Maior Tensão = Maior Dinâmica?

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: Moderador


Olá pessoal:

Encomendei um pedal que diz:

"Outro aspecto do pedal onde colocamos muito esforço, foi como ele reage as diferentes fontes de energia. Existem diferenças significantes na tonalidade e tocabilidade baseada na tensão usada - tipo como se você estivesse usando seu amp com uma "Variac"(?). Usando o DLS com 18 volts, irá experimentar muita dinâmica no movimento. - Kerrang! (?) - há uma ressonância no som dando a impressão que está tocando em um gabinete 4x12. Com 18V terá um um pouco mais de saída do que com 9V. Com 9V, o ataque da palhetada é mais leve e aveludado do que rodando com 18v mas há umita pega da e articulação. Usando bateria, terá um som "spongier" (macio?) e cremososo"

Bom, acredito que o pedal seja desenvolvido para aceitar tensões entre 9v e 18v DC. Outros pedais funcionam assim? O ARGOS aceita 9v até 12v.

Li algo que o ProCo Rat original funciona com 12V. O meu RAT 9V...

A pergunta é: até quando a tensão (voltagem) influencia na sonoridade do pedal e como?

Abs

ps. O título continua como voltagem, mas o correto seria mencionar tensão, por isso alterei o texto deste post.

ogaitnas
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia

Nas minhas aventuras mexendo nesses pedais com fets, li por aí (ainda não tive chance de testar), que os jfets reagem de forma diferente com mais ou menos corrente.

Se quando vc muda a corrente no gate ou drain de um jfet ele mexe de forma diferente na onda que passa por ele, em fóruns quem montou o dr boogie por exemplo diz que o som fica melhor com 18v, eu ainda estou tentando montar o meu para testar isso hehehe mas parece verdade.

Henrique S.
Veterano
# jun/09
· votar


bom, a principio, grande parte dos pedais aceitam maior tensao de alimentacao (é necessario saber qual a tensao maxima que os componentes aguentam)

a mudança de timbre talvez, nao seja tao acentuada em todos eles..
mas é sempre notavel a diferença quando se abaixa a tensao (bateria velha por exemplo, ou ligando em fontes onde a tensao é ajustavel) isso eu ja pude comprovar...

tenho eu cá meus "achismos" mas nao vou compartilhar por nao ter ainda comprovado como gostaria...

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogaitnas
Henrique S.

Putz... Quer dizer que há mais um complicador nesse mar de timbragens. Se eu plugar o pedal que encomendei numa fonte daquelas que várias tensões, é capaz de eu experimentar outros timbres, volume e dinâmica conforme mudar as tensões. Meu Deus!!!

FFet é um tipo de transistor correto? Ele seria o agente da mudança quando alteramos a voltagem?

Será que se eu plugar 12V no meu Bluesbreaker ou Rat da Tonepad eu queimo o pedal?

Vcs conhecem alguma fonte que possa regular entre 9 e 18v?

Obrigado e desculpe pelas "n" dúvidas, mas eu queria entender o pq desse alteração que me parece bem considerável.

Abs

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


Ahhh... Pra deixar bem claro, minha idéia não é criar problemas alterando voltagens. Apenas são curiosidades que tenho sobre o assunto. Tenho convicção que "mexer" com isso é arriscado.
Abs

ogaitnas
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia

Eu estou tentando testar no gdi que estou modificando e talz, por hora é reduzindo a voltagem em drain/gate do jfet, não sei se vai dar resultado, mas nos boogies os caras usam os trimpots para regular a voltagem dos fets como se fosse o bias das válvulas.

Acho que o pedal pode funcionar, mas eu sinceramente só tentaria em um pedal barato e que não use ci, a chance de fritar o ci é maior do que a de obter um timbre surpreendente...

Henrique S.
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia

hahhaa

FET - Field effect transistor

pode colocar sem problemas, os cis desses 2 pedais aguentam sim, só que voce precisa checar os capacitores que utilizou (mas é provavel que sejam os de 63V azuis)

bom, eu nao conheco nenhuma fonte comercial que regule entre 18 e 9

eu diria que é mais facil voce fazer uma! =p hehehe

caso se interesse, procure por LM317 hahah

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogaitnas
Saquei... Vou usar o Minifuzz como cobaia então.
Obrigado Santiago! ;-)

ogaitnas
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia

isso aí, eu estou fuçando aqui no gdi, com um led entre umas pernas do fet eu transformei ele em um fuzz bem feio hauahaau se algum xnx der certo amanhã rola post no blog com howto da modificação :)

DotCom
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia
A depender do pedal, não vai fazer diferença nenhuma.

Um TS, por exemplo, não vai ter a mínima diferença entre ser alimentado com 9, 12, ou 24v. Você pode até conseguir aumentar o headroom com isso, mas isso não significa nada em termo de sonoridade.

Um fuzz talvez tenha diferença, já que uma variação na tensão de alimentação muda a polarização dos transistores, fazendo a curva de saturação mudar também.

Ah, o ARGOS possivelmente não vai ter vantagem nenhuma em ser alimentado por 12v.

DotCom
Veterano
# jun/09
· votar


Ah, por favor: Voltagem não: Tensão.

