Uma semana com a gt8 - review

Autor Mensagem
georginho_gallagher
Veterano
# set/07


Então, há exatamente uma semana comprei a tão sonhada gt8. Resolvi postar algumas primeiras impressões sucintamente para contribuir com aqueles que tem interesse por esta pedaleira.

Como não sou um expert, tvz não seja tão preciso em algumas informações mas essa é a idéia, ajudar a alguns leigos que possam achar que naum vaum conseguir timbrar a pedaleira!!

1. O básico: ligações. Bom, jah tinha lido muita coisa sobre ligações possíveis da gt8 (loop, return, 4 cable...). Tenho um ampli Tf 300 e inicialmente liguei a gt 8 no return do amp. Depois no input. Voltei pro return (muita chiadeira no input), e depois voltei pro input pq no final das contas o som era mais real. Testei todas as configurações do output select, e ainda naum tive tempo de fazer o 4 cable.

2. Criação de patches: não é difícil, pescando algo no manual já dá pra montar uma cadeia legalzinha de efeitos, muita coisa dá pra sacar sem ler o manual. Só peguei ela umas 3 x, e tenho a sensação que naum usei 2% dela ainda.

3. Timbrar a pedaleira p/ o som desejado: consegui no pouco tempo que tive uns 3 patches: 1. estilo acdc, soh jcm 800 mesmo, mais simples de ser ajustado. Consegui montar um "eskeleto" p/ were the streets have no name (U2) usando simulação de vox, um delay warp e simulação de single coins. To no caminho p/ austar o delay de "pride". Tentei montar um tmbre a la Slash, com od antes d jcm, fcou legalzinho ateh embora um pouco artificial, deu pra sentir que terei muito trabalho p/ achar timbres com alto ganho, devido à complexidade de efeitos e suas disposições na cadeia, principalmente entre amps, boosters e equalizadores. As opções são muitas e eh por isso que o pessoal demora meses para achar seu timbre, realmente tem que testar muita configuração diferente ateh chegar no ponto ideal.

Pedais: demorei um pouco pra sacar como funciona o control pedal, meu objetivo eh ligar e desligar vários efeitos simultaneamente. Dá pra se virar, mas pra um iniciante acho que demora um pouco p/ ter o domínio desta configuração.

Minha primeira missão eh preparar patches para as quase 30 músicas da nossa banda, e depois ir aprimorando. Feito isso acho que não vou ter explorado ainda nem 30% dela.

Fica aew o comentário pra quem deseja adquirir essa pedaleira que tem uma infinidade de recursos. Esta é a impressão de quem não manja muito, mas com a leitura aki no fórum já dá pra encará-la tranquilamente.
Com o tempo vou postando mais impressões sobre timbres, simulações, e efeitos que ainda naum tive tempo de explorar.

Um abraço p/ galera fcc

Batistão
Veterano
# set/07
· votar


georginho_gallagher

Blz cara?

Então, to pensando em pegar minha GT8 em dezembro cara...

Eu vejo muitas pessoas falando muito bem dela por aqui..
Vejo tb que ela tem um infinidade de recursos e tals...

Mas e ai, pro tipo de som que vc faz, vc acha que fez um bom negócio?
Não vejo a hora de comprar a minha!

Abraço e boa sorte

lbergamim
Veterano
# set/07
· votar


georginho_gallagher
Sugestão para distorçoes pesadas...
Use o "tone modify" com resonator 1, 2 ou 3... fica show...

georginho_gallagher
Veterano
# set/07
· votar


Batistão

blz meu! kra, acho que fiz um excelente negócio, hj pude passar um bom tempo com ela e já melhorei 100% do timbre p/ sweet child soh de passar o equalizador pra depois do pre amp (antes ele estava entre o overdrive e o preamp). Logo que peguei ela e fui testar em ksa a primeira vez achei ela artificial e talz, mas hj jah tenho uma impressão totalmente mudada.

