Novo pedal EFX Buffer

Autor Mensagem
GuitarUser
Veterano
# abr/09


eae..

seguinte a efx lançou recentemente esse pedal buffer, descrição dele abaixo:

O Buffer pode ter muitas utilidades em um pedalboard. Uma delas é corrigir as imperfeições do sinal através do casamento das impedâncias. A alta impedância e baixa capacitância na entrada do buffer é ideal para casar a impedância com os captadores da guitarra, o que minimiza a degradação do sinal pelo cabo, facilitando a transferência de sinal. O Buffer tem tambem baixa impedância de saída, o que facilita a transmissão do sinal em cabos mais longos. Quando os pedais estão em bypass (true bypass), o comprimento total dos cabos entre a guitarra e o ampli é muito grande, o que acarreta uma perda de sinal maior devido a capacitância total dos cabos (inclusive entre os pedais), exigindo-se assim uma regulagem no amplificador com maior ênfase nos agudos. Quando se aciona algum pedal, o sinal volta a ser bufferizado, aumentando os ruídos em alta frequência. Para solucionar isso, adiciona-se um buffer na entrada do pedal board. A impedância será constante mesmo com os pedais em bypass, minimizando-se as perdas existentes nas interligações de pedais true bypass, bem como a ligação do cabo com o amplificador. Portanto o ideal é possuír 2 buffers, um na entrada e um na saída do pedal board, e ter todos os pedais true bypass.

http://www.efxpedais.com/buffer.html


na sua opnião, esse pedal seria necessário? ajuda mermo ou é bixisse?


away

MauricioBahia
Moderador
# abr/09
· votar


na sua opnião, esse pedal seria necessário? ajuda mermo ou é bixisse?
Cara, eu não entendo de buffer não, mas já li que é fundamental pra manter o sinal da cadeia de pedais sem perda. O Peter Cornish recomenda usar. Li isso na Guitar Player.
Abs

DotCom
Veterano
# abr/09
· votar


GuitarUser
É interessante sim. Mas se você tiver pedais Boss, Ibanez, etc... que tenham bypass eletrônico, esse pedal não é necessário.

GuitarUser
Veterano
# abr/09
· votar


DotCom
É que meu set é meio que metade metade ;P

DotCom
Veterano
# abr/09
· votar


GuitarUser
Então é capaz de não fazer muita diferença não, pra não dizer nenhuma.
Ele é mais aplicável a sets totalmente TBP.

MauricioBahia
Moderador
# abr/09
· votar


DotCom
No meu set tem uns 7 pedais e eu noto que há uma perda de sinal, pois quando ligo 1 pedal sozinho com o amp fica bem mais "nítido" o som. Será que um buffer não seria aplicável?
Abs!!

BaNdAiD
Veterano
# abr/09
· votar


Bem, pra quem tem muito preciosismo com esse tipo de coisa é um bom negócio, e não está tão caro...

Só que, poderia ser 2 buffers em um pedal só, pra economizar espaço no case!!

Liro_Points
Veterano
# abr/09
· votar


MauricioBahia
seus pedais são todos truebypass?

MauricioBahia
Moderador
# abr/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Liro_Points
Não sei! Como faz pra saber? Basta desligar da força e ver se o sinal continua?
Abs

Liro_Points
Veterano
# abr/09
· votar


MauricioBahia
Como faz pra saber?
Tbm não sei, mas tipo, se no seu set tiver uns 3 pedais ou mais sem truebybass vai comer sinal...

MauricioBahia
Moderador
# abr/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Liro_Points
Aqui o Ultra Fuzz parece explicar muito bem a parada do true bypass e buffer:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/160698/

Olha, quando desligo da fonte, o SD-1 corta o sinal, o Pw-10, EQ700... Tô frito. Acho que true bypass mesmo só meus handmades!

Abs

MauricioBahia
Moderador
# abr/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Liro_Points
Indico esse texto aqui do Handmade

A verdade sobre o "True bypass"
http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id= 122&Itemid=46

e este

http://www.pisotones.com/Articulos/truebp.htm

Abs

Liro_Points
Veterano
# abr/09 · Editado por: Liro_Points
· votar


Olha, quando desligo da fonte, o SD-1 corta o sinal, o Pw-10, EQ700... Tô frito. Acho que true bypass mesmo só meus handmades!

