Como adaptar um led em um wah-wah?

Autor Mensagem
fill.zanchez
Veterano
# jul/09


Fala galera!

Tenho um wah-wah Onerr Fatboy... Me serve muito bem, mas não tem led indicativo on/off, e já me ferrei por causa disso...

Como eu poderia adaptar um led indicativo nele? O que devo fazer? Amanhã posto fotos dele aberto pra vcs poderem me ajudar melhor! Quem quiser ir dando alguma dica...

Obs: não manjo muito de eletrônica...

Vlw!!!

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


fill.zanchez
Se a chave não for uma 3PDT, vai ter que fazer um circuito só pro led, chamado Millenium. Então, tem que ter uma foto interna da chave do Wah antes de qualquer coisa.
Abs

rhoadsvsvai
Veterano
# jul/09
· votar


cara . acho que o som da guitarra com wha ligado ou desligado ja eh o suficiente pra vc perseber se o wha ta ligado ou nao,não?
vai pelo mesmo. agora se a diferençao sonora do wha ligado pra desligado eh impercepitivel . ai acho q vale mais comprar outro

Marcosrcf
Veterano
# jul/09 · Editado por: Marcosrcf
· votar


rhoadsvsvai
Não sei se é o caso dele, em algumas músicas com a minha banda tem pausa antes do solo, nesse caso vc não vai tocar, logo não tem som e vc não vai perceber se está ligado ou não.

rhoadsvsvai
Veterano
# jul/09
· votar


Marcosrcf
se quando vc tiver tocando . o wha tiver ligado . vc desliga na pausa ou vice versa horas

Marcosrcf
Veterano
# jul/09
· votar


rhoadsvsvai
E se meu pé 'falhar' ou bater uma dúvida tipo "ligou ou não" ?

GuitarHome
Veterano
# jul/09
· votar


E se meu pé 'falhar' ou bater uma dúvida tipo "ligou ou não" ?

Caraio deixa de ser pessimista, haha brincadeira.

Até que é util o led, mas sei lá por mim tanto faz, no caso de não ter e ficar na duvida se o wah estaria ligado ou não eu deixaria ele na posição média, nem todo pra cima nem pra baixo, se tiver ligado não vai ficar nem tão agudo nem tão grave, ai já daria para perceber e desligar ele rápido.

Ia falar outra coisa mais esqueci...

Marcosrcf
Veterano
# jul/09
· votar


GuitarHome
Eu falo pq já aconteceu comigo e como somos humanos estamos todos propícios a falhar! [e falhamos]
Huhauhauhahahuha

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


O LED é importantíssimo! O pior da dúvida é ficar ligando e desligando até ter certeza se está desligado ou não. Isso aí é algo que não é pra pensar, quanto mais se preocupar. A essa altura, o solo foi pro brejo... hehe

GuitarHome
Veterano
# jul/09 · Editado por: GuitarHome
· votar


Se tiver muito na duvida se você desligou o pedal, antes de começar a música faz umas gracinhas pro publico e pronto você descobre rs.
O Malmsteen fez isso no G3 interrompendo o Satriani em quanto falava, antes de Voodoo Child, vai saber se não era para conferir se tava ligado já e ele pisa e desliga, sei lá hahaha.

DotCom
Veterano
# jul/09
· votar


fill.zanchez
Esse Onerr é TBP, já abri um. Monta um circuito Millenium e cabou.
Ou então bota uma chave 3PDT, mas aí fica meio caro.

Prometherion
Veterano
# jul/09
· votar


realmente um led no wah seria bem-vindo porque as vezes bate a dúvida ligou? desligou?

fill.zanchez
Veterano
# jul/09
· votar


rhoadsvsvai
o som da guitarra com wha ligado ou desligado ja eh o suficiente pra vc perseber se o wha ta ligado ou nao,não?

sim, da pra perceber pelo som... mas eu toco na igreja, onde antes de cada música há um silencio total no palco, se eu tocar pra ver se tá ligado ou n, fica meio chato, saca?

MauricioBahia
vou postar fotos hj!
vlw

Marcosrcf
rhoadsvsvai
Não sei se é o caso dele, em algumas músicas com a minha banda tem pausa antes do solo, nesse caso vc não vai tocar, logo não tem som e vc não vai perceber se está ligado ou não.

isso aí!!!!!!!!!!!

GuitarHome

Ia falar outra coisa mais esqueci...

rs...

pow cara sinceramente... eu preferiria deixar o wah desligado quando n estivesse usando! deixar no médio é até uma idéia mas n hora do vamos ver seria mais trabalhoso.

MauricioBahia
Isso aí é algo que não é pra pensar, quanto mais se preocupar. A essa altura, o solo foi pro brejo... hehe
pois é foi isso q aconteceu comigo duas vezes... =/
eu até fiz a introdução do música e tal (n era solo) mas sem o wah ligado... ficou muuuuito sem graça pq todo mundo sabia q tinha wah naquela parte...

Prometherion
true!

Marcosrcf
Veterano
# jul/09
· votar


fill.zanchez
ficou muuuuito sem graça pq todo mundo sabia q tinha wah naquela parte...
Provavelmente só os músicos perceberam...

fill.zanchez
Veterano
# jul/09
· votar


Marcosrcf
pois é... mas o lance é q tinham várias outras bandas p tocar no dia (era um evento em q minha banda tocou). em outras palavras só os músicos perceberam, mas haviam muitos deles! =(
uahuahauhau

fill.zanchez
Veterano
# jul/09 · Editado por: fill.zanchez
· votar


FOTOS

As fotos estão num tamanho médio, quem estiver usando resolução de tela baixa pode ter problemas na visualização, mas achei melhor assim pra vcs poderem ver os detalhes com nitidez! =)

ah... lembrando q sou fraco em eletrônica, podem me explicar de forma bem leiga! Desenhando, explicando pelas cores dos fios, etc...

