analógico x digital - ajuda pra montar um set

Autor Mensagem
crocodigo
Veterano
# ago/07
· votar


Valmick

pois eh cara.... parece um afinador... dá moh impressão de ser algo mto digital.. sei lá.... e tem outra, deve precisar um footswitch ali neh... como faz pra tocar ao vivo?

crocodigo
Veterano
# ago/07
· votar


Bog

vc me aconselharia a V-Amp2 ?? Eu sempre gosto de eu mesmo ir e testar e ver o q me agrada ou não, mas to numa preguiça danada, hauoehoehuea... Ir ateh a loja com a minha guitarra, testar os pedais e sair de lá sem nada... Sei lá...

GUGALOO
Veterano
# ago/07
· votar


crocodigo
Cara, se vc quer uma pedaleira na faixa de 600,00 e que seja honesta, como vc mesmo disse, te indico uma boss ME8 ou então uma digitech RP1. Por que?, porque os drives dela são analógicos, ja tive a rp1 (acabei de vender) e te digo que com um pouco de paciência, vc faz timbres ótimos nela, pois além das distorções analógicas, o compressor dela tbm é, e o equalizador de 7 bandas faz uma diferença enorme. A me8 nunca toquei, mas ja ouvi, e tinha um puta timbrão tbm e ela tem mais efeitos que a rp1. Te digo uma coisa, tenho set de pedais analógicos e pedaleira, a RP1 não fica atrás dos pedais não, lógico que são melhores os pedais, mas por ser uma pedaleira ela não perde para eles não. São duas pedaleiras ótimas, só cuidado para comprar a digitech, pois dizem q ela dá uns problemas, a minha não deu, mas fica o aviso.

Quanto a G2.1u, fui ao Paraguay e comprei uma, comparando com a RP, a zoom tem melhor qualidade nas modulações (chorus, flanger, phase, tremolo etc.. o delay das duas na minha opinião se equivalem), a troca de patch é na hora, não demora nada para mudar de um para outro, é bem mais compacta q a rp1, tem boas distorções, mas tbm tem péssimas distorções (como o simulador do metal zone, é horrível), a zoom é melhor para um som mais pesado. A RP1, tem modulações um pouco piores, mas boas, da zoom é melhor; tem distorções ótimas, compressor muito bom (o compressor da zoom eu não gostei), equalizador 7 bandas q faz a diferença na hora de timbrar (aí é um dos pontos que tem q ter um pouco de paciência, porém, o resultado é excelente), demora um certo tempo para mudar de um patch para outro, porém, vc consegue por exemplo ir do patch 1 ao 55 dando 3 pisadas nela, ja a zoom vc tem que ir de um em um, vc não consegue selecionar o banco através do foot.

Bom, é mais ou menos isso, qualquer dúvida pergunta ae. Agora veja qual é a sua necessidade, e qual delas se encaixa melhor no seu estilo, mas se eu fosse vc nem ia de v amp não, e não se esqueça tbm de testar a me8, procura no youtube q vc acha sons dela lá.

crocodigo
Veterano
# ago/07
· votar


GUGALOO

putz... eu falei 600 no começo mas percebi q nem isso eu tenho, haoehauohuae... vou ter uns 400 conto, por isso "desci" pra v-amp2 ou zoom...

minha banda toca metal prog, eh uma disrtorção pesada a lá últimos cd´s do dream theater...

Ultra.Fuzz
Veterano
# ago/07
· votar


GUGALOO
Legal que fizesse esta comparação. Como em muitos casos, acredito que muita gente não tenha tido (e não tenha) paciência pra configurar (principalmente) essas RPs (1, 10, 12, 14, 20, 21)... Tem muita coisa interessante e de qualidade muito boa, mas sem saber configurar fica difícil.

crocodigo
Se puderes e não for muito incômodo dá uma (re)lida no meu post lá na primeira página.

A G2 (e as outras da linha) tem distorções pesadas muito boas. Pra overdrives e distorções mais leves é que tem que ter mais paciência e utilizar o booster da primeira seção de efeitos. Mas, claro, existem outras opções - Korg, Behringer, Digitech - que podem ser mais do teu gosto em termos de som e/ou interface.