E pro tipo de som que eu toco foi uma mão na oda, pq a nossa banda toca vários estilos, desde jquest, skank, barão e passa por acdc, U2, purple, guns. To curtindo muito as simulações que eu to mais familiarizado em ouvir (ouço muito U2, acdc, led, purple) cmo a de jcm800 e vox ac30.

Recomendo, s/ dúvida.

lbergamim

Blz, vou testar aki pra ver como eh que fica, esse ressonator dá uma encorpada no som, não?? jah andei fuçando mas naum me lembro agora...
Mas jah to melhorando os timbres usando o eq. depois do preamp, jah tah bem melhor. Valeu a sugestão!

FirebirdVII
Veterano
# set/07 · Editado por: FirebirdVII
· votar


Massa, posta uns sons!

georginho_gallagher
Veterano
# set/07
· votar


FirebirdVII

ainda não faço nem idéia de como gravar com ela no pc, eu queria colocar sons pra pedir opnião da galera, mas vai demorar

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# set/07
· votar


georginho_gallagher
Cata um programa de gravação e liga o line out ela na tua placa de som.

georginho_gallagher
Veterano
# set/07
· votar


brunoepronto

hum... parece simples, tens uma sugestão de programa fácil de se usar?

Batistão
Veterano
# set/07
· votar


georginho_gallagher

nossa deve ser animal mesmo... ainda agora que vc teve um tempo melhor para mexer nela!

Ouvi dizer que ela fica com uma distorção melhor se vc deixar em um modo com saida em linha ao invés de deixar para saida como ampli.... isso é verdade?
Eu ouvi dizer, mas nem manjo pois ainda nem fucei nessa pedaleira....

e Vc chegou a testar o Whammy dela?

é loco?

Valeu brother!

georginho_gallagher
Veterano
# set/07
· votar


Batistão

distorção melhor se vc deixar em um modo com saida em linha ao invés de deixar para saida como ampli.... isso é verdade?

depende, naum entendi o q vc quis expor. Ela tem saída l/r p/ ampli e saída p/ fone de ouvido, seria essa a saída em linha?

pq tem tb o global Eq., em que v regula a saída p/ combo return, stack return, commbo/stack in; jazz chorus in/return e phones.

Mas isso naum quer dizer que se vc escolher a saída combo return vc tem que necessariamente ligar no return de um combo, vc escolhe a saída que mais te agradar!!

Nem cheguei a testar o whammy ainda, p falar a verdade ainda nem pisei nela... mas pelo que falam eh bom, to priorizando os efeitos que eu mais uso agora como delay, chorus, troca de amps, pedal control

Baixei um tal de audacity1.3, mas qdo vou solar em cima da base ele grava com "lag"(maldição). Vou ver se baixo outro programa de gravação pra postar alguma coisa.

abraço

Ultra.Fuzz
Veterano
# set/07 · Editado por: Ultra.Fuzz
· votar


georginho_gallagher
Tem um tutorial na página oficial do audacity que dá boas dicas pra resolver este tipo de problema (seja latência na hora de monitorar ou na gravação propriamente dita/problemas de sincronia) - se bem lembro tem uma versão em português.

Monitorar muitas coisas ao mesmo tempo (guitarra base, bateria, baixo, etc) pode dar problema se não tiver uma máquina muito potente e/ou bem configurada pra áudio.

Pra gravar monitorando só uma trilha já gravada e o que se está tocando geralmente funciona bem com um mínimo de alterações nas configurações do PC.

Batistão
Veterano
# set/07
· votar


georginho_gallagher

É eu acho que me enrolei um pouco para me explicar né? o pior que nem eu sei te explicar o que quiz dizer pq ouvi um camarada dizer iso... mas blz...

Fora isso, vc deu uma testada nas simulações de amplis? são legais ou um pouco artificiais?

Teste o Whammy e depois posta ai o que achou mano!

E as distorções? são legais? dá para bolar uma legal logo no início?

caraca quanta pergunta! mas é que não vejo a hora de comprar a minha logo!!!

abraço!

georginho_gallagher
Veterano
# set/07
· votar


Ultra.Fuzz

Valeu pelas dicas kra, meu pc eh novinho, tem uma configuração legal e tudo mas não consegui resolver o problema do maldito "lag". Vou ver se gravo pelo menos umas bases.

Batistão

Então, eh, vou fikar devendo essa por enquanto!

As simulações de ampli são massa, não tenho parâmetro pra comparar com outras pedaleiras, mas eu to curtindo bastante, só não gostei muito da simulação de plexi, achei muito artificial mas tb ainda nem coloquei um eq. depois pra ajeitar.

A de jcm eh massa, não sai com akela"pressão"peculiar mas dá pra reglar legal e usar com boost pra tirar um som tipo wylde ou slash tranquilo.

As de vox to testando bastante pra tocar u2 e são mais fáceis de serem ajeitadas. O que não acontece com as simulações de fender, acho que é a do bassman que vem com grave absurdo, mas ajeitando fica muito boa.

Logo, as simulações não vem prontas, vc tem que ajeitar de acordo com seu equipo e seu gosto, mas o bom eh que a gt8 eh ultra flexível.

Já dá pra bolar distorções legais sim logo no início, as prórpias simulações de amplis já dão um som massa soh por elas mesmas. Ontem testei algumas dist. que eu ajeitei em volumes mais altos e gostei do resultado, lógico tb que meu ampli ajuda (falantezinho celestion de 12").

ainda naum testei o whammy, mas logo dou uma testada pra postar aki minha impressão ok?

pode perguntar s/ problemas, eu to curtindo muito, mas daí gosto eh gosto.

um abraço

Optk_br
Veterano
# set/07
· votar


georginho_gallagher

E ae velho, blz??

Kra tenho um amp igual ao seu, e toco até hoje com uma zoom g2, e estou bem interessado em pegar uma boss gt-8. Da pra controlar por ela os canais do amp? usar o pré do amp ligado na cadeia de efeitos dela? Como faz estas ligações?
Ha e voce comprou aonde a sua?
valeu ae velho
abraço

georginho_gallagher
Veterano
# set/07
· votar


Optk_br

dae velhinho blz!!?

Quanto a trocar de canal do amp acho que não é possível (vamos ver se alguem me desmente...hauhua) pq a entrada do foot do laney eh aquela tipo de "monitor"de pc e a entrada amp control na gt8 é em P10, aí não tem como. Em outros amps com foot P10 dá sem problema.

Sim, dá pr usar o pré do amp na cadeia de efeitos, usando o 4 cable method - tem vários tópicos que explicam bem isso. Tentei fazer aqui mas tinha que regular certinho volume e talz entaum naum tive muita paciência... quero exporar bem as simulações dela primeiro, conhecer tudo e depois partir pra usar o pre do amp pra ganhar em dinâmica.

Comprei-a em jlle, numa loja de instrumentos.

Abraço, qquer cois tamo ae

Optk_br
Veterano
# set/07
· votar


georginho_gallagher


certoo.. vou continuar missa missao d ir juntando grana.. vou comprar uma dessa.. hehehe.. por inquanto vou ficar com minha g2 para nao ficar sem nda..
e la vamos nos
aHUHUAhua
abraço

Mickey Mouse IV
Veterano
# set/07
· votar


Só agora que to usando analogs por fora que vejo como digital é um CU.

Tive uma GT-8, e to com os seus "copiados" aqui. Na boa... essas simulações passam LONGE do verdadeiro som do pedal.

Ultra.Fuzz
Veterano
# set/07
· votar


Mickey Mouse IV
Você está certo disto? Posso perguntar?

Ponto número um: configuração - na maioria dos casos existe erro do usuário, não falta de recursos no equipamento.

Ponto número dois: são simulações, em alguns casos chegam a soar praticamente idênticas, em outros nem tanto - mas estão inclinadas para aquele tipo de som (o que na verdade é o caso dos pedais analógicos também) - ainda assim o ponto número um é o principal causador de problemas.

