【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# out/17
· votar


para montar um setup com nível de palco vai sair bem mais caro que uma pedaleira como a GT-100 ou a Hd 500x.

Tem mais um problema: não é hardware dedicado!
A diferença, é que no iPad, iPhone, iPin... Há um hardware genérico, e um SO genérico que atua como "hospedeiro", para o programa em si que vai processar o sinal.
Quando no hardware dedicado de uma multiFX, tudo é otimizado para realizar alguma tarefa específica, no caso, processamento de sinal. E o SO, é o próprio "programa"... Praticamente 50% menos de chances de problemas na parte de código - que são baixas...

Do outro lado da moeda, concertar um iPad é mais fácil, que concertar um hardware dedicado...

DimeMegadeth
Veterano
# out/17 · Editado por: DimeMegadeth
· votar


Ismah
Saquei o ponto... Ponderando os prós e contras de cada opção, vai ser pedaleira mesmo. Valeu pela ajuda, Ismah.

Restou a outra dúvida agora: HD500x, GT-100, ou alguma outra na mesma faixa com qualidade semelhante?
De tudo que vi até agora no youtube, sobre pedaleiras nessa facha de preço, o que mais me chamou atenção foi a simulação de ENGL Fireball 100 da HD500x.
90% do tempo vou usar uma guitarra em A com drive e, nos vídeos que vi, a simulação soa muito bem aos ouvidos em afinações baixas.

Obrigado a todos que ajudam mais uma vez aí!

SkyHawk
Membro
# out/17
· votar


DimeMegadeth
Desculpa pelo Bug na resposta, por algum motivo copiou e colou a parte de cima do texto sobre o final do mesmo.

Quando a qualidade, o que os softwares fazem é igualar em um iPad o que pedaleiras de primeira linha entregam de maneira nativa. A qualidade de uma Pod HD500x e da GT-100 é o referencial. Pode reparar nos videos do youtube: bias fx vs hd500x ou bias vs kemper, etc.... o benchmark é sempre o equipo verdadeiro.

DimeMegadeth
Veterano
# out/17
· votar


SkyHawk

Valeu pela ajuda. Vou de pedaleira mesmo, tá decidido, irmão! hahaha
Qual pedaleira é o que não está decidido.


https://media.sweetwater.com/store/manufacturer/Line_6/podhd500x/image s/lightbox/1600-PODHD500X_detail2.jpg


ou


https://static.roland.com/assets/images/products/gallery/gt-100_back_g al.jpg

Gabezorx
Membro Novato
# out/17 · Editado por: Gabezorx
· votar


DimeMegadeth

Caindo de paraquedas aqui... vc chegou a olhar a Line 6 Firehawk FX ou a Zoom G5n??

Ambas são opções mais baratas que essas 2 e mais recentes.

https://www.sweetwater.com/store/detail/Firehawk

https://www.sweetwater.com/store/detail/G5N

Anyways...

DimeMegadeth
Veterano
# out/17
· votar


Gabezorx

Achei a Firehawk inferior nos comparativos com a pod hd500x.
E quanto a zoom, eu tenho fugido de zoom. Já tive algumas zoom (todas modelos mais baratos, fora de comparação), então quero fugir da marca.

Na verdade eu estava quase 100% decidido pela HD500x, tô convicto de que é a que tem as simulações de amp mais animais. Mas depois de assistir a alguns vídeos e ler alguns tópicos aqui no fórum, tô começando a acreditar que, embora com simulações pouca coisa menos significativas do que na HD500x, a confiabilidade e durabilidade da GT-100 deva ser uma melhor pedida.


Obrigado pela sua contribuição, Gabezorx
Abração!

KelvinW_
Veterano
# nov/17
· votar


Pessoal, queria tirar uma duvida:

É o seguinte, eu tenho uma G3xn, porém não curti muito e estou querendo vender pra pegar pedais analógicos mesmo.

Entretanto, eu gostei mt de um delay, que está como "tape echo", o nome já diz o q é basicamente.

Minha duvida é: eu consigo fazer esse efeito "tape echo" em qualquer delay simpleszinho?

Eu uso como um eco bem simples mesmo, só pra dar aquela abertura um pouco no timbre, é um echo rapido, uso na velocidade de 140 somente.

Alguem pode me tirar essa duvida? E se pudesse tbm, dar algum conselho de delay bom porém simples, nada mt caro.

Valeu, abraço.

SkyHawk
Membro
# nov/17 · Editado por: SkyHawk
· votar


KelvinW_
Tape echo é um efeito caro, um delay simples não vai resolver.

Você acabou de descobrir as qualidades das pedaleiras da Zoom os delays, reverbs e modulações deles são muito bons, isso vale para a G1on também.. Eu não venderia a Zoom, colocaria ela no final da cadeia de sinal e adicionaria os pedais analógicos antes.

