelo bypass eletrônico em detrimento do true-bypass? Será que não há nenhuma vantagem no bypass eletrônico?

    E também acho que é preciso tomar cuidado pra não confundir as coisas.

    True-bypass é quando o sinal que entra pelo jack in sai pelo jack out sem passar pelo circuito do pedal. É possível (e comum, especialmente em pedais antigos) fazer esse sistema com chaves de 6 pólos (as DPDT). Aliás, o problema maior é como fazer o true-bypass e usar um led indicador ao mesmo tempo - os pedais mais antigos não tinham led, por exemplo. Veja os antigos Big Muff.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Renan Gonçalves Flores

    Na boa, eu acho que não vale a pena essa modificação. SRV usava do jeito que veio de fábrica! :) Se ser TBP fosse "o diferencial" a Ibanez já teria mudado isso há décadas.

    No meu caso eu comprei o TS usado numa oportunidade incrível na época pelo valor (U$109,00 com frete).

    :)

    cantrell
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    acho q c vc trocar a chave original por uma DPDT funciona, da uma olhada lá no handmade deve ter algum topico.

    F.A.F.
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Você não precisa de truebypass, e sim de pedais com boa qualidade de buffer...

    Um bom buffer é muito melhor que qualquer true bypass.

    Mas dizem que true bypass não altera o timbre? Altera sim, come agudos e harmonicos, não pelo pedal mas sim pelos cabos sem buffer nenhum.

    O 1° e o ultimo pedal da sua cadeia tem que ser bom buffer se vc quiser preservar a qualidade tonal do seu instrumento.

    Porque sera que quase todos os famosos não usam truebypass? Será que os tecnicos deles não entendem nada e eles mais leigos doque nós?

    Espero ter ajudado Abraço!

    eternansiedade
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Pois tô com a mesma dúvida. Quero pegar um Behringer Ultra Shifter. Sei que existem melhores opções no mercado como Whammy e PS-5, mas o uso será tão pequeno que não queria investir tanto de cara. A não ser que pitch shifter passe a fazer parte do meu som. Por outro lado, detesto corte de sinal já que uso umas guitarras chatas de timbrar e com corte de agudos terei que mudar tudo. Existe como modificar a chave e tornar true bypass nesse pedal?

    Ismah
    Veterano
    # set/15
    · votar


    eternansiedade
    detesto corte de sinal já que uso umas guitarras chatas de timbrar e com corte de agudos terei que mudar tudo

    Na verdade isso quem faz o TBP, o bypass, isto é, pedal com buffer, diminui a impedância entre saída e entrada evitando perdas. Isso faz com que se percam MENOS agudos.

    Existe como modificar a chave e tornar true bypass nesse pedal?

    Um loop TBP é opção? Se não for, bastaria ligar uma 3PDT assim

    Imagem

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # set/15
    · votar


    eternansiedade
    Eu acho bobagem fazer isso. o que entendi de ser true bypass é uma chave mecânica responsável por fazer a seleção de sinal, e o bypass(falso?) é uma chave eletrônica responsável pela seleção. Eu já mexi com os 2 e prefiro a chave eletrônica, porque a chave mecânica é mais frágil, vulnerável a oxidação dos contatos, desgaste mecânico e rebote mecânico. E um circuito bem projetado não vai ter perdas de sinal a ponto de ser perceptível fora de um laboratório. Acho que é mais markenting do que um problema factível. A BOSS usa chaveamento eletrônico e no encarte dos pedais descrevem a vantagem deste sistema. Fora que você vai perder a garantia do produto.
    Eu aconselho a deixar assim.

    Ismah
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Eu já mexi com os 2 e prefiro a chave eletrônica, porque a chave mecânica é mais frágil, vulnerável a oxidação dos contatos, desgaste mecânico e rebote mecânico. E um circuito bem projetado não vai ter perdas de sinal a ponto de ser perceptível fora de um laboratório. Acho que é mais markenting do que um problema factível

    Atente que alguns colocam essa perda de sinal no timbre. Minha strato é extra-aguda, e um cabo bom (nível George L) ela soa aguda demais, mas num mediano, ela soa na medida certa, e num chulé ela soa razoavelmente grave, geralmente precisando mecher nos tones dos pedais pra dar a completada.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tem como converter um pedal bypass em true-bypass?