Mini Fuzz do Bertola - Ajuda!

    Autor Mensagem
    Slowhand-
    Veterano
    # dez/07


    Galera, hj chegou minhas chaves DPDT pelo correio e fui terminar o Mini Fuzz que tinha começado. Soldei tudo conforme o esquema, daí fui testar.

    Primeiro eu liguei e o som da guitarra tava extremamente baixo, e dando interferência (dava pra ouvir uns nego falando, tipo rádio). Daí se apertava a chave dpdt ficava um puta chiado absurdo (imaginem um HUM e façam x100), daí até saía som da guitarra mas nem dava pra ouvir quase.

    Alguém por favor me ajuda, onde eu posso ter errado? Não entendo de eletrônica, fiquei horas revendo o barato e me deu uma baita dor de cabeça, agora ainda tou com dor nas costas hahaeiouashe

    Não quero desistir, por favor, alguém me diz o que devo fazer pra descobrir o que tá errado...

    Lak Lak
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    verifica q se a dpdt nao fico bixada, pelo menos eu, ja zuei mta dpdt por expo-la tempo de mais à solda, as perninhas se soltam e fode td...

    quanto ao hum e interferencia, ferifique todas as soldas e o aterramento do pedal

    tb nao sou mto bom de eletronica e soh montei pedais simples como loop até hj, mas axo q teoricamente eh isso q pode estar ferrando o teu pedal...

    abraços e boa sorte, depois poste resultados! (espero q positivos!)

    Slowhand-
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    verifica q se a dpdt nao fico bixada, pelo menos eu, ja zuei mta dpdt por expo-la tempo de mais à solda, as perninhas se soltam e fode td...
    acho que não tá bixada não, pelo menos as perninhas tão lá =P

    ferifique todas as soldas
    já conferi, ta td ok

    o aterramento do pedal
    pode ser isso msm, pq quando eu encosto a mão em alguma parte metálica o chiado pára, mas não sai som nenhum...

    =/ não sei o que fazer não sei nada de eletrônica...

    Lak Lak
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    olha cara, se encostando no pedal o chiado para, eh aterramento!!

    e se o som n ta saindo, deve ser aquilo q eu falei da chave!!

    aki acontecia exatamente o mesmo com um loop simples q eu fiz com 1 dpdt...

    se vc ficar mto tempo com a solda, o ferro da perninha da chave esquenta e sai da chave, e ai eh bye bye pra essa chave =/

    tenta trocar a chave e ve no q da, axo q vai continuar o ruido, parecem ser problemas separados, mas provavelmente se colocar uma chave novinha o som passa!!

    abraços!!

    Slowhand-
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Lak Lak
    Beleza cara, eu tenho mais 2 dpdt novinhas aqui, vou trocar pra ver se funciona. O lance de aterramente eu não sei cara, o que eu to estranhando eh que o jack mono (de saída) tem 3 lugares pra soldar fio, algum deve ser específico pro ground, vo fazer umas experiências depois posto aqui!

    valeu msm pela ajuda

    Lak Lak
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    hmm, q q coisa troca esse jack! deve ser estereo nao mono pra ter 3 saidas, ou entao eh algo q eu nao manjo...

    o anel de dentro eh o terra, o de fora eh o "hot output" (nos jacks p10 mono femea padrão)

    vc fez em caixa de plastico?? eu fiz meus pedais em caixa de plastico tive problema com aterramento, vo transportar as tripas pruma lata de atum que dizem q da mais certo colocar em caixa de metal, ai vc nem se preocupa com isolamento pq os jacks e chaves ja estao em contacto com a caixa metalica...

    abraços!

    Slowhand-
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Lak Lak
    Nem coloquei dentro de nada ainda.. Tá só os fios pra eu ir testando.

    Mas agora me bateu uma dúvida: pra desenhar à mão na plaquinha, vc tem q inverter o que tá no arquivo pfd "PRONTO PARA IMPRESSÃO" ? Pq racionalmente, se vc imprimir aquilo quando transferir pra plaquinha vai ficar invertido.