GUGALOO
Veterano
# ago/07
· votar


crocodigo
Cara, com 400,00 vc pega uma rp1, eu vendi por 450,00 a minha, mas se o cara tivesse oferecido os 400,00 acho q eu vendia. Tem que ir negociando, agora, se queres uma zoom, vai de G2.1u, mas com 400,00 não sei se vc compra. Muita gente pensa q o pedal de expressão da G2.1u é só para o wah-wah, o que não é verdade. Esse pedal foi uma das coisas q eu gostei dessa zoom, pois se vc faz um efeito com delay, por exemplo, mas na base da música vc não precisa de delay, deixa ele totalmente em cima e quando quiser delay, é só ir acionando, e isso vale para quase todos os efeitos dela.

Ultra.Fuzz
Pois é cara, essa pedaleira realmente me surpreendeu, e eu não era muito fã de pedaleira, devido algumas decepções com 1010 e gfx4.

crocodigo
Veterano
# ago/07
· votar


GUGALOO

tem um cara vendendo uma rp-1 por 400, mas a bichinha tem 10 anos de uso.... aí eh embaçado...

GUGALOO
Veterano
# ago/07
· votar


crocodigo
A RP1 é antiga mesmo, 10 anos tá tranquilo ainda, o problema dessas pedaleiras é a parte do visor q sempre da uma perda sinal, fica mais fraca e tal, mas de resto elas são ótimas. Tenta ver uma boss ME8, essas são mais fáceis de achar mais novas, e até acho q são melhores, mas tbm é um pouco mais cara.

Ultra.Fuzz
Veterano
# ago/07
· votar


GUGALOO
Pois é, em algumas dessas pedaleiras mais acessíveis esse "truque" é uma mão na roda.

Na maioria delas pode se usar tanto o esquema de deixar o pedal levantado quanto deixar o pedal "desacionado" - daí vira um footswitch, quando quer chorus, delay, etc é só pisar e o pedal ativa tal efeito.

O problema é que muita gente não lê o manual por preguiça ou por dizer que não entende inglês (sendo que em muitos dos manuais pelo menos os termos mais comuns são fáceis de entender e existem até gráficos pra evitar confusão).

Que eu lembre tanto G2.1u quanto XV-amp permitem que se salve um patch com o pedal configurado pra controlar determinado efeito só que desativado (o led fica apagado) e quando vai se usar o efeito é só pisar e ativar (o led acende).

crocodigo
Essas RPs são antigas, então é bem provável que a maioria esteja com mais de 5 anos de uso (e mesmo as que declarada e visivelmente não tenham tanto uso ainda precisam ser examinadas com atenção/cuidado). Mas esse é o tipo de coisa que todo o equipamento usado exige: atenção na hora da compra (o que e de quem está comprando).

crocodigo
Veterano
# ago/07
· votar


GUGALOO

pois eh, a da boss tá na faixa de 600.... fora do meu alcance....



Ultra.Fuzz

prefiro catar algo menos usado então... no ML tem bastante desse V-Amp2 e desse X V-amp... Os efeitos são os mesmos? Há alguma evolução de um pra outro?

Ultra.Fuzz
Veterano
# ago/07 · Editado por: Ultra.Fuzz
· votar


crocodigo
Dá uma pesquisada, tem manual em português no site da Behringer.

Procura comparar especificações técnicas também: conversão A/D D\A, taxa de amostragem em kHz.

Geralmente quanto maior melhor, é claro, mas há casos e casos. De toda forma é basicamente comum acordo que a amostragem deve ser acima de 40kHz.

Bog
Veterano
# ago/07
· votar


crocodigo

Eu não posso falar muito do V-Amp2, porque nunca tive um. Mas sei que as gravações feitas com ele costumam soar meio "abafadas" aos meus ouvidos. O motivo: amostragem em 32kHz (ou algo assim). Como bem disse o Ultra.Fuzz, amostragem abaixo dos 40kHz perde frequências audíveis. Também achei a especificação dos efeitos (modulação, delay, compressor, etc) bem fraquinha.

