Maior Tensão = Maior Dinâmica?

Autor Mensagem
Zero Zen
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioBahia

Me refiro ao fato de que existem fontes estabilizadas, como a Landscape (que fornece exatos 9 VDC).

Outras, como a Zoom AD 0006, não é estabilizada e, sem carga, fornece cerca de 14 VDC.

A fonte original do meu BBE Opto Stomp não é estabilizada e dá mais do que os 9 VDC.

Se você vai trabalhar nos limites máximos do pedal, é bom ter cautela.

T+.

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


Se você vai trabalhar nos limites máximos do pedal, é bom ter cautela.
Zero Zen
Saquei. Vou passar um e-mail pra Hayonik perguntando sobre isso.
Obrigado pela ajuda.
Abs

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Zero Zen
Andei lendo pela internet e acho que a fonte não estabilizada... Putz... Tem solução?
Abs

DotCom
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioBahia
primeiro, teste pra saber.

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


Yes Sir! :-)

Zero Zen
Veterano
# jul/09 · Editado por: Zero Zen
· votar


MauricioBahia

Depois de ter ataques de GAS seguidos você vai se preocupar com duas dúzias de reais ?

Em último caso pede para alguém capacitado te fazer uma fonte assim, com 18 volts ou regulável. Tipo o Hobbert ou o Eugênio.

Ou tenta aqui:

http://alexguitarshop.com/loja/product_info.php?cPath=45&products_id=2 46&osCsid=79e5385e6cb3d4d9ee0126a250bfe539

OFF-TOPIC:

Mas você está com a curiosidade em alta ! Nunca tive vontade de saber como os pedais que possuo se comportam com tensões diferentes. Meu OCD nunca viu nada além de 9 VDC. hehehehe

Putz. Já são tantas as variáveis e agora mais essas. Aumentar a tensão dos drives e diminuir a dos fuzz boxes.

Não vá fazer cacaca !

T+.

Henrique S.
Veterano
# jul/09
· votar


Zero Zen

cacete, 100 conto numa fonte wallwart

DotCom
Veterano
# jul/09
· votar


Henrique S.
Mas é (ohh) dunlop!! É sagrada! hahaha

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Zero Zen
Mas você está com a curiosidade em alta ! Nunca tive vontade de saber como os pedais que possuo se comportam com tensões diferentes. Meu OCD nunca viu nada além de 9 VDC. hehehehe

hhehe. Vou explicar. É pq a demo do pedal no Y2B, a qual adorei o timbre e dinâmica, é em 18v eno site do pedal é dito que com 18v ele fica mais "agressivo" e a pegada é totalmente diferente. Então, na verdade, o pedal foi projetado pra usar de 9v a 18v. Não é questão de testar pra ver qual é ou se dá certo por simples curiosidade. É um diferencial do pedal que quero explorar. Com 12v já senti uma bela diferença para 9V. Usando bateria também muda.

"Running the DLS at 18 volts, you'll experience lots of dynamic movement happening – Kerrang! - there is a resonance to the sound giving the impression that you are playing through a 4x12 cabinet. At 18V you will get quite a bit more output than at 9V. At 9 volts, the pick attack is a bit more soft and smooth than running it at 18v but there is still plenty of punch and articulation. Using a battery, you'll get a spongier playing feel and creamier sound."


Abs!

Henrique S.
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioBahia

poe 2 baterias 9V ligadas juntas hahaha

DotCom

auhauhuha uma Hayonik do tio sam

Zero Zen
Veterano
# jul/09 · Editado por: Zero Zen
· votar


Henrique S.

cacete, 100 conto numa fonte wallwart

Eu também acho caro. Mas sendo um artigo difícil, pode ser a única solução. Ou a mais rápida. As vezes a curiosidade devora as entranhas do indivíduo.

DotCom

Mas é (ohh) dunlop!! É sagrada! hahaha

Sagrada eu não sei. Mas certamente é uma chinesa de boa qualidade. Pois tem as chinesas genéricas de má qualidade. kkkk

MauricioBahia

Não é questão de testar pra ver qual é ou se dá certo por simples curiosidade. É um diferencial do pedal que quero explorar. Com 12v já senti uma bela diferença para 9V. Usando bateria também muda.

