Comprei um Crybaby Wah e tenho uma dúvida

    Autor Mensagem
    Gambá do Rock
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: Gambá do Rock


    Aê galera, a parada é a seguinte:

    Chegou meu Dunlop Crybaby GCB-95 (aquele mais simples mesmo).

    Como sabemos, este pedal tem uma sonoridade bem ácida e estridente e pouca vocalização, mas pelo custo, vale bastante o investimento.

    assim que chegou, fiz o mod para true bypass e rolou tudo tranquilo. Agora esse novo amiguinho da pedaleira não influencia tanto assim no sinal da guitarra.

    quem quiser fazer esse mod de forma bem simples, é só assistir ao vídeo (english required):

    http://www.youtube.com/watch?v=T1iuVgGmlpc

    é bem simples e funciona de verdade!
    (com o MOD para TBP o som melhora um pouco)

    enfim, vamos à minha dúvida:

    Todos falam muito bem do tal Indutor Fasel, que traz um som mais vocalizado e vintage para o wah e talz. Só, que quando abri o pedal, lá estava um RED FASEL (o fasel vermelho, muito elogiado por todos que gostam de wah vintage) na placa do wah. Mas o som é estridente e irritante como o de qualquer crybaby mais simples. Após fazer o mod do true bypass, o som ficou um pouco melhor. Até porque eu atrasei um pouco o curso do potenciômetro interno dele também (uns 3 dentes da engrenagem mais ou menos) mas ainda assim, o wah distorce bastante.

    obs. O pedal foi comprado novo, na Guiatar Center de Miami.

    Eu quero saber qual é a desse FASEL e qual o mod que eu poderia fazer para deixar o wah beeeeeeeeem mais vocálico, quase sem distorcer o som, mas que combinasse bem com distorções externas, aproveitando todo o curso do pedal (sem problemas de "blind spots", como que quando usado com um FUZZ por exemplo).

    Na verdade, eu gostaria de um som igual ou parecido com esse mod do vídeo abaixo:

    http://www.youtube.com/watch?v=eXv5iN-X2Hw

    Se alguém puder ajudar, agradeço e muito pela informação!!!

    (os comentários de nosso amigo "cascudo" Macaco Velho são muito bem vindos também)

    obrigado,

    Grande abraço a todos,

    Gambá do Rock

    tomatelol
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Opa. então cara eu não sei a resposta da tua duvida mas eu quero que voce me responda uma duvida minha.

    Qual chave que eu compro pra fazer o pedal ficar truebypass? 3DPT? SPDT? DPDT? eu nao entendo mto dessas coisas. Aonde voce achou pra comprar?

    valeu abraço!

    GuitarHome
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Gambá do Rock
    Fala cara!

    Qual modelo certinho que você comprou?

    GCB-95
    ou
    GCB-95F (seria o Classic)?

    ogner
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Gambá do Rock

    Nao sei qual modelo é esse que ja vem com fasel...

    Bom eu tenho um tb, sem fazel, o classicão mesmo e fiz todas essas mods aqui http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/120768/ inclusive com o fasel vermelho (tem fotos lá) ele ficou bem mais grave, e tem uma mod pra regular a vocalização tb.

    iRock
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Gambá do Rock

    O meu também é um GCB-95, e já veio com o Red Fasel.

    Gambá do Rock
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    tomatelol
    Opa. então cara eu não sei a resposta da tua duvida mas eu quero que voce me responda uma duvida minha.

    Qual chave que eu compro pra fazer o pedal ficar truebypass? 3DPT? SPDT? DPDT? eu nao entendo mto dessas coisas. Aonde voce achou pra comprar?

    valeu abraço!


    Brother, pra fazer o TBP você precisa de uma chave DPDT e depois só seguir o tutorial do vídeo que postei.

    Se você quiser colocar um LED para indicar o acionamento do pedal, aí precisará de uma chave 3PDT.

    GuitarHome
    Fala cara!

    Qual modelo certinho que você comprou?