Eu preferi uma G2 na época que comprei minha pedaleirazinha pequena. Não me arrependi, apesar de ter sofrido um pouco para fazer timbres com drive moderado - acho que só teve 1 ou 2 que me agradavam, ambos usando o booster em vez de drives mesmo.

crocodigo
Veterano
# ago/07
· votar


um cara me ofereceu de bater rolo no v-amp 2 dele com meu ampli roland cube-15. Acho q vou fazer negócio. A maioria fala bem desse pre-ampli. Como eu não sou muito exigente, acho q o v-amp 2 pra mim tá de bom tamanho.

Tem um camarada meu q falou o contrário, q usou pra gravar e q ficou mto bom. E como eu toco metal, acho q o abafamento a q vc se referiu não vá me prejudicar tanto. Ainda mais q sou base, hehee

Minow
Veterano
# ago/07
· votar


crocodigo
Não!
Seu amp é bem melhor.
Se for trocar, pelo menos pega mais uma grana junto.

crocodigo
Veterano
# ago/07
· votar


meu ampli novo tá 480 na loja, e o v-amp2 tá mais de 500. Eu sei q no mercado livre dá pra pagar uns 350, mas até aí meu ampli tb dá pra comprar pelo mercado livre...

E o lance do meu ampli eh q pra casa ele eh potente demais, e eu não costumo levá-lo pra tocar fora pq ele tem 15w. Vai me ser mais útil a pedaleira do q me eh o ampli...

crocodigo
Veterano
# ago/07
· votar


além do q o cara acabou de dar o lance no meu ampli, hehehe

666ordnas
Veterano
# ago/07
· votar


Crocodigo, já tive vários multi-efeitos. De todos eles, do que mais gostei, tanto pela praticidade como pela qualidade foi do ME-8, da Boss (é de 1995, mas é tão bom que estou com ele até hoje). O problema dos multi-efeitos é que o som é muito artificial e pasteurizado, isto é, ele não leva em consideração a qualidade da sua guitarra e muito menos do seu amplificador, já que o som é processado por amostragem (assim como acontece no vídeo - quanto maior o número de frames por segundo, maior será a qualidade da imagem). Portanto, quanto maior o número de bits, mais parecido o som dele será com o som do pedal. Outro inconveniente, é que é um saco prá regular, porque tem se entrar nos menus, editar e tudo o mais, e o som ao vivo não funciona dessa forma - cada lugar em que você vai tocar exigirá uma regulagem diferente, em todos os parâmetros - uma regulagem ficará ótima num lugar e lastimável em outro, e o multiefeito não lhe proporciona esta versatilidade! O verdadeiro som de guitarra é gerado por circuito analógico, com resistores, capacitores, diodos, etc.! O efeito é criado pelo circuito do pedal de forma contínua, não precisa nada de taxa de amostragem - é o efeito real, sendo gerado ali na hora! É outra coisa! No multi-efeitos, o "cérebro central" é um chip minúsculo, um processador que contém as informações sobre os efeitos, não são os efeitos reais que estão ali. Com apenas 4 pedais, você faz um som com muito mais qualidade do que com um multi-efeitos, que é, na verdade, um "produto de perfumaria", comparado ao som analógico. Acostume seus ouvidos desde já com coisa boa, ou seja, adquira um compressor, uma distorção, um delay e um chorus, de preferência da Boss - ligando-os nesta ordem sentido guitarra-amp - evite abusar das regulagens. 90% dos grandes guitarristas usam pedais em seus setups, prá você ter uma idéia! Quem sabe, quando os multiefeitos chegarem aos 64 bits... "O sonho de todo multiefeitos é um dia virar pedal." Entenderam a piada?

Ultra.Fuzz
Veterano
# ago/07 · Editado por: Ultra.Fuzz
· votar


666ordnas
E vários desses guitarristas tem o som processado por multiefeitos e/ou racks dedicados tanto antes de chegar no falante quanto depois que o som é capturado pelo microfone.

Delay e chorus da Boss (da linha atual) são digitais e portanto o som estará passando por conversores - dois a mais do que numa pedaleira/multiefeito de chão.

crocodigo
Pelo que lembro esse amp é bem legal pra fazer gravações com volume baixo, mas...

