Ajuda Com Mini Fuzz do Bertola

    Autor Mensagem
    Cadê o chinelo
    Veterano
    # mai/09


    Olá gente,
    estou precisando de ajuda. Comprei todos os componentes para montar o mini fuzz do bertola, menos a chave dpdt pois não encontrei. Estou tentando liga-lo sem a chave, mas não estou conseguindo (só sai barulho). Estou tentando montar pelo esquema do handmades, e lá mostra uma peça que eu não identifiquei: aqui
    Alguem poderia me ajudar?
    Obrigado

    MauricioBahia
    Moderador
    # mai/09
    · votar


    Cadê o chinelo
    Isso aí é o jack de energia 9v.

    Cara, usa busca que tem muita coisa sobre isso. Um dos tópicos mais completos talvez seja esse:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/194776/

    Abs

    mzloko
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: mzloko
    · votar


    cara eu tb tinha essa duvida da fonte
    isso eh o conector da fonte 9v
    axo q se chama jack femea p4(se naum me engano)
    a chave depende q chave vc está usando!
    eh uma chave de quantos polos???
    tente aprender o mecanismo da dpdt e depois tente fazer em sua chave
    se postar uma foto da sua chave p mim posso te ajudar
    abs

    Cadê o chinelo
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Precisa mesmo desse jack femea para fazer o pedal funcionar?
    eu não posso ligar direto o fio que sai da fonte no positivo e no negativo do pedal?

    sobre a chave, eu não encontrei nenhuma chave dpdt(ou parecida) pra vender nas lojas de eletronica, queria saber se tem como fazer o efeito funcionar sem a chave, ficando ligado o tempo todo
    Obrigado

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Cadê o chinelo
    Sim, sem a chave o efeito vai ficar ligado o tempo todo. Só é você montar direito e alimentar ele.

    Cadê o chinelo
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Mas eu faço a ligação sem chave e só sai barulho...
    o pedal tem que estar dentro de uma caixa de metal para funcionar bem?
    desenhei no paint como eu fiz a ligação do pedal:
    http://img32.imageshack.us/img32/2162/minifuzz.jpg
    Obrigado!

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Cadê o chinelo
    Fora da caixa, o chiado é maior, mas ainda assim dá pra ouvir claramente o som do instrumento distorcido.

    Eu montei o mini fuzz em protoboard, depois montei em placa, e só depois botei na caixa. O ruído foi diminuindo em cada etapa.

    Cadê o chinelo
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    poxa, aqui só sai barulho, eu não consigo ouvir o som do instrumento no amp. Pode ser alguma ligação errada na placa CI?

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Cadê o chinelo
    Sim, pode ter ligado errado, pode ter queimado algum capacitor na hora de soldar, pode ter alguma solda fria, trilha mal feita...

    como é um projeto simples e de poucos componentes, eu não pensaria nem em depurar problema... faz uma placa nova, com bastante atenção e cuidado, monta tudo sem pressa, e depois testa.

    thbarone
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    antes de corroer a placa, se eu desenhar o circuito com a caneta de escrever em CD ela mantém o cobre na hora da corroção?

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/09
    · votar


    antes de corroer a placa, se eu desenhar o circuito com a caneta de escrever em CD ela mantém o cobre na hora da corroção?

    thbarone
    Se a caneta for boa, sim. Eu uso uma pra CD da marca Pilot pra desenhar as trilhas.
    Abs

    thbarone
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    MauricioBahia
    Cara, vou tentar. Mas to com medo de ferrar com a placa.

    Vou fazer o Mini Fuzz do Bertola. Lá no site o cara fala de imprimir numa folha, colocar o ferro em cima, ficar passando papel e mais uma pancada de coisa que eu já nem lembro mais como começa.

    Enfim, se der certo isso, e se funcionar depois, eu posto alguma coisa.

    Vlw!

    MaicolBrevia
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Ressuscitando!!

    Galera seguinte:

    montei(com muita calma) ontem meu mini fuzz, depois de tudo soldado, fui testar, e nada de som, e o led acende bem fraco(já fiz ele com aquela modificação que o bertola fez da troca do diodo e capacitores), mas enfim tudo estava certo...até certo ponto.

    conferi todas soldas, sem solda fria e trilhas defeituosas, resistores, capacitores, potenciometro, ligaçoes da DPDT e Jacks, tudo estava ok, quando fui ver agora de manhã com mais calma o desenho do circuito e a placa, acho que descobri o erro, foi o bendito transistor que foi soldado invertido, com certeza me confundi na hora de comparar o desenho e o componente e soldei as pernas do transistor viradas.

    Alguem aqui chegou a cometer esse deslize do transistor?

    Comigo o led acendeu bem fraquinho, mas acho que talvez por causa do transistor que estava invertido, alguem acha isso provavel?

    Valeu.

    Rodrigo.Caus
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Olá, desculpe estar ressuscitando o tópico, mas é que tenho duvidas sobre o mini fuzz do Bertola, e fica dificil criar um tópico novo para falar disso.
    No esquema mostrado no projeto, fala de uma entrada de forca 9V, mas n tenho essa fonte aqui, entao poderia ser de 12V? É um pino p4 comum, com o positivo na parte interna e o negativo na externa.
    Sobre essa questão da polaridade tbm, tenho duvidas sobre a ligacão do jack p4, pq com os esquemas que ví no fórum é dificil saber qual é o positivo, negativo e terra, e onde eles devem ser conectados, tanto na placa, quanto no pino p4 9V (ou 12V).
    Alguém poderia me ajudar?
    Grato

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda Com Mini Fuzz do Bertola