Ponto número três: mesmo fazendo a melhor das configurações possíveis em todos os casos imagináveis, se as simulações da GT-8 em particular não soarem tão bem - e as outras alternativas?

Todas as opções tem prós e contras, mesmo comparando analógicos "top" com digitais "top".

Posso até dar razão e falar alguma coisa em favor de um ou outro em casos específicos, mas não existe verdade absoluta.

De qualquer forma "do meu ponto de vista" isto não enriquece em nada o tópico.

É até interessante discutir isto de forma equilibrada e tal - já existiram tentativas de fazer isto antes (e pode ser feito em um tópico mais propício que não o de alguém que recém comprou um equipamento e pode muito bem fazer um uso bastante satisfatório deste).

Se puderes responder em algum daqueles tópicos: como vai a AX3000G? (Já testaste o sequenciador?)

georginho_gallagher
Dá uma boa olhada nas possibilidades de assigns (se é que já não fizeste isto) - é um dos pontos mais fortes da GT-8 e pode deixar os patches bem versáteis (além de "habilitar" uns sons mais malucos).

Bog
Veterano
# set/07
· votar


Mickey Mouse IV
digital é um CU

Já experimentou um OD-20? Tenho um OD-20 e um BD-2 aqui, e a *semelhança* é muito grande (destaque para a SEMELHANÇA, não quer dizer que é idêntico).

Grimc
Veterano
# set/07
· votar



FirebirdVII

ainda não faço nem idéia de como gravar com ela no pc, eu queria colocar sons pra pedir opnião da galera, mas vai demorar


Baixa um programa, tem uns free na web, tipo acustica, sound forge, mas procura um freeware, pois os q eu citei sao pagos... Daí, tu arranja um adaptador, para poder ligar na placa de som do micro. Daí pluga na placa de som, vai nas configurações de som e habilita o line-in (entrada). Depois eh só abrir o programa, gravar, salvar e colocar num rapidshare da vida!

Ah, e uma pergunta: qual eh tua guita?

masc073
Veterano
# set/07
· votar


georginho_gallagher
A GT-8 é uma pedaleira fantástica. Possui muitos efeitos de qualidade profissional, mas realmente acho um pouco difícil de configurar tudo.
Só com o tempo mesmo a gente aprende! Parabéns pela aquisição.

georginho_gallagher
Veterano
# set/07
· votar


Mickey Mouse IV

legal, testa então lado a lado e posta um tópico sobre isso, muito se discute sobre analógico x digital, mas não me lembro de ter visto algo mais objetivo sobre esse ponto.

Ultra.Fuzz

daew, já dei uma olhada nos assings, o manuel naum e lah tão esclarecedor mas to "engatinhando" no assunto, jah consigo programar alguma coisinha de diferente mas falta o domínio do negócio ainda.


Grimc

Aí vc me quebra, se tivesse um freezinho seria melhor, hehe. To conseguindo plugando direto na placa, mas o problema mesmo eh ter um programinha descente!!

ah, e a guita eh uma golden lp que to usando pra criar os patches. Mas já experimentei tb com a Ibanez semi acustica (soou melhor, mas dá problema de microfonia com distorções de ganho mais alto).


masc073

ah valeu velhinho, mesmo nam dominando o bicho acho que fiz um bom negócio pq to curtindo bastante, com o tempo o som vai ficando mais profi c/ certeza!


abraço a todos

Mickey Mouse IV
Veterano
# set/07
· votar


Já experimentou um OD-20? Tenho um OD-20 e um BD-2 aqui, e a *semelhança* é muito grande (destaque para a SEMELHANÇA, não quer dizer que é idêntico).

Aham man. E ja tive uma GT8 também. Testei esses todos e sei la, prefiro o som dos analógicos. Tem alguma coisa neles que difere do digital, não sei pq.
Sabe... como nos valvulados você tem aquela dinâmica, nos analogs, você tem algum diferencial que eu não sei explicar.

legal, testa então lado a lado e posta um tópico sobre isso, muito se discute sobre analógico x digital, mas não me lembro de ter visto algo mais objetivo sobre esse ponto.