Bog
Veterano
# ago/07
· votar


666ordnas

Você cometeu alguns deslizes aí...

o problema dos multi-efeitos é que o som é muito artificial

Isso varia de caso para caso.

no vídeo - quanto maior o número de frames por segundo, maior será a qualidade da imagem

Errado, ou melhor, incompleto. Existem outros fatores também.

é um saco prá regular

Às vezes, regular um set de pedais também é um saco. Especialmente quando você precisa mudar a configuração no meio de uma música ou entre músicas.

cada lugar em que você vai tocar exigirá uma regulagem diferente

Se você usa o amp do lugar, pedais também são assim.

O verdadeiro som de guitarra é gerado por circuito analógico

Defina "verdadeiro som de guitarra".

No multi-efeitos, o "cérebro central" é um chip minúsculo, um processador que contém as informações sobre os efeitos, não são os efeitos reais que estão ali.

E nos pedais também não são os "efeitos reais" que estão ali. Um pedal de distorção não tem dentro dele "uma distorção". Tem um circuito que altera o sinal da guitarra, distorce. Num multi-efeitos, existe um algoritmo que altera o sinal da guitarra, distorce. Um faz por meio de componentes analógicos, o outro faz por meio de continhas, mas ambos têm a mesma natureza.

Com apenas 4 pedais

Depende dos pedais. E do multi-efeitos.

um delay e um chorus, de preferência da Boss

Como disse o Ultra.Fuzz, o chorus e o delay da Boss são digitais. Ou seja, tudo o que você falou contra os multi-efeitos perde o sentido a partir do momento que você recomenda pedais tão digitais quando os mesmos. E se você não sabia que esses pedais eram digitais, pior ainda: você alega uma diferença abismal, mas não é capaz de diferenciar?

90% dos grandes guitarristas usam pedais em seus setups

E vários desses guitarristas tem o som processado por multiefeitos e/ou racks dedicados tanto antes de chegar no falante quanto depois que o som é capturado pelo microfone (2)

crocodigo
Veterano
# ago/07
· votar


resumindo a conversa... CATEI O V-AMP 2 !!!!!

aheohauohaoheoaheouaeuoaeauooaeuhae

pro meu nível de guitarra tá mais q excelente, soh ainda não sei como resetá-la pq ela ta toda modificada....

Bog
Veterano
# ago/07
· votar


crocodigo

Leia o manual. Se tiver vindo sem, baixa no site da Behringer.

crocodigo
Veterano
# ago/07
· votar


Bog

foi o q eu fiz. valew!

666ordnas
Veterano
# ago/07
· votar


Bog, pára com isso! Não sou o dono da verdade, mas tudo o que eu disse é resultado de 18 anos de experiência tocando guitarra, fuçando em aparelhagem e pesquisando! Se você perguntar para caras como Mozart Mello, Wander Taffo, entre outros, se eles preferem o som analógico ou o digital, eles não vão te responder muito diferente do que eu falei, ou vão dizer que preferem uma estante com racks! É claro que os multi-efeitos mais modernos (GT8, por exemplo) enganam bem, mas ainda não chegam perto! Você indagou que os caras processam o som com "multi-efeitos e/ou racks dedicados"? Pára, ô! Um rack tem muito mais qualidade que um multi-efeitos, não tem nem comparação - aliás, o multi-efeitos foi criado numa tentativa de condensar em um único aparelho vários efeitos, já que, nos anos 80 e 90, poucas pessoas tinham condições de montar uma estante de racks, assim como os feras faziam, ficava muito caro! E as empresas viram um ótimo nicho de mercado esse tipo de produto, que nem chegava perto de uma estante cheia de racks, mas que iludia e que continua a iludir os mais inexperientes e incautos. Você disse que o chorus e o delay são digitais? Depende! Já vi que você é muito novo e não conhece pedais como o CE-1, o CE-2 e o DD-2, todos da Boss e muito menos os delays com true by pass! O DD-3, apesar de ser digital, tem o timbre menos digitalizado que o DD-5 e outros delays mais atuais - tanto que é o delay preferido entre os feras. Você disse que regular um set de pedais também é um saco? Pára, ô! Se o cara entende de regulagem, basta abaixar e girar os potenciômetros, caramba! Agora, se o cara é novato e não entende nada de regulagem, aí já são outros quinhentos! Você acha que um cara com 4 pedais não faz um som de qualidade? Isso depende de quem tá tocando! O Zakk Wilde, se você não sabe, usa apenas 1 pedal de volume, 1 SuperOverdrive e 1 SuperChorus! Esqueci de mencionar anteriormente que encostei o ME-8 e atualmente uso um set com 6 pedais da Boss + 1 afinador - não troco este set por nada! Tenho também um V-Amp 2 que eu nem uso - tá debaixo da cama. 90% dos grandes guitarristas usam sim pedais em seus sets misturados com racks, mas nunca multi-efeitos! O Malmsteen, em uma de suas tours, usou apenas 1 compressor, 1 overdrive, 1 Noise Supressor como noise gate e 1 DD-3 ( todos eles pedais!!!). Você me pediu para definir o que é um verdadeiro som de guitarra. Pois bem! Basta ler com mais atenção o que eu escrevi que tá tudo explicado! Se você conversar com músicos experientes (Faiska, Pollaco, Eduardo Ardanuy, por exemplo) e com técnicos de som, todos vão dizer em diferentes palavras mais ou menos o que eu disse! Pelo jeito, você toca há pouco tempo, é da geração dos multi-efeitos e nunca sentiu o som de 6 pedais analógicos turbinados e bem regulados soando juntos num Marshall com 4 falantes de 12" e não acredita em nada do que eu disse! Não esquenta não, um dia você vai chegar lá...Pára, ô!