Iversonfr
Veterano
# nov/17 · Editado por: Iversonfr
· votar


SkyHawk
Tape echo é um efeito caro

Que nada! É bem barato, custa só um rim! Rsrs

https://www.fulltone.com/products/tube-tape-echo

DimeMegadeth
Veterano
# nov/17
· votar


Fala aí, pessoal.
Consigo ligar uma zoom G1on + um tube screamer genérico com uma fonte de 500mA?
Valeu, pessoal!

KelvinW_
Veterano
# nov/17
· votar


Skyhawk

Entendi mano, estava pensando isso mesmo. Eu uso ela no loop e uso delay, chorus e às vezes o equalizador tbm, fora o afinador; se comparar em pedais sai mt mais caro.

O lance é, eu não sei pq mano, mas o phaser no loop sai extremamente zuado, sai um efeito q eu nem sei dizer o q é, eu achei q seria configuração mas mexi e não mudou nada, é a consistência do efeito q mudou mesmo. Porém, quando eu ligo ela no input o phaser sai normal, o q será isso mano?

Então eu estou querendo fazer o seguinte: comprar um phaser, q iria no loop, certo? Meu medo é o problema do phaser não ser necessariamente da pedaleira e sim do amp, q é um peavey bandit 112, mas não creio q seja do amp.

O q vc acha?

SkyHawk
Membro
# nov/17 · Editado por: SkyHawk
· votar


KelvinW_
Phaser não funciona bem no loop.

Algumas modulações vão melhor antes dos drives, demorei para aprender isso tmb. O Phaser é um caso clássico, vai muito melhor antes dos drives.

Já o Flanger é questão pessoal pois tanto antes quanto depois fica bom, antes tem mais bottom end e depois fica mais suave e equilibrado.

Eu uso flanger, phaser e univibe antes dos drives e chorus depois, também não uso loop, vai tudo na cara do amp.

KelvinW_
Veterano
# nov/17
· votar


Skyhawk

Ah sim.. pois é, eu estou usando no loop a pedaleira agora, achei melhor, principalmente pq gosto de wah wah, e se eu uso o tape echo no input quando uso o wah fica zuado, já no loop fica legal. No loop ficou legal o chorus e delay, e tbm o equalizador.

Mas realmente, quem saiba mais p frente eu compre pedal de chorus e outros efeitos tbm, e use a pedaleira somente como tape echo//delay e afinador mesmo, já q como vimos o preço só do tape echo, ela já vale o preço rsrs..

Phaser vc prefere o mxr mesmo ou tem outras preferências?

Gabezorx
Membro Novato
# nov/17 · Editado por: Gabezorx
· votar


KelvinW_

Cara, acho que a G3xn serve pra completar um set, principalmente nas modulações, delay e reverb.

Eu não venderia a Zoom, colocaria ela no final da cadeia de sinal e adicionaria os pedais analógicos antes. (2) - Exatamente como eu fiz.

Se vc quer um tape delay vai de Nux Time Core e seja feliz, não é jaba, mas se quiser tenho um pra vender.

Phaser vai depender do tipo de sonoridade que vc quer, se é pra ser tipo o que o EVH usa, então o negócio é um script (ou o signature dele que é 2 em 1), se quer pra fazer levadas funkeadas, qualquer outro "phase 90" block e clones resolvem.

https://www.youtube.com/watch?v=0GZ4rPZ-KKM

Se nada der certo, vende ela (não recomendo) e compra um MS-70CDR que resolve seus problemas.

Edit: a Nux tem um pedal só de Tape Echo também:

http://www.nuxefx.com/show-49-27-1.html

Der1ck
Membro Novato
# dez/17
· votar


Depois de muito testar e experimentar to pensando em fazer um setup de mini pedais. Ai seria assim:
O setup vai ser qualizer joyo 6 bandas, simulador acústico, ac stage, wild boost joyo, cosmic chorus overtone, tremolo trelicopter mooer, delay mightysound.

Mas queria saber se alguém já teve esses 0pedais e se são resistentes

Fernando de almeida
Veterano
# dez/17
· votar


Der1ck
to pensando em fazer um setup de mini pedais.
É uma tendência hoje ...
Dos mini eu só tenho Mooer e um TS Ibanez ... são muito bons mesmo ...

Thiago.Guibu
Membro Novato
# dez/17 · Editado por: Thiago.Guibu
· votar


Tardes galera.
Qual é “melhor”, sei que cada uma tem suas particularidades, estou em dúvida entre as pedaleiras Boss Gt6 e a me 8, será que alguém que testou as duas pode me ajudar.

Feliz ano novo a todos

Obs: a me 8 está mais barata.

