Review do OD-20 Drive Zone da Boss

Autor Mensagem
Gambá do Rock
Veterano
# jun/07 · Editado por: Gambá do Rock


Depois de pesquisar na busca e notar que esse pedal não tem um review decente por aki, resolvi postar uma opinião mais detalhada para ajudar a galera que se interesse pelo pedal.

Bem, deixarei aqui minha opinião sobre o pedal “coleção de drives da Boss” OD-20.

O mardito é esse aki: http://img154.imageshack.us/img154/8349/bossod20gf8.jpg

O pedal traz a bandeira COSM da Boss, o que significa que é um pedal DIGITAL que trabalha na modulação (emulação) dos sons de pedais clássicos da Boss além de alguns outros “cráçicos” de marcas variadas.

Apesar de encontrar na busca classificações desse pedal como analógico, a tecnologia desse pedal, na verdade, é DIGITAL!

Os pedais emulados são: OD-1, OD-2, DS-1, BD-2, HM-2, MT-2, TS-808, Fulltone FULL-DRIVE, MXR DISTORTION+, KLON CENTAUR, Marshall GUV’NOR, Proco RAT, ROCKMAN, Electro-Harmonix BIG MUFF, FUZZFACE e o ACETONE FUZZ. Além disso, traz mais seis “drives novos”, em categorias de distorção, saturação e boost, todos baseados em saturação de amplificadores, o que acaba por enquadrá-lo também na classe de simulador de amplificadores, mesmo que essa não seja sua função primordial.

Seus knobs de controle são: Drive, Bottom (ajuste de graves em boost x corte), Tone (controle normal de tonalidade), Level (volume), Attack Shape (trabalha sobre a dinâmica da palhetada), Heavy Octave (acrescenta uma oitava abaixo da nota tocada; esse é curioso porquê apenas as cordas E,A,D,G são alteradas a B e “E_zinha” não têm seu som acrescido de oitavas. Bem utilizável!!!).

Seus botões são: Variation para variar entre distorções que ocupam o mesmo lugar do knob seletor de drives, Amp CTRL para comutar os canais do amplificador ou efeitos que o mesmo possa oferecer e os botões de salvar as configurações em uma das 4 memórias que o pedal oferece.

Ah sim, as memórias!!! O pedal oferece 4 memórias para q aloquemos as configurações a serem usadas. E mais uma, manual, que pode ser editada a qualquer momento. Bem útil por sinal!!!

Ainda não tive a oportunidade de testar lado a lado com todos os pedais emulados mas, já testei o som com o MT-2 (e é beeeeeeeeem próximo) o TS 808, OD-1 e o DS-1 são idênticos às simulações.

O controle seletor de canais do amplificador funciona sem danos ao mesmo; não apresentando estalos ou ruídos no momento da comutação.

Apesar de o pedal ser digital, não notei diferença significativa no sinal da guitarra que corre pelo set até o amplificador com ele e sem ele na cadeia.

As memórias que vêm de fábrica são ruins (pelo menos eu não gostei, não achei que combinou com meu equipamento).

TEORICAMENTE, o pedal serve como DI box para gravação direta em linha pois tem uma saída balanceada para fone de ouvido.

Agora tenho um,a coleção de drives e estou apanhando para timbrar essa parafernália toda... é difícil escolher apenas 4 drives dentre tantas opções... cada hora eu acho um melhor ou pior do que o outro... o chato desses brinquedos é isso... MUITAS opções...

Os contras do “mardito”:

Equipamento Digital – para alguns, mais conservadores ou mesmo papagaios de pirata, isso é um problema.

Tem apenas 4 memórias para a gama de sons que podem ser extraídos do pedal (aí você tem que ficar anotando a porra das configurações).

É um equipamento caro =/

Se você toca em uma banda de estilo definido, não utilizará muitas variações do pedal. Se for free lancer em estilos musicais, vale muito a pena o investimento!

O som pelo fone de ouvido fica uma merda!!!

Para gravar direto em linha, você precisará de um pré-amp apesar do bom volume que o pedal oferece. Será mais para definir o som mesmo, e não ficar com som abelhudo quando gravado.