666ordnas
Veterano
# ago/07
· votar


Eu prefiro o som analógico por causa do timbre mais "vintage" e da possibilidade de se poder trocar os pedais e experimentar outros, inclusive de marcas, manufaturas e épocas diferentes...não gosto de multi-efeito...já perceberam, né? Nada contra quem gosta...

Ultra.Fuzz
Veterano
# ago/07
· votar


666ordnas
Pra quem é tão experiente você parece tirar conclusões muito precipitadas.

Toda a experiência é válida, mas não existe nada que torne ela mais real ou mais significativa do que a outra. Jogar nomes conhecidos não torna o seu ponto de vista mais certo ou errado.

Pra ter o verdadeiro som de fuzz só plugando a guitarra num amplificador com o falante cortado, pra ter o verdadeiro som de válvulas só plugando a guitarra num valvulado. A guitarra é apenas a representação impura do som do violão, isto que nos viemos a conhecer e apreciar como som de guitarra é o fruto da falha e do defeito desde o princípio. O efeito real é o efeito original, como um simulador de Leslie jamais vai ser um Leslie, um conjunto de pedais que simula sons jamais vai ser igual ao que originalmente fazia aqueles sons - sejam estes pedais analógicos ou digitais. O que não quer dizer que estes sons não possam ser igualmente agradáveis, úteis ou parecidos o suficiente... Isto é outra história.

Eu disse que os delays atuais são digitais - e são. Eu sei que a Boss fez delays analógicos, eu sei que os delays digitais antigos soam mais próximos dos analógicos... Este tipo de informação tá aí, eu mesmo citei o bossarea pra que os usuários ou futuros compradores de pedais e produtos da marca fossem se informar sobre quais pedais eram analógicos ou digitais e coisas do gênero.

Testes cegos servem pra determinar se o ouvido consegue perceber estas diferenças. Eu duvido que mais de metade dos apreciadores de timbre "100% natural"/audiófilos e afins consigam passar num teste destes (quando imparcialmente arranjado, é claro).

O som que chega aos nossos ouvidos, em grandes shows ou nos grandes álbuns (seja em cd ou vinil) é completamente alterado/pasteurizado. Talvez num show pequeno se tenha toda a dinâmica e beleza do timbre valvulado, mas nesses shows maiores eu duvido que o retorno traga tal paz espiritual para os guitarristas do sagrado timbre.

Lighten up.

Bog
Veterano
# ago/07
· votar


666ordnas

O Ultra.Fuzz já disse quase tudo...