    Lak Lak
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    cara normalmente essas coisas prontas pra impressao ja vem espelhadas, ai imprime normal, e qnd sai na plaquinha sai do lado certo ja...

    mas ainda axo q o problerma eh a chave, se troco ela? abraços

    ps: po so eu tentando ajudar o cara, e olha q eu n so pro no assunto... ajuda ae galera =/

    Slowhand-
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Magina cara, vc já tá ajudando bastante. Vou comprar um novo ferro de solda que o meu tá tudo fodido. Eu reparei um outro erro no potenciômetro, eu soldei um lugar errado. Enfim, vou conertar tudo que visivelmente tá errado, e se msm assim não funcionar, essa semana eu vou comprar tudo de novo e tentar re-montar desde o início (talvez algum outro pedal, ou esse msm incluindo tbm um pot de ganho..

    Valeu aí pela ajuda, se der certo mais pra frente eu posto por aqui

    Lak Lak
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    cara nao compra tuudo de novo, tem coisa q da pra aproveitar se vc retirar a solda com cuidado... eu ja reaproveitei varios jacks, e potenciometros...

    provavelmente arrumando o potenciometro, e se n for soh isso, a chave, ja deve funcionar!! assim esperamos hehe

    abraços boa sorte!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Slowhand-
    Cara, no site www.handmades.com.br tem um tutorial inteiro dedicado a eliminação de "bugs" em pedais.
    Abç

    Coby
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    AJUDA!
    montei o minifuzz, tudo ok
    dai troquei o diodo de silicio por um de germanio, pra ver como era o som, ai ocorreu que perdeu sinal, o som não tem sustain, e quando bato nas cordas mais agudas nem sai som.
    alguma idéia do que pode ser?
    grato!

    DotCom
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Coby
    Observou a polaridade?

    gu.perez
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Galera, me desculpa se estou fazendo alguma coisa errada por aqui, "desenterrando" esse tópico, mas é que achei um pouco ruim abrir outro tópico só pra resolver a minha pergunta.

    Inventei de construir o Mini Fuzz do Bertola, segui os passos de construção que estão tanto no site do HandMade, quanto aqui. Por enquanto está tudo dando certo, mas durante o projeto, tive uma dúvida. No arquivo em PDF, está escrito que o Circuito (e a placa) tem cerca de 3,1cm X 3,6cm (algo assim). A minha dúvida é: Eu posso fazer o circuito num tamanho maior, desde que eu aumente proporcionalmente aquela imagem do circuito que está no arquivo em PDF, ou eu tenho que fazer exatamente do mesmo tamanho?

    Obrigado,

    Deus abençoe.

    ogner
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    gu.perez

    Pode sim. MASSSSSSSS CUIDADO, pois os componentes NÃO podem ser do tamanho que vc quiser!!! hehehe!!! Geralmente os projetos já vem otimizados pro tamanho....Mas se for coisa de poucos milimetros acho que nao vai dar problema...

    gu.perez
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    ogner

    Opa cara, obrigado.
    Depois se eu conseguir terminar o projeto eu digo aqui como ficou.

    Ah, só mais umas dúvidas...rs...
    Tem algum problema se eu usar dois jacks mono ao inves de 1 mono e 1 estereo?

    E outra coisa, quando eu fui comprar os componentes, o pessoal da loja não tinha a chavinha DPDT...eu acabei comprando uma chave tipo essas de liga/desliga de estabilizador...com 6 polos...dá certo montar o pedal com ela, ou pra teste é melhor ligar o pedal direto, sem essa chavinha e dps correr atras da DPDT?

    Mais uma vez obrigado,

    Deus abençoe.

    ogner
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    gu.perez
    Tem algum problema se eu usar dois jacks mono ao inves de 1 mono e 1 estereo?

    Olha, pelo que eu me lembro o Jack stereo é pra fazer a ligação com a bateria de 9v, somente, caso vc queira. Se for ligar somente na fonte, acho que pode usar 2 monos sim.

    com 6 polos...dá certo montar o pedal com ela, ou pra teste é melhor ligar o pedal direto, sem essa chavinha e dps correr atras da DPDT?

    Ae já não sei, vc teria que saber a função dos polos pra ver se da pra fazer a ligação!! hehe

    Boa sorte.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mini Fuzz do Bertola - Ajuda!