Valeu abraço

Fernando de almeida
Veterano
# jan/18
· votar


Thiago.Guibu
. pedaleiras Boss Gt6 e a me 8, será que alguém que testou as duas pode me ajudar.


Devido o tipo de proposta que as pedaleiras oferecem, pra te ajudar a responder me diga, qual é o seu amplificador???

Dependendo do amplificador eu iria de ME e dependendo eu iria de GT.

Thiago.Guibu
Membro Novato
# jan/18
· votar


Fernando de almeida

é um Borne 150RMS, 2 falantes 12"

Grato

Fernando de almeida
Veterano
# jan/18
· votar


Thiago.Guibu
Thiago.Guibu
é um Borne 150RMS, 2 falantes 12"
Ah tá ... Deve ser um EVIDENCE, não???
O Clean desse amp é muito bom ... Já a distorção (qualidade de distorção) não é o forte dela.
Mas como o clean é muito bom, pedais ou pedaleiras com boa distorção/overdrive resolvem - que somado ao excelente punch do amp, deve soar bem legal.

Vá de GT6 - Sem sombra de dúvidas. Você terá várias opções de timbre seja ligando direto no input, ou no send/return ou ainda direto no return ...

Thiago.Guibu
Membro Novato
# jan/18
· votar


Fernando de almeida

Cara obrigado.
vou fazer o negocio então.

abraço

magayverr
Membro Novato
# jan/18
· votar


Bom dia sou novo no forum,espero estar postando no local certo,
estou comprando uma pedaleira digitech rp7 valve azul com pedal expressao ela é boa ?a pessoa ta me pedindo r$,350,00pois esta com mau contato nas chaves tipo tem que apertar com jeito ,mas ja dei uma olhada e e´só trocar as chaves pretendo pegar pra ver se é melhor que as minhas tenho um zoom g2nu, uma korg ax100g na caixa ainda e tres pedais marshall jackhamer,chorus,oliver delay,pensei em pegar a digtech pra uso se caso voces me indicarem ou pra negocio valeria a pena ,agradecido

magayverr
Membro Novato
# jan/18 · Editado por: magayverr
· votar


agradecido

magayverr
Membro Novato
# jan/18
· votar


Desculpe acabei postando 2 vezes

Fernando de almeida
Veterano
# jan/18
· votar


magayverr
estou comprando uma pedaleira digitech rp7 valve azul com pedal expressao ela é boa ?a pessoa ta me pedindo r$,350,00pois esta com mau contato nas chaves
Eu não pegaria... É uma pedaleira antiga e é chato de arrumar... Ela boa tem timbres interessantes.

magayverr
Membro Novato
# jan/18
· votar


alguem poderia me dar uma juda na minha pergunta?

magayverr
Membro Novato
# jan/18
· votar


Opa agradecido pela sua ajuda Fernando de almeida,estava na duvida se valeria a pena,melhor eu continuar entao com minha zoom g2nu e meus tres pedais marshall jackhamer,chorus,oliver delay,muito agradecido pela sua ajuda.abraço

Iversonfr
Veterano
# jan/18
· votar


magayverr
melhor eu continuar entao com minha zoom g2nu e meus tres pedais marshall jackhamer,chorus,oliver delay,

Muito melhor, sem dúvida alguma. Abs!

Velhinho-RJ
Membro Novato
# jan/18
· votar


Bom dia.
Pretendo fazer este tremolo: Tremolo Vico Vibe. Vou ligá-lo à uma chave DPDT (In e Out). Preciso de uma "ajudinha" para inserir 2 LED's neste circuito: o 1º (azul - 3mm) para indicar que o circuito está "ligado" (recebendo sinal/energia); o 2º para "piscar" de acordo com a velocidade (verde - 3mm - algo parecido com "https://www.youtube.com/watch?v=yahStZpQybo". Não entendo nada de eletrônica. Então se alguém puder me ajudar, eu agradeço. Detalhe: essa ajuda seria algo como explicar alguma coisa a uma criancinha de 5 anos, rssss..... polaridade dos Led's, adição de resistores para atenuar a corrente/sinal, ligação desses mesmos resitsores (em série?), essas coisas... desenhos, lay outs, etc... são muito bem vindos... Abraços.

Fernando de almeida
Veterano
# jan/18
· votar


Velhinho-RJ
Pretendo fazer este tremolo: Tremolo Vico Vibe. Vou ligá-lo à uma chave DPDT (In e Out). Preciso de uma "ajudinha" para inserir 2 LED's neste circuito: o 1º (azul - 3mm) para indicar que o circuito está "ligado" (recebendo sinal/ener
O mais fácil é o led liga/desliga ...
Quanto ao outro led vou ver aqui ... Não é difícil...
Assim q sobrar um tempo aqui no trampo vou ver se rabisco alguma coisa e passo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito