dúvida sobre direct box

    Autor Mensagem
    Seu Madruga
    Veterano
    # set/04


    galera, eu sei que o direct box geralmente é usado para ligar instrumentos direto na mesa, diminuindo a impedância, coisa e tal... minha duvida é a seguinte: se eu quiser ligar o tal direct box após os efeitos (antes do amp), ou do amp pra mesa, ela dá resultado também, isto é, influencia no som?

    bebm
    Veterano
    # set/04 · Editado por: bebm
    · votar


    Não entendi direito a pergunta... vc tem uma idéia um pouco errada sobre a função do direct box...
    O direct box não diminui a impiendancia não eu acho(indo pelo raciocinio de que pode-se ligar um baixo por exemplo, direto na mesa sem problemas... em gravação é até comum, quando não se tem os equipamentos ideias para microfonar um amp de baixo). O direct box é na verdade um Y ou seja... entra um sinal e saem dois sendo um desses sinais uma saida BALANCEADA(a saída canon, akela com três pinos dentro, redonda...a mesma que se usa em microfones)... não se usa direct box quando se usa Amplificador(exceto no baixo que o amp é mais um retorno no palco para o baixista)... pois é o amp de guitarra sempre deve ser microfonado pq a "carcaça" do AMP é fundamental para o som... no caso do baixo usa-se o direct box pq se obtem um melhor resultado do som com o baixo direto na linha do que microfonando o amp de baixo(não é muito comum microfona-lo ao vivo)... em casos de simuladores como o V-AMP usa-se o direct box tb para vc ter o seu retorno no palco, pq eles na verdade já simulam o amp, logo vc só precisa escutar oq tá tocando no palco...
    Ou seja SE vc não for microfonar seu AMP, oq não é bom mais as vezes forçado por uma situação de força maior não da, o direct box é aonde vc vai ligar o output depois de ter passado por todos os seus efeitos e equipamentos... influencia no som pq o amp não está fazendo parte do som que vai pro P.A. mas o direct box em sim não altera em nada o som...
    Bom acho que é isso, espero ter ajudado!

    BLACKMORE51
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    o direct box diminui a impedancia sim tanto quanto cabeçotes(amps).
    o direct box daria bazicamente a vantagem de ligar a um cabeçotem todo flet sem dist e sem efeitos, só diminuiria a impedancia e a perda de sinal e assim balancearia o sinal ñ é apenas um Y, ela apenas tem uma saida direta sem essas qualidades sitadas apouco. ahhh nessa saida dinamica tabem avera redução do ruido. Quanto a pergunta de Seu Madruga ligando antes do amp deve fazer alguma diferença mas nada relevante pois o amp já fara tudo que o DI faria, já do amp p/ mesa vc podera notar as diferença. a Behringer lançou o "GI 100 ULTRA G" que alem de ser um dos melhores direct box individuais já lançados tem uma simulação de caixas 4X12 que eu fiquei imprecionado!! esperimente!!! :)

    BLACKMORE51
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    sono é foda! tb essa hora é foda, desculpe-me pelus êrrus de grãmatika !!kkkkkk "avera" e foda!!!!!!!!

    guilhermefh
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Tenho dúvidas com relação a impedância e/ou ruídos (por favor me ajudem)

    Sou pianista a algum tempo. Preciso de ajuda referente a pianos digitais:

    Recentemente comprei um piano digital. Os timbres são muito bons. O problema que só possui saída para fones de ouvido. Pois bem, tentei ligar no amplificador e o som não teve mesma qualidade. Depois com leitura de alguns foruns sobre esse assunto, verifiquei que pode ser usado um cabo com um p10 estereo em uma das extremidades e na outra dois p10 monos. Será que isso resolve o problema da má qualidade? Outra coisa, será que seria necessário usar um direct box (Me parece que é usado para regularem de potência, impedância,)? Ou talvez uso um regulador de impedância (parece que a saída dos fones são diferentes que outras saídas de audio convencionais). Gostaria que alguém me ajudasse indicando um material que resolveria o problema (cabo+plugs+direct box ou regulador de impedância ou algum tipo de filtro), a fim de ouvir no amplificador a qualidade que ouço nas caixas amplificadas do piano. Preciso da opinião de alguém que´já teve uma experência dessas ou conhece o assunto. Muitíssimo obrigado.


    Guilhermefh

    Di Proaze
    Membro Novato
    # set/19
    · votar


    no meu entendimento, o mérito do direct box não é o de baixar a impedância. Na verdade ele pega o teu sinal cheio de ruído e subtrai do mesmo sinal - só que invertido. Dessa forma ele obtém como resultado elétrico, apenas os ruídos da música, porque os sinais corretos das música invertidos se anulam. Assim sendo, ele pega esse resultado e subtrai do seu sinal original, obtendo portanto um sinal livre de ruídos.

    Ismah
    Veterano
    # set/19
    · votar


    Não, não é isso que ele faz. Estás confundindo o princípio de um sinal balanceado, com o de DI.

    O DI PASSIVO, é um transformador, onde há uma entrada de altíssima impedância (normalmente 1~3 MΩ), e uma saída com capacidade de baixa impedância mínima (geralmente 600 Ω, Zin para uma entrada de microfone) de carga.

    É preciso entender que a entrada do DI representa uma carga para o o que vier antes, e a saída recebe uma carga do que vier depois.

    Na entrada, temos um sinal com alta tensão (V) e baixa corrente (I).
    Essa "conversão" gera um sinal de baixa tensão (V), e alta capacidade de corrente (I). Lembre que pela Lei de Ohm, a potência (P) é constante.

    O sinal de baixa tensão, é extremamente suscetível a interferências externas - ruído. Assim, usa-se sinal balanceado, que acaba não sendo imune ao ruído, mas quando se desbalanceia há o cancelamento de fase do ruído.

    Ruído que já existir no sinal antes de ser balanceado, NÃO É REMOVIDO. PORÉM, como o nível de sinal (tensão) é elevado na saída do instrumento, é muito difícil haver algo que cause interferência. A relação sinal/ruído (signal/noise ou s/n) é informada na maioria dos equipamentos ativos.
    Geralmente se existe ruído, é porque existe algum problema no circuito e/ou conexões. Um cabo quase rompido, um conector frouxo, um ground loop, ou até um terra inadequado...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a dúvida sobre direct box