    GCB-95
    ou
    GCB-95F (seria o Classic)?


    Eu comprei o GCB-95 mesmo... não tem "F" nenhum não. Mas veio com fasel vemelho na praca. rsrsrsrsrs

    ogner
    Nao sei qual modelo é esse que ja vem com fasel...

    Bom eu tenho um tb, sem fazel, o classicão mesmo e fiz todas essas mods aqui http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/120768/ inclusive com o fasel vermelho (tem fotos lá) ele ficou bem mais grave, e tem uma mod pra regular a vocalização tb.



    É Brow, eu to afim de testar umas MODS bem lokas tb... mas não quero que fique muito grave... quero uma frequencia mediana... mas quero mesmo é tirar um pouco do drive dele... quero uma parada mais vocal, menos aguda e menos distorcida... se é que vc me entende...

    iRock
    O meu também é um GCB-95, e já veio com o Red Fasel.

    então. é nóis, mano.
    o meu é esse aí tb... mas não tem nada de vintage no som dele... se FASEL é isso, não passa de um embuste. rsrsrsrsrsrssr

    mas, eu vou mudar essa porra toda! ... huahuahauhuahuaha


    abraço,

    Gambá.

    iRock
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Gambá do Rock

    Cara eu não fiz mods ainda no meu, porque quero trocar meu equipo primeiro, amp, pedais, pra ver se vou presisar mesmo, porque meu set de pedais ainda não ta completo e meu amp é uma merda, então creio que se fizer agora o wah wah que ele faz com o som do amp vai continuar uma merda, só que com mais graves.

    ashushuahuasuh

    Pretendo completar meu equipo primeiro pra depois fazer modificações nele.

    Abraços

    Gambá do Rock
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    iRock

    mesmo com um equipamento "meia boca", a MOD para TBP é fundamental num crybaby. Por sorte, meu wah já veio com RED FASEL mas o som continuava uma merda... então eu fiz apenas duas mods básicas: o TBP e uma breve mudança no curso do POT original (movi apenas dois dentes para dentro, ou seja, fechando o som do pedal). Ficou melhor, menos agudo, mas continua muito distorcido pro meu gosto... e NADA vocálico. O lance é mudar alguma coisa na placa, que ainda não sei o que é, para alterar essa sonoridade distorcida, deixá-lo mais "manso".

    Mas o lance é que quero evitar um "blind spot". eu quero que o pedal altere a sonoridade perceptivelmente em todo seu curso de abertura e fechamento.

    Com as mods que fiz, existe um "blind spot"de uns 20% do curso do pedal, que eu quero MUITO que seja evitado...

    como meus conhecimentos de eletrônica são muito parcos (para não dizer porcos), continuo à espera de alguém que me oriente nos valores dos componentes da praca para realizar meu desejo sonoro.

    abraço,

    Gambá.


    p.s. quando eu descobrir, ou mesmo conseguir fazer esse lance que tanto quero, posto aqui pra galera as MODS e os valores de tudo que alterei do projeto original.

    fui

    GuitarHome
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    mesmo com um equipamento "meia boca", a MOD para TBP é fundamental num crybaby

    Não necessariamente... Já vi guitarristas daqui que não sentiram essa necessidade, assim como eu não sentia também quando tinha o 535Q, nem percebia queda de sinal...
    Se bem que eu ligava ele com um V-amp 2 e só. E segundo uns reviews que eu tinha lido do 535Q ele tem um sistema que diminui essa perda de sinal, agora se isso é verdade ou não eu já não sei, mas que eu não senti necessidade na época que eu tive é verdade..

    Gambá do Rock
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    GuitarHome
    mesmo com um equipamento "meia boca", a MOD para TBP é fundamental num crybaby

    Não necessariamente... Já vi guitarristas daqui que não sentiram essa necessidade, assim como eu não sentia também quando tinha o 535Q, nem percebia queda de sinal...
    Se bem que eu ligava ele com um V-amp 2 e só. E segundo uns reviews que eu tinha lido do 535Q ele tem um sistema que diminui essa perda de sinal, agora se isso é verdade ou não eu já não sei, mas que eu não senti necessidade na época que eu tive é verdade..


