porque profissional não usa pedaleira, e sim pedais separados?

Autor Mensagem
ClaudioSF
Veterano
# mar/08
· votar


_JCM_
Tem gente que só de saber que é uma pedaleira, já diz que o timbre é digital e não sabe nem diferenciar direito.

isso mesmo !!!

ClaudioSF
Veterano
# mar/08
· votar


Calanzares

Concordo PLENAMENTE. (3)

ddovoador
Veterano
# mar/08
· votar


a realidade é que em breve as pedaleiras vão superar os pedais e até mesmo os valvulados, já tem timbre muito semelhante e a tendencia é ficar mais real na medida que a tecnologia avança,a tecnologia analogica relativamente parou no tempo, mas a digital ñ.

Dark Fallen Angel
Veterano
# mar/08
· votar


ddovoador
com certeza, logo logo o som digital vai ser melhor (ter mais qualidade e definição) do que qualquer analogico.
Mas sei lah, ñ da pra generalizar, eu acredito que a robustez, a dinamica e o "Poder" dos analogicos sempre vão existir

ddovoador
Veterano
# mar/08
· votar


Dark Fallen Angel

concordocom voçe, mas os pedais e os valvulados não vão durar pra sempre!

I.Nosferatu
Veterano
# mar/08
· votar


Porra, mais um topico inutil sobre pedais e pedaleiras!!!

Tem profissional que usa sim e outros não usam porque tem essa mente estreita comum de quem só usa analogico!

rsf
Veterano
# mar/08 · Editado por: rsf
· votar


pequena divagação....

"a realidade é que em breve as pedaleiras vão superar os pedais e até mesmo os valvulados, já tem timbre muito semelhante e a tendencia é ficar mais real na medida que a tecnologia avança,a tecnologia analogica relativamente parou no tempo, mas a digital ñ '

...a primeira vez que ouvi isso faz dez anos.....


"com certeza, logo logo o som digital vai ser melhor (ter mais qualidade e definição) do que qualquer analogico"

acho q essa frase ficaria melhor assim......

com certeza, logo, logo o som digital vai ser melhor...tão bom quanto um analógico....


"concordo com voçe, mas os pedais e os valvulados não vão durar pra sempre "

curiosidade: e o que é que dura para sempre?


pequena conclusão:

A realidade é que os digitais já atingiram um nível em que se pode alcançar otimos timbres. Em que pese a tentativa de ser semelhante ao analógico, os digitais ainda são diferentes. Diferença essa que hoje, ao contrário de ontem, não é mais sinonimo de pior. Em razão disso, tenho que hodiernamente o q define a escolha por um ou por outro, não é mais a qualidade ou a falta desta, mas a preferência e a adequação às necessidades e às possibilidades de cada um....



quanto à pergunta inauguradora do tópico (pq os profissionais não usam pedaleiras?) : infelizmente não faço a menor idéia......


puts....."hodiernamente" ficou ótimo...heheheheheeh.....

Izzy Dragon
Veterano
# mar/08
· votar


rsf
os digitais ainda são diferentes. Diferença essa que hoje, ao contrário de ontem, não é mais sinonimo de pior. Em razão disso, tenho que hodiernamente o q define a escolha por um ou por outro, não é mais a qualidade ou a falta desta, mas a preferência e a adequação às necessidades e às possibilidades de cada um....


Concordo.

Pow... ninguém leu o post do Bog e todo mundo parece que fez questão de alimentar a discussão.

É óbvio que não tem como comparar o cara que toca numa banda baile com um Satriani da vida.

Um é um brasileiro, classe média, que tem que suar pra adquirir os equipos... outro é um Rock Star mundialmente famoso que chega pro engenheiro e diz: "quero um timbre assim". Não importa quanto vá custar ou se vai ter que usar digital/analógico/biológico/alienígena...

Agora pow... todo dia essa discussão (pedaleirasXpedais).
Chega, né?