Só acrescento que não estou dizendo que digital é melhor, e sim que a tua argumentação em favor dos analógicos esbarra em várias opiniões que não se sustentam.

Exemplo:

Você disse que o chorus e o delay são digitais?

Claro que existe delay analógico, mas até onde vai minha capacidade de interpretação, "DD-2" quer dizer "DIGITAL delay 2". O site da Boss diz o mesmo. Não tem nem discussão depois disso. Você fala que "digital é pior" e cita um pedal digital como exemplo da superioridade dos analógicos?

Você disse que regular um set de pedais também é um saco?

Não. Eu disse que ÀS VEZES é. E é.

Se o cara entende de regulagem(...)

(...) pode configurar um multi-efeito da mesma forma que regula um set de pedais. Acho que pedais analógicos têm sim algumas vantagens, mas facilidade de regular no meio da apresentação NÃO É uma delas.

Você acha que um cara com 4 pedais não faz um som de qualidade?

Não disse isso. Falei que depende dos pedais e do multi-efeitos. Além do mais, você não disse que "com 4 pedais se faz som de qualidade" e sim que você faz um som com muito mais qualidade do que com um multi-efeitos. É aquela ilusão que muito moleque tem de que vai comprar um overdrive, uma distorção, um delay e um wah wah da Behringer e pronto, está com um set que detona qualquer Pod da vida, para qualquer estilo ou aplicação. Por isso eu repito: depende dos pedais e do multi-efeitos. E acrescento: e depende da aplicação.

Pelo jeito, você toca há pouco tempo

Depende do que é "pouco tempo" para você. Provavelmente do ponto de vista de alguém fodão que estudou nas melhores escolas com os melhores professores por 18 anos, eu não passe de um zé-ninguém.

Mas não deixo de achar curioso como muita gente enche a boca para falar que o som dos analógicos é "beeeem" melhor, mas jamais conseguiria realmente distinguir as coisas num teste cego e bem arranjado. A diferença não é tão evidente, isso é fato. Se fosse tão evidente, qualquer leigo notaria de cara, e não seria preciso toda a tua fodência e 18 anos de amor à guitarra para perceber.

Bog
Veterano
# ago/07
· votar


666ordnas

Aliás, como você parece crer que experiência torna a tua opinião mais correta... Eu tenho sim um conhecido que tem bastante experiência. Mais que você, por sinal. E é um músico razoavelmente bem-sucedido. Não é professor de guitarra, nem é funcionário público. Não é considerado um "grande guitarrista", mas tem uma banda mais ou menos famosa, e é um produtor razoável. Já trabalhou com caras como o Arnaldo Baptista ("guitarra tem que ser Gibson e amp tem que ser valvulado!").

Esse conhecido tá vindo para o Japão. E vai comprar um Pod XT Live. Para usar com a sua guitarra Variax. Tudo digital.

Outros caras experientes, que talvez não sejam "fodões", e que andam usando digital por aí são o Frejat e o Herbert Vianna.

Claro, o fato dessa gente ser mais experiente que você TAMBÉM não torna a opção deles mais correta que a tua. Mas como você gosta de mencionar experiência...

Snakepit
Veterano
# ago/07
· votar


666ordnas
Cara, na boa. APRENDA A FAZER PARAGRAFOS!!!

Não tem como ler esse teu post inteiro.

Bog
Eu tenho sim um conhecido que tem bastante experiência.
Eu sei! Eu sei! Eu sei!!! hehehe

Bog
Veterano
# ago/07
· votar


Snakepit

Hehehaha quando tentam apelar para a autoridade, eu também tenho que apelar para o meu conhecido famoso né! Hahhahaha. Nem que seja para dizer que ter mais experiência não quer dizer que o cara está mais certo.

crocodigo
Veterano
# ago/07 · Editado por: crocodigo
· votar


666ordnas
nunca sentiu o som de 6 pedais analógicos turbinados e bem regulados soando juntos num Marshall com 4 falantes de 12"

kct, estávamos falando de coisas possíveis de se conseguir.....


haoehouheoauheuoahehueoaha


pow, com 400 reais eu compro um set desse aí? Não neh? Então fiquei com o V-Amp 2 mesmo....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a analógico x digital - ajuda pra montar um set