    Eu disse isso pq uso uma pedaleira analógica na qual as mudanças no sinal da guitarra são alteradas em cada elemento novo que seja adicionado à cadeia de sinal.

    se vc usava um v-amp2 ligado ao seu wah, é bem provável que vc não sinta mesmo essa diferença de timbres mesmo. Pois o v-amp2 por si só já "pasteuriza" o som de qqr guitarra, deixando muito próximo o som das mesmas... seja um "pau de cordas" ou uma fender stratocaster, etc e tal...

    (perdoem os exageros)

    Gambá.

    GuitarHome
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: GuitarHome
    · votar


    Gambá do Rock
    ois o v-amp2 por si só já "pasteuriza" o som de qqr guitarra, deixando muito próximo o som das mesmas... seja um "pau de cordas" ou uma fender stratocaster, etc e tal...


    Bom, isso na minha opinião acontece com quem não sabe regular, enfim esse não é o assunto do tópico.
    Abç!

    Gambá do Rock
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    GuitarHome

    Brother, por acaso você conhece algum MOD interessante que eu possa fazer nesse Wah?

    Eu vi um tópico bem interessante do Rowashburn, mas não consegui ouvir os sons finais do trabalho de kodificação que ele fez... eu pesquiso bastante na internet sobre essas mods para crybaby mas, o que mais vejo são pessoas oferecendo os serviços e não os tutoriais e seus resultados para que eu possa escolher o melhor para mim.

    se você puder ajudar, agradeço muito, pois já vi que vc é um cara cuidadoso com timbre, pelos seus comentários sobre regulagem e talz (algo que respeito muito!).

    Bother, se você souber de algum tutorial maneiro por aí, poste por favor, para que eu veja qual é a do resultado final.

    obrigado,
    grande abraço fedorento,

    Gambá

    Van_Lorien
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Gambá do Rock
    Vou te passar dois links com mods pra Cry Baby que buscam "corrigir" estes "problemas.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/120768/
    http://www.mrmojo.com.br/pgm/DicaseModificacoes.htm

    Divirta-se!

    GuitarHome
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Gambá do Rock
    Cara sobre mod eu estou por fora mesmo. Pois eu já cheguei a testar o GCB-95 mas por 5 minutinhos, e o que pude perceber foi justamente o que o pessoal fala, não é tão vocalico e é meio estridente no fim do curso, muitas vezes soando mais "weh" do que "wah". E como ia comprar nos EUA resolvi comprar o 535Q de uma vez por todas.


    Eu sei que existe a mod do Robert Keeley (esse é baaaum hehe) pro Cry Baby GCB-95: http://www.dodoaudrin.com.br/loja/ds_product_info.php?products_id=426& lau_custid=godgudjormgher3dlgskot7ul2 que seria esse pedal, agora como conseguir eu já não sei!

    Da uma olhada se você não encontra nenhum site interessante por aqui:

    http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&source=hp&q=Cry+Baby+GCB-95+mod&btn G=Pesquisa+Google&meta=&aq=f&oq=Cry+Baby+GCB-95+mod&fp=6b448d8365dfbcc 4

    GuitarHome
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: GuitarHome
    · votar


    Ah mas mesmo assim eu curti bastante o GCB-95 quando testei, mesmo com esses "problemas" que eu não posso julgar com problemas pois existem pessoas que adoram ele assim. Alias, eu adoro o timbre de todos os Cry Baby's hehehe!!

    Gambá do Rock
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    ogner

    aê mano, pelo que vi, você fez os MODs, certo?

    eu gostaria de saber o que você achou do resultado das modificações.

    o Wah ficou com som de wah, weh ou woh?

    ficou muito grave?

    perdeu brilho?

    o efeito funciona gradualmente em todo o curso de abertura do pedal?