Cara, vou tentar arranjar uma GT8 de um amigo e gravar, ai vou postar minhas conclusões! É algo não perceptível assim muito pra quem ouve, mais pra quem toca. Que nem a gente percebe a diferença de uma guitarra com single ou humbuckers, e ai vai.

Desculpem se fui grosso alguma hora.


Um abraço à todos.

georginho_gallagher
Veterano
# set/07
· votar


Mickey Mouse IV

É algo não perceptível assim muito pra quem ouve, mais pra quem toca.

é, ateh pq com a gravação o som chegaria um pouco diferente nos pcs da galera, mas ia ser legal pro pessoal comparar. Vai ser bem legal da tua parte, pq como falei antes temos muitas impressões mas pouco material.


Desculpem se fui grosso alguma hora.

vixe, susse :)

abraço

Bog
Veterano
# set/07
· votar


Mickey Mouse IV

Ah sim, note que eu disse que o som é SEMELHANTE. Mas mesmo tendo a OD-20, eu não me desfiz do BD-2, que ela simula. Da mesma forma, tenho uma Variax, que simula montes de guitarras, que eu adoro, mas nem f* me desfaço da minha Les Paul.

O que tem algo a nos dizer sobre a minha forma de pen$ar sobre analógicos e digitais...

Batistão
Veterano
# set/07
· votar


georginho_gallagher

E ai!

Vou fazer uma pergunta que é meio difícil de responder talvez..
E o resto do pessoal que quiser tb pode me ajudar...

Como eu disse, vou pegar a minha GT8 em dezembro... mas ico me perguntando 2 coisas:

1-Eu curto tudo o que vc possa imaginar... então: vc já tinha me dito que as dist. eram legais...
Mas e os sons mais limpos? o chorus é legal? o que vc me diz? a simulação de violão é preza mesmo? tipo, eu tenho violão, mas dizem que a simulação eh animal.. é isso msm?

2- em relação ao meu equipo:
tenho uma Ibanez RG 350 com caps Seynour Duncan, e um Ampli Warm Music de 120w com um auto falante de 12...
É que muitos aqui falam mal do ampli e que a GT8 fica animal quando ligada a um valvulado,,, será que por ser um warm music irá ficar muito podre?
Eu ateh gosto dele, mas ultimamente tenho tocado só em casa msm... e ta preza...

Mas se bem que por eu ter uma zoom GFX5, acho que qualquer pedaleira que eu catasse seria melhor que essa merda uhauhahauauhauha

valeu a atenção!

abraço

Batistão
Veterano
# set/07
· votar


errei uns barato ai mas fiquei com preguiça de corrigir hahaha

\o/

kaus
Veterano
# set/07
· votar


Mickey Mouse IV

digital é um CU

uehuehuie até ontem vc tava doido atrás de uma pedaleira

to usando em casa só um tube screamer handmade empurrando o canal jcm do meu head, e olhe a diferença de som pros drives da gt-8 é abissal mesmo,

não tem comparação no clean a diferença consegue ser ainda mais absurda

agora eu to fudido vou começar a montar meu set analógico bem devagar só de wah e delay já vai 1k hahhaah

Mickey Mouse IV
Veterano
# set/07
· votar


kaus
Que por sinal comprei.
Que por sinal, deu pau.
Que por sinal, depois que troquei por analogs vi a diferença absurda, e que analógicos espancam.

georginho_gallagher
Veterano
# set/07
· votar


Batistão

eu curti os limpos sim tb, com chorus fica massa sim, mas soh testei vox e fender clean

ainda n testei a simulação de acústico, mas dizem que eh boa

nesse fds vo gravar alguma coisa no ensaio da banda, com câmera digital, aew posto semana que vem p pessoal dar uma olhada
t
abraço!

kaus

tube screamer handmade empurrando o canal jcm do meu head

mas aew eh covardia, mas logo a gente chega lá, começando a trabalhar agora...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Uma semana com a gt8 - review