Henrique S.
Veterano
# mar/08
· votar


ddovoador

que besteira, nos anos 60 falaram a mesma coisa "joguem as valvulas fora, a era dos transistores começou"

agora diga-me, qual a tecnologia de amplificação presente nos palcos mundo afora?

Alan_Domingues
Veterano
# mar/08
· votar


Profissional ou não,

pedal ou pedaleira ou rack,

humbucker ou single-coil,

o que importa é a mão do guitarrista e tenho dito.

Chego de discutir sobre analógico e digital.

Já vi profissas com guitarra ligada direto no amp e já vi nego com pedais e pedaleiras.

pacificpoker
Veterano
# mar/08
· votar


nli o topico inteiro... mas o que é rack? racké aquelas coisas retangulares , uma em cima da outro? como funciona?

Naloxone
Veterano
# mar/08
· votar


Fernando de almeida
Dá uma olhada nos vários setups do Edu Ardanuy, tem sempre uma Zoom no meio ...

Fala sério, né!
Já ouviu falar em endorsers?

DotCom
Veterano
# mar/08
· votar


Isso tá me parecendo uma discussão que rolava lá no orkut...
sobre o "clitoris da guitarra"

Naloxone
Veterano
# mar/08 · Editado por: Naloxone
· votar


slowhands


não vi até agora 1 guitarrista profissional com pedaleira...pq?


Por que analógicos são melhores e pronto.

Peguemos um exemplo de um "digital man"... The Edge.

Olha o que o cara usa, por favor. Mas pesquisa coisas e sites sérios e não opiniões vagas e tal na net, ok?

The Edge não abre mão de dois Vox AC30 vintage. Eletêm uma série desses amps. Só usa guitarras fender e Gibson vintage. Seríssimo isso. Entre suas guitarras Fender e Gibson ele usa algumas tranqueiras, mas na maioria analógicos tb vintage ou MODs.
Mas usa digitais tb. Mas coisas que não se podem ser compradas por simples mortais. e não venham com hipocrisia de dizer que uma GT8 se compra a um rack TC2290, por favor.
Usa digitais? Lógico! É o rei dos digitais, não é isso que dizem? Mas nem tanto. Ele usou muito EHX Deluxe Memory Man no primeiro album do U2. Depois passou a usar racks de alta qualidade para delay digital (todos sabem que são dois mundos diferentes, cada um com seu espaço, o delay digital e o analog) e não esses pedaiszinhos tipo dd3. Falem sério, né!
A frase que o Mauricio Bertola citou aí em cima é pertinente sim.

Ms para gravações em estúdio não sei dizer o que esses caras usam não.
Nem tão pouco sou foda como alguns aqui dizem que são ao ponto de conseguirem diferenciar ao ouvido uma gravação digital de uma analógica.

ZeeG
Veterano
# mar/08
· votar


PuTz, kem tah falando q as gravaçoes do pessoal daki do forum com pedaleira ou simulaçoes digitais sao tao boas quanto ao dos guitas famosos ou eh surdo, ou, como na grande maioria, nao tem uma boa referencia (monitores bons ao inves de caixinhas de kit multi media e soundsystens, e bons headphones ao inves desses de lan house =P)
Hj em dia os caras fodas soh usam pedaleira msm quando vao no super pop, algum workshop, e ficam com medo de levar seus stacks valvulados e racks, msm q fosse pra levar soh rack ou os pedais separados eles sabem q tao td timbrado pro amp especifico q eles usam, e como nesses eventos eles vao ligar direto em linha sem precisar microfonar nada levam logo uma pedaleira por seus efeitos e simulaçoes de amps.

Alguns guitas profissionais q nao têm mta grana pra um bom ampli mescla pedais com uma pedaleira (na maioria das vezes separada soh pra reverb e delay). Ai quando eles chegam no evento q vao tocar nao tem um amp bom ai vai direto em linha msm e usam um simulador de gabinete 4x12.

Mas entao, se vc caga dinheiro e puder ir em alguma loja da guitar center nos EUA vai poder testar todas as pedaleiras, pedais e racks, analogicos ou digitais, nas melhores guitas e amplis, ai sim a diferença vai ser gritante.