MauricioBahia
Pois é, pedais Boss e outros o bypass é eletrônico, nunca usei esses pedais, bom se vc está sentindo diferença no som, pior cara...isso é foda.

Quanto ao texto do handmades sabia dele mas nunca li. Obrigado man.

MauricioBahia
Moderador
# abr/09
· votar


Liro_Points
Mas é uma perda que eu identifico quando toco em casa e no silêncio. Quando ensaio não noto nada! Afinal tem um monte de "barulhos" no sinal até meus ouvidos!
Abs

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Encomendei um Buffer pra mim... Não resisti. Estava meio "cabreiro" pois o timbre muda um pouco, mesmo nos pedais true bypass. Não te jeito e depois que li esse texto de um engenheiro da Nig, fiquei decidido a pedi o Buffer:

1) TRUE BYPASS: é a forma mais antiga e simples de chavear. Justamente por ser a mais antiga, acabou consagrada pela tradição e por ter sido usada por grandes gênios. É um bom marketing, mas há um erro implícito que contradiz o nome (altamente marketeiro): o sinal SOFRE SIM perdas, especialmente nas frequências agudas. Isso acontece porque os cabos e os próprios componentes de um pedal true bypass (a chave, as trilhas na placa, etc.) oferecem uma capacitância que, em resumo, mata frequências mais altas. Infelizmente, pouca gente conhece esse fato, e a maioria das pessoas acredita (como o nome sugere) que é a forma mais "perfeita e fiel" de transmitir um sinal de áudio sem "alterações". Ah, sim, pode funcionar muito bem, mas os resultados vão variar muito dependendo de fatores como a captação (passiva / ativa) da guitarra, a impedância de entrada do amp, comprimento e qualidade dos cabos, quantidade de efeitos na linha, etc..

2) BYPASS ELETRÔNICO: É o que muitos não gostam. Na falta de uma chave mecânica robusta (e cara), como a usada no true bypass, usa-se uma chave simples, sem trava. Aí entram em cena um monte de componentes para definir o estado "ligado" ou "desligado" do pedal. O sinal é chaveado eletronicamente, passando muitas vezes por componentes que você não queria que estivessem lá, pois geram perdas / distorções / matança de frequências, enfim, um monte de coisas ruins que dependem de como o circuito é feito. Aliás, pode ser bem feito e com bom resultado, mas já vimos várias "desgraças" por aqui, coisa feia mesmo.

3) TRUE *BUFFER* BYPASS: É o que usamos. Tem a mesma chave mecânica com trava do true bypass, dispensando todo circuito "parasita" do caso anterior. Só que, para evitar perda de agudos, coloca-se um buffer (feito com um ampop de BOA qualidade, para não haver distorções) entre a chave mecânica e a saída. Esse buffer é um componente ativo. Tecnicamente, ele faz uma cópia fiel do sinal original, só que com baixa impedância, o que permitirá ao sinal percorrer cabos (e até mesmo outros pedais) sem que aquela capacitância que eu mencionei antes interfira.


Prometo fazer um review pra galera.

Abs

jigo__
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia
eu vou cobrar o review!!!

hauahauhauahua

abç

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


jigo__
hehe. Blz, eu tô paranóico com essa coisa de timbre... Basta plugar 2 pedais, mesmo true bypass, que eu percebo uma alteração no timbre. Sei que não é muita coisa, mas isso me irrita, hehe. Vou aproveitar e procurar um psicólogo. :-)
Abs

GuitarUser
Veterano
# jun/09
· votar


Vai comprar 1 ou 2? (:

que orgulho do meu tópico
AUSHAUSHAUS

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


GuitarUser
Dois. :-) Um pra entrada e outro pra saída do Pedalbord.
Abs

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Encomendei os dois Buffer. Vamos ver.

Abs

THRASH3R
Veterano
# jul/09
· votar


eae, review?