Diino
Veterano
# jun/09
· votar


DotCom

OIUWHWIUHWIUWH

voltagem é coisa de peão chão de fábrica
teve um ai que diz ter lido num fórum por ai "wattagem"...

AUHEOIUEHIUAHEOIUEAWAUHEOIUEHIUAHEOIUEAAUHEOIUEHIUAHEOIUEA

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


DotCom
Diino
Pô, "sou café com leite".... Pardon me. Por favor, explique tensão x voltagem!
Abs
ps. ok, vou procurar no Google...

DotCom
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia
Os dois termos significam a mesma coisa. Só que o termo usado na literatura é TENSÃO. VOLTAGEM deve ter vindo do inglês "VOLTAGE", ou então veio de VOLT mesmo... Já que o povo chama CORRENTE de AMPERAGEM, e POTÊNCIA de WATTAGEM (UI!).

Zero Zen
Veterano
# jun/09
· votar


DotCom

Um fuzz talvez tenha diferença, já que uma variação na tensão de alimentação muda a polarização dos transistores, fazendo a curva de saturação mudar também.

Creio que sim. Dois pedais de fuzz que tenho aqui, um MI Audio NEO e um SubDecay Flying Tomato tem um pot de controle chamado BIAS, que segundo o manual controla a alimentação fornecida aos transistores. E dá uma tremenda diferença no timbre, Menos Tensão = Farting Fuzz, Mais Tensão = Quase Um Distortion.

Outros pedais também tem este controle de Bias, por exemplo o Germaniun Overdrive da EHX e o antigo The Drive da MG Music.

T+.

erico.ascencao
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia
Só uma curiosidade. Você que fez o review Zoom G1 x Zoom G2, não foi? Como anda seu set? Só analógicos ou analógicos e a Zoom?

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Só uma curiosidade. Você que fez o review Zoom G1 x Zoom G2, não foi? Como anda seu set? Só analógicos ou analógicos e a Zoom?
erico.ascencao
Analógicos + G2.
Abs

DotCom
Saquei!!
Abs

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


DotCom
Diino
Será que é melhor então eu pedir pro moderado mudar o título do tópico para "Maior Tensão = Maior Dinâmica"?
Abs

DotCom
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia
Eu acho que os guitarristas entendem melhor do jeito que tá... infelizmente
heheheh

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


DotCom
Bom, editei o post pelo menos... Valeu.
Abs
ps. alterei a palavra voltagem para tensão.

Henrique S.
Veterano
# jun/09
· votar


Diino

fui eu que vi essa perola, "a wattagem do amp é de..."

doeu na alma


ah, o que é facil de fazer, é um esquema desses, ao contrario, reduzir a tensão de alimentacao...

http://beavisaudio.com/products/devolt/index.html

olhem o video, mostra diferencas até em um phaser, deve ficar bacana em outras modulacoes tambem (excetuando pedais digitais)

DotCom
Veterano
# jun/09
· votar


ah, o que é facil de fazer, é um esquema desses, ao contrario, reduzir a tensão de alimentacao...

http://beavisaudio.com/products/devolt/index.html

Ué, querem fazer isso aí? É fácil...
Comprem um potenciômetro com um valor baixo (no máximo 100 ohms), e façam o positivo da alimentação passar por ele.

Henrique S.
Veterano
# jun/09
· votar


DotCom

sim, esse é o "bias" de algusn pedais de drive que tem por ai hahahha

o controle "Stab" do Fuzz Factory, é isso tambem, com um de 5K

Diino
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia

tensão = "voltagem"
corrente = "amperagem"
potência = "wattagem"

não é errado falar. Só é estranho...
:)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia
Cara, o transístor, que é o componente mais crítico, tem uma margem ótima de atuação em relação à voltagem, e em relação ao circuito em sí na qual está inserido. De fato, alterando a voltagem, e dependo do circuito, a sonoridade mudará. Como, eu não sei, só experimentando mesmo.
Abç

trashit hc
Veterano
# jun/09
· votar


eu também me intereso pelo assunto! eu tenho um Dr.boogie, e queria testá lo com uma fonte de 18v...

será que tem perigo de queimar o pedal? ou algum componente?

o próprio Enjolras que me vendeu o pedal, me falou que eu posso usar uma fonte de 18v...

?????????????????????????????????????????????????????????

Henrique S.
Veterano
# jun/09
· votar


trashit hc

bom, se ele que te vendeu falou que pode, pode uai..

se voce ligar e queimar, o problema não é seu, é dele! hehehe

Henrique S.
Veterano
# jun/09
· votar


Diino

bom, errado depende tambem

lembro de uma situacao até

(sobre um problema no laboratorio)
"professor, acho que encontrei, tem uma voltagem entre os pontos A e B, entao"

(professor interrompe)

"entao vc ja comecou errado, pq acho uma voltagem ao invés de uma tensão"

aeauehheauhea owned

ogaitnas
Veterano
# jun/09
· votar


trashit hc

Esse é todo superdimensionado, ele deve funcionar com 18v na boa, ainda mais se o cara usar por exemplo capacitores e resistores para 50v (muito comuns), pq os jfets dele são todos para algo entre 35 e 45v (depende do que usar), experimenta aí, eu ainda montando minha gambi aqui hehe

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado!
Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Maior Tensão = Maior Dinâmica?