Naloxone
Veterano
# mar/08
· votar


Alguns guitas profissionais q nao têm mta grana pra um bom ampli mescla pedais com uma pedaleira (na maioria das vezes separada soh pra reverb e delay). Ai quando eles chegam no evento q vao tocar nao tem um amp bom ai vai direto em linha msm e usam um simulador de gabinete 4x12.

Hj em dia os caras fodas soh usam pedaleira msm quando vao no super pop, algum workshop, e ficam com medo de levar seus stacks valvulados e racks, msm q fosse pra levar soh rack ou os pedais separados eles sabem q tao td timbrado pro amp especifico q eles usam, e como nesses eventos eles vao ligar direto em linha sem precisar microfonar nada levam logo uma pedaleira por seus efeitos e simulaçoes de amps.


Exato.

GuitarHouse
Veterano
# mar/08
· votar


Profissionais, na maioria das vezes, precisam de menos versatilidade.

usam um ou dois timbres de distorcao, um ou outro limpo diferente etc....e não precisam tanto das bugingangas de 78 simulações (que eu uso, hehe), já qu usam só o amp bom ou excelente que possuem.
~
Acho que tem a questão da praticidade dos pedais, em pouca quantidade e a não necessidade de versatilidade tão grande.

metalnaveia
Veterano
# mar/08
· votar


Por que será que os bons profissionais soh usam pedais e não pedaleiras digitais???

Simples: Eh bem melhor e pronto!

Se não fosse caras como Jeff beck e Satrianni, do Vai ao David Gilmor usariam pedaleiras digitais...eles pode ter o que quiser, não?

Simples: pedal eh bem melhor!

ZeeG
Veterano
# mar/08
· votar


Izzy Dragon
digital/analógico/biológico/alienígena...

Imagina se começassem a usar órgaos pra conseguir efeitos, tipow o brain memory delay com loop recorder, heart beat percussion guitar, stomach driver. Só o pessoal discutindo qual animal possui o órgao melhor pro efeito e os puristas falando q nao tem nada melhor q dos seres humanos xD.
Esses sim teriam o som organico.

thigsm
Veterano
# mar/08
· votar


Analógico tem mais fidelidade, mas a tecnologia já está avançando a um ponto que pelo menos para o ouvido humano não é possível destinguir a diferença em alguns casos, e não venham falar "Eu consigo diferenciar analógico de um digital" que não consegue, a menos que seja uma zoom 505II e um mesa boogie não sei o que fodonico metal master.

ZeeG
Veterano
# mar/08
· votar


thiago motta

O problema nao eh diferenciar, eh soh imaginar assim:
pega um phase 90 e um phase de pedaleira, ai vc começa a brincar com o unico knob q tem no phase 90 e ve q ele responde perfeitamente e tem um phase lindo, ai vc vai no digital, tem 1 milhao de opçoes, vc se mata e nao consegue tirar nada igual ao phase 90 com facilidade.
Ai entao, jah q vc jah ouviu os 2, vc voltar a ouvir dnovo dpois num teste cego e vai saber oq eh o phase 90 e oq nao eh.

Isso conta pra outros efeitos tb, vc soh vai saber a diferença se ouvir os 2 msm, kem nunca ouviu nao vai saber msm, mas ai eh questao de gosto msm se preferir analógico ou digital.
Entao, se tem um cara q tem uns 3 mesa boogies, um rectifer, tri axis, um pre amp e talz, eh apaixonado por eles e for tocar com uma simulaçao de pedaleira vai achar um lixo msm, mas pra kem nunca tocou em nada num vai ter como saber msm, ai eh questao de conhecimento e ouvido bom.

rafaelbretas
Veterano
# mar/08
· votar


metalnaveia
Naloxone
ZeeG

Então quer dizer que o Howie do YES (que usa pedaleira na grande maioria dos shows desde o lançamento do PRIMEIRO sintetizador Roland nos anos 80) e o Steve Vai que também utiliza em ALGUMAS músicas o sistema VG TOTALMENTE DIGITAL não são profissionais competentes ou então são burros demais e sem ouvido pra distinguir digital de analógico?