Você não me convenceu ! Ainda acho que é curiosidade !

Você já está doente ! Lembre-se da frase:

"The quest for tone becomes an addiction". Pura verdade !

Daqui a pouco você estará fervendo cordas para restaurar o brilho e trocando e testando tecidos ortofônicos diferentes nos amps ! (Dicas de ninguém menos que Ed Van Halen e Eric Johnson respectivamente). hehehe

Henrique S.

poe 2 baterias 9V ligadas juntas hahaha

Seriam ligadas em série, não?

T+.

DotCom
Veterano
# jul/09
· votar


Zero Zen
Com cerveja.
Tô de onda.

trashit hc
Veterano
# jul/09
· votar


o Enjolras faz uma fonte com chave pra mudar de 9v para 18v.

60 contos.

DotCom
Veterano
# jul/09
· votar


Eu também faço. 30 conto. :D

trashit hc
Veterano
# jul/09
· votar


DotCom

blz! bem mais barato!

Zero Zen
Veterano
# jul/09
· votar


trashit hc

o Enjolras faz uma fonte com chave pra mudar de 9v para 18v.

É possível. Difícil é encontrá-lo. Até a página da ESI sumiu !

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


Os anunciantes aqui do FCC parecem fazer fontes...

www.mgsel.com.br
www.allnec.com.br
www.tecnotrafo.com.br

Se a que comprei estiver oscilando muito, vou acabar fazendo uma eu mesmo.

Abs

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Pra quem não entende nada sobre fonte estabilizada e/ou não estabilizada, uma explicação legal:

Não-estabilizadas - Elas são constituídas de um transformador para abaixar a tensão e isolar a saída da entrada, um retificador para transformar de corrente alternada para contínua e um capacitor para filtragem da tensão de saída. Estas não possuem um elemento para regular a tensão de saída. Nessas fontes, o transformador é projetado de tal forma que a fonte tenha a tensão especificada na corrente nominal indicada.
Como não há estabilização na saída, quando essas fontes operam sem carga, a tensão é mais elevada, podendo chegar até 18V numa fonte de 12V. Portanto, as fontes não-estabilizadas não podem ser utilizadas para qualquer tipo de equipamento.

Estabilizada - Esta fonte por sua vez, mantém sua tensão constante em toda a faixa de corrente para a qual é indicada, através da utilização de um transformador de maior potência que a não-estabilizada e de um circuito para estabilização, tendo, portanto, um preço maior que uma similar não-estabilizada.

trashit hc
Veterano
# jul/09
· votar


Zero Zen

esi_eletronics@hotmail.com

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Tive uma idéia... Se eu juntar, por exemplo, 2 saídas independentes da minha Landscape PS12 num mesmo cabo eu terei 18V, correto de saída? Isso é um estupidez ou pode ser um idéia econômica, já que só uso 1 saída da PS12 mesmo. Sobram duas.
Abs

Zero Zen
Veterano
# jul/09 · Editado por: Zero Zen
· votar


MauricioBahia

Pode ser que dê certo ou que dê CURTO !

Eu não arriscaria. Pelo menos faça a experiência com duas bateria de 9 VDC ligadas em série, medindo no múltímetro a tensão total. Se a leitura for a correta, dá para pensar em usar no pedal. Só pensar !

De qualquer forma, espere alguém mais qualificado que eu responder. É mais seguro. heheheheh

E não nos culpe em caso de acidentes. kkkkkkk

T+.

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


Pode ser que dê certo ou que dê CURTO !
Zero Zen
hauuhauauh.
Vlw!

shoyoninja
Veterano
# jul/09 · Editado por: shoyoninja
· votar


MauricioBahia
Com as baterias 9v funciona. Com essa fonte o mais provável é que não.


As saídas de 9v tem toda a cara de serem apenas paralelas, os pólos negativos e positivos são compartilhados. Não há isolamento entre os dois negativos, por exemplo. Se você tentar ligar em série você vai causar um curto.

Ainda que não seja assim, não há isolamento galvânico entre os circuitos e o polo negativo muito provavelmente é usado como referencial. Sem chance.


Edit para deixar mais claro.