Por hora é só,


Abraço fedorento do Gambá

Bog
Veterano
# jun/07
· votar


Gambá do Rock

Oi! Eu tenho um OD-20, se você se lembra. No geral, concordo com você em quase tudo. Vou reforçar alguns pontos:

- Ouvir com fone de ouvido ou ligando em linha fica realmente uma porcaria, esse pedal é para ser usado como distorção mesmo.

- Também acho que 4 memórias é muito pouco.

- A simulação de TubeScreamer eu só comparei com um TS-7. O som era um pouco diferente, mas perfeitamente utilizável. Dos pedais da Boss, eu comparei com o DS-1 e achei *muito* parecido. Já tinha um BD-2 quando comprei o OD-20, e a simulação é bem parecida (não igual). Também comparei com gravações do OD-1, e a simulação soou muito bem. Por outro lado, não gostei da simulação do Guv'nor.

- O oitavador na verdade não é bem por CORDA, e sim pela nota tocada. Se você tocar uma nota aguda numa corda grave, o som também não sai oitavado.

- O attack shape serve para deixar a palhetada mais "macia" ou mais "dura". Com o attack mais macio, o que ele faz é como um pequeno "fade in" quando você palheta. Com o attack mais duro, ele corta o sinal logo que você começa a palhetar, fazendo com que ele apareça já com o volume alto. Fica mais fácil de entender mostrando o formato da onda. Na verdade, é uma coisa bem sutil, eu só entendi exatamente como funciona quando gravei e olhei para o que eu tinha gravado.

No mais, *eu* realmente não sinto nenhuma necessidade de ter outro pedal de distorção além deste. Vai do overdrive levinho até a distorção pesada, e tem "sabores" um pouco diferentes do "sabor Boss". Os outros 2 pedais que eu tenho eu só mantenho porque já tinha antes de ter este. Mas, como você disse, sempre há quem diga: "é digital, é ruim". Paciência...

edalko
Veterano
# jun/07
· votar


Putzgrila... legal esse review, porque acabei de pegar o meu OD-20 ontem...

Paguei 400,00 em 12x no mercadolivre (via Mercadopago) e o pedal está muito novo, sem nenhum risco... O vendedor pelo jeito falou a verdade quando disse que só havia usado 5 vezes. Foi minha grande compra do ano (afora o TS9DX por 180,00, o DriveMaster por 150,00 e o Fd-10 da Morley por 199,00).

Ontem cheguei em casa e fui testar o bicho: é um pedal excelente!

Tenho vários pedais analógicos e as distorções do OD-20 não deixam a dever a ninguém. Já me decidi que vou fazer uma limpa no meu case, porque ter zuzentas distorções em pedais diferenciados para mim está enchendo o saco, porque vc tem "n" opções de regulagem em cada um, e o risco de vários cabos interligando-os e plugues de alimentação dar uma pane fica acentuado. COm o OD-20 esses problemas somem.

COm relação às simulações, a do Tube Screamer é idêntica ao meu TS9DX, as demais deistorções da Boss são MUITO parecidas, e a do RAT, Big Muff e FuzzFace merecem aplausos.

O fato de ter cinco opções de drive (manual e memórias de 1 a 4) garantem uma boa versatilidade de sons.
Testando ele lado-a-lado com os outros pedais descobri que ele faz às vezes de todos, contudo não consegui um som parecido ao do Doctor Drive (talvez pela malfaladas válvulas que o pessoal insiste em dizer que estão ali só para enfeite)...

Esse pedal é excelente e recomendo a quem odeia pedaleiras mas não tem grana para adquirir "n" pedais de distorção (ou de quem tem e já se encheu deles haha)...

Enfim, parabéns à boss por este magnífico pedal...

________________________________

[EDITADO PELA MODERAÇÃO]

3. É proibido!

3.1. Qualquer tipo de comercialização no fórum;

BaNdAiD
Veterano
# jun/07
· votar


Otimo tópico!! tirou minhas dúvidas!! e aumentou minha G.A.S por essa belezura!!

edalko

Então foi vc que pegou meu pedal né seu mardito!!! heuehuehuehue

eu tava de olho nele tb!! mas fazer o q né!!

