Qual o melhor simulador de valvulado?

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


Rafael B. de Moraes
Leia todo o tópico de novo...
Abç

Rafael B. de Moraes
Membro Novato
# dez/15
· votar


Rafael B. de Moraes
Leia todo o tópico de novo...
Abç



Eu queria uma opinião mais específica para meu caso, muita gente fala muita coisa, mas é difícil chegar a uma conclusão hehe, o que vc acha Mauricio?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


Rafael B. de Moraes
Acho que todo guitarrista tem que ter um amp bom, pois ele é o equipo fundamental do som, adequado para seu uso no palco. Simuladores e Speakers simulators são paliativos. Agora, se vc insiste em usar isso, tem que ter um de qualidade, mas, mais do que isso é saber usar e timbrar corretamente, com o equipo certo (com retornos adequados para vc e todos os outros membros do grupo), e isso, só a experiência pode dar...
Abç

Iversonfr
Veterano
# dez/15
· votar


Rafael B. de Moraes
Com essa combinação eu teria um timbre legal ou um som de merda?

Com a tecnologia voando alto atualmente eu vejo da seguinte maneira se estivesse começando a montar meu set hoje: Se for pra comprar algum simulador, que seja um Kemper ou uma Fractal. Se for pegar um ampli, que seja algo muito acima de um meteoro ou similares. Porém sendo uma pessoa normal e não tendo grana pra isso, invista num notebook ou um tablet com algum simulador tipo Bias FX ou Amplitube e uma interface. Acho muito melhor e mais válido dessa maneira do que gastar dinheiro usando saída de pedaleira, com D.I. da Behringela ou com amplificador de R$500.

Quanto a ser obrigatório todo guitarrista ter um bom ampli, isso é uma verdade que está cada dia mais próxima de ser superada, se é que já não foi...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


Iversonfr
Quanto a ser obrigatório todo guitarrista ter um bom ampli, isso é uma verdade que está cada dia mais próxima de ser superada, se é que já não foi...
Para músicos profissionais com equipos profissionais, talvez...
Abç

Soultunes
Membro
# dez/15
· votar


Este papo é muito interessante.

Apesar de concordar em genero, numero e grau com o Mauricio Luiz Bertola, pois também acho que o amplificador é a principal peça na assinatura de som de um guitarrista e todo guitarrista deve ter o seu, mas tenho visto, pelo menos nos lugares "musicais" que frequento, que cada vez mais o pessoal da "tecnica" tem taxado os amplificadores de guitarra como vilões do palco.

Sobra grave pra cacete do baixo, bumbo, mas a culpa é do amplificador de guitarra, sempre hahahah

Faz muito tempo que não toco na igreja, sei lá, uns 8 anos no minimo, mas já na minha época era uma dificuldade carregar meu amplificador para o palco.

Tinha que deixa-lo bem baixo, num volume que o amplificador não rendia bem. No chão, de lado e inclinado para mim, ou seja, o timbre ficava uma bosta, invariavelmente.

Hoje em dia simplesmente não consigo ouvir os guitarristas tocando, frequento assiduamente uma igreja e volta e meia visito outras pois tenho muitos amigos e familiares na região que moro, mas isto é a tonica em todas.

A guitarra some no PA.

Ouve-se bem o baixo, os vocais, excelentemente bem o teclado e violão, e a guitarra lá no fundo, quase que fazendo mimica.

Acho uma pena pois tem muito guitarrista fera por aqui, caras super musicais, mas que acabam prejudicados pela falta de volume.

O que tenho visto de comum ultimamente é a moçada espetando alguma pedaleira, ipad ou notebook direto na mesa.

Questionei um deles e disse que consegue se ouvir bem no in ear que utiliza.

O volume fica todo na mão do "mesista", e eles geralmente baixam a guitarra o tempo todo e lembram de dar um pouco de gas se percebem que o guitarrista esta em um solo.

Sinceramente tenho achado pessimo isto, infelizmente não tenho mais muito saco para participar de grupos e ou tentar me enturmar com a turma da tecnica de onde frequento, mas as vezes da uma baita vontade de ir lá e tentar dar umas dicas.

Soultunes
Membro
# dez/15
· votar


Rafael B. de Moraes

Resumindo para você:

Já consegui um timbre excelente de um tubestation 56inc e um power mesa boogie. Quando digo excelente, é excelente mesmo. Dali para rotear para uma mesa era facil.

Ou seja, acho que dá até para conseguir bons timbres neste esquema sim.