Sinceramente, tem muitas bandas profissionais que usam e abusam de pedaleiras. E o 'teste cego' (de graçacção, claro) já foi feito a níveis 'profissionais' e a taxa de acerto NÃO É MAIOR QUE 50% (ou seja, chute).

Acho que para definir isso falta apenas fazer um teste cego sem ser do som 'gravado', mas dessa forma:

1- Pegar um amplificador consagrado (dual rectifier, um twin ou um JCM, por exemplo) e dar um jeito de ligar seus knobs e botões à um sistema midi que controlaria uma pedaleira e enviaria o som para um power que mantenha o som o mais flat possível e enviaria para a 'carcaça' original do amp, porém com falantes feitos para manter o som 'flat' também.

2- Colocar o amp original ao lado desse.

3- Pedir para profissionais consagrados da guitarra testarem e descobrirem qual é o 'natural' e qual é a pedaleira.


Sinceramente, não acho que seja indistinguível dessa forma, mas a qualidade já é tal que não justifica o uso de amps valvulados a não ser por mero capricho (ou fazer mods... enfim, coisas que não são possíveis nas simulações).

E ainda acho que quem nunca TOCOU no amp 'testado' original, ainda assim não distingue. Mesmo dessa forma. Só se for alguém que já conhece BEM o amplificador.

rafaelbretas
Veterano
# mar/08
· votar


Ah! Esqueci de citar a banda alemã Oomph que por um tempo utilizou POD Pro e a banda Apoptygma Berzek (americana eu acho) que utiliza o Vetta II com Variax (o cúmulo do digital).

Fabio Camilo de Souza
Veterano
# mar/08
· votar


Os caras do Pain Of Salvation usam Pod Xt Live, pelo menos pra tocar ao vivo.

Calanzares
Veterano
# mar/08
· votar


Quem disse que pedaleira é apenas pra distorção e efeitos?
Altos caras famosos usam, alem disso, para controlador e tudo isso. A GT-8 por exemplo, é um ótimo exemplo disso. Pq tem uma interface amigável e bem funcional.

Alem dos efeitos que alguns usam também.

Exemplos são o Rafael Bittencourt, e o Syu, do Galneryus.

slowhands
Veterano
# mar/08
· votar


só foram citados guitarristas de bandas classe C, super desconhecidos.... acho que isto prova que os profissionais mais conhecidos não usam pedaleiras...

Calanzares
Veterano
# mar/08
· votar


só foram citados guitarristas de bandas classe C, super desconhecidos.... acho que isto prova que os profissionais mais conhecidos não usam pedaleiras...

Bem, na sua visão, podem até ser de classe C, mas pelo menos saem do quarto pra tocar

Bog
Veterano
# mar/08
· votar


slowhands
super desconhecidos

Brasileiros:

Herbert Vianna
Roberto Frejat
John Ulhoa (do Pato Fu)

Podem até não ser o supra-sumo do primor técnico. Mas são bem conhecidos. E usam pedaleira.

Bog
Veterano
# mar/08 · Editado por: Bog
· votar


slowhands

No mais, as razões já foram dadas. Quer que resuma? A maior parte dos profissinais usam amps valvulados e racks (nem sempre pedais separados). Não são muitos os que usam pedaleiras. Também não são muitos que usam pedaizinhos Behringer, amp Marshall MG e coisas afins. Por que? Simples. Porque ele$ podem. Algo mais a discutir?

slowhands
Veterano
# mar/08
· votar


Bog

sim, pois um pedalzinho distortion da boss custa 200 reais, enquanto um pod x3 live custa 2400...e os guitarristas usam mais o DS1 da boss do que o pod x3 live...então não creio que é somente $$...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a porque profissional não usa pedaleira, e sim pedais separados?