Curte ele bastante ai cara!!!!!!

só por curiosidade: vai limpar o case ou desistir da musica?? huehuehue
ta vendendo tudo!!!

abraços!

Alan_Domingues
Veterano
# jun/07
· votar


Eu vendi um assim que eu comprei quando saiu, acho um puta pedal. A possibilidade do mesmo pedal com a memória você colocar apenas boost e outra um drive e outra um drive bem forte é melhor que ter 3 pedais distintos.

abraços !

zaqueu_grunge
Veterano
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

jun/07

edalko
ta querendo quanto no EQ-70?

Igor Fediczko
Veterano
# jun/07
· votar


Legal o review... O que parece que incomoda é o fato de ser digital... Mas se vocês dizem que tudo bem, então tudo bem!

Gambá do Rock
Veterano
# jun/07
· votar


Igor Fediczko
Legal o review... O que parece que incomoda é o fato de ser digital... Mas se vocês dizem que tudo bem, então tudo bem!

Cara, não sei q paradigma é esse vigente aki no fórum que afirma com toda a certeza q só o que é analógico é bom... Porra cara, tem muita coisa digital no mercado q é boa!

A galera fala mal de digital mas, muitos dos mesmos, pagam pau para a pedaleira GT-8, vai entender... ou se vc pesquisar, vários dos mesmos afirmavam q akela merda de V-amp2 seria uma boa compra... pqp. aki no fórum é muito sinistro de ver alguém que saiba do que está falando na verdade.

Até pq se eu postar uma gravação com o GDI e falar q é GT-2, todos dirão amém, se configurar um Fender no GDI e gravar, vão dizer mesmo q é o ampli. Se gravar com esse OD-20 e dizer q foi gravado com algum pedal original q ele emula, ninguém vai saber ao certo... então cara, aki term muito é papagaio de pirata, isso sim, só fica repetindo o q os outros falam!!!!!

DESCULPEM OS BONS, QUE SABEM O Q ESTÃO FALANDO MAS, SE PRESTAREM ATENÇÃO, ESSA SERÁ UMA REALIDADE NOTÁVEL!

abraço aos papagaios e aos piratas

fui

Alan_Domingues
Veterano
# jun/07
· votar


Gambá do Rock

Hoje o povo não sabe mais o que é real e o que é mentira. Veja por kit´s de bateria como DKFH e fora que você não precisa mais de um teclado agora para tocar, basta ter o plugin daquele Moog maravilhoso espetar seu controlador midi furreca de 500 reais e voala !

Sobre a guitarra tambem, não sei porque este místico que digital é ruim, se fosse realmente em 1987 eu concordaria. Mais hoje depois de 20 anos a tecnologia para efeitos e simulações esta simplismente otima, muito satisfatória e para o músico moderno é o que a. Para que vou levar meu cabeçote e 2 caixas gigantes para fazer um som que pego minha Board e plugo na mesa em 2 canais e vou ter o som bem próximo e muitos casos talvez até melhor.

Hoje quem fala que digital é ruim é porque não soube tirar proveito. Tambem tem os casos dos puristas. Conheço muitos que dão o braço a torcer e admitem que é bom só não gostam e nuncam comprariam e nunca usariam, normal.

abraços !

Headstock invertido
Veterano
# jun/07
· votar


desvirtuando um pouco o top

digam um pedal de barato que me proporcione uma distorção parecida com aquelas que os famosos usam frequentemente, sem firulas como wah e flanger.
Aquela distorção que o Luciano Granja usa no DVD ao vivo do engenheiros nas musicas EU que não amo vc, Piano Bar...

por favor quem puder me ajudar posta.

tô desesperado

Fernando de almeida
Veterano
# jun/07
· votar


o od-20 é excelente ...

Na minha opinião os eventuais concorrentes dele são:
Sansamp TRIAC - pela versatilidade e qualidade
Wavebox Argos - concorre em todas as categorias contra o OD-20

edalko
Veterano
# jun/07
· votar


BaNdAiD

Sorry, mas aquele valor em 12x era imperdível...

zaqueu_grunge
Tá anunciado no ML

Gambá do Rock
Olha a única coisa que atestei é que os amps valvulados são superiores em qualidade sonora aos transistorizados (na minha opinião)
Porém, já tive delay analógico e não curti pelo fato dele deteriorar o som da repetição, o que não acontece com o digital.

