Novo pedal EFX Buffer

Autor Mensagem
ogaitnas
Veterano
# jul/09
· votar


Eu vi esses tempo um esquema de buffer com jfet que fica minúsculo e dava para colocar no cabo da guitarra e alimentar por phantom power, se eu tive alguma coisa para gerar o phantom (tipo mesa, ou pre) eu teria feito só para ver se realmente dá o tchanan a mais no timbre heeh

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


Henrique S.
ogaitnas

Se eu estiver utilizando 2 pedais Boss (que já tem buffer, certo?), um no início e o outro no final da cadeia, o EFX Buffer ainda adiantaria algo?

Abs

ogaitnas
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioBahia

Acho que vai fazer pouca diferença, se fossem 2 behringers acho que a diferença seria grande, já que a maioria dos behringers que testei, sempre deixava a guita com menos volume qdo em bypass.

Nos boss acho que o resultado vai ser menos perceptível, a não ser que os buffers da efx dêem um boostsinho no sinal, mas se esse for o caso pode atrapalhar qdo o cara não quer boost, já que boost pode gerar dist indesejável em amplis mais sensíveis a variações no volume da guita, mas acho que o cara da efx deve ter pensado nesses casos e feito um buffer bem neutro.

DotCom
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioBahia
Não adiantaria de nada.

ogaitnas
Se os pedais fossem behringer, os buffers também não ajudariam em nada.

Buffer só ajuda a eliminar as perdas geradas por cabos longos.

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


Não adiantaria de nada.
DotCom

Então o que significa isso qye tá no site da EFX. É falácia?

"A alta impedância e baixa capacitância na entrada do buffer é ideal para casar a impedância com os captadores da guitarra, o que minimiza a degradação do sinal pelo cabo, facilitando a transferência de sinal."

Abs

edalko
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioBahia

Ae, vc que é o cara dos tópicos "Mais um que montou o..." hahaha
que tal chupinzar aí o esquema do buffer e postar pra gente o desenho da placa e os componentes usados???

Abrax

marcioguita
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio
Posta os resultados pra gente.... abç

ogaitnas
Veterano
# jul/09 · Editado por: ogaitnas
· votar


DotCom

É que behringer em bypass rouba tanto sinal qto cabo ruim... hauahau

Dos 4 que eu tenho, o eq e o gdi roubam bastante sinal, o noise reduction e o delay tem um bypass bom, deve ser alguma revisão diferente do esquema que eles usam.

Como eu falei lá em cima (pelo menos a idéia que quis passar), tem que testar para ver o que realmente faz, se o Maurício tiver uns pedais mais furrequinhas para jogar no meio e testar vai ser interessante.

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


edalko

Ok, mais um que... heheh Vou dar uma olhada...

Posta os resultados pra gente.... abç
marcioguita

Pretendo fazer em breve.

uns pedais mais furrequinhas para jogar no meio e testar vai ser interessante.
ogaitnas
Tenho um EQ-700 da Behringer e um Delay Greatone...

Abs

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Não adiantaria de nada.
DotCom
Hahhaahh!!! Te peguei ;-) Olha uma nota (PDF) que baixei do site da Eventide sobre o Modfactor e buffer:

"Q: TimeFactor/ModFactor alters my tone, adding brightness to the signal. Why?

A: When used with some low impedance tube amps it may sound like TimeFactor/ModFactor is adding brightness when Active because it is acting as a buffer. This is really letting you hear the
highs that were lost from your signal without a buffer. Many amps have buffered effects loops to address this issue. In this case we recommend that you connect our Stompboxes through the effects loop of these amps. If your amp does not have an effects loop, or if you prefer to run our Stompboxes in front of the amp (after the guitar before the amp's input,) a solution would be to always have a buffer pedal in the signal chain before TimeFactor/ModFactor (if using relay Bypass) or simply always use DSP Bypass mode."

Pelo que entendi o buffer compensa alguma alteração no sinal, balanceado-o.

Falei bonito!

Abs. :-)

ogaitnas
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioBahia

Como eu comentei lá no começo, ele deve compensar alguma perda de agudos, mas é aquela, só com teste para dizer o que de fato irá fazer.

