Fazer um equalizador de uma banda só! Dicas

    Autor Mensagem
    edalko
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: edalko


    Opa...

    Andei usando o EQ-20 e descobri que apenas uma banda de regulagem me interessa.

    Alguém tem as manhas de me informar se é possível eu construir um pedal que atue somente nessa faixa pretendida??

    O esquema é fácil?? Alguem tem e pode me ensinar? É viável???

    Ou é melhor custo x benefício adquirir um pedal barato de equalização?? mas minha dúvida com esses é se interferem no som original da guita (digo, no MAU sentido)??

    Fernando de almeida
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    edalko
    Andei usando o EQ-20 e descobri que apenas uma banda de regulagem me interessa.

    é ... Agora eu que vou dar uma usada nese mesmo EQ-20 ... heheheheheeee

    Alguém tem as manhas de me informar se é possível eu construir um pedal que atue somente nessa faixa pretendida??
    Sim, é possível ...

    O esquema é fácil?? Alguem tem e pode me ensinar? É viável???
    Sim o esquema é fácil, o difícil são os calculos para dimensionar os elementos do circuito para que o mesmo atue somente na frequencia que vc quer ...
    Fale aí a frequancia que vc quer para eu fazer uns cálculos aqui e te passo ...
    E é muito viável se vc mesmo fizer ... é um circuito simples, com poucos componentes ...

    Ou é melhor custo x benefício adquirir um pedal barato de equalização?? mas minha dúvida com esses é se interferem no som original da guita (digo, no MAU sentido)??
    Qto a custo benefício, um pedal de eq barato (esses de 100,00) é melhor ... Qto a influenciar no som, num sei te responder ... só testando ...

    BaNdAiD
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    edalko

    Interferir no mau sentido depende do que se chama de "mau sentido".
    Se quiser um eq da behringer baratinho, me manda uma MP!! hueheuheu

    edalko
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Fernando de almeida

    120hz

    ps: to postando teu pedal agora!

    Fernando de almeida
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    edalko
    120hz
    Ok ... Vou ver minhas anotações em casa e calcular os componentes pra vc ...

    ps: to postando teu pedal agora!
    AEeeeeeeeeeeeeeHHHHH ... Ok, amanhã estará chegando então, né!?!?!?!?!?!?!?!

    CaioPrimo
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    edalko
    nao seria 1 boost de frequencia, me parece que vc quer fazer 1 treblee boost, ou Bass Boost, ou Mid boost

    edalko
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    CaioPrimo

    Cara, na verdade eu usava um EQ-20 de 10 bandas. Mas notei que me interessa apenas o "pot" ali que alterava a frequencia de 120hz.

    Deste modo queria fazer um pedalzinho de um controle só, em que eu pudesse aumentar ou diminuir essa frequencia, saca??

    Senão, vou pegar um EQ da boss pra baixo! ali tem o 120Hz

    janick
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    O que você está procurando é um filtro eu acho né?

    janick
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    filter quer dizer

    jigo__
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    "o mais desinformado" pra q serve um equalizer??

    abçs!

    Luiz Almeida
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Luiz Almeida
    · votar


    jigo__
    pra q serve um equalizer??
    Pra regular algumas bandas de frequencias (grave, médio e agudos), porém com mais controles sofre essas faixas.
    Dá uma lida no tópico do Fernando de almeida sobre pedais.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/154222/

    Fernando de almeida
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    CaioPrimo
    nao seria 1 boost de frequencia, me parece que vc quer fazer 1 treblee boost, ou Bass Boost, ou Mid boost
    SIM, seria tipo isso ... No caso 120hz é Bass Boost!.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    edalko
    120hz
    Posso perguntar, o que exatamente te chamou atenção nessa frequencia??? O que e quanto influenciou no seu timbre????

