Dúvidas sobre componetes para pedais!

    Autor Mensagem
    Rafaels14
    Veterano
    # jun/09


    Eu vou encomendar os componentes do site www.soldafria.com.br mas estou com alguma dúvidas:

    Eu to comprando componentes pra fazer 2 mini fuzz, 2 TS808 e 1 rat:

    To pegando os esquemas da tonepad.com e do minifuz da handmades.com

    -Na lista de componentes diz o valor do resistor por exemplo, mas como eu vou saber qual pegar, porque o de 10K por exemplo tem de 1/4W e 5W?

    -As vezes na lista de resistores esta escrito assim por exemplo: 1 - 220; ou entao 1 - 560. Esse resistor seria de apenas 220 Ohms ou 560 Ohms respectivamente? Porque no site só tem o 220 Ohms 5W e tem um 220R de carbono 1/4W.

    -Sobre capacitores tenho duvidas tambem, no esquema do TS808 diz que precisa de 2 - 1uf / NP, esse NP seria a polarização? Como eu vou saber se precisa ser capacitores ceramicos, de poliester ou de tântalo?

    -Em alguns capacitores tem uma especificação assim: "1uf x 250v de poliester" ou "1uf x 35V de tântalo". O que é esse 250V, 35V seria a DDP? Como saber qual escolher?

    -No layout do TS808, tem a opção pra montar o própio TS808 ou o TS9, dai tem uma parte que está escrito assim:
    . TS808 Parts TS9 Parts
    . Ra - 100 Ra - 470
    . Rb - 10K Rb - 100K
    . Ca - Nothing* Ca - Nothing*
    . *Leave Empty *Leave Empty
    Não entedi essas nomenclaturas x/

    -Sobre os Pots:
    Qual a diferença dos convencionais para os mini? E os duplos?


    Desculpa a quantidade de perguntas, mas eu quero muito aprender a fazer pedais, eu li alguma coisa sobre resisltores, capacitores, mas tinha nada sobre isso x/
    É que daqui 2 semanas vou entrar em férias por 2 semanas, dai nessas 2 semanas gostaria de ocupar parte do meu tempo com isso.

    Espero que possam ajudar e desculpem se forem dúvidas muito idiotas
    Grato desde já x)

    DotCom
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Rafaels14
    -Na lista de componentes diz o valor do resistor por exemplo, mas como eu vou saber qual pegar, porque o de 10K por exemplo tem de 1/4W e 5W?

    1/4 ou 1/8... Não precisa de resistor de potência.

    -As vezes na lista de resistores esta escrito assim por exemplo: 1 - 220; ou entao 1 - 560. Esse resistor seria de apenas 220 Ohms ou 560 Ohms respectivamente? Porque no site só tem o 220 Ohms 5W e tem um 220R de carbono 1/4W.
    Sim.

    -Sobre capacitores tenho duvidas tambem, no esquema do TS808 diz que precisa de 2 - 1uf / NP, esse NP seria a polarização? Como eu vou saber se precisa ser capacitores ceramicos, de poliester ou de tântalo?
    NP - Não Polarizado.
    Pode ser qualquer um, cerâmico ou poliéster.

    -No layout do TS808, tem a opção pra montar o própio TS808 ou o TS9, dai tem uma parte que está escrito assim:
    Com certeza, no esquema tem essas letrinhas. Só é substituir as letrinhas por esses valores.

    -Sobre os Pots:
    Qual a diferença dos convencionais para os mini? E os duplos?

    Os mini são... er... menores...
    Os duplos são, basicamente, dois pots juntos, controlados por apenas um eixo. Não confundir com pot concêntrico, que são dois pots independentes.

    Desculpa a quantidade de perguntas, mas eu quero muito aprender a fazer pedais, eu li alguma coisa sobre resisltores, capacitores, mas tinha nada sobre isso x/
    O bom seria um curso de eletrônica. Mas pedais simples dá pra montar com um conhecimento mínimo.
    Boa sorte aí.

    Rafaels14
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Rafaels14
    · votar


    1/4 ou 1/8... Não precisa de resistor de potência.
    Então tanto faz, de 1/4w ou 1/8W?
    No site o de 220 Ohms só tem de 5W e o de 560 nem tem, tem problema se eu epgar o de 5W? Além do problema de ser 25 vezes mais caro. E o que vem a ser um resistor 220R? O que é esse "R"? É que o de 560 só tem o 560R.