Experimentar ligar o eq700 e depois dele o buffer e ver que diferença dá no som hehe

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


edalko

http://img43.imageshack.us/img43/8391/chipplacaclose.jpg
http://img36.imageshack.us/img36/2662/chipplaca.jpg
http://img35.imageshack.us/img35/1875/placabuffer.jpg
http://img266.imageshack.us/img266/8752/interno1.jpg
http://img37.imageshack.us/img37/4655/interno2i.jpg


Abs

ps. O azul é de u1k63.

ogaitnas
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioBahia

Pelas fotos, tirando o fato de usar um opamp, parece muito com esse
http://www.till.com/articles/GuitarPreamp/

só que esse usa um jfet... hehe

bom, qdo testar complementa as impressões no tópico.

ogaitnas
Veterano
# jul/09
· votar


Esse daqui tb é parente desse projeto.

http://www.generalguitargadgets.com/index.php?option=com_content&task= view&id=75&Itemid=26

Engraçado que a maioria dos esquemas usa jfet e não opamp, provavelmente o cara da efx encontrou alguma vantagem (provavelmente no controle de ganho) usando op-amps.

Zero Zen
Veterano
# jul/09 · Editado por: Zero Zen
· votar


MauricioBahia

DotCom

Hahhaahh!!! Te peguei ;-) Olha uma nota...


Q: TimeFactor/ModFactor alters my tone, adding brightness to the signal. Why?

A: When used with some low impedance tube amps it may sound like TimeFactor/ModFactor is adding brightness when Active because it is acting as a buffer. This is really letting you hear the
highs that were lost from your signal without a buffer. Many amps have buffered effects loops to address this issue. In this case we recommend that you connect our Stompboxes through the effects loop of these amps. If your amp does not have an effects loop, or if you prefer to run our Stompboxes in front of the amp (after the guitar before the amp's input,) a solution would be to always have a buffer pedal in the signal chain before TimeFactor/ModFactor (if using relay Bypass) or simply always use DSP Bypass mode."

Pelo que entendi o buffer compensa alguma alteração no sinal, balanceado-o.


Acho que o DotCom tem razão.

A Eventide afirma :

When used with some low impedance tube amps it may sound like TimeFactor/ModFactor is adding brightness when Active because it is acting as a buffer, ou seja..

Quando usado com amplificadores à válvula de baixa impedância pode ocorrer que o TimeFactor/ModFactor esteja adicionando brilho quando Ativo porque ele está agindo como um buffer.

A guitarra com caps passivos é um instrumento que produz sinal de alta impedância. Se o pedal é TBP, (como parece ser o caso do ModFactor), quando desativado ele repassa o sinal de alta impedância.

Mas quando ativado (que é o caso do exemplo) ele adiciona brilho, pois terá transformado o sinal de alta impedância em baixa impedância, portanto, mais capacitado a lidar com cabos longos.

Alem disso o exemplo indicado deixa evidente a situação do ModFactor estar sendo usado isoladamente, qual seja, Guitarra - ModFactor - Amp.

Tanto que eles indicam como solução para este diferencial de brilho, a utilização de outro pedal acionado ou buffer antes do ModFactor, que já teria transformado o sinal de Alta em Baixa Impedância.

Outra solução indicada é a utilização em DSP Bypass Mode. Suponho que o ModFactor possua duas opções de Bypass, TBP ou com buffer. Na primeira opção ocorrerá o problema em cabos muito longos, pela alternância de alta e baixa impedância e na segunda não pois sinal com ou sem efeito será bufferizado.

O Delay Hardwire que comprei recentemente tem esta possibilidade de selecionar o bypass. Mas no TBP você perde os trails de delay depois de desligar o pedal.

T+.

DotCom
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioBahia
Então o que significa isso qye tá no site da EFX. É falácia?
Não é falácia. Veja bem, lá fala sobre a perda de sinal NOS CABOS.

A perda causada por buffers ruins não se conserta botando mais um buffer no circuito.

Hahhaahh!!! Te peguei ;-)
Pegou não!
Veja o que ele fala no começo do texto... Quando usado em amplis valvulados COM ENTRADA DE BAIXA IMPEDÂNCIA (When used with some low impedance tube amps).

Falei bonito!
Não tão rápido marujo! Que o cara aqui entende um pouquinho de eletrônica, hehehe...

Enfim, se você já tem algum pedal com bypass eletrônico no seu set, parabéns, você já tem um buffer. :D

O Zero Zen explicou tudo aí já...

