Sobre Direct Box

Autor Mensagem
Victor210889
Veterano
# set/13
· votar


Perdão se não fui claro mjcmello, minha dúvida é porque é uma grande dificuldade mesclar os drives com pedaleira, no meu caso não consigo, já tentei tirar volume ou ganho mas sempre muda o timbre e da chiado, vi no outro tópico que se a impedância de entrada vou alta de mais ela clipa, acho que seja o mesmo que dar chiado ou microfonia, pensei então que o direct box pudesse resolver.

mjcmello
Veterano
# set/13
· votar


Victor210889

Vamos por partes....

Existem pedaleiras próprias para se ligar distorções externas. Estas vem com um loop send / return.

Isso não quer dizer que não se possa fazer o que vc quer com pedaleiras que não possuem estas entradas. Vc precisa apenas prestar atenção na sequência dos efeitos que vc está usando quando mescla as duas.

Se vc quer ligar a distorção depois da pedaleira, lembre-se de evitar usar os reverbs e delais da pedaleira (dá pra usar o wah e o compressor, por exemplo). Se for usar a distorção antes, já pode colocar um reverb ou delay, mas é bom evitar compressores, pitch shifters, etc.

Se estiver sobrepondo distorções, o problema do chiado aparece mais ainda.

mjcmello
Veterano
# set/13
· votar


Só um detalhe. Eu nunca experimentei ligar a distorção antes, como citei no exemplo acima. A distorção adiciona muitos harmônicos no sinal. Não sei se a conversão para digital dentro da pedaleira poderia interferir na qualidade do som. Na verdade eu acredito que não porque é comum usar delays digitais no fim da cadeia.

Agora vamos falar sobre a direct box. Função básica: casar impedância, como vc disse.

caso 1:
Vc tem uma entrada na mesa que é balanceada (XLR) e seu instrumento é P10. Vc vai precisar de um direct box.

caso 2:
Sua entrada da mesa é P10. Seu instrumento é P10. Não precisa do direct box.

caso 3:
A mesa tem as duas entradas (P10 e XLR). Seu instrumento é P10. Parece óbvio, mas ou vc liga sua guita na entrada P10 ou usa um direct box e liga na XLR.

Beleza, então qual a vantagem de usar a XLR? Vc pode usar cabos maiores porque, como a impedância é menor, o cabo não vai adicionar ruídos para ser amplificado pelo PA. Isso é bastante comum em palcos grandes, igrejas, etc. Vc conecta seu instrumento no direct box e daí sai um cabo balanceado que pode ter um comprimento maior até a mesa que não vai dar galho.

mjcmello
Veterano
# set/13
· votar


Bom, explicado isso tudo e voltando ao seu caso.

Só verifique se vc está realmente só usando o delay da sua pedaleira. Desligue todos os efeitos que deveriam vir antes da distorção.

Charlie Sparrow
Membro Novato
# set/13
· votar


Olá, galera. Toco guitarra em bandas covers e bandas de baile já faz um bom tempo, mas não tenho experiência nenhuma com pedais analógicos. Sempre toquei com pedaleira e há uns 6 meses tô com a G2.1nu. Gostei muito da pedaleira, só acho que ela peca um pouco nos drives.
To pensando em comprar uns pedais analógicos de drive. Minha dúvida é a seguinte: como geralmente toco com a pedaleira ligada em linha (pq não dá pra levar o amp pra os shows), será que fica legal ligar o pedal antes da pedaleira ligada direta na mesa de som (usando o Direct Box da pedaleira)?? O esquema seria: guitarra>pedal de drive>pedaleira>mesa de som. Ou é melhor investir em uma pedaleira com melhores simuladores, pois o som do pedal ligado na pedaleira em linha vai ficar pior que drives digitais??
Alguém pode me ajudar??

Victor210889
Veterano
# set/13
· votar


De antemão valeu mjcmello pelos bizus, só que acontece assim, eu vi o exemplo da nova ZOOM G3 que tem uma chave ACTIVE/PASSIVE justamente para casar impedância que vem dos pedais ou cap ativo para a pedaleira, minha dúvida era se o direct box ligado entre pedais e pedaleira faria a mesma função, no meu caso, a pedaleira está depois de tudo e somente delay ligado e mesmo assim quando uso drive tem ruído independente do uso do noise.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre Direct Box