    (tô desenhando uns circuitos aqui e depois te passo o definitivo)

    Fernando de almeida
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    edalko
    Putz ... não estou conseguindo cravar em 120Hz o circuito ... o problema são os valores comerciais de capacitores e resistores ...
    Pelos meus cálculos, por exemplo, nó precisaríamos de 2 capacitores de 0,165uF num determinado pontto do circuito e esse valor não é comercial ...
    Pelos valores comerciais eu consegui chegar em +- 90Hz (p/ um valor comercial de componentes) e +- 200HZ (p/ exatamente o próximo valor comercial dos componentes) ...
    Vou dar uma analizada aqui, qq coisa vou fazer associação de componentes para chegar nos 120Hz.

    Diino
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    120hz

    essa frequencia é massa.
    :)

    Fernando de almeida
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Diino
    essa frequencia é massa.
    Posso perguntar, o que exatamente te chamou atenção nessa frequencia??? O que essa frequencia tem de melhor que as outras????

    Diino
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Fernando de almeida

    nao sei cara, mas eu gosto mto do controle dessa frequencia. é uma das que eu mais mecho no meu EQ.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Diino
    nao sei cara, mas eu gosto mto do controle dessa frequencia. é uma das que eu mais mecho no meu EQ.

    Qual é a marca e modelo do seu EQ 15 bandas?????????????

    Diino
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Fernando de almeida

    fui eu que fiz cara. nao tem marca

    Fernando de almeida
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Diino
    fui eu que fiz cara. nao tem marca

    Pô que legal ...

    Tem fotos???? Quais frequencias que abrange???

    Diino
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Fernando de almeida

    nao tenho camera digital.

    as frequencias que ele abrange são:
    21, 42, 84, 125, 180, 250, 500, 1k, 2k, 4k, 6k, 8k, 12k, 16k, 20k.

    esse foi um dos únicos projetos que eu admito que copiei, faz tempo que eu fiz, nao sabia mto de calculo, ai peguei desse site.

    http://sound.westhost.com/project64.htm

    edalko
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Diino

    Se eu soubesse ler aqueles esquemas já tinha colocado a mão na massa.
    mas pra mim tem que ser aqueles que já tem a placa como ser gravada, e o desenho dos componentes nela.
    Coisa de leigo haha.
    Mas daí pra frente, mando bala sem problemas.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Diino
    as frequencias que ele abrange são:
    21, 42, 84, 125, 180, 250, 500, 1k, 2k, 4k, 6k, 8k, 12k, 16k, 20k.


    Legal ... Abaixo de freq de eq de baixo (50Hz – 10KHz) e acima das freq de um EQ de guita (100Hz - 6,4 kHz) ...
    Nem o Boss EQ-20 tem essa range (30Hz - 12,8kHz) ...


    esse foi um dos únicos projetos que eu admito que copiei, faz tempo que eu fiz, nao sabia mto de calculo, ai peguei desse site.
    Normal ... eu sempre pego um projeto pronto pra referencia e depois uso meus cálculos pra adaptar o projeto p o que for necessário ...

    Dark Fallen Angel
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Diino
    Vlw pelo site. Vou tentar brincar um pouco aqui. (sim, to tentando aprender a usar o eagle, tah dificil, mas eu ñ desisto)

    Diino
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Dark Fallen Angel

    eu desisti de fazer placa com esses programas, fiz um pedalzinho simples de dist pra um amigo meu e fiquei 2 semanas tentando fazer o layout. Desde entao faço a mão tudo, com caneta.
    :)

    Fernando de almeida
    é ele abrange bem, ele tem ate algumas quebras nas oitavas. por exemplo o 125hz e o 12khz. o 20khz e o 16khz não da mta diferença.
    é legal adaptar, eu sempre qu vou adaptar bem dizer eu mudo quase tudo :S
    mas é legal, faz meio ano que nao meto a mao na massa, ferias agora irei fazer um pedalzinho pra mim.

    abçs!

    DotCom
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Gostei do equalizador, acho que vou montar um pra mim =D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fazer um equalizador de uma banda só! Dicas