Quanto ao buffer, esse circuito com JFET é meu favorito. Já montei ele e gostei bastante.
Buffer é pra ser um circuito simples, e pra mim, quanto mais simples melhor, já que a idéia é só repassar o sinal sem alteração.

Aqui um exemplo do que um buffer faz:
http://www.youtube.com/watch?v=_b47AVq7q5g

No começo, toco com o baixo direto na placa de som (entrada de baixa impedância).
Depois, coloco meu Bass EQ em bypass, e toco. O pedal serviu como buffer.

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Se o pedal é TBP, (como parece ser o caso do ModFactor)
Zero Zen
Não é TPB não. É DSP Bypass (padrão) ou Relay Bypass.

O Manual explica:

"It's important to select the ModFactor Bypass function that works best with your setup. ModFactor gives you the choice of Bypass type – DSP Bypass or Relay Bypass. ModFactor's default Bypass setting is DSP Bypass.

DSP Bypass

ModFactor's default is [DSP] Bypass. When set to [DSP] Bypass, bypassing sends the audio at the DSP's inputs directly to the outputs without any effects processing. This type of bypassing works well in most situations.

Relay Bypass/True Bypass

Some guitar players prefer a "true bypass" in which the pedal's electronics are completely disconnected from the signal path. When [RELAY] Bypass is selected ModFactor uses relays to "hard wire" your inputs to your outputs. (In fact, whenever ModFactor's power is off, the relays are disabled and ModFactor's electronics are completely bypassed.)

Relay Bypass is not a good choice, however, if ModFactor's input is your guitar and you've connected ModFactor's output directly to a non-instrument level input device or have connected to your amp over a long cable. Non-instrument inputs are often low impedance (typically 10K ohm) and will load the guitar output and change its tone. DSP Bypass allows ModFactor to act as a buffer, providing a low impedance output (500 ohm) capable of driving any device input or cable length.

Note: Relay Bypass should not be used if the Input/Output Lvl switches are set opposite to one another. Specifically, if the Input Lvl switch is set for GUITAR and the Output Lvl switch is set to LINE or the Input Lvl switch is set for LINE and the Output Lvl switch is set to AMP, ModFactor will not have unity gain. In this case, using Relay Bypass will result in a level change whenever you Bypass ModFactor."

Abs

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Pegou não!
DotCom
hehehe.

Falei bonito!
Não tão rápido marujo! Que o cara aqui entende um pouquinho de eletrônica, hehehe...


ah... não me referi a eletrônica! Sou quase leigo. Bonito foi a construção da palavra com hífen em "balanceado-o".

Abs e obrigado a todos pelos esclarecimentos super detalhados.

Lord Sigis
Veterano
# jul/09
· votar


Só achei uma economia besta usar caixinha de plástico ao invés de metal.
Mas buffer, para quem usa set de TBP, é fundamental.

Zero Zen
Veterano
# jul/09 · Editado por: Zero Zen
· votar


MauricioBahia

Não tão rápido marujo! Que o cara aqui entende um pouquinho de LEITURA, hehehe... (2)

Zero Zen
Não é TPB não. É DSP Bypass (padrão) ou Relay Bypass.

O Manual explica:

"It's important to select the ModFactor Bypass function that works best with your setup. ModFactor gives you the choice of Bypass type – DSP Bypass or Relay Bypass. ModFactor's default Bypass setting is DSP Bypass.


Relay Bypass/True Bypass

Some guitar players prefer a "true bypass" in which the pedal's electronics are completely disconnected from the signal path. When [RELAY] Bypass is selected ModFactor uses relays to "hard wire" your inputs to your outputs. (In fact, whenever ModFactor's power is off, the relays are disabled and ModFactor's electronics are completely bypassed.)


Relay Bypass/True Bypass é o que ? Marujo ! hehehehe

Como o Delay Hardwire, ele tem duas opções, Buffer (DSP Bypass) ou TBP (Relay/True Bypass). O freguês escolhe ! A questão do brilho está vinculada à alternância na impedância ! Na opção Relay Bypass/True Bypass é obvio !

Olhe o link deles no Features, quinto feature de baixo para cima:

http://www.eventide.com/AudioDivision/Products/StompBoxes/ModFactor.as px

Ali diz: TRUE ANALOG BYPASS !

T+.