    NP - Não Polarizado.
    Pode ser qualquer um, cerâmico ou poliéster

    Ainda fiquei com um pouco de dúvida sobre aquele "x250V" e "x35V" que tem nos capacitores, pelo seguinte:
    -Capacitor de Poliester 100nF x 250V (104/100K/0,1uF)
    -Capacitor Disco Cerâmico 100nF x 50V (0,1uF/100K/100KpF/104)
    -Capacitor Eletrolítico 0,1uF x 50V

    Pelo o que eu entendi seria a DDP máxima suportada pelo capacitor, se um de 50V fosse submetido a 100V estragaria, por exemplo, mas se fosse submetido a uma DDP igual ou inferior suportaria, é isso?

    Existe diferença significativa entre um eletrolítico e uma cerâmico ou de poliester? Além dos eletrolíticos normalmente terem valores maiores de "f"?


    Os mini são... er... menores...
    Os duplos são, basicamente, dois pots juntos, controlados por apenas um eixo. Não confundir com pot concêntrico, que são dois pots independentes.


    Que são menores eu saquei xD só queria saber se tinha diferença de especificação x)


    O bom seria um curso de eletrônica. Mas pedais simples dá pra montar com um conhecimento mínimo.
    Boa sorte aí.


    É que agora to sem tempo pra fazer um curso ou ler uma apostila, mas nas férias pretendo pelo menos ler alguma coisa, mas quero fazer também x)

    Obrigado pela ajuda DotCom x)

    DotCom
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    No site o de 220 Ohms só tem de 5W e o de 560 nem tem, tem problema se eu epgar o de 5W? Além do problema de ser 25 vezes mais caro. E o que vem a ser um resistor 220R? O que é esse "R"? É que o de 560 só tem o 560R.
    Pode pegar o de 5W. O problema é justamente esse: é mais caro, e é bem maior...
    560R são 560 ohms... 560K são 560 Kohms, 1M é 1Megaohm...

    Pelo o que eu entendi seria a DDP máxima suportada pelo capacitor, se um de 50V fosse submetido a 100V estragaria, por exemplo, mas se fosse submetido a uma DDP igual ou inferior suportaria, é isso?
    Justo. Assim como especificação de potência de resistor, especificação de tensão menor faz capacitores menores. Capacitor de 100V aguenta 50.

    Existe diferença significativa entre um eletrolítico e uma cerâmico ou de poliester? Além dos eletrolíticos normalmente terem valores maiores de "f"?
    Basicamente, é isso aí. Eletrolíticos tem a desvantagem de serem polarizados. Mas são os únicos que conseguem grandes valores de capacitância.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/09
    · votar


    DotCom
    Vc sabe se existe alguma apostila sobre fabricação de pedais handmades, explicando os vários componentes e dicas? Algo nível básico/médio.
    Abs

    Rafaels14
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Pode pegar o de 5W. O problema é justamente esse: é mais caro, e é bem maior...
    560R são 560 ohms... 560K são 560 Kohms, 1M é 1Megaohm...

    Belzeza então é que no site tem esses:
    -Resistor de 220R Carbono 5% 1/4W
    - Resistor de 220 Ohms 5W

    É que eu pensei que por ter aquele R os valores das resistências fossem diferentes, então vou pegar o de 1/4W mesmo x)


    Justo. Assim como especificação de potência de resistor, especificação de tensão menor faz capacitores menores. Capacitor de 100V aguenta 50.
    O pedal internamente sempre vai trabalhar na DDP fornecida a ele, no caso de ser 9V um capacitor de 35V dá e sobra já entao?


    Basicamente, é isso aí. Eletrolíticos tem a desvantagem de serem polarizados. Mas são os únicos que conseguem grandes valores de capacitância.
    Beleza entendi agora x)

    Valeu DotCom por tudo, talvez hoje a noite se der tempo eu faça a encomenda dos componentes x) se surgir alguma dúvida eu volta a encher o saco aqui xD
    Obrigado!!!

    DotCom
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    MauricioBahia
    Pedais de guitarra são, em sua maioria, aplicação de eletrônica básica e um pouco de ler datasheets.

    Com isso, o bom é estudar um pouco de eletrônica.
    Como funcionam os componentes passivos, amp ops, transistores BJT, um pouco de filtros, amplificadores...

    Rafaels14
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Resolvi tentar achar os componentes aqui na minha cidade mesmo, hoje deu um tempo e sai ver isso, encontrei a maioria x) talvez não precise morrer com o frete, só não encontrei potenciometros logaritimicos aqui x/ e oc apacitor de 51pf, que vou substituir por um de 47pf.
    Também não encontrei alguns resistores x/ como de 1M, 2M2, e 51K, esste ultimo vou fazer uma ligação em série pra compensar, os outros não vi ainda combinações.