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


THRASH3R
Haaa... Ainda não fiz os testes... Devem ter chegado há uns 15 dias. Em breve eu faço o review. O que posso dizer é que a caixinha de plástico é super frágil! Já até quebrei no local do parafuso e tive que colar com Super Bonder... Meu pedalboard tem velcro né... e o velcro né mole não!

Cara, estou devendo alguns reviews. Mas, em tempo, eu faço. É que dá um trabalhinho pq é preciso tirar cabo, colocar cabo, tirar cabo, colocar cabo...

Não quero dar minha primeira impressão pq é preciso usar com o som alto e tudo mais, pra ouvir legal a diferença, se é que existe mesmo num set com 4 ou 5 pedais true bypass.

Abs

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


THRASH3R

ahhh...

Foto por fora e por dentro!

http://img176.imageshack.us/img176/4799/efxbuffer.jpg

Abs

Henrique S.
Veterano
# jul/09
· votar


como sugere o desenho, é só um operacional que tem alta impedancia de entrada e baixa de saida

da pra fazer com 1 transistor e alguns componentes tambem, mas o operacional creio ser melhor

ogaitnas
Veterano
# jul/09
· votar


parece ser só um circuito com um opamp e com ganho e volume hard-coded com resistores, nada de mais, hehe deve funcionar como esperado, a não ser que por não ter blindagem pegue ruído tipo fm e coisa assim, já que esse tipo de circuito fica muito parecido com de amplificador simples... mas acho difícil, já que o ganho é bem baixo, provavelmente só o necessário para manter o sinal ok.

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


Henrique S.
ogaitnas
Dá pra falar a língua dos ignorantes? heheh O que é um "operacional", "opapmp"...

No site da EFX diz o seguinte:

O Buffer pode ter muitas utilidades em um pedalboard. Uma delas é corrigir as imperfeições do sinal através do casamento das impedâncias. A alta impedância e baixa capacitância na entrada do buffer é ideal para casar a impedância com os captadores da guitarra, o que minimiza a degradação do sinal pelo cabo, facilitando a transferência de sinal. O Buffer tem tambem baixa impedância de saída, o que facilita a transmissão do sinal em cabos mais longos. Quando os pedais estão em bypass (true bypass), o comprimento total dos cabos entre a guitarra e o ampli é muito grande, o que acarreta uma perda de sinal maior devido a capacitância total dos cabos (inclusive entre os pedais), exigindo-se assim uma regulagem no amplificador com maior ênfase nos agudos. Quando se aciona algum pedal, o sinal volta a ser bufferizado, aumentando os ruídos em alta frequência. Para solucionar isso, adiciona-se um buffer na entrada do pedal board. A impedância será constante mesmo com os pedais em bypass, minimizando-se as perdas existentes nas interligações de pedais true bypass, bem como a ligação do cabo com o amplificador. Portanto o ideal é possuír 2 buffers, um na entrada e um na saída do pedal board, e ter todos os pedais true bypass.

Isso está correto?

Abs

THRASH3R
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioBahia


mais vc pegou 2 buffer ou apenas 1? estou interessado

meu set: boss tu12h, cry baby 535q, fulltone fulldrive, ehx holy stain, ehx lpb-1, mxr phase 90, ehx small stone, boss dd-6.

5 tbp, 3 nao tbp

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


THRASH3R
Comprei 2, pq é o indicado lá no site da EFX.
Abs

ogaitnas
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioBahia

O texto do site é bom, se o pedal fizer tudo o que aparenta, o resultado deve ser som mais limpo e sem perda (ou com pouca perda, já que isso depende da guitarra tb) de agudos qdo vc reduz o ganho da guita para limpar o som, além do óbvio de qdo vc alternar entre pedais em bypass e pedais ativos ele provavelmente manter um volume mais constante, pelo menos é o que eu esperaria de 2 buffers na cadeia de pedais (um no início e outro no fim eu suponho hehe).

opamp é o tipo de transistor que ele usou para fazer o buffer, o cara quadradinho com 8 pernas na foto (ao lado do capacitor).

O circuito deve ficar muito parecido com a millenium bypass que tb é um tipo de buffer, só que um buffer feito com jfet ao invés de um opamp.

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


ogaitnas
Ótima explicação! Muito obrigado.
Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Novo pedal EFX Buffer