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


Zero Zen
DotCom
Como podem ver, não tenho nem condições discutir o assunto com vcs. Estou apenas tirando dúvidas!!!

Ali diz: TRUE ANALOG BYPASS !
Zero Zen
Então Relay Bypass = TBP. Certo?

Obrigado capitães! ;-)

Só achei uma economia besta usar caixinha de plástico ao invés de metal.
Lord Sigis
Concordo. Ficou muiiito frágil.

Abs

Zero Zen
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioBahia

Então Relay Bypass = TBP. Certo?

Suponho que sim ! hehe

T+.

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Zero Zen
DotCom
Agora, falando sério. Eu noto que, quando plugo num pedal TBP qualquer, há um perda pequena de médios e agudos em comparação quando ligado direto no amp. Isso procede?
Abs

Zero Zen
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioBahia

A perda de agudos é a mais comumente sentida, quando se usa cabos longos ou de baixa qualidade.

Os cabos que uso rotineiramente são Santo Angelo de 3m cada. As vezes uso apenas um cabo de 3 m e um menor de cerca de 1 m, com um ou outro pedal TBP escolhido para o momento. Nestes momentos não verifico perda significativa de agudos, menos ainda de médios.

Quando uso as pedaleiras que tenho montadas, meu primeiro pedal não é TBP (quem diria, hehehe).

Ocorre que quando as montei não ligava muito para isso, agora não pretendo desmontá-las. "I'll keep them this way" !

Meu Dirty Menu abre com um A/B para o afinador e vai para um Loop Selector (os dois são TBP) e depois vai para um Rocktron Austin Gold (Non-TBP) que "bufferiza" o sinal dalí em diante.

Meu Effects Menu abre com um MXR Phase 90, que "bufferiza" e destrói o sinal dalí em diante. Depois, no final, o pedal de volume da Boss completa a engorda. (grande comedor)

Estou montando uma nova pedaleira, só TBP, mas me falta comprar um Chorus e um Flanger TBP. Possivelmente eu vá canibalizar o Effects Menu, pegando o pedal de volume e um Delay Digitech Digidelay, exclusivamente, para "brincar de Holdsworth". Neste caso vou precisar de um Looper para adicioná-los à linha eventualmente, sem prejudicar o sinal.

O pior vai ser escolher as drives ! Tô numa baita indecisão !

T+.

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


O pior vai ser escolher as drives ! Tô numa baita indecisão !
Zero Zen
Se eu fosse vc, compraria tudo de boutique... Com esse dólar caindo tá valendo a pena, eu acho.

Pro seu deleite:
http://axeandyoushallreceive.com/biglist.htm


Nestes momentos não verifico perda significativa de agudos, menos ainda de médios.
Usando o mesmo cabo eu noto uma diferença. Parece que pelo simples contato do plug da guitarra no jack e na DPDT, já altera. Bom, deixa estar.

Abs

Zero Zen
Veterano
# jul/09 · Editado por: Zero Zen
· votar


MauricioBahia
Usando o mesmo cabo eu noto uma diferença. Parece que pelo simples contato do plug da guitarra no jack e na DPDT, já altera. Bom, deixa estar.

Talvez mal contato ou sujeira em algum jack ! Examine.

T+

DotCom
Veterano
# jul/09
· votar


Parece que pelo simples contato do plug da guitarra no jack e na DPDT, já altera. Bom, deixa estar.
O percurso do sinal aumenta, você pode estar com um ouvido muito "cri-cri" e nota qualquer perda mínima. Cuidado pra não virar um eric johnson!!

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


DotCom
hehehe. É, acho que tenho um ouvido meio "cri-cri" mesmo. Algumas pessoas até comentam. Deve ser pq não enxergo bem. Tenho 6.5 graus de miopia. 8-)
Abs

ogner
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioBahia
ahuheuhauheaDeve ser pq não enxergo bem. Tenho 6.5 graus de miopia. 8-)

Huahuehuahuea. É vero, o cérebro compensa!!! ahuheuhauhea

OBS: Tenho uma ótica em Iguaba ein, faço um preço especial pra vc!!!

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


OBS: Tenho uma ótica em Iguaba ein, faço um preço especial pra vc!!!
ogner
heheh. Valeu! Uso lentes descartáveis direto. Quando passar por Iguaba, passo lá. Qual o nome da ótica?
Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Novo pedal EFX Buffer