    é que escolhi mais duas MOds para fazer no meu... só pra ver como fica...

    dê uma sacada pelo seu mod completo e me diga se esses dois mods abaixo darão um ibope bom...

    são eles:

    Mod Vocal: Substituir o resistor de 33K em paralelo com o indutor por um de maior valor, como 47K. teoricamente, fará com que o pico de ressonância do circuito mais nítidas (com um "Q valor menor"), que por sua vez, faz o weh "soam mais como" wah".

    Mid Boost: Aumentar o valor do resistor de 1K5 (localizado à esquerda do capacitor 0.01uF). Trocar por um resistor de 2.2K Teoricamente, dará um pouco mais médios e suavizar a transição do grave ao agudo pelo curso do pedal.


    será que esses dois MODs tirarão o drive do pedal tb?

    tomara que sim...

    :)


    abraço,
    obrigado

    Gambá

    tomatelol
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: tomatelol
    · votar


    Abri o meu para fazer o TBS, e também veio com red fasel... mas o som continua bem agudo como vc disse.. hahaha vou fazer agora o TBS. boa sorte pra mim!

    edit: A placa do crybaby no video é diferente da minha.. Na minha não tem um resistor e sim um capacitor no lugar que ele fala pra colocar o fio junto.. nao tenho como colocar agora o fio porque nao tem espaço. e agora?

    GuitarHome
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    tomatelol
    Boa sorte :)

    ogner
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: ogner
    · votar


    Gambá do Rock
    aê mano, pelo que vi, você fez os MODs, certo?

    Sim. Fiz todas.


    o Wah ficou com som de wah, weh ou woh?
    Coloquei uma foto la no topico. Coloquei um trimpot pra regulagem do vocal...Fica desde wha bem raquinho até um Who horrivel, hehehe.

    ficou muito grave?
    Ficou um pouco grave sim. Vou ate acertar o resistor responsavel por isso ainda.

    perdeu brilho?
    Se vc diz os agudos, sim os agudos chatos se foram, vira outro pedal.

    o efeito funciona gradualmente em todo o curso de abertura do pedal?

    Sim.

    Nao entendo muito bem oq vc quer dizer com drive, o seu produz drive?? Um amp SS mesmo. Digo isso pq tb fiquei com um problema ( so depois das mods) o pedal teve um ganho de volume e com isso, como uso valvulado e gosto de deixa-lo quase crunchando, quando aciono o Wha ele distorce o amp produzindo um drivezinho....Tenho que acertar isso...


    Pra galera que vai fuçar no pedal....MUITO, MUITO cuidado com as soldas e dessoldas, a placa dele é muito sensivel...eu fiz bastante besteira..mas no fim deu tudo certo...hehehe...

    EDIT: Não gravei sons pq o pot esta velho e dando aqueles chiados de velho mesmo....Tenho que troca-lo tb...

    GuitarHome
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Eu vendi meu 535Q para pegar uma nova guitarra (g.a.s) mas acabei de por no ML meu amp para poder pegar um wah, nem que for o GCB-95, que saudades de um wah !!

    xcidoxx
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Galera gostaria de aproveitar o topico e fazer uma pergunta: eu tenho um gcb95 e gostaria de melhor seu som ele e o primeiro da cadeia e gostaria de manter seu buffer para nao perder muito sinal qdo chegar nos pedais de ganho , entao se eu fizer as mod sem deixa-lo TBP vai ficar melhor do q o original e da muita diferença no som dele para tbp ou buffer?

    ogner
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    xcidoxx
    manter seu buffer para nao perder muito sinal qdo chegar nos pedais de ganho
    Quando se retira o buffer pra transforma-lo em TBP é preciso trocar um resistor justamente pra compensar e não preder volume.


    entao se eu fizer as mod sem deixa-lo TBP vai ficar melhor do q o original
    Não sei. Acho que não da nada não, tranquilo. Mas vou te falar que no meu set ele roubava muito sinal, o TBP resolveu isso.