Jacks frontais
Fundo fechado
Pedal aberto
Pedal aberto - Close1
Pedal aberto - Close2
Pedal aberto - Close lateral1
Pedal aberto - Close lateral2

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


É uma DPDT. Agora, pra fazer a Millenium nessa DPDT vai ser complicado, pelo menos pra mim. O Pentellium (é isso mesmo) deve ser um solução mais fácil. Nunca fiz esse Pentellium...

Daqui a pouco chegam os experts e te falam a melhor opção.

Abs

fill.zanchez
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioBahia
vlw Mauricio! tá frio aí em nikti? aki em Maricá tá congelando... XD

rafamoraes
Veterano
# jul/09
· votar


Acho q um Led sempre faz bem a qualquer pedal e, portanto, a um Wah. Ontem mesmo toquei num bar, e em um momento, tive dúvida se tinha desligado ou não meu Cry Babe. Na dúvida, terminei a música com ele pisado até o fim (agudos), e depois percebi q estava ligado ainda... rsrsrs
O lance é q no clima da música, tocando e cantando, muitas vezes não dá pra perceber se a pisada pra desligar foi suficiente, e se o som contém o efeito ligado. Aí acho q um led cairia muito bem. Provavelmente por questões de corte de gastos, os fabricantes não põe o led, ao menos nos modelos mais simples.
No meu, tem feito falta sim, mas não penso em fuçar nisso por agora. Vou tentar prestar mais atenção no uso pra não ter problemas com o liga/desliga.

Abraços

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


vlw Mauricio! tá frio aí em nikti? aki em Maricá tá congelando... XD
fill.zanchez
hehe. Tá esfriando pacas!!!
Abs

fill.zanchez
Veterano
# jul/09
· votar


Agora que postei as fotos... Alguém conseguiria me ajudar?

Pompermayer
Veterano
# jul/09
· votar


fill.zanchez

Cara, eu não faria isso. Você vai ter que fazer uma plaquinha, soltar uns 4 fios da dpdt, comprar componentes, ressoldar, sendo que você não entende de eletrônica. Manda pra algum handmade fazer isso pra você. Se mesmo assim você ainda quiser fazer, sabendo que tem grande chance de dar algum problema, fala ae.

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Cara, eu não faria isso. Você vai ter que fazer uma plaquinha, soltar uns 4 fios da dpdt,
Pompermayer
Concordo. Pra quem não entende nada, nem o Pentelium pode ser uma boa idéia. Mas é o mais fácil que consigo imaginar.
Bom tudo isso, sem know-how pode ferra o pedal...

fill.zanchez
Veterano
# jul/09
· votar


Pompermayer
MauricioBahia

vlw galera! realmente eu n vou mexer no wah correndo o risco de fazer m...
Mas minha idéia inicial seria algo como:

creio eu que quando ligo/desligo a o pedal a chave muda o sinal dos circuitos de uma cadeia X para uma outra cadeia Y, e assim conseguimos o som limpo e modulado... Certo? Se for isso bastaria eu ligar o led na cadeia responsável pela modulação e quando eu ativasse o pedal a led ligaria junto com a efeito. =)

markolino
Veterano
# jul/09
· votar


fill.zanchez
leve a um profissional !
eu ja fiz 2 pedais e caguei de mecher no meu dunlop

MauricioBahia
pois é
estes Millenuim, pentelium ..

na verdade, ninguem sabe dizer qual é o melhor..

já ouvi colocações do tipo:

teste, um destes irá funcionar..

digo
eles são bem instaveis não é?

o pentelium é muito simples, mas não sei se iria funcionar no wah..

fill.zanchez
Veterano
# jul/09
· votar


markolino
vlw...!

fill.zanchez
Veterano
# jul/09 · Editado por: fill.zanchez
· votar


CADÊ A GALERA QUE MANDA EM ELETRÔNICA AQUI???

HELP!!!

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


o pentelium é muito simples, mas não sei se iria funcionar no wah..
markolino
Eu uso sempre o Millenium 2 e funciona perfeitamente. A questão é que pra usar o Millenium vai ter que modificar a fiação na DPDT eu acho. No Pentellium, acho que não precisaria.
Abs

ogner
Veterano
# jul/09
· votar


Cara, é isso:

Primeiro vc faz a placa milleniun:
Millenium

Depois identifica os fios pra fazer as ligaçoes e liga assim:
Sua chave já e DPDT oq ajuda muito, eu devo colocar led no meu CGB95 tb em breve.
Ligaçoes

markolino
Veterano
# jul/09
· votar


fill.zanchez
a cara..
só uma coisa !

se voce nao entende nada de eletronica e nao possui material nenhum..

eu acho vantagem comprar a 3pdt de cara..
ela deve tar no maximo 30 reais
e da pra ligar o led "direto" nela..

pq se voce nao tem muito material, voce vai ter que comprar e tal.. mesmo que saia barato fazer , compensa a 3pdt neste caso pela comodidade !

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como adaptar um led em um wah-wah?