DotCom
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioBahia
Só pra reforçar o que o shoyoninja falou, na landscape não rola.

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


shoyoninja
DotCom
Zero Zen
Vlw bros!!!

blueshelicopterman
Veterano
# jul/09
· votar


Senhores,

Essa topico e interessante.
E apenas, colocando mais assunto na discussao sobre terminologia, poderia ser usado tambem o termo DDP (diferenca de potencial)? Quero dizer quando nos referimos a "voltagem"e tensao.
Bem, a maioria dos op amp (4558, TL72, 82 e cia ltda) aceitam alimentacao entre -18 a +18 volts. Portanto, se me permitem a intromissao, e como o mano ai escreveu, os FET e os transistores bilpolares comuns aceitam estas alimentacoes ainda maiores, conforme suas respectivas datasheets disponiveis.
Mas, na minha humilde opiniao, o simples aumento de "voltagem"na alimentacao dos pedais podem esbarrar nos seguintes problemas:
1-Nos bons, pedais, costuma existir uma "fonte de alimentacao" interna que regula essa tensao. Essas "fontes"podem ser desde um simples divisor de tensao (com uma pequena filtragem) ate as mais sofisticadas com diodos zener, IC reguladores etc etc.
Portanto, esse aumento de "voltagem" pode ser barrado nessas fontes quando for o caso.

2-O segundo problema que vejo e, se os capacitores eletroliticos forem de baixa voltagem, dependendo de quantos volts acima de sua capacidade nominal, podemos ter varias pequenas explosoes! Bem, se os capacitores eletroliticos forem de capacidade maiores do que 16volts, nao seria muito problema nao.

3-Quanto ao timbre dos pedais creio q uma maior tensao, aumenta o headroom do pedal. Pois, o ciclo do sinal tera uma maior amplitude e, deixaria o circuito mais no meio da curva (com mais linearidade) de funcionamento do circuito e, com mais transparencia. Mas, fica uma pergunta idiota: se o pedal e para distorcer o timbre pq eu iria querer mais transparencia?

4-De qqr maneira acho que seria interessante saber como foram os testes!

Abracos a todos!

DotCom
Veterano
# jul/09
· votar


blueshelicopterman
Sobre o ponto 3 do seu post, concordo quase que inteiramente. Além do mais, os sinais que passam nos pedais são bem menores que a tensão de alimentação, e o headroom extra costuma não valer de nada.

Em fuzzes, que se valem basicamente de transistores, o aumento de tensão pode mudar a polarização deles, e aí sim alterar a sonoridade (isso já é bastante comprovado por quem usa esse tipo de pedal).

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


De qqr maneira acho que seria interessante saber como foram os testes!

blueshelicopterman

Não pretendo mais fazer testes no meu Catalalinbread Dirty Little Secret pois a fonte de 18v que comprei não é regulada. Ficarei nos 9v da minha fonte Landscape pq as outras de 12v que tenho fazem um certo chiado. Mas confio no fabricante, que diz:

"Another aspect of the pedal we put a lot of thought into was how it reacts to different power supplies. There are significant differences to be had in tone and playing feel response based on what voltage is used – just like if you were running your amp with a Variac. Running the DLS at 18 volts, you'll experience lots of dynamic movement happening – Kerrang! - there is a resonance to the sound giving the impression that you are playing through a 4x12 cabinet. At 18V you will get quite a bit more output than at 9V. At 9 volts, the pick attack is a bit more soft and smooth than running it at 18v but there is still plenty of punch and articulation. Using a battery, you'll get a spongier playing feel and creamier sound."

Abs

Henrique S.
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioBahia

nao vai funcionar pq elas estao em paralelo, entao ligar 2 juntas nao vai dar em nada...

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


nao vai funcionar pq elas estao em paralelo, entao ligar 2 juntas nao vai dar em nada...
Henrique S.
Não vou fazer isso não. Aliás, cansei de "inventar moda". Vou ficar nos 9V e ser feliz. Essa minha curiosidade é algo doentio. No final das contas perco tempo pra fazer outras coisas e até dinheiro! Psicólogo já! hehe
Valeu!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Maior Tensão = Maior Dinâmica?