Se você vai tocar com banda em palco grande, certifique-se de que pelo menos a tecnica disponibiliza retorno de fone para os musicos no palco, caso contrario, a chance de você não se ouvir nos retornos de chão é gigantesca e vamos e convenhamos, desta forma é melhor nem ir tocar.

Rafael B. de Moraes
Membro Novato
# dez/15
· votar


Soultunes
Muito obrigado em compartilhar a experiência.

São tantas possibilidades de equip hoje em dia que é difícil escolher um caminho, ainda mais quando não se testou as coisas e nem tem oportunidade de testar.

Nesse lance de palco grande, imaginemos que eu tenha um amp valvulado de 50w, se não tiver um bom retorno mesmo microfonando ele pode ser que não consiga ouvir o som do amp? ou não corre esse risco?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Soultunes
Cara, a tua experiência é valida (aliás, concordo com vc), mas não se pode generalizar; é uma questão bem específica...
Não toco em igreja, nem nunca toquei; outrossim, toco "por aí" em bares e locais públicos (praças, etc), e nesse tipo de ambiente, é necessário ter amp. Até porque, a sonorização é precária e, quando tem, é só pra voz...
Rafael B. de Moraes
Um amp valvulado de 50WRMS (combo 1X12), é suficiente para 90% das aplicações.
Abç

nichendrix
Veterano
# dez/15 · Editado por: nichendrix
· votar


Soultunes

O lance é que em geral guitarrista é muito cavalo e vai tocar numa igrejinha feita num espaço de uma antiga loja de 1,99 com um amp de 50-100W. Minha experiência, pra esse tipo de lugar, qualquer coisa acima de 15W é pedir pra ter problemas.

inExperienced
Veterano
# dez/15
· votar


qualquer coisa acima de 15W é pedir pra ter problemas.

Eu tenho um Alien Mars 10 watts 1x12, só toco em casa, não passo de 1/4 do volume e já estronda.

Ismah
Veterano
# dez/15
· votar


Soultunes

É geralmente o operador de som não saber conciliar voz e guitarra, aliado a exageros dos músicos.

Vem nego que quer grave na guitarra... Não...! Guitarra responde nos médios, entre 100Hz e 1~2KHz, o resto se corta/atenua para que os demais instrumentos apareçam: abaixo o bass, acima os vocais. Não existem graves na guitarra de 6 cordas, afinada em E!

E é isso que eu vejo cada dia como problema... Músico não saber se controlar, querer ser a estrela, e periféricos plug'n'play...
Já peguei palco com 130dB, sendo que o PA podia operar apenas a 100... Aí quando a gente da técnica diz algo passa por ruim...

É verdade que o som em linha é mil vezes melhor para se controlar, que o microfonado... Se eliminam completamente vazamentos, defasamentos PA/amp... Mas quando o PA por si só é pior que qualquer vazamento, aí fuuuuuu... Mete um amp de 100~150W joga no talo e deu pra bola...

nichendrix
inExperienced

Eu chamo a atenção para HEAD ROOM, EU gosto de clean, CLEAN de verdade, sem aquele rasgadinho de fundo, toco num amp de 100W em 2x12, e a festa fica ótima com full stack (gravaram no estúdio assim)...

Mauricio Luiz Bertola

Não consigo entender porque existe essa precariedade aí pra cima... Vc vê isso refletido em shows grandes quando vem aqui pro sul...

Fernando e Sorocaba, no PA só se escuta voz e violão, o resto é só coadjuvante... Graves só onde embolavam...

Era técnico o problema? Não...

PA? JBL Vertec, ativado por Crown Audio...
Mesa/Console? Digidesign Venue SC48 (PA), YamahaPM5D (monitor), PM5D (stand by já plugada).

Rafael B. de Moraes
Membro Novato
# dez/15
· votar


Ismah
Mas quando o PA por si só é pior que qualquer vazamento, aí fuuuuuu... Mete um amp de 100~150W joga no talo e deu pra bola...

Fazer isso não deixa o músico surdo a longo prazo? =p

Ismah
Veterano
# dez/15
· votar


Rafael B. de Moraes

Deixa se não tomar cuidado... Abafadores, e protetores auriculares...

Imagino que vc queira ser ouvido pelos presentes, e com um mínimo de qualidade, quando o PA mal dá pra voz, não tem o que fazer... Se for pra ser ouvido é desse jeito...
É um preço a se pagar por insistir fazer parte de uma classe que se submete a isso, e muito mais... Eu não to arrependido rsrs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual o melhor simulador de valvulado?