Na verdade, como vc bem disse, tem muito papagaio de pirata, que não ousa ir na loja e testar o equipamento pra ver qual é...

Eu testei o OD-20 e digo que é um pedal excelente!

Gambá do Rock
Veterano
# jun/07
· votar


edalko
Olha a única coisa que atestei é que os amps valvulados são superiores em qualidade sonora aos transistorizados (na minha opinião)

sem dúvida nenhuma!!!

Valvulado tem qualidade sonora superior mas existem transistorizados por exemplo o Roland Jazz Chorus q é simplesmente FODA!

abraço

Igor Fediczko
Veterano
# jun/07
· votar


Gambá do Rock
bixo tú é de onde?
me passa seu msn?

Gambá do Rock
Veterano
# jun/07
· votar


Igor Fediczko

Sou do RJ

msn: philoguitarra@yahoo.com.br

Drifter
Veterano
# jun/07
· votar


Eu tenho um desse também.

Comprei pensando que iria me dar bem, e teria uma puta de uma diversidade, mas me dei mal.

O pedal é versátil, tem suas memórias que podem ser bem utilizadas, a equalização não é ruim (em minha opinião), e as distorções são bem legais mesmo.

Me dei mal pelo fato de não usar o que ele me oferece. Tenho tocado com a banda que possui estilo próprio, por isso tenho já um tipo de distorção que eu uso mais, que é o OD-1. De vez em quando uso o OD-2 ou Crunch, e talvez um pouco do Tubescreamer.

Indico este pedal para aqueles que fazem cover de outras bandas, pois ai sim o custo-benefício será bom.

Só não vendi ainda meu pedal pois no futuro talvez gravarei coisas, e com ele eu terei mais opções timbristicas.

Abraços!

edalko
Veterano
# jun/07
· votar


Drifter

Então, é bem isso que acho legal nesse pedal, pois mesmo que vc use no máximo 4 distorções das 22 possíveis, vc ainda tem um monte de "bala na agulha" para explorar outras sonoridades, quando precisar, sem ter que adquirir novos pedais.

Lembrando que as sonoridades são de alta qualidade...

igorcm92
Veterano
# mai/08
· votar


Olá...
sou novo no forum e para não abrir um novo post,
resolvi recussitar algum antigo.

Pois bem, tenho um SD-1 e acho ele super bom... mas começei a me interessar por outras distorções quando começei realmente a compor... pensei no ds-1, em fuzz e em algum de metal, mas, se for comprar um OD-20 sai mais barato além de ter mais distorções e 4 memorias... Ai, meu professor falo sobre a ME-50, disse q a diferença era poca e talvez valasse mais apena por causa da variedade de efeitos.

Em termos de distorções (variedade) e custo-beneficio, qual é melhor, o OD-20 ou a ME-50?

e mais uma coisinha, me falaram que se misturam pedais diferentes zoa a impedancia, verdade? =/

Por favor tenha paciencia comigo, toca a dois anos baixo e guitarra mas nesses termos tecnicos sou bem iniciante.

Brigado

edalko
Veterano
# mai/08
· votar


igorcm92
Cara, a ME-50 é um multi efeitos diferentemente do OD-20 que tem só distorções.
Se vc quer ter só pedais, vai de OD-02...
Se quer ter pedaleira, e ter tudo sobre controle num só equipamento, vai de Me-50.

Ambos são muito bons, mas com finalidades distintas.

Eu já deixei pedaleiras de lado faz tempo, e hj só junto latinhas hahaha onde a qualidade sonora é muito superior, além dos que, vc já tem ali, nos seus pés o som pronto, sem ter que ficar mexendo em equalização, oscambáu como nas pedaleiras.