    Se alguém que mora aqui puder me dizer aonde posso encontrar mais lojas de componentes em Curitiba. Eu dei uma olhada em duas lojas da sete de setembro, ainda preciso ver nas da 24 de maio. Dentre as que olhei estão a ELETRONICA SANTOS HORN e a BETA.

    Rafaels14
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Não esto achando potenciometros logaritmicos, falta só isso, no site da soldafria.com.br não tem pot log de 100K, tem no site da tctech, mas li algumas coisas sobre o site, o disseram que os caras da TCTech "estão pisando na bola" ultimamente, dai fiquei com medo de encomendar por lá, e não quero pagar dois fretes por causa de um potenciometro, se fosse encomendar na TCTech seria tudo.

    Eu posso usar um potenciometro duplo no lugar do simples? No site da soldafria.com.br tem o duplo log de 100K, mas está em falta x/

    DotCom
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Rafaels14
    usa pot linear mesmo.

    Rafaels14
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Não vou ter mais dificuldades em regular depois de pronto?

    luiz_aug
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: luiz_aug
    · votar


    Rafaels14
    Na 24 de maio tem uma loja chamada Matsunaga.
    Lá o preço é bem mais salgado do que nas populares "BETA" e "Pares", mas é o único lugar que eu costumo achar estes potenciometros log de tamanho "mini".
    Existe outra loja, muito velha e feia por sinal, chamada "SEPAR", esta fica na 7 de setembro, na esquina com a "rua dos bombeiros", uma quadra antes da praça Oswaldo Cruz. É uma loja, na qual encontro componentes difíceis de se encontrar como o 4558 do TS 808.
    O problema aqui é achar as famigeradas chaves DPDT e os capacitores de tântalo.
    Abraçoz !

    P.S : Quase esqueço da tua pergunta...
    Acredito que trocar a "curva" do potenciometro deva mudar sim a funcionalidade do dispositivo, podendo haver "saltos" entre posições próximas, mas isso é o que eu penso.
    Existe no site do pisotones um "truque" pra transformar POTs lineares em Log.

    Rafaels14
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    luiz_aug
    Já encomendei as peças na soldafria, mas não posso motnar já porque acabei deixando tudo em outra cidade, só no final de semana agora, de qualquer maneira eu ia ter que encomendar as chaves DPDTs.
    Vi o "Truco" do site pisotones, é bem simples, vou testar.

    Se não me engano eu fui nessa Matsunaga, mas o pot que a japa tinha era com chave e custava sete reais e não era mini, vou dar mais uma passada hoje lá, pra ter certeza que era essa a loja.
    Nessa loja perto da Oswaldo Cruz não fui, vou dar uma passada lá também já que é meu caminho mesmo x)

    Valeu luiz_aug x)

    Marcosrcf
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    MauricioBahia
    Fuçando aqui, encontrei essa apostila, tem algumas coisas que eu queria, como as explicações sobre resistores que nunca entendi direito. (huahua)

    Talvez sirva pra você também!
    http://www.crasema.com.br/html/apostilas/componentes_eletronicos.pdf

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/09
    · votar


    Marcosrcf
    Legal!!! Vlw camarada.

    Rafaels14
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    luiz_aug
    Realmente, na Matsunaga só tem pots com chave, são muito caros, e na SEPAR eu tinha ido e não sabia, porque fica ao lado da Matsunaga x)
    No site pisotones tem um tutorial pra fazer chaves DPDTs, vou testar tambem, ve se fica bom x)

    Marcosrcf
    Com certeza vai servir, depois eu do uma olhada, vi que não fala apenas sobre resistores, tem mais coisa, bem iteressante.
    Valeu x)

    DotCom
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Acredito que trocar a "curva" do potenciometro deva mudar sim a funcionalidade do dispositivo, podendo haver "saltos" entre posições próximas, mas isso é o que eu penso.

    Sim, isso acontece. Meu mini-fuzz tá com o pot de volume linear.
    No volume 2 ele já tem um volume absurdo, e no 4 praticamente chega ao máximo. Do 4 em diante não dá muita diferença.

    Porém, eu não deixaria de montar um pedal por não encontrar o pot correto. Monto com o linear mesmo e depois troco quando encontrar o log.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Galera:

    É melhor comprar resistores comuns ou de precisão? Faz diferença?

    Abs

    DotCom
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    MauricioBahia
    Compre resistores comuns. Mais fáceis de encontrar, e mais baratos na maioria dos casos.

    A diferença sonora na maioria dos casos é zero. Em alguns casos, é mínima (um tapinha em qq pot de ajuste faz mais diferença do que uma possível variação de potenciômetros)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre componetes para pedais!