    da muita diferença no som dele para tbp ou buffer?
    Cara, ele fica TBP ( teoricamente só mudaria o cominho do sinal)..Mas como eu disse acima, não sei se só aconteceu comigo ou tem algum problema, no meu caso ele ficou com mais ganho, exemplifiquei ali no outro post oq esta acontecendo....

    tomatelol
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Bom... consegui transformá-lo em TBP. não sei mas melhorou um pouco o som. gostei muito.. agora eu quero fazer o mini-fuzz e começar nesse hobby de montar e modificar pedais.

    xcidoxx
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Bom gosto do caminho do meu sinal demorei muito para acerta-lo acho q vou mexer em suas frequencias mais grave menos agudo mas nao vou transforma-lo em TBP!!

    Gambá do Rock
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    tomatelol
    Abri o meu para fazer o TBS, e também veio com red fasel... mas o som continua bem agudo como vc disse.. hahaha vou fazer agora o TBS. boa sorte pra mim!

    edit: A placa do crybaby no video é diferente da minha.. Na minha não tem um resistor e sim um capacitor no lugar que ele fala pra colocar o fio junto.. nao tenho como colocar agora o fio porque nao tem espaço. e agora?



    Brother, creio que o meu pedal seja igual ao seu então. O meu é o REV. I, ou seja, a versão mais atual dos crybaby.

    eu soldei na parte de cima, no mesmo local onde deveria soldar no transistor... funcionou de boa mesmo!

    Você falou que não tem lugar para colocar o fio... porra mano, solde por baixo da placa, onde já tem um pingo de solda segurando a perna do capacitor. Sem neuras! funfa de boa mesmo! O fio passará por baixo da placa, ao invés de passar por cima. fora isso, diferença alguma. boa sorte aí.


    ogner


    Valew mano, bem esclarecedor mesmo!
    fiz meus mods tb... tudo ocorreu certo, tudo bem, o pedal sem chiadeira e tal... apenas eu não tenho o curso completo do pedal com o efeito... mas to estudando para resolver esse probleminha. é o tal do "blind spot"que falei.


    xcidoxx
    Galera gostaria de aproveitar o topico e fazer uma pergunta: eu tenho um gcb95 e gostaria de melhor seu som ele e o primeiro da cadeia e gostaria de manter seu buffer para nao perder muito sinal qdo chegar nos pedais de ganho , entao se eu fizer as mod sem deixa-lo TBP vai ficar melhor do q o original e da muita diferença no som dele para tbp ou buffer?


    brow, se vc fizer a mod TBP que consta no vídeo que postei, não terá problema algum em deixar o buffer. é só seguir as instruções. o meu ficou de boa mesmo. e fiz apenas 3 mods.

    tomatelol
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Gambá do Rock
    Eu fiz do jeito que o cara explicou aqui no forum mesmo. tirando aqueles componentes e soldando 2 fios e trocando o valor do resistor.. me deu mais confiança pra fazer. hahahaha. deu tudo certo graças a Deus... puta de um pedal, não vendo tão cedo.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Gambá do Rock

    aaaahhhhh muleeeeeequeeee !!!
    vai aprender a tocar que tu tira um som bunitu do pedal seu picareta!! XD !!!

    tudo bão meu chapa? aparece no msn ... to de volta ...

    abrax!

    Gambá do Rock
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    _BLACKMORE_

    Eae Black!!!!!


    é brow, eu tava de férias desse fóru e talz... tava até de férias da guitarra... quase que totalmente sem tempo para arranhar a guitarra... mas, aos poucos, estou organizando a vida e voltando a tocar...

    bem, na verdade já comecei brm... rsrsrsr com um bom MOD e a conquista de uma boa sonoridade!

    "é nóis" Brow!

    e toca eu já sei. toco ******* (em mim) e siririca (nas piranhas)!

    huhuhauhauahuahuahauhauhauahuahuahua

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Comprei um Crybaby Wah e tenho uma dúvida