Quanto à impedância, não faz mal não ter vários pedais, mas daí entramos na discussão do tal True bypass e Buffer (sistemas de acionamento dos pedais), onde no primeiro o som da guita passa intacto com o pedal desligado, e no segundo, em que o som passa pelo circuito do pedal mesmo com ele desligado.
As vantagens e desvantagens de um e outro vc pode conferir fazendo uma busca.

Olha, com relação ao OD-20, vc tem tudo que precisa em matéria de distorção, overdrive e fuzz, pois ele simula, com muita qualidade pedais renomados. Além de ter 4 bancos de memória.
Quer ter um único pedal matador, pega o OD-20.

BaNdAiD
Veterano
# mai/08
· votar


igorcm92

Cara, eu tenho o OD-20 e acho muito foda!!! Como o edalko disse, ele eh matador mesmo!

O meu eu vou ter q vender p pagar umas contas, se tiver interesse me manda uma MP!
Valeu!

juninho_music
Veterano
# jan/09
· votar


Olá galera, tenho uma dúvida com relação aos pedais. Comprei um OD-20, e ele chega terça feira. Com relação á qualidade do pedal isso não tenho dúvidas (senão não o teria comprado né?!) mas a saída de line dele é mto ruim quanto falam msm? pq eu ainda insisto em usar pedais qdo não posso usar amps (devido eu não ter carro). será que um pre-amp ou um Sansamp GT2 resolveriam meu caso e eu poderia tocar feliz da vida com pedais sem precisar de amp? Ah eu toco de tudo um pouco (ministério católico) e ainda tenho que estudar um bocado pra ser chamado de guitarrista msm! Hehe!

Bog
Veterano
# jan/09
· votar


juninho_music
a saída de line dele é mto ruim quanto falam msm

Mais ou menos. Não é que a saída dele seja ruim. É só que ele é um simulador de pedais. Por isso, ligar ele em linha é exatamente como ligar um DS1 (ou TubeScreamer, ou...) numa placa de som para gravar. Som abelha sem fim.

Um preamp não resolve. O GT2 "meio que resolve", mas como é um simulador mais voltado para ser ligado em amp, ainda não e'o melhor. O que você está procurando é um simulador de caixa acústica/falante. Tem em pedaleiras, e tem em softwares como o Guitar Rig. Onde você vai ligar?

A propósito, meu OD-20 está lá do outro lado do mundo... eta saudades, hehehe.

ogaitnas
Veterano
# jan/09
· votar


Será que aqueles circuitos que tem no guitargadgets para simular caixa acústica ajudam nisso ?

Parecem simples de montar, de repente ajudam quem quer gravar com pedais direto em linha...

Leblues
Veterano
# jan/09
· votar


Bog
A propósito, meu OD-20 está lá do outro lado do mundo... eta saudades, hehehe.


quer vender? tu ta jo japão né, o OD-20 ta no Brasil?

Bog
Veterano
# jan/09
· votar


Leblues
tu ta jo japão né, o OD-20 ta no Brasil?

É.

Posso te vender. Se você pagar com depósito no Mitsui Suitomo, hahahah.

Leblues
Veterano
# jan/09 · Editado por: Leblues
· votar


Bog

huahauhauhau, não quero ficar sujo na yakusa, muito obrigado!srs

BaNdAiD
Veterano
# jan/09
· votar


Leblues

Eu tenho um OD-20 que ta parado aki em casa...de repente até rola de vender!! Me manda uma MP!

Edu_Afram
Veterano
# jan/09
· votar


juninho_music
eu tb tenho um e as vezes eu ligo em linha em uma caixa ativa que tenho e o som sai bem legal, acho que depende de onde vc ligar fica abelhudo mas nada que uma boa regulagem n resolva

Leblues
Veterano
# jan/09
· votar


BaNdAiD
opa demorou, te mando uma mp, iai e a batera lá, conseguiu gravar?

Bog
Veterano
# jan/09
· votar


Leblues

Vale lembrar que o OD-20 é digitalzão. E simulador. Aí, vem todo aquele velho papo de "digital tentando copiar analógico, nunca vai se igualar" e etc que volta e meia surge por aí.

(não que eu ligue muito para isso, mas vai que você liga...)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review do OD-20 Drive Zone da Boss